Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA

2024
Descrição
  • SANDRA LETICIA SILVA DOS SANTOS
  • PRESENÇA DE MICROPLÁSTICOS EM GIRINOS ORIUNDOS DE DIFERENTES AMBIENTES ANTROPIZADOS NA AMAZÔNIA.

  • Data: 01/03/2024
  • Mostrar Resumo
  • A poluição por plástico nas últimas décadas teve um crescimento significativo tornando-se um problema de proporção global, 90% dos plásticos descartados vão direto para aterros sanitários os quais são fragmentados em partículas menores produzindo uma quantidade considerável de resíduos plásticos que poluem o meio ambiente aquáticos e terrestres. Os microplásticos (MPs), são as partículas que possuem de 1μm até 5 mm em seu diâmetro, podendo ser classificadas como primárias quando fabricados para fins específicos e secundários quando são originados da degradação biológica, química ou mecânica. Em organismos terrestres e aquáticos, a ingestão de microplásticos pode afetar aspectos da reprodução, alimentação e levar à morte em alguns casos. Dentre os animais que são afetados tanto no ambiente aquático quanto no ambiente terrestre por microplásticos estão os anuros, os quais são considerados importantes ferramentas de biomonitoramento em estudos ecotoxicológicos e sua presença ou ausência impacta diretamente diferentes níveis tróficos, entretanto, pouco se sabe sobre a atual situação das populações que vivem na Amazônia. Neste sentido, este estudo teve como objetivo caracterizar a presença de microplásticos em girinos na Amazônia, especialmente em duas paisagens antropizadas: o campus Belém da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Parque Ecológico do Gunma (PEG). A coleta abrangeu amostras de girinos, água e sedimento de poças temporárias. Os resultados indicam que, embora haja diferenças na quantidade de microplásticos entre amostras de água e sedimento nas duas paisagens, as diferentes localidades não contribuem significativamente para as variações na composição dos microplásticos nos girinos. Observou-se diferenças estatísticas na forma e quantidade de microplásticos entre as espécies de girinos. Essas variações parecem estar associadas ao uso da coluna d'água e aos hábitos alimentares específicos de cada espécie. Os girinos das espécies Scnax x- signatus e Pithecopus hypochondrialis que habitam a coluna d'água e possuem hábito alimentar filtrador, apresentaram uma quantidade significativa de fibras plásticas pigmentadas, enquanto os girinos de Rhinella marina, que estão mais presentes no substrato e possuem hábito alimentar raspador, apresentaram principalmente fragmentos pigmentados. Esses achados ressaltam a complexidade dos efeitos dos microplásticos em ecossistemas aquáticos, especialmente na Amazônia, enfatizando a importância de considerar a ecologia específica de cada organismo ao avaliar os riscos associados à presença dessas partículas. 

  • GREDANY RODRIGUES PALHETA
  • CARACTERIZAÇÃO ANATOMICA, HISTOQUÍMICA E NUTRICIONAL DE PIPER PELTATUM L. (PIPERACEAE).

  • Data: 29/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • As plantas alimentícias não convencionais são espécies que não estão inclusas em grande escala de comercialização. São consideradas folhas, flores, frutos, raízes entre outras partes. Tem origem de povos tradicionais que passaram o conhecimento para familiares. O tema ainda está em desenvolvimento diante da diversa flora brasileira, principalmente as espécies Amazônicas. Observar pesquisas sobre PANCs e suas tendências são necessários. Um exemplo de estudos é o conhecimento anatômico-histoquímico, que indicam estruturas secretoras e nutrientes, outro seria a caracterização nutricional da planta comestível. Dessa forma, se fez necessário o levantamento cienciométrico de estudo sobre PANCs e a busca de espécies pouco estudadas, a exemplo da Capeba-Amazônica (Piper peltatum L.), e averiguar estudos anato-histoquímicos e nutricionais da mesma. Para a cienciometria, utilizou-se os descritores “Plantas alimentícias não convencionais” em Google Acadêmico e “Unconventional Food Plant*” em Scopus e Web of science. Para visualização de dados foi utilizado a linguagem R por pacote Bibliometrix e o software Publish or Perish. Nos cortes anatômicos da folha foram adicionados os reagentes Azul de Toluidina, Lugol e Sudam III. A caracterização nutricional foi determinada nos padrões AOAC por análises de Umidade, Atividade de Água, Ph, ATT, SST, Cinzas, Lipídeos, proteínas, carboidratos e perfil antioxidante. Observou-se que publicações de PANCS tem crescido ao longo do tempo e podem ser publicados em revistas de bom Qualis. Está se desenvolvendo em todas as regiões do Brasil e as palavras chave indicam estudos químicos como tema motores em publicação. Na anato-histoquímica da Capeba-Amazônica, sinalizou ser fonte de lipídeos, compostos fenólicos e amido. A fisioquímica apontou ser fonte de carboidrato, lipídeo e proteína além de perfil antioxidante adequado. É um meio de propagação de microrganismos e deve ser armazenada de forma correta. O trabalho conclui que para agregar valor para as PANCs, mais estudos químicos devem ser feitos nas espécies que necessitam. Um exemplo é a capeba- amazônica que, avaliadas por anatomia e histoquímica, possui estruturas secretoras e substâncias comuns de plantas alimentícias e sua caracterização nutricional determina um perfil alimentar similar a outras folhas consideradas PANCs. Seu consumo depende que a folha seja abrandada por cocção e segue com indicação culinária similar da folha de couve, portanto, uma alternativa alimentar e de nutrientes, principalmente para indivíduos acometidos por insegurança alimentar.

  • BEATRIZ DA SILVA MARTINS
  • Consequências da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte para o saneamento básico na cidade de Altamira.

  • Data: 27/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • O saneamento básico é formado por um conjunto de componentes que vão desde o abastecimento de água, manejo e tratamento dos esgotos domésticos e resíduos sólidos, até o manejo das águas da chuva, e é um dos serviços essenciais e garantidos pela legislação brasileira. Esses componentes quando ofertados de forma adequada podem prevenir problemas de ordem socioeconômica e ambiental e devem ser ofertados de forma eficaz, segura e contínua. Hoje, algumas famílias continuam sem o devido acesso a esse serviço e fazem parte desse grupo os ribeirinhos que vivem às margens de rios na Amazônia brasileira. Milhares de famílias se estabeleceram, e ainda continuam se estabelecendo, no entorno de reservatórios formados por grandes usinas hidrelétricas, seja de forma dispersa ou em pequenos aglomerados rurais ribeirinhos, onde os serviços de saneamento não os contemplam devidamente. Esta pesquisa tem por objetivo caracterizar o saneamento básico em comunidades/localidades ribeirinhas à montante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e suas relações com a conservação ambiental local. Para a coleta de dados serão realizadas visitas e entrevistas fazendo-se uso da amostragem não probabilística bola de neve (snowball sampling), onde serão aplicados questionários semiestruturados com perguntas sobre saneamento e as condições socioeconômicas e ambientais dos domicílios. Ao menos 30 entrevistas serão realizadas em comunidades localizadas às margens do reservatório pertencente ao município de Tucuruí-PA. Além disso, o registro fotográfico servirá para ilustrar as formas e condições de saneamento e moradia dos domicílios. Para interpretar esses dados serão realizadas análises quantitativas e qualitativas. Para avaliar as condições de moradia e salubridade das famílias ribeirinhas será utilizado e calculado o Índice de Salubridade Domiciliar para Comunidades Rurais (ISA/DR). Os resultados dessa pesquisa podem contribuir para avaliação das condições de saneamento e salubridade e as relações com a conservação ambiental local. 

2023
Descrição
  • EDILBERTO LEONARDO COSTA RODRIGUES
  • “Papel ecológico dos peixes como dispersores de sementes nas florestas inundáveis do rio Xingu."

  • Data: 30/11/2023
  • Mostrar Resumo
  •  

    A dispersão de sementes é um processo chave que determina a persistência daspopulações e a distribuição das espécies de plantas. Estudos indicam que a passagem pelotrato digestivo de vertebrados frugívoros provavelmente influencia a quebra de dormência e as taxas de germinação das sementes. Os efeitos da passagem intestinal na germinação de sementes têm sido extensivamente investigados entre aves e mamíferos frugívoros, no entanto, poucos estudos se concentraram em peixes frugívoros. Neste sentido, o objetivo deste estudo éinvestigar o papel de peixes como agentes dispersores de sementes de plantas em áreas deflorestas inundáveis no rio Xingu. Para isso, conduzimos experimentos com duas espécies depacu (Myloplus rubripinnis, Tometes kranponhah) e um bagre (Tocantinsia piresi). Cincotipos de frutos foram ofertados aos peixes que ficaram em aquários individuais: sarão(Myrciaria dúbia), açaí (Euterpe oleracea), muruci (Byrsonima crassifólia), socoró mole (Strychnos xinguensis) e mumbuca (Cordia tetrandra). Com exceção da mumbuca, todos os outros frutos foram capturados pelos peixes. O açaí foi mordiscado, mas não ingerido e nenhum fruto foi danificado. A taxa de consumo de frutos e tempo de retenção das sementes variou entre as espécies de peixes, sendo geralmente menor para o bagre que tem intestino mais curto. Observamos evidências de aumento na taxa de germinação e redução do período de germinação em frutos de sarão e murici que foram ingeridos. Nossos experimentos evidenciam a intrincada interação entre ictiocoria e dispersão de sementes e demostram comoesta relação depende do tipo de fruto e das características dos consumidores.

  • ARTHUR PACE DE CARVALHO STEHLING
  • Plantio direto do camu-camu, Myrciaria dubia (H.B.K) McVaugh (Myrtaceae), em áreas alagáveis na Volta
    Grande do Xingu, PA. 

  • Data: 29/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • O rio Xingu vem sofrendo efeitos adversos em consequência da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A redução da vazão é o principal deles, pois todo o ecossistema associado ao rio depende dos pulsos de inundação periódico. Nas vegetações tipicamente pioneiras das planícies de inundação, encontra-se frequente o camu-camu, Myrciaria dubia (Myrtaceae), espécie importante na alimentação da fauna aquática e para o extrativismo pelos ribeirinhos. Com a redução da vazão, grande parte dos indivíduos hoje estão em partes não acessíveis à fauna aquática, sendo importante a adoção de medidas que possibilitem a restauração da função ecológica da espécie como recurso alimentar. A semeadura direta é uma técnica de restauração debaixo custo e facilidade logística. No entanto, pouco se sabe sobre a viabilidade do uso das sementes do camu-camu na semeadura direta para restauração das vegetações pioneiras. Neste estudo apresentamos os resultados de um experimento em campo avaliando a viabilidade de do uso técnicas de semeadura direta do camu-camu em áreas de vegetações pioneira da Volta Grande do Xingu. As sementes foram semeadas diretamente em três tratamentos (A - controle, B - com substrato, C - com substrato + gel) em 12 áreas sujeitas a inundação periódica. Um ano após o plantio, não foi observada a emergência de plântulas nas covas marcadas. As sementes foram então escavadas e recuperadas para análise de emergência. Considerando-se o crescimento das estruturas primárias não houve diferença significativa entre os tratamentos testados. No entanto, a massa seca das plântulas foi significativamente maior nos tratamentos com substrato. O método de semeadura direta é mais econômico quando comparado com o plantio tradicional, e pode ser viável para a restauração. 

    “Plantio direto do camu-camu,
    Myrciaria dubia (H.B.K) McVaugh (Myrtaceae), em áreas alagáveis na Volta
    Grande do Xingu, PA”,

  • THAIS SANTOS SOUZA
  •  

    USO DE RECURSOS NATURAIS POR SEIS COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA VOLTA GRANDE DO XINGU.

  • Data: 29/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • A bacia Amazônica possui um potencial de aproveitamento de seus recursos hídricos, que vem sendo explorado por construções de hidrelétricas para atender à crescente demanda na geração de energia. Contudo, as hidrelétricas causam grandes transformações, no uso dos recursos naturais, como na pesca e nos usos dos recursos florestais. É o caso da construção da hidrelétrica (UHE) Belo Monte no Rio Xingu, oeste do Pará. Na pesquisa, estudamos quais as mudanças que ocorreram no uso de plantas medicinais, pesca e caça após a construção da UHE Belo Monte, em seis comunidades na região da Volta Grande do Xingu. Foram feitas 45 entrevistas semiestruturadas, com a aplicação de questionários com famílias que vivem próximas ao rio após a construção da UHE de Belo Monte e que exercem ou já tenham exercido atividade utilizado a flora, caça e a pesca, tanto para fins comerciais ou para consumo doméstico. Foram obtidas a frequência de uso de cada espécie tanto da caça, de plantas medicinais e da pesca. Houve uma redução de espécies apreciadas para o consumo de peixes e de animais silvestres (caça).           No uso de plantas medicinais, andiroba foi a espécie com maior frequência de uso. Assim, tendo em conta os resultados, que o uso de plantas medicinais nas famílias ribeirinhas reduziu após a construção da UHE Belo Monte, para a pesca e caça houve redução de espécies apreciadas para o consumo, e consequentemente esses fatores provocam  mudanças no modo de vida das famílias  ribeirinhas. 

     

  • TARITA RAFAELA ZAHLUTH FERREIRA
  • “PADRÕES MORFOMÉTRICOS E EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS DE PSIDIUM RIPARIUM MART EX. DA VOLTA
    GRANDE DO XINGU”,

  • Data: 29/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • Psidium riparium é uma espécie pertencente à família Myrtaceae que teve a dispersão frutífera impactada devido a construção de barragens na jusante do rio Xingu. A espécie tem grande importância ecológica e na comunidade ribeirinha, pois serve como alimento para a ictiofauna e é utilizado na pesca na região. O objetivo deste trabalho foi estudar a morfometria de frutos e sementes de P. riparium e identificar possíveis padrões de emergênciaassociando a fatores ambientais, dendrométricos e das plântulas. Para a análise, coletamos 30 frutos de 9 árvores, cujas quais fizemos a coleta de dados ambientais (luz, umidade e temperatura), além de dados dendrométrico (CAP e altura). Selecionamos 10 frutos da espécie e 15 sementes de cada fruto, totalizando 1.350 sementes, que foram postas para germinar, após serem submetidas à aplicação de 3 tratamentos: escarificação + hidratação, hidratação e testemunha. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizados. Calculamos a velocidade de emergência, índice de velocidade de emergência diário, tempo médio de emergência e porcentagem de emergência. Ademais, também fizemos a tentativa de identificar o efeito que as características ambientais desempenham sob características dendrométricas das matrizes, morfometria dos frutos e sementes, emergência de P. riparium e plântulas, utilizando uma análise de redundância (RDA). Também analisamos variáveis morfométricas em função da quantidade de sementes por fruto, aplicando o teste de regressão múltipla. Por último, utilizamos a MANOVA, para avaliar os tratamentos de quebra de dormência aplicados em função dos índices de emergência. Econtramos que a RDA apresentou baixo valor de associação entre os dados morfometricos e de emergência de plântulas, por isso realizamos então uma análise Envfit, que identificou a baixa correlação entre as variáveis propostas. Tendo isso em vista, submetemos os dados a uma PCA (análise do componentes principais), relacionando apenas os dados biométricos de frutos e sementes, a dados de emergência, plântulas e dendrométricos das matrizes, resultando na explicação de 45,7% desse conjunto de dados. A regressão múltipla não deu resultados significativos, assim como a MANOVA também não identificou diferença significativas entre os tratamentos aplicados e os índices de emergência. Isso indica que a espécie não apresentou nenhum padrão de emergência. Dessa forma, podemos inferir que dada a rusticidade da espécie não necessita de tratamentos para aceleração da emergência de plântulas. 

  • MARINA PEREIRA DA SILVA
  • REPRODUÇÃO E LARVICULTURA DE Myloplus rubripinnis (CHARACIFORMES, SERRASALMIDAE).

     

  • Data: 28/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • Resumo: Os peixes da bacia Amazônica apresentam grande diversidade e se destacam pela sua relevância quanto a economia, segurança alimentar e ecológica. As comunidades ribeirinhas dependem destes recursos, que por vezes tiram seu sustento e fonte de proteína animal através da pesca, destacando as ordens Characiformes e Siluriformes, entre elas a espécie da ordem Characiformes: Myloplus rubripinnis, conhecido popularmente como pacu-branco.  Que assim como outras espécies, depois de barramentos, poluições, pesca, mudanças climáticas tiveram seus estoques pesqueiros afetados. Esta espécie em questão ainda não se encontra em extinção, mas moradores da região da Volta Grande do Xingu relatam a redução na captura do pacu branco, notando–se um impacto no consumo e comercialização. Assim, a piscicultura vem oferecendo técnicas como a da reprodução em cativeiro, como um das soluções mitigadoras para conservação e comercialização dos peixes. Sendo assim, o objetivo desse presente trabalho é elaborar a reprodução e larvicultura em cativeiro do M. rubripinnis, caracterizando o manejo reprodutivo e inclusão da espécie na produção comercial. Obtendo dados sobre as doses hormonais, taxa de fertilização, fecundidade, eclosão, sobrevivência durante a incubação artificial e dados do crescimento e sobrevivência dos indivíduos na primeira alimentação exógena. Até então foi possível realizar apenas um desova induzida com sucesso,  junto a etapa de larvicultura, onde foi possivél avaliar o crescimento e sobrevivência dos indivíduos na primeira alimentação exógena durante 15 dias. No entanto, acredita-se que os resultados aqui encontrados servirão como base preliminar para futuras pesquisas em relação ao manejo de reprodução em cativeiro do M. rubripinnis, e que contribuam com a elaboração de biotecnologias que possibilitem a sua conservação e produção.

  • MICHEL MARTINS BANDEIRA
  • BIOLOGIA REPRODUTIVA DE Cichla melaniae (CICHLIFORMES, CICHLIDAE), NO TRECHO DE VAZÃO REDUZIDA NO MÉDIO RIO XINGU.

  • Data: 28/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • A instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte na região da Volta Grande do Xingu alterou significantemente o ciclo hidrológico nesta localidade, gerando um impacto possivelmente à fauna aquática local que ainda está sendo avaliado. O trecho original da Volta Grande sofreu dois tipos de impactos: o represamento do rio a montante da barragem de Pimental e uma diminuição da vazão natural no trecho à jusante desta, denominado de trecho de vazão reduzida (TVR). Estudos em hidrelétricas no Brasil apontam que espécies do gênero Cichla costumam se adaptar bem aos ambientes de reservatórios, entretanto, estudos abordando o ciclo reprodutivo em condições como as encontradas no TVR ainda não existem. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo descrever os parâmetros reprodutivos de Cichla melaniae no TVR da Volta Grande do Xingu. As coletas foram realizadas quinzenalmente no período de julho de 2022 a junho e 2023. No total foram capturados 40 exemplares de C. melaniae, sendo 28 machos e 12 fêmeas. A proporção sexual para o período total e para estação de menor vazão mostrou que houve predominância de machos, não apresentando diferença estatística para a estação de maior vazão. O índice gonadossomático, hepatossomático e o fator de condição apresentou diferença entre os períodos estipulados de vazão (P=0,004, P=0,003 e P=0,006) respectivamente. O tamanho médio dos oócitos vitelogênicos presentes em uma fêmea capaz de desovar foi de 1053 µm. Na investigação histológica das gônadas, as fêmeas apresentaram três estágios de desenvolvimento gonadal (desenvolvimento, capaz de desovar, regeneração) e o machos quatro estágios (desenvolvimento, capaz de espemear, regressão, regeneração). O período de maior atividade reprodutiva ficou nos meses de maior vazão no trecho (fevereiro a junho) entretanto, também foi observado ação reprodutiva pelos machos durante o período de menor vazão (julho a janeiro). Durante o período de coleta houve dificuldade de captura da espécie, a dinâmica encontrada na região foi um dos entraves encontrados para a captura. As informações do presente estudo servirão para o uso dos órgãos fiscalizadores visando a manutenção deste recurso na área de influência da barragem do Pimental.

  • ALICE XAVIER SOARES
  • REPRODUÇÃO ASSISTIDA E LARVICULTURA DE Prosomyleus rhomboidalis (CUVIER, 1818) (CHARACIFORMES, SERRASALMIDAE).

