Banca de QUALIFICAÇÃO: CATALINA OCAMPO CARVAJAL

DISCENTE: CATALINA OCAMPO CARVAJAL
DATA: 24/02/2021
LOCAL: PPGBC-UFPA

EFEITO DAS VARIÁVEIS CLIMÁTICAS, AMBIENTAIS E COMPETIÇÃO NA DISTRIBUIÇÃO DE ATELES MARGINATUS

Conservação; distribuição potencial de espécies; modelagem; Maxent.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada

Os macacos-aranha, gênero Ateles (Primates, Atelidae), são um dos maiores primatas da região Neotropical. Embora as espécies deste gênero estejam distribuídas de forma parapátrica em grande parte da Amazônia, pouco se sabe sobre os fatores bióticos e abióticos que influenciam a distribuição deste grupo. Neste estudo serão usados Modelos Distribuição de Espécies (MDE) para avaliar a distribuição de uma espécie ameaçada de extinção, Ateles marginatus, que ocupa a Amazônia oriental e possui distribuição parapátrica com outro atelídeo, A. chamek. Os MDE são baseados em registros de ocorrência da espécie e sua relação com fatores bióticos e abióticos e são úteis para identificar padrões biogeográficos, quantificar a distribuição de um táxon, além de projetar cenários futuros de mudanças climáticas e/ou desmatamento, contribuindo para a conservação da espécie. Os objetivos deste estudo serão: 1) modelar a distribuição geográfica de A. marginatus para identificar os principais fatores bióticos e abióticos que limitam a distribuição potencial da espécie, com base em variáveis climáticas e ambientais; 2) quantificar a similaridade e sobreposição de nicho ecológico entre A. marginatus e A. chamek; 3) avaliar a influência da dispersão de A. marginatus em sua distribuição e, 4) avaliar áreas relevantes para o conservação de A. marginatus, considerando as mudanças climáticas e o padrão de desmatamento esperados para a região ocupada pela espécie no futuro.

Presidente - 004.754.076-10 - ITALO MARTINS DA COSTA MOURTHE - UFPA
Interno - 2336513 - KARINA DIAS DA SILVA
Externo à Instituição - ANDRÉ FELIPE ALVES DE ANDRADE
Externo à Instituição - NEANDER MARCEL HEMING