Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ÊNIO RICARDO MACEDO VILHENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÊNIO RICARDO MACEDO VILHENA
DATA: 31/03/2022
HORA: 17:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Efeitos de um protocolo de intervenção sobre relatos de comportamentos de adesão ao tratamento da Doença Renal Crônica com pacientes adultos que fazem hemodiálise.


PALAVRAS-CHAVES:

Automonitoração; Psicoeducação; Feedback; Doença Renal Crônica; Análise do Comportamento; Adesão ao Tratamento.


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Quais os efeitos do uso combinado do treino de automonitoração, psicoeducação e feedback sobre a adesão ao tratamento medicamentoso e dietoterápico da DRC em adultos em hemodiálise? Em hipótese acredita-se que, pacientes com DRC recém-inseridos em hemodiálise apresentarão melhor adesão ao tratamento após a utilização de um protocolo de tratamento que combina psicoeducação, automonitoração e feedback. O presente estudo tem o objetivo de avaliar a eficácia do protocolo de intervenção com psicoeducação, automonitoração e  feedback para instalar e manter, em curto prazo, os comportamentos de adesão ao tratamento da DRC em adultos em hemodiálise e especificamente, avaliar os indicadores de adesão à alimentação, administração medicamentosa e frequência nas sessões de hemodiálise por meio de biomarcadores, recordatório (R24) alimentar e da medicação e registros de automonitoração da alimentação e da medicação e relatório de faltas; avaliar a utilização e efeitos da automonitoração da alimentação e da medicação, do manual de orientações sobre a DRC e feedback durante a intervenção; medir os Índices de Adesão a Alimentação e administração medicamentosa durante a linha de base , intervenção 1 e 2 e follow-up, a fim de comparar mudanças no comportamento alimentar e administração medicamentosa; medir a frequência nas sessões de hemodiálise, por meio do relatório de falta presente nos prontuários dos participantes durante as etapas da pesquisa e identificar a classe de comportamentos de adesão ao tratamento que os participantes apresentam maior dificuldades em aderir. Para tanto, será realizado um estudo experimental, com linha de base múltiplas entre comportamentos em 6 participantes inseridos em tratamento de hemodiálise no período de 1 à 3 meses, realizado em 5 etapas: Triagem; linha de base; intervenção alimentação; intervenção medicação e follow up e encerramento. Para medir as variáveis e manipula-las experimentalmente, serão utilizados os seguintes instrumentos: Roteiros de entrevista 1, 2 e final; formulários de automonitoração da alimentação, medicação e feedback e o manual do paciente. Os dados serão analisados quanti-qualitativamente, sendo feitas comparações entre as condições experimentais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALANA DOS ANJOS MOREIRA
Externo à Instituição - LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA SILVA
Interno - 2033335 - NAIZA NAYLA BANDEIRA DE SA
Presidente - 2368178 - RACHEL COELHO RIPARDO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 16/03/2022 16:17
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1