  • Data: 28/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • Prosomyleus rhomboidalis é uma espécie de pacu que ocorre em vários rios de

    corredeiras da bacia amazônica e das Guianas. No rio Xingu é conhecida como pacu-de-

    seringa, considerada reofílica com importância para a pesca comercial, de subsistência e

    esportiva, com alta relevância regional e possível potencial aquícola. Entretanto, pouco se

    conhece sobre sua bioecologia. Diante disso, este estudo tem como objetivo descrever a

    amostragem, reprodução e larvicultura de P. rhomboidalis. Adultos selvagens desta espécie

    foram capturados no rio Xingu na região da Volta Grande do Xingu e divididos em dois

    grupos: o de reprodução espontânea e o de reprodução induzida em condições laboratóriais.

    Após a indução hormonal, a extrusão ocorreu em 314,7 ± 10 horas-grau, o peso médio das

    fêmeas de desova espontânea variou de 1.336 kg a 2.000 kg com média de 1.619 kg,

    fecundidade absoluta 1.136 ± 381,146, fecundidade relativa 7,01e -4 ± 2,46e -4 , percentual de

    fertilização 84,57 ± 14,52% e eclosão 66,24 ± 17,14%. Já para as fêmeas de desova induzida

    variou de 1.381 kg a 1.820 kg com média de 1.647 kg, fecundidade absoluta 1.258 ± 661,731,

    fecundidade relativa 7,30e -4 ± 3,55e -4 , percentual de fertilização 95,33 ± 2,84% e eclosão

    69,26 ± 5,06%. O diâmetro do oócito não hidratado foi de 2,15 ± 0,02 mm e pós hidratação

    2,51 ± 0,02 mm. A eclosão aconteceu 69h39min pós fertilização. A absorção completa do

    saco vitelínico ocorre por volta de dose dias pós eclosão, ocorrendo a transição alimentar de

    endógena para exógena. O experimento de primeira alimentação foi feito com três

    tratamentos, T1: artêmia, T2: ração e T3: ração e artêmia, durante 15 dias. No qual a condição

    do tratamento 3 (ração e artêmia) indicou os melhores reultados, esta condição resultou em

    um percentual de crescimento padrão diario de 0,246497132 mm até o décimo quinto dia de

    experimento, onde o comprimento padrão médio final 17,03 ± 0,22 mm também foi

    significativamente maior neste tratamento. A análise dos resultados de sobrevivência das pós-

    larvas de P. rhomboidalis não apresentou diferença significativa (p<0,05) entre os

    tratamentos. Os dados obtidos neste estudo são importantes, possibilitanto o entendimento

    biológico e contribuindo para a produção e conservação da espécie em questão.



  • LEYDIANE DA PAIXÃO SERRA
  • DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Prosomyleus rhomboidalis (CHARACIFORMES, SERRASALMIDAE): UMA ESPÉCIE AMAZÔNICA.

  • Data: 28/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • O objetivo deste estudo foi descrever o desenvolvimento inicial de Prosomyleus rhomboidalis, uma espécie de pacu amazônico. Para a caracterização e descrição do período embrionário, larval e juvenil, foram capturados no rio Xingu três casais adultos, e realizada a reprodução mantendo-se a incubação dos ovos a 27,5°C. Os oócitos não hidratados apresentam tamanho médio de 2,12 mm, cor amarela, formato esférico, não adesivos, demersais, com pequeno espaço perivitelino. Foram caracterizados os principais estágios de desenvolvimento. A formação do blastodisco foi observada 55 minutos após fertilização, finalizando com a eclosão com o rompimento do córion pelas larvas 69 horas e 39 minutos após a fertilização. Após a eclosão, foram realizadas coletas nas fases larval e juvenil. Um total de 135 larvas e 23 juvenis foram analisados quanto às variáveis morfométricas e merísticas, além do coeficiente de crescimento alométrico em relação à cabeça, tronco e cauda durante o período de desenvolvimento inicial. O comprimento padrão (CP) dos indivíduos variou de 5,03 a 57,02 mm com a maioria das medidas apresentando aumento proporcional ao longo do desenvolvimento. Inicialmente as larvas recém eclodidas possuem olhos e o corpo alongado despigmentados, boca fechada, membrana embrionária e trato digestivo indiferenciado. Durante a fase larval os indivíduos sofrem mudanças morfológicas significativas, na locomoção e organogênese do trato digestivo. Nos estágios finais do desenvolvimento larval, o corpo assume um formato romboidal, com presença de cromatóforos dendríticos e puntiformes por todo o corpo, as nadadeiras são formadas na seguinte sequência: caudal, dorsal, anal, pélvica e peitoral. O número total de miômeros varia de 35 a 39 (19-22 pré; 15-17 pós-anal). Os juvenis a partir de 38,15 mm de CP apresentam características morfológicas semelhante aos adultos com o corpo completamente coberto por escamas e nadadeiras formadas e segmentadas. Estes resultados contribuem para o conhecimento da biologia reprodutiva dos serrasalmídeos e são relevantes como suporte básico para estudos dos mecanismos de desenvolvimento inicial, determinação de modelos experimentais nessa e em outras espécies de teleósteos, permitir a definição da larvicultura que poderia ser empregada em larga escala servindo como ferramenta para recomposição dos estoques naturais, além de auxiliar na correta identificação dos espécimes em ambiente natural diferenciando de seus congêneres, e dessa forma, possibilitar que os estudos de ictioplâncton realizados na bacia do rio Xingu, determinem períodos e áreas críticas à conservação da espécie, ações fundamentais para manutenção dos recursos pesqueiros. 

  • LORENNA CRISTINA GALVAO DA SILVA
  • MICROPLÁSTICOS EM ÁGUAS SUPERFICIAIS DA ZONA COSTEIRA BRASILEIRA: DO AMAPÁ AO DELTA DO PARNAÍBA.

  • Data: 01/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • Os microplásticos são pequenas partículas plásticas com menos de 5 milímetros de diâmetro que são considerados uma preocupação emergente nos ecossistemas costeiros em todo o mundo. São encontrados em abundância em ambientes costeiros, incluindo praias, estuários e manguezais. E podem ser transportados e acumulados nesses diversos ambientes por diversos fatores e caminhos. Embora os microplásticos tenham recebido atenção em âmbito global, os estudos específicos sobre sua ocorrência e efeitos na costa Amazônica e delta do Parnaíba ainda são limitados. Assim, esse estudo tem como objetivo avaliar a distribuição da forma, tamanho e abundância de microplásticos em águas superficiais costeiras ao longo das praias do litoral norte e parte do nordeste durante o período de seca. A amostragem foi realizada em 32 pontos localizados desde a costa do Amapá até a costa do Piauí, através da captação da água superficial e filtração em uma rede de plâncton com malha de 68 µm. Os pontenciais microplásticos foram filtrados, quantificados, medidos, classificados de acordo com tipo, forma e cor e analisados em microscopia óptica. Os Mps foram dominados por fragmentos (48%) e fibras (39%), com uma variação de tamanho de 70 – 2000 μm (80%) para fragmentos e fibras variaram entre 70 – 1000 μm (39%). As cores pretas e azuis apresentaram maior porcentagem em todas as amostras. As análises multivariadas demonstraram que a salinidade, associada à região geográfica, foram as variáveis responsáveis pelo padrão de distribuição dos tipos de microplásticos encontrados. Os resultados aqui descritos são os primeiros para as águas costeiras da região, com relevância para futuros estudos sobre microplásticos e para a gestão e mitigação de impactos causados por tais resíduos.

  • MARIA LUARA RODRIGUES DA COSTA
  • CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA DA ASSEMBLÉIA DE ESPÉCIES CONSUMIDAS POR PEIXES E QUELÔNIOS DA VOLTA GRANDE DO XINGU.

  • Data: 28/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • Alguns dos efeitos ambientais da instalação da Usina Hidrelétrica Belo Monte (UHE) são o barramento dos rios, desvio de corpos d’água e a inundação de áreas com florestas nativas ou a redução do volume de água em outros locais como na região da Volta Grande do Xingu. Tais alterações podem gerar dificuldades na alimentação da fauna aquática, como peixes e quelônios, e isso leva à implementação de florestamento dessas áreas para evitar o desaparecimento de espécies. Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre os principais ambientes da Volta Grande do Xingu com relação ao comportamento fenológico da assembleia de espécies consumidas por peixes e quelônios dessa região e dessa forma apoiar programas de restauração de florestas aluviais. A hipótese propõe que os diferentes ambientes influenciam no padrão fenológico da assembleia de espécies vegetais que habitam a Volta Grande do Xingu. Para tal foram feitas coletas de informações fenológicas, quinzenalmente, no período de setembro de 2021 a agosto de 2022, nos ambientes Beiradão, Ilha e Sarobal. Para testar os padrões sazonais para cada ambiente, foi realizada uma análise estatística circular com base na frequência de indivíduos nas datas de pico das fenofases, onde foi analisado o teste de Rayleigh para de verificar se o padrão é sazonal. Além disso, foi realizado o teste de Watson-Williams para observar se havia sincronia entre o pico de atividade entre os ambientes. Analisamos na Ilha aluvial e Beiradão floresceram no mês de agosto, com 54 e 24 indivíduos, respectivamente. Enquanto no Sarobal com 48 indivíduos no mês de setembro de 2021. Na frutificação o pico ocorreu no mês de fevereiro de 2022 com a maior quantidade de indivíduos na Ilha aluvial, com 83 indivíduos. Seguido de Sarobal com 49 indivíduos, e Beiradão com 25 indivíduos. Com isso, observamos que o pico de floração dos três ambientes ocorre no período seco do ano, enquanto a frutificação ocorre no período chuvoso, devido a sua sazonalidade, já na foliação ocorre durante o ano todo. Com a análise estatística comprovou-se que são ambientes sazonais, e que isso influência na fenologia das espécies vegetais que habitam a Volta Grande do Xingu, concluindo que a disponibilidade de recursos alimentares para peixes e quelônios é maior no período chuvoso, onde ocorre um maior número de indivíduos frutificando. 

  • ELZAMARA DE CASTRO OLIVEIRA
  •  DESENVOLVIMENTO INICIAL DO PACU-BRANCO MYLOPLUS RUBRIPINNIS (CHARACIFORMES: SERRASALMIDAE) DA BACIA DO RIO XINGU.

  • Data: 22/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • A espécie Myloplus rubripinnis (Müller & Troschel, 1844), popularmente conhecida como pacu-branco, possui grande potencial ecológico como dispersora de sementes e representa importante recurso alimentar e econômico para diversas famílias ribeirinhas. Entretanto, pouco se conhece sobre a bioecologia dos adultos e não existem investigações relativas ao desenvolvimento inicial desta espécie. Neste contexto, este estudo teve como objetivo caracterizar morfologicamente as primeiras fases do ciclo de vida do M. rubripinnis, capturados no trecho médio do rio Xingu e identificar as principais mudanças nos padrões de crescimento através de diferentes modelos de regressão. Os indivíduos foram coletados com rede de plâncton em diversos habitats presentes no rio Xingu, durante as quatro fases do ciclo hidrológico local (enchente, cheia, vazante e seca) entre os meses de janeiro de 2021 a abril de 2022. Os espécimes depois de identificados foram classificados de acordo com o estágio de desenvolvimento em período larval (larval-vitelino, pré-flexão, flexão e pós-flexão) e período juvenil. Foram analisados 55 indivíduos com comprimento padrão variando de 7,21 a 35,53 mm. Durante o período larval os olhos são grandes e esféricos, a cabeça varia de pequena a grande e o corpo fusiforme variando de longo a moderado com perfil dorsal convexo. O intestino alcança a região mediana do corpo e a boca é terminal. As larvas são altriciais, e inicialmente a pigmentação é escassa no corpo restringindo-se a uma faixa linear ao longo da notocorda com intensificação na parte posterior do pedúnculo caudal. Em estágios iniciais (flexão) observa-se pequenos agrupamentos de cromatóforos puntiformes na região occipital, na lateral do focinho, nos primeiros raios da nadadeira dorsal e anal, na base do ânus e dos raios da nadadeira caudal, e em estágios mais desenvolvidos (pós-flexão) formam faixas verticais irregulares pelo corpo. O número total de miômeros varia de 41 a 42 segmentos. A sequência completa da formação das nadadeiras e o número de raios não ramificados e ramificados são: caudal (superior iiii+9-7+iiii inferior), dorsal (iii,20), anal (iii,32), ventral (i,5) e peitoral (i,10). Os modelos de crescimento indicaram maiores modificações na transição dos estágios de flexão para pós-flexão, com mudanças abruptas nas taxas crescimento relacionadas à cronologia de eventos importantes na história inicial de vida dessa espécie, como alteração no hábito alimentar, posição na coluna da água e ocupação de novos habitats. O padrão de pigmentação associado a dados merísticos são caracteres eficazes para distinguir as fases iniciais de M. rubripinnis de seus congêneres. Os achados desse estudo possibilitam a correta identificação de larvas e juvenis de M. rubripinnis em ambiente natural e, em última análise, contribuem para a compreensão dos locais e períodos de desova, bem como nas ações de manejo, conservação e sustentabilidade deste peixe Neotropical.


  • ISABELA DE CAMPOS FREIRE
  • MORFOLOGIA DA DENTIÇÃO DA ARRAIA BICUDA HYPANUS GUTTATUS (BLOCH & SCHNEIDER, 1801) (DASYATIDAE, MYLIOBATIFORMES) NA AMAZÔNIA COSTEIRA.

  • Data: 14/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • A dentição da arraia bicuda Hypanus guttatus (Bloch & Schneider, 1801) apresenta morfologia sexualmente dimórfica, cujo polimorfismo tem se discutido se associado ao hábito alimentar ou ao comportamento reprodutivo. Estudamos a morfologia da arcada dentária de espécimes coletados na Amazônia costeira, registramos arraias machos imaturos e fêmeas com dentes molariformes, sem cúspides desenvolvidas, do tipo esmagador ou triturador.  A forma dos dentes se mantém ao longo de todo o aparato bucal e não difere nas regiões superior e inferior. Porém, arraias machos maduros apresentam heterodontia monognática, dentes com cúspides alongadas e recurvadas na região sinfisária, com transição gradual para dentes molariformes nas laterais, evidenciado por microscopia eletrônica de varredura. Por sua vez, a análise de conteúdo estomacal não registrou diferenças na composição da dieta, com itens alimentares semelhantes em ambos os sexos nos diferentes estágios da vida. Por isso, apoiamos a hipótese de autores recentes de que o dimorfismo dentário em machos maduros estaria relacionado ao comportamento reprodutivo de estabilização corporal no momento da cópula. Ainda sugerimos que os dentes dos machos, ao menos na região equatorial, não retornam ao tipo esmagador como ocorre em outras espécies, uma vez que registramos indivíduos maduros com dentição dimórfica em todo o período de amostragem, de agosto de 2022 a abril de 2023. Ao invés disto, após atingir a maturidade sexual, os dentes da região sinfisária das arraias macho de H. guttatus se manteriam com cúspides pronunciadas ao longo de toda a vida.

  • ARTHUR GUTEMBERG ANDION FARIAS MOURA
  • Identificação de Infraestruturas de Exploração Florestal em uma área de Manejo Sustentável por meio de imagens OLI/Landsat 8 e MSI/Sentinel-2.

  • Data: 06/07/2023
  • Mostrar Resumo
  • O Manejo Florestal Sustentável (MFS), é uma das principais ferramentas para o uso sustentável dos recursos florestais utilizando técnicas de exploração de impacto reduzido. A infraestrutura para exploração florestal é essencial para as atividades de exploração de madeira, e corresponde por uma grande parte dos impactos ambientais dessa atividade. Assim, esse trabalho buscou analisar por meio de dados de sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento a viabilidade de identificação de infraestruturas da exploração florestal em uma área de MFS. Foram aplicadas dez técnicas, sendo cinco índices de Vegetação (NDVI, TDVI, TVI, RATIO, SAVI), duas Componentes do Modelo Linear de Mistura Espectral (fração solo e vegetação) e dois componentes da Transformação Tasseled Cap (Wetness e Greeness), em imagens Landsat 8 e Sentinel-2, para detecção de infraestruturas florestais, como estradas primárias, secundárias e pátios de estocagem construídos em uma área de manejo florestal sustentável na Floresta Nacional (FLONA) Saracá-Taquera, Pará. Como resultado a componente Wetness da Transformação Tasseled Cap aplicada a imagem sentinel-2, teve um melhor resultado para o índice kappa e acurácia global, com um valor de 0,93 e 83,60 respectivamente. Em relação a fotointerpretação, as técnicas que melhor apresentaram um resultado comparado ao real em campo foram: Wetness da Transformação Tasseled Cap e o NDVI aplicados a imagem Sentinel-2, o TVI na imagem Landsat 8 e a fração Solo do Modelo Linear de Mistura Espectral. Com base nesses resultados foi possível detectar com sucesso algumas infraestruturas florestais como estradas primárias, usando essas técnicas aplicadas em imagens de média resolução.

  • BIANCA ARAUJO DE MORAIS SANTOS
  • Contaminação ambiental por fármacos em recursos hídricos: uma análise cienciométrica.

  • Data: 05/07/2023
  • Mostrar Resumo
  • Tamanha é a extensão das mudanças causadas pela ação do homem no planeta que a comunidade científica a considera uma nova era geológica, o Antropoceno, que está mudando profundamente nossa relação com a natureza. Dado ao grande risco ambiental e social representado pela contaminação por medicamentos, uma maneira segura de realizar uma revisão sistemática sobre o tema proposto é através da análise cienciométrica, uma ferramenta de grande valor para permitir investigar e classificar de forma quantitativa as publicações realizadas no assunto. O objetivo da pesquisa foi identificar trabalhos científicos na área de estudo e realizar uma meta-análise com os respectivos resultados. A pesquisa sobre contaminação ambiental em recursos hídricos por medicamentos, utilizando os termos de busca determinados previamente foram inseridos nos bancos de dados WOS e PubMed. A busca foi realizada em 2022 e após utilizar os critérios de exclusão consideramos 51 artigos para analisá-los. Para a meta-análise foi realizada a Matriz de Correlação para verificar a existência de dados de correlação entre os níveis das substâncias encontradas e IDH, número populacional e o PIB no período da coleta. O ano de 2021 apresentou o maior número de artigos publicados, correspondendo a 12 artigos no ano. Dentre os países com maior número de publicações pode-se destacar a China com 14 publicações, os Estados Unidos da América (EUA) com 10 seguido pela Espanha com 9. As substâncias estudadas mais citadas foram sulfametoxazol e cafeína com 38 citações cada. Para os dados gerais, com todas as substâncias, podemos verificar que existe uma correlação entre os níveis encontrados das substâncias com a quantidade populacional do respectivo país, na ordem de 15%.

  • JESSICA CONCEIÇÃO DA SILVA
  • EFEITO DO USO E COBERTURA DO SOLO SOBRE MORCEGOS INSETÍVOROS-AÉREOS NA ZONA DE TRANSIÇÃO
    AMAZÔNIA-CERRADO.

  • Data: 28/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • Mudanças no uso e na cobertura do solo são a principal causa das mudanças ambientais e dos serviços ecossistêmicos. Dentre essas mudanças estão a fragmentação de paisagens e de habitat, a diminuição dos recursos alimentares, aumento do efeito de borda e diminuição do fluxo gênico, o que resulta na perda de biodiversidade. A agricultura, a pecuária e o crescimento urbano estão entre as principais causas da fragmentação de paisagens. No Brasil, os biomas Amazônia e Cerrado experimentam uma perda acentuada da sua biodiversidade pela fragmentação de paisagens, principalmente pela expansão da atividade agropecuária. Grupos como os morcegos podem apresentar diferentes respostas a fragmentação de habitat, tornando-os bioindicadores para avaliação da biodiversidade em habitats fragmentados. Representando um quinto de toda diversidade de mamíferos no mundo e maior distribuição, os morcegos possuem habitats diversificados e prestam importantes serviços ecossistêmicos na dispersão de sementes, na polinização e até mesmo no controle de insetos pragas. Nosso objetivo é avaliar os efeitos da mudança do uso e da cobertura do solo sobre a diversidade de morcegos insetívoros e o uso de habitat na zona de transição Amazônia – Cerrado. Serão realizadas coletas através de monitoramento acústico com gravadores automáticos em nove pontos distribuídos em dois municípios da zona de transição Amazônia-Cerrado. As análises das gravações serão realizadas de forma manual utilizando Kaleidoscope Lite (Wildlife Acoustics) versão 5.4.6 e Raven Pro versão 1.6. Para testar a relação entre a comunidade de morcegos insetívoros e os dados de paisagem, realizaremos Análises de Redundância Parcial – RDA com o pacote vegan no ambiente R. Com os resultados, esperamos entender como o padrão de uso e cobertura do solo pode interferir na distribuição de morcegos insetívoros, como este fator interfere no ciclo de vida animal, e como os morcegos se comportam dentro de um habitat fragmentado.

