Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA CORREIA ULIANA

DISCENTE: GABRIELA CORREIA ULIANA
DATA: 14/03/2022
LOCAL: Google Meet

Fatores associados às dificuldades de adesão à contagem de carboidratos por adultos com diabetes mellitus tipo 1

Diabetes; Adesão ao tratamento; Contagem de carboidratos

ÁREA: Psicologia

O Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença resultante da destruição autoimune das células β pancreáticas, a qual provoca deficiência absoluta na produção de insulina. A Contagem de Carboidratos (CC) é uma estratégia para auxiliar o tratamento alimentar de pacientes com DM1, tendo como objetivo promover o equilíbrio entre o controle glicêmico, a quantidade de carboidratos da refeição e a quantidade de insulina a ser aplicada. A CC é reconhecida como um método que proporciona flexibilidade às escolhas alimentares e auxilia no controle glicêmico, garantindo melhor qualidade de vida a esses pacientes, entretanto, a falha na adesão a esta estratégia ainda é o principal fator responsável pela redução do desempenho terapêutico com a CC. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é analisar os fatores associados às dificuldades de adesão à CC por adultos com DM1 no Brasil. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico, que será realizado com adultos diagnosticados com DM1, por meio de um formulário online. O formulário será construído na plataforma Formulários Google® e será divulgado por meio de redes sociais, após a aprovação do projeto no Comitê de Ética da Universidade Federal do Pará. O formulário terá 60 perguntas objetivas e cinco subjetivas simples, divididas em oito eixos, sendo estes: conhecimento da CC, dados clínicos e antropométricos, sociodemográfico e socioeconômico, acompanhamento com profissionais de saúde, percepção dos fatores sociodemográfico e socioeconômico como uma dificuldade, percepção da aquisição de insumos como uma dificuldade, percepção das habilidades matemáticas como uma dificuldade, e percepção das dificuldades relacionadas ao entendimento dos conceitos da CC como uma barreira. Para análise estatística, será utilizado o software Statistical Package for Social Science, versão 24.0.

Interno - 1152799 - CARLA CRISTINA PAIVA PARACAMPO
Presidente - 2579253 - DANIELA LOPES GOMES
Externo à Instituição - DEBORA LOPES SOUTO
Externo ao Programa - 1896711 - KAREM MILEO FELICIO