Notícias

Banca de DEFESA: KAIMON PALHETA BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAIMON PALHETA BORGES
DATA: 17/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 17, Prédio II, NTPC
TÍTULO:

Pareamento ao modelo por identidade com 12 estímulos visuais em um macaco-prego (Sapajus spp.)


PALAVRAS-CHAVES:

formação de classes de estímulos, discriminação simples simultânea, discriminação condicional, pareamento ao modelo, macacos-prego (Sapajus spp.)


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O objetivo deste trabalho consistiu em desenvolver um procedimento efetivo para treino de pareamento ao modelo por identidade com atraso zero, com 12 estímulos visuais abstratos (grupos de três caracteres alfanuméricos) em um macaco-prego macho, adulto (Sapajus spp.). com histórico experimental em tarefas de discriminação simples. O equipamento foi uma câmara experimental com um monitor sensível ao toque, onde as tentativas eram apresentadas e as respostas registradas. Os estímulos foram 12 grupos de três letras. O procedimento teve quatro fases: 1) treino de pareamento ao modelo não condicional; 2) treino de pareamento condicional ao modelo; 3) treino de pareamento condicional ao modelo com seis comparações; 4) treino de pareamento condicional ao modelo com alternação a cada acerto com aumento gradual do número de comparações por tentativa, de 3 para 6 e para 12 comparações. O sujeito avançava nos blocos de tentativas e nas fases, conforme atingia o critério de número de acertos consecutivos. O estímulo que havia sido S+ em um bloco de tentativas anterior era substituído no bloco seguinte e retornava depois que o desempenho com o novo S+ alcançava o critério. Na fase 4, com os 12 estímulos modelo e com 12 escolhas em todas as tentativas, o sujeito atingiu o critério de desempenho de pareamento ao modelo por identidade. Diante da dificuldade de documentar a emergência de relações condicionais, indiretamente treinadas, as quais comprovariam a formação de classes de estímulos em animais e supondo-se que a dificuldade está na incoerência entre a topografia de controle de estímulos planejada e a desenvolvida pelos sujeitos, este trabalho configura-se em uma etapa da união de discriminações condicionais categoriais a estímulos abstratos que compartilhem com os demais membros da categoria apenas a função.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2570109 - ANA LEDA DE FARIA BRINO
Interno - 1713466 - BRUNO DUARTE GOMES
Presidente - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO
Externo ao Programa - 3276632 - PAULO SERGIO DILLON SOARES FILHO
Notícia cadastrada em: 15/05/2023 10:36
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2