  • SÍLVIA MONTEIRO DE ASSUNÇÃO CARVALHO
  • PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS E COMERCIALIZADAS NAS COMUNIDADES DE SAUDADE E ABADE, DISTRITO DE MÉ-ZOCHI - SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

  • Data: 30/05/2023
  • Mostrar Resumo
  • As plantas medicinais têm sido usadas desde os primórdios da humanidade, sendo passado este conhecimento empírico até os dias atuais. No entanto, o aumento do consumo das mesmas tem trazido uma necessidade crescente de manejo sustentável e conservação. Nesse sentido, realizou-se um estudo etnobotânico no Distrito de Mé-Zochi, nas comunidades da Saudade e Abade, que cultivam plantas medicinais. Para tal, foram entrevistados associados do Projeto Tesouros d’ Obô, sendo a eles aplicados questionários semi-estruturados, coletando dados sobre o seu perfil e conhecimento sobre o uso terapêutico de plantas medicinais. Observou-se que a maioria dos entrevistados são mulheres e agricultoras, que usam mais cascas, recolhidas da floresta, de modo a curar as suas enfermidades de forma natural, e em sua maioria em forma de chá. As espécies mais importantes são a Cinchona pubescens e a Allophylus grandifolius para as comunidades de Saudade e Abade, respetivamente. Nestas comunidades, as espécies são conservadas em sistema agroflorestal.

  • ANE EMANUELLE QUEIROGA MENDES
  • CÁDMIO, COBRE E CHUMBO NO XINGU EM ÀREAS SOB INFLUÊNCIA DA USINA HIDRELÉTRICA BELO MONTE (AMAZÔNIA)

  • Data: 18/04/2023
  • Mostrar Resumo
  • Em regiões com grande potencial hidrelétrico como a Amazônia, ecossistemas aquáticos e humanos são constantemente expostos por Elementos Potencialmente Tóxicos (EPTs). Assim, é necessário entender as respostas ambientais e biológicas dos diferentes organismos que vivem em área impactada por uma usina hidrelétrica. Neste estudo, o objetivo foi avaliar as concentrações de cádmio (Cd), cobre (Cu) e chumbo (Pb) em água, sedimento e o músculo de dois peixes com posições tróficas diferentes (Cichla melaniae e Baryancistrus xanthellus) em área de influência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHEBM). Um total de 16 amostras para água, 24 para sedimento e 127 peixes foram coletados ao longo de oito pontos estratégicos do rio Xingu em 2020 no período de seca amazônica. As análises de Cd, Cu e Pb em água, sedimento e no músculo dos peixes foram realizadas por meio de espectrometria de massas com plasma acoplado por indução. Na água, o Pb foi o único elemento detectado no reservatório principal da UHEBM. Em sedimento, o estudo revelou uma forte relação entre as propriedades do sedimento e o comportamento dos elementos. As concentrações de Cd foram maiores a jusante da casa de força principal da usina hidrelétrica, Cu apresentou maiores concentrações na Volta Grande (VG- região em que o rio sofreu desvio para a construção da UHEBM) e Pb apresentou maiores concentrações na região dos reservatórios. Entretanto com a análise da PCA, indicou que a biodisponibilidade para as espécies não estava relacionada a concentração dos EPTs nos sedimentos. Os resultados das análises de Cd, Cu e Pb no músculo dos peixes demonstraram uma resposta especifica da espécie, do tecido analisado e do local de amostragem. Cichla melaniae apresentaram peso e comprimento-padrão maiores que Baryancistrus xanthellusCichla melaniae apresentou maiores concentrações de Cd na área do reservatório. Concentrações de Cu foram maiores em Baryancistrus xanthellus em área fora da influência da hidrelétrica. A presença de Pb foi encontrada em maior concentração em Baryancistrus xanthellus da região da VG.  As concentrações para os elementos não-essenciais como Cd e Pb estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação, no entanto, observamos que ambas as espécies deste estudo podem estar apresentando deficiência de Cu (valores inferiores a 3 mg/kg-1), uma vez que este elemento, é um micronutriente necessário em processos biológicos de peixes. Os resultados encontrados confirmam a necessidade de uma rede de monitorização contínua desses elementos em regiões sob influência da UHEBM, a fim de fornecer informações amplas sobre o destino dos elementos nesse sistema aquático e consequentemente, reduzir risco de contaminação ou efeitos adversos pela deficiência de nutrientes essenciais a toda cadeia alimentar.

  • CLEONICE TEIXEIRA DE SOUZA
  • ANÁLISE DA ATIVIDADE FUNGICIDA DE EXTRATOS DE Mimosa setosa.

  • Data: 24/03/2023
  • Mostrar Resumo
  • Fitopatógenos de solo representam uma ameaça às lavouras em função de sua facilidade de propagação e poder de infecção. O aumento deste fitopatógenos é devido, principalmente ao uso exacerbado de defensivos agrícolas sintéticos, ocasionam mudanças substanciais no ambiente. Plantas apresentam substâncias capazes de combater fitopatógenos com igual ou maior eficiência que defensivos sintéticos, sem causar muitos danos. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a atividade antimicrobiana de extratos de Mimosa setosa Benth var paludosa sobre os fitopatógenos Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici e Phytophthora spp. Que ocasionam doenças no tomate e cacau, respectivamente. Os extratos brutos (folha e raiz) e as frações (hexano, diclorometano, acetato de etila, metanólica e aquosa) foram solubilizados em dimetilsulfóxido (DMSO) a 2% e água destilada e, em seguida, incorporados ao meio Batata Dextrose Ágar (BDA) fundente para obtenção das concentrações de 1mg/mL (1%), 0,75 mg/mL (0,75%), 0,5 mg/mL (0,5%), 0,25 mg/mL (0,25%) e 0,1 mg/mL (0,1%). Para cada tratamento, foram preparadas três Placas de Petri (Ø = 9 cm) contendo 13 mL de meio e 13 µL de cada antibiótico, amoxilina e tetraciclina na concentração de 50 mg/ml. Sobre o meio foi depositado um disco de micelio (Ø = 5mm) de cada isolado de fitopatógeno e incubado em estufa a 28 °C. Foram utilizadas para controle negativo placas com BDA, placas com BDA+DMSO e para controle positivo placas com BDA+fungicida Rovral 0,299 mg/ml. Foram observados alteração inibitória no crescimento micelial de Fusrium oxysporum submetidos às frações aquosa, hexano, diclorometano e ao extrato bruto da folha. Não houve efeito dos extratos sobre o desenvolvimento de Phytophthora spp.  O resultado obtido pode estar associado aos metabólitos presentes nos extratos como flavonoides, saponinas e terpenos, o sinergismo e a polaridade, tanto dos solventes quanto dos metabólitos extraídos, atribuindo à espécie visibilidade como potencial fungicida, vista que os extratos apresentaram atividade mesmo em baixas concentrações.

  • FELIPE BAIA RODRIGUES
  • LACUNAS PARA CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES E DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE MORCEGOS DO BRASIL.

  • Data: 10/03/2023
  • Mostrar Resumo
  • Com uma diversidade de aproximadamente 1.400 espécies, 181 com ocorrência no Brasil, a ordem quiróptera é a segunda ordem mais diversa do mundo. Esses organismos desempenham diversos papéis ecológicos, provendo importantes recursos ecossistêmicos aos humanos. Entretanto, mudanças no clima e no uso da terra, mineração, alteração e fragmentação de habitats e outros distúrbios ocasionados por questões antrópicas estão potencializando processos de extinção, mudanças de distribuições geográficas e alterações fenológicas das espécies em ritmo acelerado. Diante disso, Modelos de Distribuição de Espécies (SDM’s) têm sido utilizados como método para lidar com uma variedade de problemas relacionados à conservação biológica, somado ao empenho global para assegurar a biodiversidade e seus serviços ecossistêmicos através da criação e estabelecimento das Unidades de Conservação (UC), acrescido das Terras Indígenas (TI). Porém, lacunas de conhecimento, como o taxonômico ou de distribuição geográfica são desafios para efetivação de estratégias de conservação nas áreas destinadas à conservação (UC’s + TI), além do que a localização desses espaços era definida de forma arbitrária ou baseada em interesses econômicos e/ou políticos. Dessa forma, avaliamos a contribuição das UC’s brasileiras, diferenciando as Unidades de Proteção Integral (UPI), Unidade de Uso Sustentável (UUS) e Terras Indígenas (TIs) para a proteção das espécies e dos serviços ecossistêmicos prestados por morcegos com ocorrência no Brasil, além de espacializar através de mapas os valores de riqueza de espécie total e por guilda trófica e a distribuição potencial das espécies classificadas como Data Deficient pela International Union for Conservation of Nature (IUCN). Nossos resultados apontaram distribuição de morcegos em todo território brasileiro, com maior riqueza na Amazônia e Mata Atlântica, justificado a partir da heterogeneidade dos habitats encontrados nos biomas supramencionados, chamando atenção para conservação desses ambientes; Notamos baixos valores (%) de UC’s e TI’s em áreas potencial distribuição de morcegos, sobretudo para guildas de insetívoros, nectarívoros e frugívoros, além de morcegos do Cerrado e classificados como Near Threatened, colocando em risco os recursos ecossistêmicos a eles atribuídos. Concluímos a necessidade de um Planejamento Sistemático da Conservação com intuito de subsidiar tomadas de decisões para criar e/ou expandir Unidades de Conservação para a manutenção da diversidade e serviços ecossistêmicos providos por morcegos.

  • ANA GABRIELLE NASCIMENTO DOS SANTOS
  • EFEITO DAS VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS NA COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DE OVOS E LARVAS DE PEIXES NA VOLTA GRANDE DO RIO XINGU (PARÁ – BRASIL)

  • Data: 03/03/2023
  • Mostrar Resumo
  • Variáveis limnológicas podem determinar a estruturação e a densidade da comunidade íctia em ambientes de águas doce. Tendo em vista que o rio Xingu sofre variação na elevação de suas águas durante o ano, e que consequentemente influencia na densidade de ovos e larvas de peixes endêmicas, o objetivo do nosso trabalho é avaliar os efeitos das variáveis limnológicas sobre a riqueza, densidade e composição de ovos e larvas na Volta Grande do Xingu. As coletas ocorreram no período noturno e diurno. O material biológico se deu por meio de uma rede de formato cônico com 1,50 m de comprimento, 0,50 m de diâmetro e malha de 300 µm, com um fluxômetro acoplado na boca da rede para calcular o volume de água filtrada, um copo coletor na sua extremidade posterior para armazenamento do material e uma placa de ferro para dar firmeza durante os arrastos. Logo em seguida o material coletado foi colocado em frascos, fixado em formol a 5 %, e etiquetados com o ambiente (canal fundo), horário e data. Em laboratório, as amostras foram triadas, as larvas foram separadas, contabilizadas e identificadas ao menor nível taxonômico possível e classificadas quanto ao estádio de desenvolvimento. Nossos resultados mostraram que houve diferença na composição de larvas entre o Médio e Baixo Xingu, sendo que no último setor houveram duas espécies específicas (Gelanoglanis sp. e Amazonsprattus scintilla); as variáveis, pH, temperatura e vazão tiveram influência na densidade de larvas; o pH e a profundidade foram variáveis que foram relacionadas com algumas espécies como Paracanthopoma sp., Gelanoglanis sp., Auchenipteridae gen02 e Amazonsprattus scintilla Tatia sp01; e a densidade de ovos e larvas de peixes não apresentaram diferença entre o Médio e Baixo Xingu. Portanto, pôde-se concluir há forte relação das variáveis limnológicas com a densidade e algumas espécies de larvas de peixes, e que há diferença na composição entre o Médio e baixo, sendo a importante nos primeiros ciclos de vida dos peixes.

  • ELNATAN FERREIRA FEIO
  • ESPÉCIES ARBÓREAS PRESENTES NA ZONA URBANA DE ALTAMIRA - PARÁ: ÍNDICES ESPACIAIS E DIVERSIDADE FLORÍSTICA

  • Data: 28/02/2023
  • Mostrar Resumo
  •    Nas últimas décadas, o interesse por estudar o processo de urbanização nas cidades tornou-se um assunto de extrema importância, visto que, quando esse fenômeno não é trabalhado com planejamento e sem considerar as diferenças regionais, torna-se muito distante projetar cidades mais sustentáveis. Uma das formas de promover cidades mais sustentáveis é fortalecer através de incentivos governamentais a inserção da arborização que consiga surtir efeitos positivos, tal como a amenização do calor decorrido do asfaltamento e concretização dos espaços urbanos. Assim, a promoção da arborização nas cidades é um dos meios de minimizar os efeitos adversos do clima nas cidades e melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Este estudo foi realizado na sede do município de Altamira, que está localizada na região Sudoeste do Estado do Pará. As análises dos dados foram realizadas utilizando o software QGIS 3.24.1, no qual as imagens foram reprojetadas para o DATUM SIRGAS 2000. Dividiu-se o trabalho em duas etapas: Primeiramente houve o mapeamento da arborização a partir da vetorização para a geração de uma nuvem de pontos que possibilitou analisar a distribuição espacial utilizando a Estatística de Densidade Kernel. Posteriormente, foram realizadas estimativas de parâmetros ambientais tais como: Índices de Cobertura Vegetal (ICV) e Percentual de Cobertura Vegetal (PCV). Na segunda etapa foram selecionadas imagens de sensoriamento remoto orbital dos anos 2011 e 2021 dos Satélites Landsat 5 sensor TM e Landsat 8 Sensor Tirs, respectivamente. Foram selecionadas capturas com baixa nebulosidade, durante o período de estiagem. Procedeu-se ao censo arbóreo em três bairros da cidade para determinar os Índices de Diversidade de Shannon-Weaver, Simpson e Equabilidade de Pielou. Observou-se que a distribuição da arborização da cidade de Altamira é muito variável e escassa, a maioria dos bairros da cidade apresenta um déficit na densidade de árvores. Os bairros centrais são os mais consolidados e apresentaram maiores densidades de indivíduos. O PCV foi de 0,49% e ICVH de 1,72 m² de copa/habitante, valores abaixo do recomendado. O Índice de Shannon-Weaver (H’) nos bairros Premem, Jardim Uirapuru e Esplanada do Xingu, atingiram os valores de 1,734, 1,816, 2,287, respectivamente. Os índices de Equabilidade de Pielou (J’) obtidos para os três bairros foram os seguintes valores 0,6569, 0,5791, 0,7208. Já o Índice de Simpson (C) apresentou os valores 0,6914, 0,7111, 0,8529, respectivamente. Quanto maior o valor de C, menor é a diversidade de espécies, portanto, a maior diversidade distribuída encontra-se no bairro Premem. Em relação às condições térmicas terrestres da cidade de Altamira analisadas no ano de 2011, variou entre 23,97°C a 34,80°C, mantendo uma constante em torno de 32°C na área urbanizada, destoando da temperatura máxima registrada de 34°C em poucos pontos da cidade. Em 2021, a temperatura da cidade de Altamira variou de 23,35°C a 33,89 °C. Observa-se que em 2011 a temperatura alcançou 34,80°C, e que na maior parte das áreas urbanizadas da cidade, principalmente, a área central, a temperatura média foi de 32,09 °C. Comparado ao ano de 2021, a máxima atingiu 33,89°C para as mesmas áreas, portanto, é perceptível o aumento da temperatura após a expansão urbana. Observa-se que a organização da arborização urbana não acompanhou o crescimento da malha urbana em Altamira. Dessa forma, verificou-se que a arborização de Altamira necessita de atenção por parte do poder público, onde se aplique o planejamento técnico para favorecer o acompanhamento das áreas não arborizadas, e incentivar políticas públicas e subsidiar decisões relacionadas ao desenvolvimento urbano. Este estudo pode apoiar no planejamento urbano em ações que visem a promoção do conforto e a atenuação de mudanças microclimáticas.

  • WEMERSON SHIMON LADEIRA DA COSTA
  • DIVERSIDADE DE CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS DE FRUTOS DA REGIÃO DA VOLTA GRANDE DO XINGU

  • Data: 28/02/2023
  • Mostrar Resumo
  • A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, modificou a hidrologia da região da Volta Grande do Xingu (VGX), transformou a dinâmica do rio Xingu e alterou as épocas de cheia e seca. A mudança afetou todo o ecossistema da região da VGX, pela morte de diversas árvores nos leitos dos rios e pela falta de alimentação para peixes e quelônios da região. Essas arvores são responsáveis por alimentar a fauna frugívora da VGX. Os frutos possuem características como cor, morfologia e composição química que são consideradas adaptações aos seus principais meios de dispersão. A hidrocoria e a ictiocoria geralmente originam eventos de dispersão de sementes de longa distância que são importantes para a estruturação de comunidades. Com isso, nosso objetivo foi analisar a diversidade de características funcionais (físicas e químicas) em frutos de espécies ribeirinhas da VGX. Os frutos foram coletados na região da VGX um trecho de aproximadamente 150m do rio Xingu, localizado no estado do Pará. O material foi coletado ao decorrer de todo ano 2022, foram realizadas análises químicas (água, proteínas, carboidratos, lipídios e cinzas) análises morfométricas (peso, comprimento, largura e espessura) e observamos a cor de cada fruto. Nossos resultados mostraram que as características químicas influenciam nas características morfométricas, e que a coloração dos frutos da VGX indicam padrões de características químicas.

  • LUCAS FERNANDO PERES RAMOS
  • DESENVOLVIMENTO OSTEOLÓGICO DE Pseudacanthicus pirarara
    (SILURIFORMES, LORICARIIDAE)

  • Data: 16/02/2023
  • Mostrar Resumo
  • A família Loricariidae caracteriza-se por abranger uma grande diversidade de espécies das quais muitas estão presentes na bacia amazônica. Pseudacanthicus pirarara é uma espécie de cascudo de grande porte que possui registros de ocorrência na bacia do rio Xingu, próximo à área de influência da UHE Belo Monte. A espécie apresenta em suas nadadeiras uma cor alaranjada intensa ou quase vermelha, além de fileiras de amarelo recobertas por placas ósseas dérmicas formadas por odontódeos bastante desenvolvidos, são essas características que fazem P. pirarara ser uma espécie de destaque no mercado da aquariofilia, no qual a muito vem atraindo a atenção de aquaristas do mundo todo. Um dos sistemas anatômicos mais estudados nos peixes é o esqueleto, de forma que as características presentes nos ossos dos indivíduos são essenciais para o direcionamento de trabalhos acerca da descrição e da morfologia das espécies. Estudos que investigam o desenvolvimento osteológico de peixes podem ser realizados com indivíduos em diferentes períodos de vida, porém, trabalhos que utilizam exemplares nos estágios iniciais de desenvolvimento são mais detalhados, apresentando dados exclusivos, além de servir como material de comparação para outros Teleósteos. Assim, o objetivo central deste projeto é realizar uma descrição osteológica completa dos representantes de Pseudacanthicus pirarara que se encontram nos estágios iniciais de vida, além de relatar o desenvolvimento osteológico dos indivíduos durante o período larval. Os exemplares utilizados para o estudo são provenientes de reprodução ex situ obtidas no Laboratório de Peixes Ornamentais do Xingu (LAQUAX). Foram obtidos 100 indivíduos em diferentes estágios de vida e graus de desenvolvimento. Para as análises osteológicas, os indivíduos foram submetidos ao protocolo de diafanização de Taylor & Van Dyke com adaptações para larvas. Posteriormente, foram realizadas análises osteológicas através da dissecção dos exemplares, para que fosse possível a elaboração completa da nomenclatura das estruturas ósseas. Durante as análises investigamos o momento de ossificação das estruturas, levando em consideração os estágios de vida e o comprimento padrão dos indivíduos, a fim de registrarmos o desenvolvimento ontogenético inicial, e elaborarmos a primeira descrição osteológica de uma espécie de Loricariidae de grande porte. Por fim, discutimos as homologias e o momento de ossificação dos complexos ósseos em P. pirarara, comparando com os dados ontogenéticos disponíveis de outro representante de Loricariidae, e de outros dois Siluriformes.

