Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA SOARES AMORIM

DISCENTE: MÁRCIA SOARES AMORIM
DATA: 21/12/2022
LOCAL: Sala 17, Prédio II, NTPC

Comportamento alimentar e repertório vocal de Brotogeris versicolurus (Aves, Psittacidae)

Brotogeris versicolurus; comportamento alimentar; Aves urbanas; bioacústica.

ÁREA: Psicologia

Brotogeris versicolurus, o Periquito-de-asa-branca, é uma ave muito comum no delta amazônico, onde se constitui na espécie mais abundante da família Psittacidae. Registramos as  espécies vegetais que se constituem nos principais itens da dieta desta ave. O entendimento das interações com o ambiente são relevantes para a explanação da dinâmica dessa ave nos ambientes urbanizados. O objetivo será descrever a bioacústica e padrões de comportamento alimentar de B. versicolurus em três locais de Belém do Pará: a Universidade Federal do Pará (UFPA); Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN) e em São Brás, na praça da Leitura e na praça do Operário, sendo que esta última as observações e gravações da espécie serão no período de três meses antes de irem dormir no dormitório de São Brás. As observações e coleta de dados da espécie B. versicolurus no projeto piloto foram realizadas no período entre janeiro de 2005 a janeiro de 2006. As observações foram feitas com binóculos Nikula 7x50, nos turnos matutino das (06h-13h) na UFPA e (16h-19h) no CAN. A metodologia de observação dos itens alimentares consumidos foi “feeding bouts'' e "Scan Sampling” consistem em um ou mais estados de alimentação na proporção de tempo que corresponde ao registro de alimentação e a amostragem por varredura no período de alimentação. Obtivemos como resultado das observações 164 observações pontuais, n=133 na UFPA e n=31 no CAN. A maioria dos itens consumidos foram a região do mesocarpo de frutos imaturos, seguidas de sementes e flores. O comportamento alimentar observado com maior frequência foi o de alcançar (reaching) e o de comer aos pedaços, sem arrancá-lo por inteiro do ramo. Verificou-se  variação no método de obtenção de alimento, de acordo com a forma e o tamanho do item consumido. B. versicolurus consome uma alimentação variada, com aspecto de dieta generalista. O comportamento de forragear as espécies florestais da cidade pode ser caracterizado como oportunista. Pretendemos, também, investigar e descrever o comportamento vocal de B. versicolurus através da bioacústica avaliando o comportamento alimentar e de dormitório. Esperamos obter resultados relacionados ao comportamento e repertório vocal da espécie, além de discutir maneiras de prevenir e remediar os problemas existentes diagnosticados em campo.

Interno - 876.150.532-34 - CARLOS RAFAEL FERNANDES PICANCO - UFPA
Externo à Instituição - GUILHERME SEMENTILI CARDOSO
Presidente - 1366607 - MARIA LUISA DA SILVA
Interno - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO