Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LERIKA DO AMARAL POLL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LERIKA DO AMARAL POLL
DATA: 23/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 20, Prédio II, NTPC
TÍTULO:

Desenvolvimento de um Programa de Ensino para o conceito de Aceleração


PALAVRAS-CHAVES:

Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos; Ensino de Física; Conceito de aceleração; Ensino Médio.


PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

As diretrizes e parâmetros curriculares brasileiros para os diferentes níveis de ensino tem como horizonte o desenvolvimento de competências relacionadas à resolução de problemas práticos e significativos, com vistas a autonomia e senso crítico no exercício da cidadania e do trabalho. Todavia, para que se realize plenamente este ideal de educação emancipadora, centrada na ação contextualizada do aprendiz, a prescrição de mudanças atitudinais deve ser acompanhada por mudanças práticas no modo de planejar e de implementar as estratégias de ensino. O objetivo deste trabalho é elaborar um programa de ensino aplicável ao ensino de Física, com base em princípios de programação de ensino derivados da pesquisa em Análise do Comportamento. Especificamente, a elaboração do programa de ensino será orientada pelo paradigma de Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC), visando o Sistema Personalizado de Instrução (PSI) como modalidade de ensino. Selecionou-se como problema norteador o ensino do conceito de aceleração para alunos do 1º ano do Ensino Médio. O trabalho será realizado em três etapas: 1) caracterização das necessidades de aprendizagem e proposição dos comportamentos-objetivo; 2) elaboração do programa de ensino propriamente dito, a partir da definição das condições e das sequências de ensino; 3) avaliação do programa de ensino por um painel de especialistas. A caracterização de situações-problema e a definição dos comportamentos-objetivo serão informadas pelas competências previstas na legislação educacional vigente e por situações-problema e suas resoluções satisfatórias indicadas por professores de Física atuantes no 1º ano do Ensino Médio. A consulta aos professores ocorrerá por meio de um questionário que será desenvolvido para esta pesquisa. Um grupo independente de professores de Física atuantes no 1º ano do Ensino Médio comporá o painel de especialistas da Etapa 3.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1007951 - ALINE BECKMANN DE CASTRO MENEZES
Interno - 2570109 - ANA LEDA DE FARIA BRINO
Externo ao Programa - 1153616 - DANILO TEIXEIRA ALVES
Presidente - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Notícia cadastrada em: 02/03/2023 11:36
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2