  • MARIA DO CEU DE LIMA COSTA
  • CARACTERIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE UMA ESPÉCIE DE Pseudacanthicus (SILURIFORMES, LORICARIIDAE)

  • Data: 16/02/2023
  • Mostrar Resumo
  • Este estudo objetiva descrever o desenvolvimento inicial de uma espécie Pseudacanthicus do rio Xingu, bem como as mudanças morfológicas, morfométricas e merísticas que ocorrem durante a ontogenia inicial da espécie. Ovos, larvas e juvenis foram obtidos através de reprodução natural em cativeiro, com matrizes provenientes do rio Xingu, bacia amazônica, Brasil. A ontogenia inicial será descrita nos períodos embrionário (estágios de clivagem inicial, mórula, blástula, gástrula, embrião inicial, formação da cauda, cauda livre e embrião final), larval (pró-larvas e pós-larvas) e juvenil  separados . Durante o período embrionário  serão obtidas as seguintes variáveis morfométricas: diâmetro total (DO), diâmetro do vitelo (DV) e espaço perivitelino (EP), enquanto para as larvas e juvenis (mm) serão obtidos, quando possível: Comprimento total (CT), comprimento padrão (CP), comprimento do focinho (CF), diâmetro do olho (DOL), comprimento da cabeça (CC), comprimento do tronco (CTR), comprimento da cauda (CCA), comprimento do saco vitelino (CSV), altura do saco vitelino (ASV), altura da cabeça (AC), altura do corpo (ACO), largura da boca (LB), abertura da boca (AB) e distância do focinho à origem das nadadeiras anal (FNA), dorsal (FND), peitoral (FNP) e pélvica (FNV). Para a caracterização merística serão contados, o número de miômeros total (NMT), o pré-anal (NMPA), e o pós-anal (NMPS), os exemplares passaram por diafanização para essa contagem, bem como os raios das nadadeiras peitoral (P), dorsal (D), pélvica (V) e anal (A). Para avaliar o crescimento corporal serão utilizados modelos de regressão analíticos. O nível de significância adotado foi p < 0,05. Essas análises estatísticas foram realizadas no software R versão 4.1.1. Foram analisados 193 ovos que apresentaram diâmetro médio de 4,31 mm, espaço perivitelino restrito (3,59%) com tamanho médio de 0,15 mm e o diâmetro médio do vitelo de 3,99 mm. Foram analisadas 200 larvas (100 pró-larvas e 100 pós-larvas), o comprimento padrão (CP) das larvas variou de 7,08 a 20,80 mm e o número total de miômeros variou de 26 a 28. Foram analisados 100 juvenis, neste estágio, o comprimento padrão (CP) variou de 20,81 a 57,01 mm e o número total de miômeros variou de 25 a 26. A pigmentação inicial é escassa, restrita apenas a alguns cromatóforos na região da cabeça e estendendo-se ao dorso lateral. A partir do estágio de pós-larva ela se intensifica em todo o corpo, exceto região ventral. Nos juvenis essa pigmentação se intensifica, podendo variar e apresentar padrões diferenciados. Sobre o crescimento, com exceção da distância FNV que exibiu desenvolvimento isométrico contínuo (regressão linear), todas as demais variáveis associadas a cabeça e ao comprimento padrão, apresentaram crescimento isométrico descontínuo, portanto, foram melhor representadas pelo modelo de regressão linear por partes. 

  • MARIA KAROLINE TRAJANO RIBEIRO
  • PESCA ARTESANAL DE Podocnemis unifilis (TESTUDINES,
    PODOCNEMIDIDAE) ANTES E APÓS A HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE

  • Data: 20/01/2023
  • Mostrar Resumo
  • Quando a vazão do rio Xingu foi alterada em dezembro de 2015 pelo barramento da hidrelétrica de Belo Monte, já havia historicamente a pesca artesanal de quelônios na Volta Grande do Xingu. A partir do Monitoramento Independente Territorial Indígena iniciado em 2014 nas aldeias da Terra Indígena Paquiçamba, foram avaliados impactos sobre a pescaria artesanal de Podocnemis unifilis, a partir da redução da vazão do rio Xingu ocasionada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O uso da malhadeira e da técnica pulo para a captura do tracajá se correlacionaram negativamente com o aumento da vazão e do nível da água destinada a região da Volta Grande do Xingu. Observou-se uma correlação positiva entre o mergulho e a vazão. Quanto ao número de tracajás capturados antes e depois da UHE observou-se diferença (t-test= 5,670, GL=63,871, p<0,001), os dados demonstram maior captura de tracajás antes da instalação da usina e da alteração de vazão, apresentando menor captura após dez/2015. Da mesma forma, após alteração nas taxas de vazão na região da Volta Grande do Xingu, foram registradas mudanças nos locais de pescarias, gerando mudanças nas rotas de captura dos Juruna (Yudjá) e afetando o modo de vida desses povos tradicionais que vivem a jusante do barramento de Belo Monte, na região da Volta Grande do Xingu.

2022
Descrição
  • CLAUDIA SOUSA CHAVES
  • DESCRIÇÃO DE UMA NOVA ESPÉCIE DO GÊNERO Leporinus (CHARACIFORMES: ANOSTOMIDAE) DO RIO XINGU, PARA, BRASIL

  • Data: 19/12/2022
  • Mostrar Resumo
  • Os peixes da família Anostomidae são popularmente conhecidos no Brasil como aracus, piaus e piaparas estando amplamente distribuídos na região Neotropical, sendo que na Amazônia se concentra mais da metade das 150 espécies conhecidas. No rio Xingu são conhecidas 23 espécies de anostomídeos, e o presente estudo busca ampliar o conhecimento sobre a diversidade de Anostomidae da bacia do rio Xingu através da descrição de uma nova espécie. Para isso, foram utilizadas ferramentas da taxonomia tradicional e marcadores moleculares. Além disso, o padrão de distribuição e status de conservação da espécie foram avaliados. O material analisado é proveniente de coletas nos trechos superior, médio e baixo do rio Xingu, e encontra-se depositado nas coleções científicas do LIA, INPA, MZUSP, MPEG e MZUEL. Um total de 56 indivíduos foi analisado. Os dados merísticos, morfométricos e o padrão de colorido indicam que a espécie nova de Leporinus difere de seus congêneres. Os dados de DNA Barcode também corroboram esta hipótese, já que a espécie nova difere de todas as congêneres analisadas. As espécies congêneres mais próximas da espécie nova são Leporinus uniateiniatus e L. vanzoi, com quem possui distância genética de cerca de 3% no DNA Barcode. Características osteológicas da espécie são descritas, ilustradas e discutidas.

  • ALEXANDRE VILLELA VIEIRA RIBEIRO
  • VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO ICTIOPLÂNCTON NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA USINA HIDROELÉTRICA (UHE) BELO MONTE, AMAZÔNIA BRASILEIRA

  • Data: 09/09/2022
  • Mostrar Resumo
  • A construção de barragens também pode alterar a reprodução de peixes adultos e a deriva natural de ovos e larvas, aumentando as falhas de recrutamento. Entretanto, pouco se sabe sobre o efeito de grandes usinas hidrelétricas na distribuição espaço-temporal do ictioplâncton em rios tropicais altamente diversificados. Aqui, investigou-se a dinâmica da ocorrência, riqueza e composição do ictioplâncton nos setores fluviais influenciados por Belo Monte no rio Xingu, o maior projeto hidrelétrico da Amazônia. O ictioplâncton foi investigado com amostragens diários durante um ciclo de pulso de cheia, de meados de novembro 2020 a abril de 2021. Foram realizados três setores distintos: à montante do reservatório principal, o reservatório principal e o setor de vazão reduzida, localizado à jusante da barragem. Foi analisada a influência do nível do rio, período do dia e outras covariáveis ambientais sobre ictioplâncton. Um total de 10.147 ovos e 27.442 larvas de peixe de 30 famílias foram amostradas. Os setores mais próximos à barragem (reservatório e setor de vazão reduzida) tinham uma maior abundância e riqueza de ictioplâncton do que o setor a montante. A desova foi fracionada em setores mais próximos à barragem, seguindo a variação menos previsível do nível da água causada pela barragem. Além disso, a atividade reprodutiva dos peixes estava fortemente ligada ao nível do rio com associações negativas no setor a montante, mas positivas nos setores do reservatório e de vazão reduzida. Os resultados indicaram que os setores mais próximos da barragem ainda são relevantes para a reprodução de peixes na região. Entretanto, os padrões podem estar ligados a processos indesejáveis, tais como retenção de larvas e ovos no reservatório e a interrupção da migração de peixes reprodutores para montante. A falta de sincronia entre os setores fluviais e a reprodução fracionada em locais mais próximos da barragem também pode ter consequências deletérias a longo prazo, tais como maiores taxas de predação no ictioplâncton. Os resultados corroboram estudos anteriores sobre a forte influência das barragens na dinâmica do ictioplâncton e fornecem informações fundamentais para criar melhores diretrizes para o estabelecimento de barragens mais sustentáveis. O monitoramento contínuo é aconselhado para avaliar melhor a magnitude das mudanças ecológicas causadas pela operação da Usina Hidroelétrica Belo Monte e para orientar futuros projetos hidrológicos em bacias tropicais.

  • RUTHE DE JESUS SANTOS
  • Fungos macroscópicos comestíveis do sudoeste do Pará, Brasil

  • Data: 31/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • O reino Fungi é um dos maiores e mais diversos grupos de organismos no ambientes terrestres no números de espécies e desempenham funções essenciais para a manutenção da vida em todo o ecossistema, especialmente em ambientes florestais, onde atuam como organismos saprofíticos, sendo um dos principais decompositores da matéria orgânica, Além disso, podem ser também parasitas de um grande número de plantas, muitas de grande importância econômica, como também fazerem associações mutualísticas de grandes benefícios com plantas vasculares (micorrízas), e com algas (liquens). Para os municípios de Altamira, Brasil Novo e Medicilândia, no sudoeste do Pará, o levantamento de macrofungos é escasso, deste modo o presente estudo tem como objetivo coletar, identificar e depositar espécies de macrofungos, principalmente os comestíveis, na região do médio Xingu e contribuir com maior conhecimento da diversidade local e o fortalecimento do Herbário Padre José Maria de Albuquerque (HATM). Esta dissertação está dividida em três capítulos.  No primeiro capítulo foi realizado uma listagem de espécies de cogumelos comestiveis encontradas em região cacaueira destes municípios. Os táxons que apresentaram maior abundancia foram do gênero Auricularia (14 coletas), seguidos de Lentinus (12), Favolus (4) e Panus (4). Desta forma pode-se observar a diversidade de espécies de cogumelos para os municípios estudados e pode ser uma importante alternativa de benefícios para a saúde humana disponível na região, como também os depósitos de exsicatas das coletas realizadas contribuirá para enriquecer a coleção de fungos do Herbário HATM da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira. O segundo capítulo consiste na análise do perfil de aminoácidos das espécies Auricularia delicata, Schizophyllum commune e mix de Panus lecomtei e Panus strigellus, coletados em lavouras antigas e recém formadas de cacau e matas adjacentes a estes cultivos, no sudoeste paraense. Através dos métodos AOAC 982.30 mod., AOAC 994. 12 mod. e AOAC 988.15 mod. utilizado para determinar os aminoácidos neste estudo, foram encontrados 19 aminoácidos nas amostras dos cogumelos estudadas, sendo nove essenciais e dez não essenciais. Os aminoácidos essenciais que apresentaram maiores porcentagens foram a valina, seguido de leucina e lisina. Já os aminoácidos não essenciais com maiores porcentagens foram os ácidos glutâmico e aspárticos seguidos de alanina. O presente estudo demonstrou que os cogumelos avaliados podem ser um alimento de grande diferencial nutricional, pois são uma fonte alternativa de aminoácidos essenciais para a dieta alimentar humana. E por fim, no terceiro capítulo a descrição de espécies do gênero Schizophyllum encontrados na área estudada. Como resultados obtidos, são descritas três espécies de Schizophyllum para as áreas amostradas da Amazônia: Schizophyllum aff. radiatum, Schizophyllum leprieurii e Schizophyllum umbrinum. As espécies deste grupo apresentam caracteres macro morfológicos altamente variáveis ou também muito semelhantes com muita sobreposição; tornando difícil a separação dos táxons, pelo menos de S. commune vs. S. radiatum vs. S. aff. radiatum. Desta forma, é necessário uma revisão taxonômica nestas espécies para elucidar se os nomes atribuídos para cada táxon em ambos os clados incluem uma ou mais espécies crípticas. Este estudo é apenas uma amostra da diversidade de macrofungos comestíveis para a região do sudoeste paraense. Porém, pioneira para a região, sendo necessário a continuidade de mais estudos para descrever melhor esta biodiversidade local.

  • SHIRLEY FERNANDA DE ALMEIDA CAMPOS
  • ETNO-ORNITOLOGIA E USO DE CURIÓS NO SUDOESTE DO PARÁ, BRASIL

  • Data: 31/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • O uso das aves silvestres como animais de estimação é comum há séculos, implicando
    em um estímulo ao comércio e à caça ilegal desses animais. Dentre as aves com
    autorização para ser mantida como animal de estimação no Brasil, o curió (Sporophila
    angolensis) se destaca devido à beleza do canto, acarretando um número elevado de
    criação e comercialização ilegal da espécie. Apesar de ser considerada uma espécie pouco
    preocupante para a conservação no país, encontra-se na lista daquelas ameaçadas de
    extinção em alguns estados brasileiros. Em outras regiões do país, a finalidade de criação
    do Sporophila angolensis é restrita ao canto e à participação em competições desse tipo.
    Já na região norte brasileira, a espécie é frequentemente encontrada como animal de
    estimação devido à sua habilidade de ser um pássaro preseiro, que consiste na capacidade
    de animais cativos treinados conseguir capturar outras aves soltas da natureza. Uma
    investigação sobre a relação entre os criadores e o pássaro é importante para identificar
    se tal relação se desdobra em práticas benéficas ou nocivas à espécie. Este estudo tem
    como objetivo geral compreender o conhecimento etno-ornitológico e os usos acerca do
    curió por criadores dos municípios de Altamira e Brasil Novo, localizados no estado do
    Pará, Brasil. A partir de entrevistas semiestruturadas e conversas informais, mediante um
    roteiro, obtivemos informações sobre a percepção dos moradores a respeito do curió.
    Foram entrevistadas 20 pessoas, sendo a maioria homens (90%) e com a escolaridade de
    nível médio. Renda e idade não parecem ser determinantes para essa prática, que acaba
    se tornando parte muito importante da vida dessas pessoas por adquirirem um vínculo
    muito grande com o pássaro. A maioria tem como motivação para a criação a caça, que,
    para eles, é considerada esportiva, ficando o fator econômico em segundo plano. Essa
    preferência pela espécie é promovida devido à sua característica territorialista, encontrada
    principalmente nos machos, proporcionando a habilidade preseira e permitindo o seu uso
    na caça como curió-preseiro. Como dados preocupantes em relação à conservação da
    espécie, temos que somente 60% dos informantes possuem autorização para a criação de
    pássaros e, entre eles, apenas 50% têm todos os seus curiós legalizados. Além disso, a
    informação de que, para 85% dos entrevistados, ocorreu uma diminuição da espécie na
    região, causada principalmente pela caça e pelo uso de agrotóxicos. A relação cultural, as
    redes sociais e a valorização econômica da espécie também influenciam na demanda
    local. Constatamos o costume da realização de campeonatos de curiós-preseiros, que
    acontecem por meio de veiculação de vídeos desse método de caça, postados em grupos
    de WhatsApp. Os valores desses campeões variam de R$ 15.000 a R$ 30.000. Hoje a
    retirada de espécimes da natureza é menos frequente, porém ainda é expressiva, sendo os
    indivíduos jovens e machos os mais caçados. A criação e a caça com o curió-preseiro são
    culturais na região e têm importância econômica e social para os criadores. Percebemos
    que essa preferência pela espécie a transforma em uma espécie-alvo, estimulando a sua
    caça e o comércio. Campanhas educativas de monitoramento e de fiscalização são
    necessárias para favorecer a preservação da espécie na região.

  • HITALO CHRISTHOFFER ALAMAR MELO
  • Caracterização de nutrientes e metais pesados em peixes, solo e corpos d'água em áreas de cultivo de arroz na Ilha do Marajó, Pará, Brasil

  • Data: 31/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • O Brasil lidera o Ranking de um dos maiores produtores agropecuários do mundo e no uso de insumos, fertilizantes e agrotóxicos, sendo considerado o maior consumidor desses químicos. Apesar dos benefícios do consumo desses produtos, o uso indiscriminado ou em excesso causam forte impacto ambiental, contaminando o ar, a água e o solo, podendo afetar a composição da biodiversidade local e de seus entornos, bem como a interação entre os organismos. Portanto, este estudo tem por objetivo determinar os teores de magnésio, cálcio, cádmio, crômo, ferro, zinco, manganês, chumbo e cobre em peixes, no solo e em corpos d’agua em áreas de influência agrícola em Cachoeira do Ararí, no Pará. Os resultados esperados das concentrações para solo, água e peixes serão comparados com os valores referência disponibilizados pela Resolução CONAMA 420/2009, Resolução Nº 357/2005, Resolução RDC nº 42/2013 e pelo Decreto nº 5.971/65. Os valores orientados servirão de base para inferir possíveis contaminações nos pontos de amostragem. Sendo assim, será possível realizar uma caracterização dos teores de metais na região, conhecer os possíveis impactos causados pela poluição por metais, além de fornecer informações que poderão auxiliar em estudos futuros sobre conservação e preservação ambiental.

  • ÉRICA JOZIÉLEN CUNHA DA SILVA
  • Plantas úteis na comunidade quilombola jacarequara, município de santa luzia do pará - pa

  • Data: 30/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • As populações tradicionais, são assim reconhecidas por terem seus conhecimentos ligados à natureza, e estes são usados como forma de sobrevivência, dentre essas populações temos os remanescentes de quilombos. Uma forma de resgate de conhecimentos etnobotânicos são essas populações humanas tradicionais que detêm conhecimentos sobre plantas medicinais, alimentares, ornamentais, artesanais, paisagísticas, magico religiosos, dentre outros.Atualmente são reconhecidas no Pará 261 Comunidades Remanescentes de Quilombos, e 56 tem título de território Quilombola, dentre elas encontra-se Jacarequara, no município de Santa Luzia do Pará. . Objetivou-se realizar um levantamento das espécies úteis, identificar, conhecer e debater a dinâmica da comunidade com relação as espécies vegetais utilizadas. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada com 26 moradores maiores de 18 anos utilizando o método “Bola de Neve” com indicações sucessivas até atingir um ponto de saturação, além de turnê guiada para coleta das amostras e fotografias para identificação com ajuda do sistema APG IV. Para as respostas foram construídos gráficos e tabelas com Excel, e s Calculados índices de valor de uso. 126 espécies foram citadas, 84 medicinal, 48 alimentar, 16 artesanal e 14 em outros usos, 65% dos entrevistados aprendeu com a mãe, avô ou tia sobre plantas medicinais, e o cultivo para alimentação é baseado na agricultura familiar. A comunidade Jacarequara demonstrou uma variedade de conhecimento de espécies de plantas, seus usos e formas de manipulação.

  • LARISSA RODRIGUES FERREIRA
  • PANC na visão de estudantes de Ciências Biológicas da Amazônia.

  • Data: 26/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • As plantas alimentícias não convencionais são todas aquelas plantas ou partes de plantas que possuem aproveitamento para alimentação humana, no entanto muitas vezes são inexploradas ou subutilizadas. O presente trabalho verificou o conhecimento e a utilização de plantas alimentícias não convencionais por estudantes de Ciências Biológicas da região Amazônica. A coleta das respostas foi realizada de março a junho de 2022 por meio de formulário eletrônico no Google Forms®. Obteve-se um número de 82 participantes de 10 Universidades Públicas Federais, sendo prevalente o gênero feminino. O conhecimento do termo PANC (plantas alimentícias não convencionais) foi relatado por 56% dos participantes. Foram registradas 112 espécies de plantas, dessas a maioria nativa com alto percentual de consumo (71%) dentre as espécies mais citadas apareceram: Manihot esculenta Crantz (mandioca), Xanthosoma sagittifolium (taioba), Acmella oleracea (jambu) e Physalis angulata (camapu) onde os principais lugares de obtenção foram: quintais, hortas, sítios e feiras. As partes vegetais mais utilizadas por categorias foram os frutos (77%), raízes e caules (76%), folhas (68%) e flores ou sementes (61%). O potencial alimentício é elevado na forma in natura para frutos, flores e sementes. A origem do conhecimento sobre as PANC é predominantemente familiar (42%) seguida de professores (22%). A relevância desse conhecimento para área de estudo segundo os estudantes se dá pelas questões de qualidade de vida e possibilidades de ensino uma vez que as consideram mais importantes do ponto de vista alimentar e científico. Apesar de conhecidas, ainda são negligenciadas e carecem de melhor divulgação e popularização.

     

  • WILLIAN DA SILVA GONCALVES
  • RESPOSTA DE MAMÍFEROS E AVES AO MANEJO FLORESTAL DE IMPACTO REDUZIDO EM PORTEL/PA

  • Data: 26/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • Florestas tropicais fazem parte dos ambientes mais diversos do planeta e provêm serviços ecossistêmicos vitais para a subsistência de seres humanos e manutenção da biodiversidade. A extração madeireira de impacto reduzido é uma alternativa econômica para usos de recursos menos nociva à biodiversidade. A fim de ampliar a compreensão do conhecimento desse tipo de uso da terra sobre as comunidades de aves e mamíferos, objetivamos procurar respostas na estrutura da comunidade resultante do Manejo Florestal Sustentável (MFS) em áreas de Exploração de Impacto Reduzido (EIR). Este estudo foi realizado na Fazenda Uberlândia em Portel/PA, com fitofisionomias de floresta ombrófila densa e floresta aberta. No monitoramento faunístico foram utilizados dois métodos, censo em transectos de 2,5 Km a 5 km de comprimento, e a outra metodologia através de cameras-trap, utilizando um total de 61 câmeras, ambas instaladas nas Unidades de Produção Anual (UPA).  Foram utilizadas estimativas de densidade populacional com o software Distance 7.1, comparando os períodos pré e pós exploratório. Para examinar a resposta de cada grupo ao tempo de recuperação florestal em cada unidade de produção anual, utilizamos o NMDS.  Registramos um total de 30 espécies ao longo da área de trilhas, divididas em dois períodos (pré e pós exploratório). No período pré foi encontrado uma riqueza de 23 espécies (15 mamíferos e oito aves), enquanto no pós foram 26 (15 mamíferos e 11 aves). Não encontramos diferença significativa na densidade populacional entre os períodos pré e pós-exploratório (t = -1,0285, df = 23,273, p-value = 0,3143) porém foi possível observar isoladamente algumas populações como Chiropotes utahikae e Saguinus niger que ocorreram apenas no período pré-exploratório. As amostragens por armadilhas fotográficas na Fazenda Uberlândia registraram 11736 imagens de animais e identificamos um total de 29 espécies (24 de mamíferos e cinco de aves), podendo observar mais espécies de médio e grande porte. Nossos resultados mostram que as florestas exploradas retêm valor de conservação para algumas espécies de mamíferos e aves, principalmente os de hábitos terrestres e é importante que limites na exploração madeireira sejam identificados evitando declínios nos aspectos da história de vida de alguns táxons.

  • ADRIANA SOEIRO ALVES
  • DIVERSIDADE MICROBIANA ISOLADOS DA CLOACA de Kinosternon scorpioides CRIADOS EM CATIVEIRO

  • Data: 31/07/2022
  • Mostrar Resumo
  • As elevadas densidades populacionais humanas e de animais domésticos promovem cada vez mais um contato maior com espécies silvestres. Este contato aproxima agentes infecciosos e/ou parasitários no sentido de encontrarem novos hospedeiros e novos ambientes nos quais existem condições de manutenção, multiplicação e transmissão dos mesmos. Os quelônios, assim como outros répteis, são considerados reservatórios regulares para certas bactérias patogênicas aos seres humanos. Por serem um alimento muito apreciado na culinária da Amazônia, as espécies sofrem intenso impacto antrópico, e entre as espécies de quelônios mais exploradas no Brasil, destaca-se o muçuã (Kinosternon scorpioides). Este trabalho teve como objetivo principal verificar a ocorrência das principais bactérias com potencial zoonótico presentes na cloaca de muçuãs (K. scorpioides) criados em cativeiro. Com a finalidade de verificar a microbiota de K. scorpiodes, foram colhidas amostras cloacais de 66 indivíduos desta espécie do criatório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Oriental (7310/2014-SEMAS-PA), localizado em Salvaterra Ilha de Marajó-PA. As amostras foram semeadas em placas de petri contendo Ágar MacConkey e Agar Xilose Lisina incubadas à temperatura de 37°C por 24-48h em estufa bacteriológica. Adicionalmente, as colônias foram replicadas em Ágar nutriente à temperatura de 37°C por 24h. A identificação das características morfológicas das colônias bacterianas foi realizada por meio de testes tintoriais e provas bioquímicas. Foram identificados 10 gêneros bacterianos, tendo com destaque para Escherichia coli, Proteus sp. e Edwarsiella sp. Os resultados revelam que os muçuãs atuam significativamente como reservatórios de bactérias gram negativas causadoras de toxi-infecções de importância na saúde pública.

  • LETÍCIA LIMA CORREIA
  • ANÁLISE DA PRESENÇA DE RESÍDUOS PLÁSTICOS EM MORCEGOS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL BRASILEIRA

  • Data: 01/07/2022
  • Mostrar Resumo
  • Plásticos são produtos derivados de petróleo, que estão presentes em todos os ambientes (urbanos e rurais). Causando problemas em humanos e animais silvestres, com isso, atingindo os morcegos, espécies de importante papel para a biodiversidade. Assim, o nosso objetivo é identificar a presença de resíduos plásticos nos morcegos da Amazônia ocidental brasileira. Especificamente, iremos; i. Identificar e quantificar os resíduos plásticos do sistema respiratório e digestório dos morcegos estudados; ii. Verificar a diferença na concentração de resíduos plásticos entre os tecidos estudados; iii. Correlacionando o tamanho das espécies e a concentração de resíduos plásticos dos tecidos avaliados; iv. Avaliar a diferenças no acúmulo de resíduos entre as diferentes guildas tróficas e ambientes (urbano e rural). As espécimes foram coletadas em três cidades do Pará, Altamira, Brasil novo e Vitória do Xingu, incluindo pontos de áreas urbanas e rurais. Serão analisadas um total de 173 indivíduos de 43 espécies diferentes, compreendendo todos os níveis tróficos (Insetívoro (aéreo, catador e de clareira), Frutívoro, Onívoro, Nectarívoro, Hematófago, Herbívoro e Piscívoro). As coletas foram feitas de modo padrão utilizando de 6 a 8 redes de neblina de 8m esticadas após o por do sol permanecendo por 6hs. Será analisado o sistema digestório desde o esôfago até ao ânus, onde o estômago será separado do intestino. O sistema respiratório será retirado desde as cavidades nasais até os pulmões. Após as amostras serem pesadas e medidas, as mesmas serão acondicionadas em potes de vidros com KOH para dissolver os tecidos, após isso as amostras iram para estufa por sete dias com temperatura constante a 60°C, posteriormente será filtrado com uma membrana de porosidade 0,2 𝜇𝑚 com o auxílio de uma bomba a vácuo. As membranas serão armazenadas em placas de petri de vidro, protegidas por envelopes de papel alumínio, e levados novamente para estufa por 24H com a temperatura a 60°C. As amostras serão analisadas em microscópio estereoscópio de aumento de 100 vezes. Cada item será fotografado e identificado quanto a cor, tamanho e formato. Para os procedimentos em laboratório será tomado todos os cuidados quanto a roupas 100% algodão e todo o matérias de análise será lavado previamente com água destilada e filtrada. Também será feito o branco do ambiente, assim, será possível ver a quantidade de contaminação existente no ambiente, e que possam interferir no resultado das análises com uma contaminação que não seja do ambiente natural das espécimes e também será feito o branco dos locais de coleta para poder confrontar as partículas ambientais com as partículas encontradas nos espécimes de morcegos. Com isso, é esperado que entre as guildas tróficas analisadas, as espécimes que são insetívoras aéreas apresentem uma maior quantidade de resíduos plásticos no sistema respiratório, do que nas espécies que são insetívoras catadoras ou de clareira. Que as espécies de níveis tróficos maiores apresentem uma maior quantidade de resíduos plásticos, como as carnívoras e onívoras. E que possa haver diferença entre os tecidos estudados (respiratório e digestório) e que as espécies de áreas urbanas apresentem uma maior quantidade de resíduos plásticos do que nas espécies de áreas rurais. 

  • EDUARDA SILVA DE LIMA
  • NEPOMORPHA (HETEROPTERA) AQUÁTICOS EM LAGOS DOS LAVRADOS DE RORAIMA

  • Data: 30/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • O bioma amazônico é um dos mais ricos e diversos da Terra, principalmente quanto sua fauna, flora e ecossistemas. Os Lavrados de Roraima compõem um desses ecossistemas, possuindo características específicas e incomparáveis. Sua hidrografia é formada por lagos repletos de indivíduos endêmicos e espécies em extinção, cuja heterogeneidade estaria intimamente relacionada à sua vegetação e variáveis limnológicas que circundam o ambiente, o que faz com que algumas das espécies residentes nesse ecossistema sejam diferentes das verificadas em regiões próximas. Dentre os organismos aquáticos mais sensíveis a essas variáveis limnológicas encontram-se os invertebrados, em especial os da classe Insecta, subordem Heteroptera e infraordem Nepomorpha, representantes significativos que participam ativamente na manutenção e equilíbrio de ambientes aquáticos, possuindo morfologia incomum, variabilidade de nichos e alimentação, o que as faz ocupar quase sempre o topo das cadeias tróficas. No entanto, ainda há poucas informações sobre Nepomorpha nos Lavrados de Roraima, o que dificulta ações de conservação e representa risco, uma vez que essa área começa a ser ocupada por pastagens e plantações de soja, explicitando necessidade de sanar os déficits Lineano, Wallaceano e Hutchinsoniano existentes. Assim, objetivou-se avaliar o efeito das variáveis ambientais sobre a estrutura das espécies de Nepomorpha em lagos dos Lavrados do Estado de Roraima, determinando sua abundância, riqueza e composição. Os lagos estudados encontram-se no município de Boa Vista, Roraima, caracterizado como um sistema campestre e savânico. Foram validados para a amostragem 26 lagos e o material fora coletado em agosto de 2015, durante o final do período chuvoso amazônico e no início do período de estiagem. Foram utilizadas redes entomológicas aquáticas durante 30 segundos, repetidos em 10 vezes ao redor do lago, sem espaçamento definido. O material coletado foi encaminhado, na época, para o Laboratório de Citotaxonomia e Insetos Aquáticos do INPA e hoje encontra-se no Laboratório de Insetos Aquáticos do Xingu, onde será identificado por meio de observação de características morfoanatômicas, conforme chaves de identificação da entomofauna aquática amazônica atuais. Além disso, para fazer a caracterização limnológica dos lagos utilizaremos uma Análise de Componentes Principais; para testar o efeito das variáveis sobre a riqueza e abundância utilizaremos uma Regressão Linear Simples; e para relacionar as variáveis ambientais à composição de Nepomorpha usaremos uma Análise de Redundância. Com isso, espera-se reduzir os déficits citados, auxiliando em ações de conservação, além de apresentar uma lista de espécies para os lagos dos Lavrados.

  • ISAAC SIDOMAR CABRAL DA SILVA FERNANDES
  • REVISÃO TAXONÔMICA DE Parancistrus Bleeker, 1862 (SILURIFORMES, LORICARIIDAE)

  • Data: 23/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • Loricariidae é a mais diversificada família, abrigando o maior número de gêneros e espécies dentro de Siluriformes, muitos deles carecendo de uma revisão taxonômica, como no caso de Parancistrus. A revisão do gênero foi feita através dos métodos da taxonomia tradicional. Foram examinados exemplares provenientes de diferentes museus e coleções ictiológicas, incluindo os holótipos (imagens e/ou exemplares) juntamente à série tipo das espécies de Parancistrus; adicionalmente foram feitas comparações com Spectracanthicus e Baryancistrus, gêneros próximos de Parancistrus, para um melhor detalhamento taxonômico do gênero. Parancistrus sp. “marrom”, a terceira espécie para o gênero é proposta. Parancistrus aurantiacus, a espécie tipo do gênero, é restrita à bacia dos rios Tocantins-Araguaia, e pode ser diferenciada de Parancistrus nudiventris e Parancistrus sp. “marrom” pela presença de placas na região ventral (vs. a ausência de placas) e seu colorido marrom claro com manchas pálidas (vs. preto com bolinhas brancas em P. nudiventris e marrom claro sem manchas pálidas em Parancistrus sp. “marrom”). Parancistrus nudiventris e Parancistrus sp. “marrom” são restritos à bacia do rio Xingu. Neste trabalho são feitas redescrições das espécies já conhecidas e a descrição da nova espécie proposta. As semelhanças e diferenças entre estes três taxa são apresentadas e discutidas. Mapas com a distribuição geográfica, as principais ameaças à conservação das espécies, as ilustrações de todas as espécies reconhecidas no gênero além da chave de identificação das espécies e do gênero são apresentadas.

  • THAIS NASCIMENTO PEREIRA
  •  Mercúrio e arsênio no rio Xingu em áreas sob a influência da UHE Belo Monte (PA)

  • Data: 22/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • Os grandes projetos hidrelétricos representam riscos ao ambiente, que se estendem desde o desmatamento à poluição por metais com potencial tóxico. O mercúrio (Hg) e o arsênio (As) são elementos encontrados em áreas de reservatórios, sejam de mineração ou de hidrelétricas. Na Amazônia, a contaminação por mercúrio e arsênio possui um agravante, por esse bioma ter um estoque natural de mercúrio no solo e a presença de arsênio no rio Amazonas e seus afluentes, advinda da intemperização dos Andes. Em seres humanos, esses elementos possuem potencial carcinogênico. Este estudo objetiva avaliar mercúrio e arsênio totais em duas espécies de peixes do rio Xingu, em oito pontos de coleta no período da seca, em áreas de influência da Hidrelétrica Belo Monte. Os dados obtidos serão comparados com estudos realizados no período de cheia do rio. Serão utilizados 120 peixes, sendo 60 Cichla melaniae e 60 Baryancistrus xanthellus. Em campo, serão retirados brânquias, fígado e músculo e coletadas amostras de água e sedimento. A análise de Hg e As totais em tecidos de peixes será feita por meio de Espectrometria de Absorção Atômica com Vapor Frio e a de Hg e As totais em água superficial e sedimentos por meio de Espectrometria de Massas com Plasma Acoplado por Indução. Acredita-se que o teor de mercúrio será maior que o de arsênio nos peixes estudados. Quanto a água e sedimentos, o As demonstrará valores maiores que o de Hg. Acredita-se ainda que a quantidade desses metais-traço será menor na época da seca.

  • ONDINA LILLAN PINTO DO COUTO
  • Uma nova espécie de Corydoras Lacépède, 1803(Siluriformes: Callichthyidae) da bacia do rio Xingu, Brasil

  • Data: 16/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • Uma espécie nova de Corydoras é descrita do rio Bacajá, bacia do rio Xingu, estado do Pará, Brasil. A espécie nova pode ser distinguida de suas congêneres pela combinação das seguintes características: (a) ramo no canal sensorial temporal no esfenótico, que dá origem ao canal supraorbital, com dois poros; (b) placa dentária superior do arco branquial com três ou mais séries; (c) aba carnosa nos cantos da boca, ventralmente ao barbilhão maxilar, com formato triangular, não formando uma estrutura alongada similar a um terceiro barbilhão; (d) hipobranquial 1 pouco ossificado, com porção cartilaginosa de tamanho pelo menos duas vezes maior que a ossificada; (e) contato entre o processo posterior do parieto-supraoccipital e a placa nucal; (f) uma mancha marrom-escuro a preta, semelhante a uma máscara, cruzando transversalmente a órbita; (g) linha mediana do flanco desprovida de padrão de coloração conspícuo; (h) placas dorsolaterais apenas com pequenas manchas marrom-escuras a pretas, irregulares, arredondadas ou verticalmente alongadas; (i) região anterior da nadadeira dorsal desprovida de uma grande mancha escura conspícua.

  • CATALINA OCAMPO CARVAJAL
  • DISTRIBUIÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MACACO-ARANHA-DE-TESTA-BRANCA, ATELES MARGINATUS (PRIMATES, ATELIDAE), NA AMAZÔNIA ORIENTAL

  • Data: 02/06/2022
  • Mostrar Resumo
  •  

    Compreender a distribuição das espécies ameaçadas é fundamental para a sua conservação. Ateles marginatus é uma espécie de primata de grande porte, altamente frugívora, pouco conhecida e ameaçada de extinção que habita o arco de desmatamento no leste da Amazônia brasileira, uma região que vem sofrendo taxas de desmatamento sem precedentes ao longo de décadas. Neste estudo, combinamos registros de ocorrência de espécies com dados climáticos e ambientais em modelos de distribuição de espécies usando MaxEnt para determinar a distribuição de A. marginatus e sobrepor sua área de ocupação (AOO) com áreas protegidas, desmatamento atual e futuro e atividade de fogo para avaliar a impacto dessas ameaças sobre a espécie. Nós encontramos que a temperatura anual média, sazonalidade da precipitação, precipitação do trimestre mais seco e produtividade primária líquida foram as variáveis mais importantes na determinação da distribuição de A. marginatus. Nosso modelo previu uma ocorrência altamente irregular em uma área de 303.658,2 km2 (29% de sua extensão de ocorrência). Cinquenta e seis por cento de sua AOO encontra-se em áreas atualmente desprotegidas. Além disso, 18% e 24% de sua AOO foram impactadas pelo desmatamento (1988-2007) e fogo (2021), respectivamente. Finalmente, com base em uma projeção de desmatamento futuro, também estimamos que a AOO atual da espécie pode perder 67% da floresta até 2050. Nossos resultados destacam que uma grande parte das florestas primárias e bem desenvolvidas habitadas por A. marginatus pode desaparecer, comprometendo assim a persistência desta espécie no longo prazo.

  • FABRICIO OTAVIO DO NASCIMENTO PEREIRA
  • COMPOSIÇÃO DA ASSEMBLEIA DE ANUROS EM ÁREA DE MANEJO FLORESTAL NA AMAZÔNIA ORIENTAL

  • Data: 31/05/2022
  • Mostrar Resumo
  • A redução da biodiversidade tem despertado esforços de ecólogos, conservacionistas e da sociedade em geral para entender os efeitos das atividades econômicas sobre suas perdas. Este estudo avalia o efeito do manejo florestal de impacto reduzido, atividade econômica vista como aliada a conservação da Biodiversidade, sobre a composição da assembleia de anuros e os efeitos dos ambientes criados pelo manejo e do tempo pós exploração na assembleia de anuros. Para tanto, foram analisados os efeitos do tipo de fitofisionomia, e tempo de exploração do manejo florestal. O estudo foi desenvolvido na Amazônia Paraense, na unidade de manejo da Fazenda Uberlândia, município de Portel. A coleta de dados em campo ocorreu em meados do período com maior intensidade de chuvas (fevereiro a março de 2021), com amostragem em 84 transectos lineares (25m), no mínimo 500 m distantes entre si. O tempo transcorrido desde a exploração florestal foi de um a seis anos, e de dezessete anos. Analisamos quatro tipos de ambiente, que se formaram em decorrência da exploração, pátio, estrada secundária, ramal de arraste e mata. Em cada transecto foram coletadas quatro variáveis ambientais com o intuito de descrever as características estruturais de cada um dos ambientes: altura média da serapilheira, temperatura, umidade e quantidade de luz. Primeiramente fizemos um teste de autocorrelação espacial de utilizando o índice I de Moran. Analisamos os dados a partir de uma nMDS e com os scores do primeiro eixo gerados pela nMDS, realizamos uma ANOVA vs. tipo de ambiente do manejo, também fizemos um teste de Tukey a posteriori, para exemplificar em quais ambientes estavam as diferenças significativas. Além disso, fizemos outra ANOVA para verificar diferenças significativas na riqueza de espécies entre os ambientes. Os impactos da exploração, resultaram em modificações na paisagem, transformando áreas de florestas em um mosaico de habitats modificados e ricos em poças artificias. Nossos resultados indicam que as espécies que utilizam corpos de água lóticos dominaram nos ambientes de pátio e estradas secundárias onde existe maior depósito de água. Esse processo pode ser benéfico para a assembleia no curto prazo, tendo em vista que os primeiros anos apresentam os efeitos mais significativos do manejo, mas esse resultado pode ter um efeito homogeneizador, tornando a composição da fauna que a princípio era rica em especialistas florestais, em espécies mais adaptadas a ambientes mais abertos e assim diminuindo a diversidade funcional local

  • MAIARA DOS SANTOS RODRIGUES
  • LACUNAS E TENDÊNCIAS EM ESTUDOS DE DIVERSIDADE GENÉTICA DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS

  • Data: 30/05/2022
  • Mostrar Resumo
  • A diversidade genética tem uma forte contribuição na conservação das espécies
    vegetais, esses estudos auxiliam na criação de estratégias eficazes, priorizando a
    manutenção da diversidade da espécie. Um levantamento de trabalhos já realizados
    sobre diversidade genética de espécies vegetais da Amazônia, através de uma
    cienciometria também pode auxiliar nos processos de conservação das populações
    nativas, pois pode auxiliar os pesquisadores em suas tomadas de decisões. Portanto, foi
    realizada uma análise cienciométrica sobre diversidade genética intraespecífica de
    espécies vegetais nativas da Amazônia. Para obtenção dos dados foi realizado um
    levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos Capes, a pesquisa foi limitada
    apenas por tópicos em um intervalo de tempo de 1990 a 2020. Com os resultados foi
    possível observar que os Marcadores moleculares foram os mais frequentemente
    utilizados para acessar a diversidade genética, sendo empregados em 222 publicações
    (89,15%). Em 2017 os maiores números de publicações foram encontrados, sendo 25
    artigos (11,26% do total de artigos), seguido de 2015 com 17 (7,65% do total de
    artigos). O ano de 2008 apresentou uma maior tendência no número de publicações se
    comparado ao número total de artigos publicadas no ISI, seguido do ano de 2003. Os
    artigos encontrados estão distribuídos em 72 periódicos diferentes. O periódico Genetics
    and Molecular Research apresentou o maior número de publicações encontradas, com
    21 trabalhos (9,45% do total de artigos), seguido das revistas Genetic Resources and
    Crop Evolution, com 13 artigos (5,85% do total de artigos). Dentro do número total de
    artigos, foram encontrados dados para 74 espécies distribuídas em 36 famílias
    botânicas, a família estudada em um maior número de artigos foi a Malvaceae, em 44
    publicações (19,81% do total de artigos), seguido das famílias Euphorbiaceae, em 34
    publicações (15,31% do total de artigos). O número de trabalhos encontrados estudando
    as diferentes famílias, não representam a variedade de espécies analisadas dentro delas.
    A família que teve o maior número de espécies estudadas foi a Arecaceae, com 16
    espécies (21,62%), seguido das famílias Fabaceae, com 11 espécies (14,86%). A análise
    de diversidade genética com Theobroma cacao foi realizada em 35 publicações (15,76%
    do total de artigos), sendo a espécie mais estudada, seguido de Manihot esculenta, na
    qual foi analisada em 23 publicações (10,36% do total de artigos). O T. cacao foi a
    espécie estudada que teve uma maior amplitude de diferentes populações coletadas pelo
    mundo (29 países). O DNA nuclear foi o mais estudado, sendo analisado em 211
    publicações (95,04% do total de artigos). O marcador mais usado foi o SSR, em 122
    publicações (54,95% do total de artigos), seguido do marcador SNP, em 35 publicações
    (15,76% do total de artigos). Os estudos que tinham por finalidade geral fornecer
    subsídios para a conservação da espécie estudada, foram os mais encontrados, em 99
    publicações (44,59% do total de artigos). Seguido dos que tinham por finalidade
    fornecer subsídios para o melhoramento, sendo encontrados em 59 publicações,
    (26,57% do total de artigos).

  • MARIA JOSÉ TAVARES DE OLIVEIRA
  • Distribuição de Microplásticos na Coluna da Água de Reservatórios da Amazônia Brasileira: aspectos sazonais e espaciais

  • Data: 29/04/2022
  • Mostrar Resumo
  • A ocorrência e poluição de microplásticos tem causado grande preocupação ao redor do mundo, devido aos impactos ambientais causados por tais poluentes. As pesquisas sobre estas partículas plásticas em água doce estão aumentando, no entanto ainda existem poucos estudos sobre a distribuição nas águas de reservatórios. Neste estudo, investigamos a presença, abundância e características dos microplásticos na coluna de água em quatro reservatórios de hidrelétricas na região Amazônica brasileira durante o período de menor pluviosidade. O nosso desenho amostral selecionou reservatórios das usinas hidrelétricas da Amazônia, localizadas em distintas sub-bacias hidrográficas (Samuel no rio Madeira, Curuá-Una no Tapajós, Tucuruí em Tocantins-Araguaia e Belo Monte no rio Xingu). Foram coletadas um total de 47 amostras de águas nos três compartimentos do sistema: a montante, jusante e dentro do reservatório. A abundância de microplásticos atingiu média de 120,5 – 892,3 partículas/m³ nos compartimentos analisados. Os microplásticos foram dominados por fragmentos (56 %) e fibras (39%), com predominância dos tamanhos menores do que 200 µm. A cores azul (24,19%), transparente (22,73%), preto (22,07%) e vermelho (12,88%) ocuparam a maior porcentagem em todas as amostras. Houve diferença significativa na abundância média de microplásticos nos reservatórios Samuel e Belo Monte, onde os compartimentos jusante e montante, respectivamente, apresentaram as maiores abundâncias e dentro do reservatório, a menor abundância.  No geral, foi encontrado maiores abundâncias a montante dos reservatórios, o que pode ter uma importante contribuição potencial para a poluição por microplásticos dentro dos reservatórios e um potencial sumidouro de microplásticos em sistemas de água doce.

  • BIANCA CRISTINA CIRINO SARAIVA
  • Caracterização da Distribuição de Microplásticos em Reservatórios da Amazônia

  • Data: 27/04/2022
  • Mostrar Resumo
  • A ocorrência e poluição de microplásticos tem causado grande preocupação ao redor do mundo, devido aos impactos ambientais causados por tais poluentes. As pesquisas sobre estas partículas plásticas em água doce estão aumentando, no entanto ainda existem poucos estudos sobre a distribuição nas águas de reservatórios. Neste estudo, investigamos a presença, abundância e características dos microplásticos na coluna de água em quatro reservatórios de hidrelétricas na região Amazônica brasileira durante o período de menor pluviosidade. O nosso desenho amostral selecionou reservatórios das usinas hidrelétricas da Amazônia, localizadas em distintas sub-bacias hidrográficas (Samuel no rio Madeira, Curuá-Una no Tapajós, Tucuruí em Tocantins-Araguaia e Belo Monte no rio Xingu). Foram coletadas um total de 47 amostras de águas nos três compartimentos do sistema: a montante, jusante e dentro do reservatório. A abundância de microplásticos atingiu média de 120,5 – 892,3 partículas/m³ nos compartimentos analisados. Os microplásticos foram dominados por fragmentos (56 %) e fibras (39%), com predominância dos tamanhos menores do que 200 µm. A cores azul (24,19%), transparente (22,73%), preto (22,07%) e vermelho (12,88%) ocuparam a maior porcentagem em todas as amostras. Houve diferença significativa na abundância média de microplásticos nos reservatórios Samuel e Belo Monte, onde os compartimentos jusante e montante, respectivamente, apresentaram as maiores abundâncias e dentro do reservatório, a menor abundância.  No geral, foi encontrado maiores abundâncias a montante dos reservatórios, o que pode ter uma importante contribuição potencial para a poluição por microplásticos dentro dos reservatórios e um potencial sumidouro de microplásticos em sistemas de água doce.

  • SUZANA LIGOSKI ZEFERINO
  • MODELOS LINEARES GENERALIZADOS NA PREDIÇÃO DO TAMANHO DE CLAREIRAS DE EXPLORAÇÃO FLORESTAL PLANEJADA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

  • Data: 25/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • Mesmo com o uso de todas as medidas do manejo florestal, com base nas legislações e normas técnicas vigentes, a floresta tropical sofrerá efeitos da exploração florestal de impacto reduzido, os quais são vistos diretamente nas áreas de exploração efetiva por meio de clareiras, estradas, pátios de estocagem, e de forma indireta na morte de indivíduos adjacentes as áreas de exploração. Neste estudo procuramos avaliar os efeitos do manejo florestal em áreas de Floresta Ombrófila Densa (FOM), Floresta Ombrófila Densa Periodicamente Alagada (FOMPA) e Floresta Ombrófila Aberta com Cipós (FOAC) na região leste do Pará, por meio da avaliação de danos ocasionados pela exploração florestal às árvores remanescentes próximas as clareiras e da relação entre o tamanho das clareiras com as variáveis diâmetro a altura do peito (DAP), altura comercial, e tipo de fitofisionomia; e também a predição do tamanho das clareiras formadas pela exploração florestal. Foram comparados entre as florestas, os danos nas árvores remanescentes próxima as clareiras e ajustados modelos de equação para predizer o tamanho das clareiras a partir de variáveis dendrométricas e fitofisionomia. Foram utilizados dados obtidos em 653 clareiras numa Unidade de Produção Anual n.14 (UPA 14), pertencente a área de manejo da fazenda Uberlândia, administrada pela empresa LN Guerra LTDA. Utilizamos informações do número de danos provocados nas árvores remanescentes na área das clareiras, os quais foram categorizados em danos leves, moderados e irreversíveis, e informações quanto as dimensões das clareiras, por meio do diâmetro maior e menor da clareira. Adicional há estes dados, utilizamos o inventário florestal 100% e dados de monitoramento da UPA-14. Realizamos análises exploratórias e posteriormente aplicados métodos de Modelagem Linear Generalizada (GLM) com a utilização das famílias Gaussiana, Gamma e Gaussiana Inversa, com as funções de ligação e transformação das variáveis utilizadas para a predição da área de clareiras com as variáveis DAP, Altura comercial, volume e tipo de fitofisionomia. Das 653 clareiras analisadas, 171 estavam em FOM, 165 em FOMPA, e 317 em FOAC. As clareiras em geral oscilaram entre 27,65 a 548,46 m² (115,98 ± 69,07). Dos 15 modelos ajustados, apenas 6 apresentaram significância estatística ao nível 5%, dentre estes o modelo M12 foi o que melhor se ajustou ao banco de dados, apresentando um dos menores valores de critério de informação de Akaike (AIC) e critério de informação Bayesiano (BIC) e melhor distribuição dos resíduos aleatorizados. Os resultados demonstram a necessidade de uso de prerrogativas no manejo florestal que levem em consideração o tipo de fitofisionomia. A predição de tamanhos de clareiras demonstrou ser de suma importância para uma melhor conservação da floresta e, consequentemente, aprimoramento de técnicas de impactos reduzidos no manejo florestal.

  • DHYENE RAYNE DOS SANTOS BECKER
  • ALTERAÇÕES MORFOANATÔMICAS E BIOQUÍMICAS DURANTE A MATURAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES NATIVAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA


  • Data: 25/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • Dentre as diversas famílias botânicas existentes na região Amazônica, destacam-se a família
    Moraceae e Lauraceae, que são compostas de algumas espécies nativas de grande valor
    econômico e social como é o caso da Bagassa guianensis e Dicypellium caryophyllaceum.
    Entretanto, poucos são os estudos relacionados a essas espécies, principalmente, sobre maturação,
    morfologia, anatomia e bioquímica. Neste contexto, esse estudo tem como objetivo caracterizar as
    estruturas morfológicas e anatômicas, além da constituição bioquímica presente nas sementes de
    Bagassa guianensis e Dicypellium caryophyllaceum em diferentes estágios de maturação. No
    estudo foram analisados biometria, coloração e aspectos bioquímicos durante a maturação dos
    frutos. Para os frutos de B. guianensis foram caracterizados 4 estádios de desenvolvimento das
    sementes e para os frutos de D. caryophyllaceum foram caracterizados 2 estádios de
    desenvolvimento das sementes com base nas características morfológicas, com a coloração dos
    frutos associados a biometria de frutos e sementes, teor de umidade das sementes e teores de
    reservas. As sementes de B. guianensis foram consideradas como oleaginosas com um conteúdo
    de 34% de lipídios. As sementes obtidas de frutos com coloração com pigmentação aparente
    verde, apresentavam-se com embrião totalmente formados, e apesar dos menores valores
    biométricos, os teores de proteínas e açucares foram observados em grandes quantidades nesse
    estádio de desenvolvimento das sementes. A análise de composição bioquímica da semente
    madura de D. caryophyllaceum demonstrou que os lipídios são uma das principais reservas que
    compõe as sementes com um conteúdo de 19%, sendo a semente classificada como oleaginosa,
    devido à sua maior proporção de extrato etéreo e os maiores valores de aminoácidos e amido
    foram observados no fruto maduro, representado pelo estádio II. Entender os processos
    fisiológicos de maturação e características bioquímicas das espécies florestais nativas facilitará a
    escolha de melhor época para colheita, conservação de germoplasma, desenvolvimento da espécie
    e produção de mudas.

  • DELZIANE ARAUJO BEZERRA
  • ASPECTOS MORFOLÓGICOS E BIOQUÍMICOS DE SEMENTES E PLÂNTULAS DE FABÁCEAS NATIVAS DA AMAZÔNIA

  • Data: 24/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • As principais reservas existentes nas sementes, que são utilizadas durante o processo de germinação e
    desenvolvimento das plântulas, são carboidratos, proteínas e lipídios, sendo estes de suma
    importância para o estabelecimento e desenvolvimento da planta. Estudos que caracterizem essas
    reservas em espécies florestais da Amazônia são escassos, diante disto o objetivo deste trabalho foi
    descrever a morfologia de sementes e plântulas, identificar o tipo de germinação e quantificar o
    conteúdo das reservas presente nas sementes e cotilédones durante o processo germinativo de duas
    espécies de Fabaceae nativas da Amazônia. As sementes de D. odorata e V. americana foram
    coletadas em fragmentos de florestas e áreas de pastagens no município de Vitoria do Xingu; após
    coleta, foi realizado beneficiamento, biometria e pesagem. Foram colocadas para germinar em casa
    de vegetação em sacos plásticos. Avaliou-se o tipo de germinação, morfologia das sementes e
    plântulas. Para descrição morfológica das sementes foram descritos: dimensões, forma, cor e textura.
    Na descrição das plântulas foram considerados apenas plantas normais, sendo descritas em fases
    sequenciais de desenvolvimento. Foi realizado as análises bioquímicas da semente quiescente e dos
    cotilédones em cada fase de desenvolvimento pós-seminal, sendo quantificados açúcares solúveis
    totais, açúcares redutores, amido, aminoácidos totais, proteínas solúveis, fracionamento de proteínas
    e lipídios. De acordo com os resultados obtidos as duas espécies estudadas têm como principal
    reserva os lipídios, e os carboidratos solúveis totais ou de reservas como segunda principal fonte
    energética. As proteínas solúveis e de reserva e aminoácidos presentes nas sementes foram baixos.
    As plantas utilizaram estratégias diferentes de germinação e mobilização de reservas em D. odorata
    foi observado o consumo das reservas até a formação da plântula e abscisão dos cotilédones, em V.
    americana quando as plântulas estavam completamente formadas, as reservas tendiam a aumentar
    novamente, possivelmente pelo acúmulo de reservas oriundas da fotossíntese nos cotilédones que não
    se desprendem da planta. Apesar das espécies pertencerem a mesma família botânicas, elas
    apresentam características bem distintas em relação a composição da semente, germinação,
    desenvolvimento da plântula e mobilização de reservas.

2021
Descrição
  • TALISSA PIO DE MATOS
  • Caminhos para a diminuição de déficits de conhecimento sobre a decomposição em ambientes aquáticos e a taxonomia de adultos de Trichoptera

  • Data: 30/04/2021
  • Mostrar Resumo
  • O objetivo geral da dissertação foi analisar e preencher déficits de conhecimento sobre a
    decomposição de matéria orgânica em ambientes aquáticos e a distribuição de
    Trichoptera. No capítulo 1 foi realizada uma análise cienciométrica de publicações entre
    os anos de 1983 a 2019 sobre a decomposição de matéria orgânica em ambientes
    aquáticos da América do Sul. O número de publicações a respeito do tema aumentou
    sobretudo na última década, com destaque para estudos que avaliam os efeitos de
    atividades antrópicas sobre a decomposição. A distribuição desses estudos entre os países
    mostrou-se desigual, além da falta de conhecimento sobre determinados pontos como o
    efeito de impactos antrópicos como as mudanças climáticas, por exemplo e a falta de
    estudos em outros biomas além da Mata Atlântica. Essa falta de conhecimento dificulta a
    compreensão de como funciona o processo de decomposição como um todo. No capítulo
    2 foram realizados dois experimentos em microcosmos a fim de testar o efeito da
    introdução de espécies exóticas frutíferas na vegetação ripária sobre a decomposição
    foliar em ambientes aquáticos da Amazônia. A decomposição microbiana foi similar em
    espécies nativas e exóticas, mas a decomposição total e por fragmentadores foi maior em
    folhas nativas. A morte de fragmentadores ocorreu apenas nos tratamentos com espécies
    exóticas. Assim, o efeito de plantas exóticas sobre a decomposição pode variar
    dependendo das características das espécies exóticas introduzidas. No capítulo 3 foi
    realizada uma checklist de espécies de Trichoptera para o estado do Pará. A checklist foi
    baseada em dados da literatura e das coletas realizadas nos três municípios do Pará,
    Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu. O estudo aumentou em 12 o número de
    espécies para o estado, sendo dois novos registros e dez espécies novas. Dentre estas, há
    uma nova espécie de Xiphocentron (Antillotrichia) sp., sendo o primeiro registro da
    família Xiphocentronidae no estado. Dessa forma esse estudo amplia o conhecimento de
    Trichoptera para 28 gêneros, 11 famílias e 98 espécies no estado do Pará.

  • MYCKEY KENZY E SILVA GONÇALVES
  • RETENÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ÁREAS INUNDADAS DA AMAZÔNIA

  • Data: 29/03/2021
  • Mostrar Resumo
  • A poluição dos ecossistemas aquáticos por resíduos sólidos está se tornando rapidamente um dos maiores desafios ecológicos do mundo, causando diversas interações letais à habitats e espécies, além de prejuízos no que se refere a serviços ecossistêmicos e implicações para o bem-estar humano. Entretanto, a maioria das informações sobre esse tipo de poluição vem de pesquisas realizadas em praias e costas oceânicas, já ambientes de água doce e estuarinos permanecem menos estudados. No entanto, dados sugerem que esses sistemas funcionam como sumidouro para resíduos sólidos e são a principal forma veiculação desses para os oceanos. O plástico é o principal componente dos resíduos presente nos oceanos, devido sua alta produção e uso em produtos descartáveis, gerando danos como enredamento e ingestão de detritos plásticos que representam riscos a diversos táxons. Dada a sua posição intermediária entre os ambientes terrestre e marinho, os sistemas estuarinos são especialmente vulneráveis à poluição humana. Os estuários da região amazônica possuem uma série de características únicas, como uma paisagem heterogênea intercalando uma faixa de florestas alagadas pelas marés com bancos de areia e praias. No presente estudo, fornecemos os primeiros dados qualitativos e quantitativos sobre a retenção de resíduos solidos em um estuário amazônico, comparando áreas cobertas por vegetação com áreas de areia. Ao todo, foram coletados 12.003 itens, com densidade média ± DP de 1,69 ± 2,16 itens / m2 e peso médio de 78,08 ± 93,11 g / m2. O plástico foi o principal tipo de material (80,97% dos itens) encontrado nas amostras. O maior número de itens foi encontrado nas florestas inundadas pelas marés (73,11%), o que indica que essas áreas são as mais afetadas pela poluição do plástico. Os resultados do presente estudo fornecem informações importantes para o planejamento de pesquisas futuras e a implementação de políticas públicas eficazes para a conservação e gestão desses importantes ecossistemas.

  • FABIO JOSE TORRES DE BARROS
  • Análise Espermática de Hypancistrus sp. (SILURIFORMES, LORICARIDAE) do rio Xingu, Pará, Brasil

  • Data: 25/03/2021
  • Mostrar Resumo
  • Hypancistrus sp., conhecido como acari-pão, é uma espécie de pequeno porte da família Loricariidae, endêmico da bacia amazônica, de baixa mobilidade geográfica, com suas populações restringidas a pequenos ecossistemas locais. A espécie habita biótopos de pedrais caracterizados como micro-habitats heterogêneos e os utiliza como locais para proteção e reprodução. Sua grande variedade de cores e características morfológicas trazem implicações para sua classificação taxonômica e são atrativos para a aquariofilia, o que, entre outros fatores, o caracteriza como peixe ornamental. Neste trabalho, foram realizados dois experimentos, o primeiro foi a caracterização seminal da espécie e o segundo avaliou os efeitos da indução hormonal na qualidade seminal. Para o primeiro experimento, foram usados 42 machos divididos em três grupos com 14 animais cada. Os grupos foram extrusados em meses diferentes e reextrusados seis meses depois. Os parâmetros espermáticos avaliados foram: percentual de motilidade, duração, vigor, concentração, integridade de membrana plasmática, morfologia normal e anormal dos espermatozoides, morfometria, densidade, volume relativo, volume total de sêmen coletado e produção espermática. A variância entre as extrusões e reextrusões dos espécimes também foi avaliada. Hypancistrus sp. apresentou volume seminal total de 25,75 ± 19,97 μL, motilidade espermática de 86,40 ± 9,32%, vigor de 2,75 ± 0,58, duração da motilidade de 5,45 ± 1,81 minutos, integridade de membrana de 82,59 ± 21,00%, concentração de 0,73 ± 0,54x106 SPTZ.mL-1, percentual de espermatozoides com morfologia normal de 85,31 ± 7,50%, percentual de espermatozoides com morfologia anormal de 14,69 ± 7,50%, volume relativo 0,94 ± 0,80 μg de reprodutor-1, produção espermática 0,00025 ± 0,00028×108 SPTZ.macho-1 e densidade 1,25 mg.μL-1. No segundo experimento foram usados 40 espécimes, avaliando a influência da ação hormonal artificial pela indução de uma única aplicação intramuscular de Gonadorelina (Profetil@), em três grupos distintos, obedecendo as seguintes concentrações 60, 100 e 120 μL.Kg-1, frente ao controle negativo (C-), sem indução hormonal e ao controle positivo (C+), animais induzidos com Extrato Bruto de Hipófise de Carpa (EBHC), a 3 mg.Kg-1. Em todos os animais induzidos, o sêmen foi coletado após 250° horas grau da injeção intramuscular. Os peixes induzidos com 60 μg.kg-1 produziram maior volume de sêmen (15,72 ± 8,34 μl), maior concentração espermática 1,40x106 SPTZ.mL-1, e consequentemente maior produção de espermatozoides 2,80x106 SPTZ.macho-1, em relação ao controle negativo (P < 0,05), porém estatisticamente igual ao controle positivo. O hormônio Gonadorelina (Profetil@) não afetou o percentual de motilidade, a duração da motilidade, vigor espermático e integridade de membrana em relação ao controle negativo e demais concentrações de Gonadorelina (Profetil@). Considerando o percentual de resposta de peixes induzidos e a similaridade nas características espermáticas comparadas aos controles e outras doses de Gonadorelina (Profetil@), a dosagem indicada para melhorar a qualidade seminal de Hypancistrus sp. é de 60 μg.kg-1, e este pode ser usado como substituto para o EBHC.

2020
Descrição
  • KAROLINA MOTTA DE CAMPOS
  • Vouacapoua americana Aubl. (Fabaceae): PARÂMETROS MORFOLÓGICOS E AMBIENTAIS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS

  • Data: 15/05/2020
  • Mostrar Resumo
  • V. americana, é uma espécie nativa da Amazônia ameaçada de extinção. Assim, estudos relacionados a sua propagação mostram-se como estratégias de conservação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a relação dos parâmetros morfológicos e ambientais no desenvolvimento de mudas. As sementes foram coletadas em Vitória do Xingu - Pará, em seguida, foi mensurado: biometria e taxa de predação de 400 sementes. Essas foram semeadas e acondicionadas em viveiro. Após 30 dias, foi computado a porcentagem de emergência, tempo médio (TM) e indice de velocidade para emergência (IVE). Para analisar o desenvolvimento em viveiro, foi avaliado: a altura da parte aérea; diâmetro do coleto; número de folhas e folíolos; área foliar, clorofila a e b. Para analisar o desenvolvimento em campo, 180 mudas foram transplantadas em áreas com diferentes níveis de radiação e abertura do dossel, sendo a distribuição homogênea com relação ao peso das sementes. Após 60 e 180 foi avaliado a sobrevivência, rebrota e taxas de crescimento relativo (TCR) dos mesmos parâmetros avaliados em viveiro, exceto pela área foliar. As análises estatitiscas foram realizadas no ambiente R. Suas sementes apresentaram baixa emergência (46,5%) e variabilidade biométricas, principalmente o peso (25% CV), sendo que, sementes mais pesadas aumentam a probabilidade de emergência. Foi observado elevada taxa de predação (32,25%), porém, os danos não incapacitaram a emergência. O peso das sementes influência o indice de área foliar apenas nos primeiros dias após emergência (60 dias). Em campo as mudas apresentaram alta porcentagem de sobrevivência (86,33 a 88,33%) e boa capacidade de rebrota (28,33 a 30%). Existe uma baixa relação (6,06%) entre irradiância e TCR de número de foliolos e clorofila, onde locais com maior irradiância ocorre incremento, porém, as mudas também se desenvolveram em áreas sombreadas, mostrando plasticidade nos níveis de irradiância e abertura do dossel avaliadas.

  • PEDRO TARCIO SOUZA ROCHA
  •  

    Espectro de tamanho como potencial indicador dos efeitos de barragens na ictiofauna


  • Data: 29/04/2020
  • Mostrar Resumo
  • As usinas hidrelétricas são bastante conhecidas por serem um dos principais causadores de impactos nos rios do mundo. Assim como em outras regiões, a construção destes empreendimentos ameaça toda a fauna aquática na Amazônia, com potenciais efeitos nas estruturas das comunidades de peixes. Desta forma, é necessário propor métricas biológicas que sejam efetivamente capazes de detectar alterações na integridade da ictiofauna. Neste estudo se utilizou o espectro de tamanho, como métrica biológica para averiguar as possíveis modificações das assembleias de peixes do rio Xingu antes e após a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A coleta dos dados foi realizada em quatro setores no trecho do rio Xingu influenciado pela UHE de Belo Monte entre janeiro de 2013 a outubro de 2018, compreendendo três anos de coleta antes e três após o barramento do rio. Houve redução da abundância das classes de tamanho entre 15 e 20 cm para a maioria dos setores com a exceção ao reservatório onde teve um aumento na sua abundância, sendo justificado pelo aumento populacional das espécies da família Hemiodontidae. Os espectros de tamanho calculados para cada setor e ano apresentaram um coeficiente b variando entre -2,10 e -1,98, mas não foi possível detectar para nenhum setor diferenças significativas desta métrica entre as fases de pré e pós-barramento. Quando testada a relação entre o coeficiente b dos espectros de tamanho e a vazão do rio em cada setor monitorado, apenas para o trecho de vazão reduzida a jusante da barragem se observou uma tendência significativa. Estes resultados, mesmo preliminares (i.e., apenas três anos de amostragem após a construção da barragem), sugerem que o espectro de tamanho seja uma métrica a ser adotada em programas de monitoramento para avaliar as potenciais alterações na biota aquática.

  • JOSE FARIAS COSTA
  • FIXAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE CARBONO NAS FLORESTAS DO MÉDIO XINGU-AMAZÔNIA ORIENTAL"

  • Data: 31/03/2020
  • Mostrar Resumo
  • As florestas tropicais funcionam como os maiores sumidouros de dióxido de carbono, mas podem se tornar também as maiores fontes desse elemento para a atmosfera através da degradação florestal. Por isso, os estudos sobre a quantificação e distribuição espacial do carbono estocado, assim como o potencial de absorção de carbono pelas florestas são de grande importância no âmbito das mudanças climáticas. Nesse contexto, realizamos este estudo com o objetivo de avaliar a distribuição espacial e a dinâmica do carbono, em parcelas de florestas no Médio Xingu. Estimamos a biomassa das árvores com DAP igual ou superior a 10 cm, através de equação alométrica utilizando dados de inventário florestal (realizado utilizando módulos RAPELD, com 42 parcelas de 1 ha), na região de influência do rio Xingu – Amazônia Oriental. Avaliamos a dinâmica da vegetação e do estoque de carbono nos anos 2012, 2014 e 2016, assim como a influência espaço temporal no ganho de carbono. O incremento periódico anual em carbono foi de 2,5 ton ha-1 entre 2012 e 2014 e 1,84 ton ha-1 entre 2014 e 2016. A biomassa da vegetação apresentou forte influência da abundância de espécies de diâmetros inferiores. Identificamos que a floresta não se demonstrou estável, funcionando como sumidouro de carbono, com os incrementos superando as emissões, embora no período 2014 a 2016 a taxa de mortalidade tenha sido bem superior à de recrutamento. Além disso, o efeito temporal demonstrou-se mais importante no ganho de carbono que o efeito espacial.

  • BRENDA TAYNA SOUSA DA SILVA
  • Caracterização química e avaliação de atividade biológica de Mimosa setosa Benth var. Paludosa

  • Data: 26/03/2020
  • Mostrar Resumo
  • As plantas possuem defesas químicas conhecidas como metabólitos secundários que podem interferir em outros organismos e serem utilizados de diversas maneiras. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial fitotóxico. citotóxico, genotóxico, antioxidante, fotoprotetor e os teores de fenólicos totais e flavonóides de Mimosa setosa Benth, através de extratos fracionados de suas folhas e extrato bruto de suas raízes, avaliando se os mesmos apresentam substâncias químicas que interferem no desenvolvimento e no índice mitótico da espécie alvo, além de avaliar se as sínteses destas substâncias modificam conforme a sazonalidade. A metodologia utilizada será a produção de extratos das folhas com solventes de diferentes polaridades nas concentrações de 2,5%, 5%, 7,5% e 10%. Para a determinação do potencial alelopático foi realizado um bioensaio de germinação e crescimento e avaliou a biomassa seca e fresca das plântulas. Para   o bioensaio de citotoxicidade e genotoxicidade foram utilizados a parte meristemáticas das raízes de bulbos de cebolas submetidos aos extratos, em que avaliou o índice mitótico e o número de aberrações nas células da cebola.  As atividades antioxidantes foram realizadas pelas técnicas de sequestro do radical livre DPPH e ABTS e atividade fotoprotetora foram realizadas através da absorbância dos extratos nas radiações UVA e UVB em um comprimento de onda de    0 a  420 nm, os teores totais de flavonoides e fenólicos foram quantificado por analises colorimétricas e com leitura em espectrofotômetro, através do método de cromatografia em camada delgada observou as principais classes presentes em M.setosa, foram utilizados testes como ANOVA e TUKEY 5% de probabilidade, quando os dados atenderam os pressupostos de homogeneidade e homocedasticidade e quando não atenderam utilizou-se o teste de KRUSKAL-WALLIS e Skot-Knott ou as análises de multivariância, PCoA, PERMANOVA e PERMIDISP.  Os resultados evidenciaram que M. setosa possui um alto poder fitotóxico, pois interferiu no crescimento e na germinação  das plantas alvos e isso foi corroborado pelo bioensaio de citotoxicidade e genotoxicidade pois  as frações ativas selecionadas diminuiu o índice mitótico e ocasionou aberrações cromossômicas e celulares.   A mesma demonstrou um alto poder antioxidantes e altos teores de flavonoides e fenólicos totais, porém não apresentou capacidade fotoprotetora. Esses resultados demonstram que M. setosa    possui compostos bioativos com ótimos desempenhos e com estudos mais aprofundados e a elucidação dos compostos que a mesma apresenta poderá ser utilizada como um bioherbicida.

  • HILDEGARD DE HOLANDA SILVA
  • Níveis de Mercúrio em Peixes do rio Xingu de Ambientes sob a Influência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Amazônia, Brasil

  • Data: 04/03/2020
  • Mostrar Resumo
  • As usinas hidrelétricas são amplamente conhecidas por seus danos ambientais. Essas obras podem provocar um aumento nos níveis de mercúrio (Hg) nos rios amazônicos, em razão das profundas mudanças que elas podem ocasionar no funcionamento desses sistemas aquáticos. Nosso estudo examinou os teores de Hg na água, sedimento e tecidos de duas espécies de peixes do rio Xingu, em oito pontos de coletas (P1 a P8) afetados pela Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte (Pará, Brasil). As maiores concentrações de Hg no sedimento foram registradas em locais dentro do reservatório, enquanto que as menores foram encontradas a jusante da hidrelétrica. C. melaniae (espécie piscívora) apresentou as maiores concentrações de Hg nos tecidos em comparação com B. xanthellus (espécie detritívora). Ambas as espécies apresentaram a mesma ordem de concentração de Hg nos tecidos: fígado > músculo > brânquia. Em C. melaniae as concentrações de Hg nos três tecidos examinados aumentaram  proporcionalmente com o tamanho corporal. Em B. xanthellus houve uma tendência de declínio nas concentrações de Hg nas brânquias em relação ao comprimento total. O “efeito do represamento” do rio Xingu foi mais evidente em B. xanthellus, que apresentou as maiores concentrações de Hg no P2 (local situado no reservatório) em comparação com os outros locais de coletas. Em C. melaniae as concentrações de Hg nos tecidos não tiveram grandes variações entres os locais de coletas, em que somente as concentrações de Hg nas brânquias apresentaram diferenças entre os pontos P1 (ponto do rio a jusante do reservatório e fora da área de influência da UHE) e P3 (ponto localizado no trecho de vazão reduzida da barragem). As concentrações de Hg nos tecidos musculares das duas espécies investigadas se apresentaram dentro dos limites de segurança estabelecidos pela legislação brasileira, para consumo humano. Essa avaliação nos permitiu avaliar a quantidade de Hg nos peixes, água e sedimento do rio Xingu após a construção da UHE Belo Monte e comparar com demais rios impactados por hidrelétricas no mundo.

  • THAIS SOUSA MARTINS
  • DNA Barcode para rastrear o comércio de elasmobrânquios na região costeira amazônica

  • Data: 02/03/2020
  • Mostrar Resumo
  • RESUMO

     

    A cidade de Bragança tem na atividade pesqueira uma importante fonte de capital, é o terceiro maior porto de desembarque da região Norte, além de apresentar um comércio de pescado expressivo, como o da Feira Livre do município. O comércio neste local é realizado no Mercado e na Feirinha com uma grande riqueza de espécies sendo vendidas diariamente. E embora a comercialização de peixes seja uma importante fonte de renda, é difícil ter a magnitude do quanto e o que se é comercializado de fato. Este problema se torna mais evidente para as espécies vendidas em categoria ou sem seus caracteres corporais, práticas comuns no comércio das categorias cação e arraia. A comercialização dessas categorias é frequente na Feira Livre bragantina, o que se mostra preocupante, pois espécies com diferentes status de conservação estão sendo comercializadas em conjunto. Em consequência desses problemas é importante utilizar alternativas eficazes que possam ser aplicadas para uma identificação precisa dos táxons, como a da ferramenta do DNA Barcode que tem sido aplicada com sucesso para a identificação de peixes. O presente trabalho demonstrou a eficiência da ferramenta DNA Barcode para a identificação inequívoca das espécies de tubarão e arraia, sendo de extrema relevância para rastrear o comércio de espécies ameaçadas.

  • KAREN MONTEIRO MOY
  • EFEITO DAS MUDANÇAS AMBIENTAIS SOBRE AS COMUNIDADES DE GERROMORPHA (HETEROPTERA: HEMIPTERA) EM RIACHOS AMAZÔNICOS


     


  • Data: 28/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • As atividades de agricultura e pecuária tem se expandido nos últimos anos na Amazônia Brasileira, levando a modificações da paisagem e do uso constante da terra. Diversos usos da terra modificam as condições ambientais, ocasionando alterações significativas na biodiversidade aquática. Devido a este cenário, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das mudanças nas condições ambientais ao longo de um gradiente de diferentes usos da terra sobre a abundância, riqueza e composição de espécies de Gerromorpha em riachos da Amazônia brasileira. Testamos a hipótese de que as variáveis da estrutura do habitat local e da paisagem são melhores preditores do que as variáveis físico- químicas da água para a comunidade de Gerromorpha. Amostramos 45 riachos no município de Paragominas, estado do Pará, onde coletamos as comunidades de Gerromorpha e as variáveis ambientais (habitat local, paisagem e físico-químicas da água). Realizamos seleções de modelo específicos para cada métricas de diversidade (riqueza de espécies, composição de espécies e abundância de indivíduos) juntamente com cada conjunto de variáveis ambientais (habitat local, paisagem e físico-químicas da água). Posteriormente, realizamos a análise de redundância parcial com os dados de composição de espécies e abundância de indivíduos juntamente com o conjunto de variáveis preditores ambientais selecionadas para cada métrica de diversidade, assim como realizamos uma análise de regressão linear simples com os dados de riqueza de espécies com a variável preditora ambiental selecionada. Verificamos que para a riqueza e composição de espécies a variável preditora com maior poder de explicação foi a integridade ambiental, enquanto para a abundância de indivíduos a variável preditora de maior explicação foi a condutividade elétrica. As variáveis da estrutura do habitat, especialmente a integridade do habitat, foram as métricas mais importantes para a comunidade de Gerromorpha, possivelmente porque ela está relacionada a vegetação ciliar onde recursos como suas presas e abrigos são encontrados e com a qualidade ambiental do habitat. Contudo, destacamos que as mudanças em razão do uso da terra modificam as comunidades aquáticas, sendo necessário a implementação de medidas que venham manter e conservar a biodiversidade aquática.

  • PAULA DA CONCEICAO PRAXEDES SANTANA
  • "DNA BARCODE PARA AVALIAR A DIVERSIDADE DE PEIXES COMERCIALIZADA NO NORDESTE PARAENSE, AMAZÔNIA COSTEIRA"

  • Data: 28/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • RESUMO

     

    Na costa Norte do Brasil, Bragança é um importante centro de desembarque e comercialização de pesados. Os peixes que chegam nos portos da cidade são oriundos de pesarias realizada na costa Norte e áreas próximas a Bragança, boa parte deste pescado abastece o comercio local, na Feira Livre da cidade, onde são ofertadas diversas espécies ao longo do ano. Porém, a comercialização ocorre com o nome popular, o que não oferece precisão quanto à espécie comercializada e pode ocultar a diversidade real que é vendida. Portanto, o presente trabalho objetivou a identificação precisa das espécies de peixes comercializada na Feira Livre de Bragança, por meio da ferramenta Dna Barcode. Obteve se um total de 213 sequências, constituindo um banco de 500 pb, dentre as sequências foram recuperados 125 haplótipos. Destas foram discriminadas e delimitadas pelo ABGD e GMYC 88 espécies referente a 72 designações comercias, das quais 12 representam categorias. Registramos a primeira ocorrência de Hoplias missioneira na região Norte brasileira, uma possível nova espécie denominada Menticirrhus sp., comércio de espécies ameaçadas de extinção pela IUCN e de táxons que estavam ocultas por nomenclaturas de comercialização. No presente trabalho, a ferramenta DNA Barcode, mostrou-se extremamente eficiente na discriminação correta das espécies amostradas na Feira Livre de Bragança. Nossos resultados confirmam que nomes comuns e comerciais são imprecisos, subestimam a ictiodiversidade e que podem favorecer substituições e comércio de espécies ameaçadas e que apesar de termos uma normativa para estabelecer a relação de nomes comercias e especifico ela é incompleta e necessita de uma reformulação.

     

  • ANGELINO PEREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR
  • "DINÂMICA DE UMA FLORESTA SUBMETIDA À EXPLORAÇÃO MADEIREIRA NA AMAZÔNIA ORIENTAL"

  • Data: 27/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • Estudos de dinâmica realizados em florestas submetidas à extração madeireira são importantes para avaliar a sua sustentabilidade. Aqui, avaliamos a dinâmica de uma floresta submetida à exploração madeireira em uma unidade de manejo localizada no conjunto de glebas Mamuru-Arapiuns, nos municípios de Juruti e Santarém, no estado do Pará. Os dados que analisamos foram coletados em 12 parcelas permanentes de 50 x 50 m (2500 m2). Inventários florestais foram realizados em três ocasiões, no período pré-exploratório no ano de 2012 e nos anos de 2013 e 2015 pós-exploração. Foram medidas todas as árvores com Diâmetro à Altura do Peito (DAP) ≥ 10 cm sendo as mesmas avaliadas segundo as seguintes variáveis: forma de copa, iluminação da copa e presença de cipós. Constatamos diminuição significativa na densidade de árvores por hectare, assim como na área basal da floresta, revelando taxas de mortalidade superiores às taxas de recrutamento. Detectamos uma redução significativa no número de árvores em quase todas as classes diamétricas avaliadas. A comunidade florestal apresentou uma taxa de incremento diamétrico de 0,82 cm ano-1 no período estudado, com as variáveis forma de copa e iluminação da copa influenciando significativamente o crescimento em diâmetro das árvores, com as árvores de copa completa e também aquelas de copa totalmente expostas à iluminação tendo um crescimento superior que aquelas de copa incompleta e totalmente sombreadas respectivamente. Concluímos que a exploração madeireira na floresta analisada impactou sua dinâmica em um nível que levanta dúvidas sobre suas perspectivas de sustentabilidade.

  • LEONARDO MARIO SIQUEIRA MORAIS
  •  "INGESTÃO DE MICROPLÁSTICOS PELA ANÊMONA-DO-MAR BUNODOSOMA CANGICUM (HEXACORALLIA: ACTINIIDAE) NA COSTA AMAZÔNICA"

  • Data: 26/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • A poluição por resíduos plásticos se tornou um problema de proporções globais. Atualmente, estes contaminantes encontram-se amplamente difundido em todos os oceanos e costas do mundo, representando cerca de 80% dos detritos marinhos. A ingestão de partículas plásticas tem sido reconhecida como uma das maiores ameaças à biota marinha e o monitoramento da contaminação por plásticos é essencial para planejar medidas de mitigação e promover o gerenciamento adaptativo. Organismos que possam ser utilizados como biomonitores são estrategicamente relevantes neste processo. O presente estudo verificou a ingestão de microplásticos (< 5 mm) pela anêmona-do-mar Bunodosoma cangicum na costa amazônica, além de avaliar seu potencial como uma possível espécie biomonitora da contaminação por plásticos na região. As coletas ocorreram durante outubro de 2018, quando 90 espécimes (30 em cada uma das três localidades distribuídas ao longo do litoral do estado do Pará: São Caetano de Odivelas, ilha de Algodoal/Maiandeua e Salinópolis) foram amostrados aleatoriamente em afloramentos rochosos da zona entremarés. Os indivíduos foram medidos (diâmetro do disco do pedal, mm) e pesados (peso úmido, g). O conteúdo da cavidade gastrovascular foi extraído e analisado sob estereoscópio. Os microplásticos foram quantificados, classificados, medidos e fotografados. Uma amostra de cada tipo de plástico identificado foi submetida a análise de polímero através da Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR). Um total de 139 microplásticos e 2 de mesoplásticos foram identificados em 68 indivíduos (75,6% do total). Foram encontrados 1,6 ± 1,5 partículas plásticas por indivíduo. As fibras representaram cerca de 84% dos plásticos ingeridos, seguida por fragmentos (~ 12%) e tecidos (~ 4%). O diâmetro das partículas variou de 0,101 a 9,168 mm (média = 1,556 ± 1,231 mm). Uma correlação positiva fraca foi encontrada entre o peso das anêmonas-do-mar e o número de plásticos dentro da cavidade gastrovascular (p = 0,03) e entre o número de presas e a quantidade de plásticos dentro da cavidade gastrovascular (p < 0,001). Os principais polímeros identificados foram: Polietileno tereftalato (PET), polipropileno (PP), poliamida (PA), poliuretano (PU), polietileno (PE), acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS), poliestireno (PS) e Rayon. As anêmonas-do-mar ingeriram significativamente mais detritos plásticos nos locais de amostragem mais urbanizados e populosos. O presente estudo fornece a primeira evidência de contaminação de invertebrados marinhos por microplásticos na costa amazônica. Espécies abundantes como B. cangicum têm o potencial de monitorar os níveis de contaminação plástica na área. Nossos resultados corroboram esse potencial, pois o organismo apresentou uma alta taxa de ingestão de detritos e foi capaz de detectar contaminação por plásticos mesmo em uma área de proteção ambiental relativamente preservada.

  • ORLANDO DE FIGUEIREDO JUNIOR
  •  "CRESCIMENTO DE ESPÉCIES ARBÓREAS AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO EM ÁREAS DE RECOMPOSIÇÃO FLORESTAL"

  • Data: 17/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • No Brasil, existe uma grande lacuna de estudos relacionados às espécies nativas protegidas, desmotivando seu uso em plantios, e consequentemente, favorecendo mais ainda a redução da sua conservação. Nesse sentido, esta pesquisa teve como finalidade analisar os fatores bióticos e abióticos que influenciam no estabelecimento inicial, em plantio de enriquecimento, de cinco espécies florestais ameaçadas de extinção. As áreas de plantio estão localizadas em extensões cobertas por floresta secundária no município de Vitória do Xingu/PA. O perímetro total delineado para o enriquecimento com espécies correspondeu a 147,26 ha. Para avaliação das mudas foram instaladas 147 unidades amostrais de 800 m². O inventário de sobrevivência das espécies e medição da altura foi realizado 30 e 180 dias posteriores ao plantio. Foram avaliadas as condições fitossanitárias das mudas, vestígios de fauna, fertilidade do solo, estrato herbáceo e árvores adjacentes. Entre os principais resultados destacam-se: (i) C. odorata revelou-se com maior índice de mortalidade; (ii) A. leiocarpa foi a espécie que apresentou maior taxa de crescimento absoluto com diferença significativa em relação a B. excelsa; (iii) foi registrada maior mortalidade aos 30 dias do que na segunda avaliação (iv) a presença de animais dentro das parcelas teve influência na mortalidade das mudas; (v) a variabilidade na quantidade de nutrientes do solo entre as parcelas não foi suficiente para gerar comportamento diferente entre as espécies; e (vi) o estrato herbáceo e as árvores circundantes não promoveram nenhuma interferência no crescimento das plantas. Recomenda-se a utilização das espécies avaliadas neste estudo em plantios de enriquecimento.

  • ONASSIS DE PABLO SANTOS DE SOUZA
  • "SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES NATIVAS EM PLANTIO DE ENRIQUECIMENTO EM ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO FLORESTAL DA UHE DE BELO MONTE"

  • Data: 17/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • O desenvolvimento de espécies arbóreas nativas em plantios de enriquecimento pode ser afetado por uma série de aspectos ecológicos, com impacto direto na escolha das espécies adequadas. O presente estudo teve como objetivo analisar o crescimento e a sobrevivência de seis espécies nativas da Amazônia condicionadas à variação na fertilidade do solo e interação biológica com outras plantas e animais, durante o estabelecimento inicial em campo de um plantio de enriquecimento. Foram instaladas de forma sistemática 147 parcelas de 800 m² em uma área de 147,26 ha localizada no município de Vitória do Xingu, PA. Os dados de sobrevivência e crescimento foram coletados 30 e 180 dias após o plantio. Foram considerados na análise os fatores referentes ao estrato herbáceo, árvores adjacentes, fertilidade do solo, vestígio de fauna e estado fitossanitário das mudas. Dentre os principais resultados obtidos destacam-se: (i) H. intermedia apresentou o maior número de indivíduos mortos; (ii) apesar do C. tocantinum ter denotado maior taxa de crescimento absoluto, o crescimento em altura foi similar entre as espécies; (iii)  o estrato herbáceo e as árvores adjacentes não provocaram nenhuma influência no desenvolvimento das plantas; (iv) a variação na fertilidade do solo entre as parcelas não foi suficiente para influenciar o crescimento das mudas; (v) a ocorrência de animais dentro das parcelas não teve qualquer interferência sobre as plantas analisadas; e (vi) a ocorrência de plantas vivas foi notoriamente predominante em mudas com fitossanidade sadia. Nesse contexto, conclui-se que as espécies analisadas respondem às condições ambientais de maneira equivalente.

  • ERILDA BARBOSA DE SOUSA
  • DESCRIÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE Hypancistrus (SILURIFORMES: LORICARIIDAE) DO RIO XINGU, PARÁ, BRASIL

  • Data: 04/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • Hypancistrus é um gênero de Loricariidae que possui nove espécies descritas até o momento: Hypancistrus zebra, Hypancistrus inspector, Hypancistrus contradens, Hypancistrus furunculus, Hypancistrus lunaorum, Hypancistrus debillitera, Hypancistrus vandragti, Hypancistrus margaritatus e Hypancistrus phantasma. Com exceção de H. zebra, espécie-tipo do gênero, todas as espécies descritas são de bacias que drenam o escudo das Guianas (Essequibo, Orinoco e Alto Rio Negro). Entretanto, parte considerável da diversidade deste gênero encontra-se também nos rios que drenam o escudo brasileiro, como o Xingu e o Tapajós, entre outros. No presente trabalho, material do médio e baixo Xingu foi analisado e duas novas espécies de Hypancistrus foram descritas: Hypancistrus sp. “marrom” e Hypancistrus sp. “pão”. Hypancistrus sp. “marrom” é um loricarídeo de tamanho pequeno que ocorre apenas em uma pequena porção da Volta Grande do Xingu. Diferencia-se dos congêneres pela presença de manchas marrons sobre um fundo bege claro, podendo ser anastomosadas formando padrões de manchas e listras sinuosas ao longo do corpo. Hypancistrus sp. “pão” é amplamente distribuído em todo o baixo Xingu, ocorrendo desde a porção norte da Volta Grande do Xingu até a confluência com o rio Amazonas. Esta espécie atinge tamanhos ligeiramente maiores e o padrão de colorido é extremamente variado, composto por linhas escuras vermiculadas sobre um fundo claro, que podem variar em espessura, tonalidade e padrões de anastomosamento. As três espécies de Hypancistrus ora reconhecidas para o Xingu apresentam diferentes padrões de distribuição geográfica e ocupação do substrato: H. zebra ocorre em profundidades de 0 a 10 metros em rochas granitoides ao longo da Volta Grande do Xingu e porção à montante da Ria do Xingu, Hypancistrus sp. “marrom” entre 15 e 40 metros de profundidade em rochas com encrostramentos lateríticos em um pequeno trecho da Volta Grande do Xingu, sendo muito mais restrita que H. zebra, e Hypancistrus sp. “pão” de 0 a 40 metros em variados tipos de rochas, desde granitoides até arenitos, em toda a porção baixa do rio Xingu, sendo a espécie mais plástica e generalista do gênero.

  • GEYSA KELLY OLIVEIRA VELOSO
  • INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS FÍSICO-QUÍMICAS NA COMPOSIÇÃO E
    RIQUEZA DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS DO RESERVATÓRIO DA USINA
    HIDRELÉTRICA (UHE) BELO MONTE, RIO XINGU

  • Data: 04/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • A distribuição da comunidade de macrófitas aquáticas ao longo dos reservatórios da Usina Hidrelétrica de Belo Monte é descrita em relação a influência das variáveis ambientais. A dinâmica do rio, é alterada com a implantação de um reservatório hidrelétrico. As macrófitas aquáticas têm influência na estrutura e dinâmica dos ecossistemas aquáticos, contribuindo para a biodiversidade e, portanto, são necessárias estratégias que visem a preservação e conservação de tais comunidades. Conhecer como as comunidades de plantas são influenciadas pelas variáveis limnológicas que caracterizam o ambiente aquático permitem desenvolver melhores estratégias de conservação e manejo. Logo, o objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a distribuição de espécies de Macrófitas aquáticas e as características físico-químicas da água, como as variáveis limnológicas influenciam na composição e riqueza de macrófitas aquáticas no lago da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.  Foram amostrados 34 pontos dentro do reservatório e em cada um a riqueza e composição da comunidade de macrófitas aquáticas, junto com as variáveis ambientais (temperatura, condutividade, profundidade, transparência oxigênio dissolvido e pH) foram mensuradas. As variáveis limnológicas que foram identificadas como preditores significativos da composição de macrófitas foram, pH e transparência da água. Verificamos a predominância das espécies de macrófitas emergentes, sendo a transparência a principal variável responsável por esse resultado. Neste estudo as variáveis não exerceram influencia  sobre a riqueza de espécies de macrófitas. Macrófitas emergentes são influenciadas pela disponibilidade de luz apenas nos estágios iniciais de seu desenvolvimento e absorve nutrientes do sedimento, sendo considerada a forma de vida de macrófitas aquáticas menos dependente da qualidade da água. A composição de espécies pode ser explicada por diferentes combinações de parâmetros físico-químicos, onde cada espécie possui respostas individuais, como reflexo de suas adaptações estruturais e fisiológicas. Este estudo pode ser usado para classificar fatores ambientais influenciam a distribuição de macrófitas em reservatórios hidrelétricos e identificar espécies que podem ser utilizadas como indicadores efetivos de mudanças no ambiente aquático.

2019
Descrição
  • ROZINETE FRANCISCA REZENDE
  • PRÁTICA DA CAÇA ENTRE MORADORES URBANOS NA REGIÃO DO MÉDIO XINGU, PARÁ

  • Data: 25/10/2019
  • Mostrar Resumo
  • A caça é uma atividade importante para as comunidades humanas nas regiões Neotropicais. Apesar de ser uma atividade difusa, a caça é praticada por um grande número de pessoas nas florestas tropicais. Agindo sinergeticamente com a destruição e fragmentação das florestas esta atividade pode ocasionar extinções de determinadas espécies, alterarando as interações entre a fauna local e a vegetação como, por exemplo, no estoque de carbono ou dispersão de sementes. Ainda, os caçadores tendem selecionar as mesmas espécies de presa que os predadores de topo, diminuindo a capacidade de suporte para os carnívoros de grande porte. A caça sempre esteve presente na vida das populações amazônicas, seja de maneira cultural, esportiva ou de subsistência. Produtos derivados de animais silvestres na alimentação representam uma das principais fontes proteicas para algumas comunidades tradicionais e indígenas. As populações que vivem em aglomerados urbanos (e.g. cidades, vilas) também praticam a caça, mas o conhecimento sobre o seu papel é ainda pouco explorado. Os objetivos desse estudo serão avaliar a incidência da caça pelos moradores urbanos na região da Transamazônica no médio Xingu, PA, definir ospadrões de uso e escolha da caça e investigara importância socioeconômica dessa atividade na região. O estudo será realizado nos municípios de Altamira, Vitória do Xingu e Brasil Novo. Essa região abriga uma população de aproximadamente140.000 habitantes, sendo que mais da metade desta população vive na zona urbana. A pesquisa consistirá de entrevistas baseadas em questionários semiestruturados, complementados por entrevistas livres e conversas informais com participação voluntária dos caçadores por meio da técnica de amostragem bola de neve. Ao final da pesquisa espera-se diagnosticar a importânciada caça para os moradoresurbanos e para os ecossistemas próximos, bem como a finalidade dessa prática para as comunidades envolvidas.

     

  • JOILSON SILVA DA SILVA
  • Ecologia Reprodutiva do Muçuã (Kinosternon scorpioides) na Ilha de Marajó, Pará, Brasil.

  • Data: 08/07/2019
  • Mostrar Resumo
  • Kinosternon scorpioides é um dos quelônios mais caçados no estuário Amazônico, sobretudo na microrregião do Arari, Ilha de Marajó-PA, e nesta região não há pesquisas sobre sua ecologia reprodutiva em populações naturais. Estudos sobre os parâmetros reprodutivos, como: época de acasalamento, postura, incubação e eclosão dos ovos, número de filhotes, é fundamental para o entendimento da ecologia reprodutiva do K.scorpioides dinâmica populacional e por consequência da sua capacidade para suportar a pressão de caça. Considerando que K. scorpioides é explorado ao longo de décadas por meio de caça nesta região, fato que poderá levá-lo a extinção local, este trabalho visa o estudo da ecologia reprodutiva desta espécie em vida livre. Para isso, será observado o substrato dos ninhos, assim como aferidas a sua temperatura e umidade, com o uso de coletores remotos de dados (data-loggers). Além de verificar a quantidade de ovos, e os seus parâmetros biométricos, verificados uma vez ao mês. Será realizada captura manual de animais adultos, durante buscas ativas em um período de 9hs/dia. Após a captura, os animais serão mensurados e pesados, e em seguidas soltos. Portanto este estudo, pretende contribuir com informações sobre ecologia reprodutiva em ambiente natural, e servir como fonte para fins de manejo da espécie.

  • SUYANA KARLA FERREIRA DA SILVA
  • Atributos ecomorfológicos e recursos alimentares de anuros na região do Médio Xingu, Pará

  • Data: 11/06/2019
  • Mostrar Resumo
  • Resumo: Atributos ecomorfológicos e recursos alimentares de anuros na região do Médio Xingu, Pará. Anuros possuem grande diversidade morfológica e ecológica, ocupando tanto ambientes aquáticos como terrestres. Esta diversidade permite a ocorrência simultânea de diversas espécies em uma enorme gama de micro-habitats num mesmo ambiente, sendo a exibição de diferentes formas corpóreas especializadas é prova disto. Desse modo, a ecomorfologia apresenta-se como uma importante ferramenta para compreendermos a correlação entre as formas dos organismos e seus respectivos hábitos de vida. A ordem anura é bastante complexa, sendo a família Hylidae, representada pelas pererecas, a mais diversa, com cerca de 970 espécies. O objetivo neste estudoserá caracterizar e analisar a ecomorfologia e a dieta dos anuros dessa região, buscando entender se aspectos morfológicos estão diretamente correlacionados com a dieta e a exploração do habitat. Os indivíduos serão capturados e sacrificados com uso de anestésico, com especial atenção à fixação dos conteúdos estomacais com injeção de formol. Em laboratório, os estômagos dos indivíduos serão retirados, e seu conteúdo identificado até o menor nível taxonômico. Após isso, serão realizadas 33 mensurações morfométricas. Serão realizadas análises de agrupamento (PCA) para verificar a proximidade morfológica da dieta e taxonômica entre as espécies e uma técnica multivariada (CCA), onde será possível verificar a relação entre uma matriz morfológica e a matriz dieta para verificar se a correlação entre estas. O estudo da ecomorfologia pode nos direcionar na resposta sobre quais aspectos corpóreos-evolutivos apresentam maior importância para o sucesso de colonização e exploração do ambiente.

  • ERIC FABRICIO SANTOS MORAES
  • Rriqueza e abundância florística em áreas com diferentes níveis de perturbação por extração madeireira em floresta ombrófila densa.

  • Data: 30/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • O século XX foi um período em que houve taxas de desmatamento sem precedentes nas regiões tropicais do planeta e atualmente representam o legado de períodos sucessivos de processos de colonização, exploração, cultivo, abandono e crescimento das florestas nativas. A devastação das florestas brasileiras submete muitas espécies ao risco de extinção, tais como microrganismos, animais e plantas devido à descaracterização dos hábitats. A degradação dos ecossistemas e a perda da diversidade biológica são apenas alguns dos problemas ambientais resultantes dos sistemas de produção e consumo mundial. Devido à fragilidade dos ambientes na floresta amazônica torna-se extremamente necessário conhecer e compreender a composição e a distribuição das espécies vegetais nesses ecossistemas, para organizar e realizar de forma eficiente o manejo e a conservação da vegetação nativa. Esta pesquisa objetiva avaliar as alterações na diversidade e abundância da composição florística em áreas de extração madeireira com diferentes níveis de perturbação causadas pelo manejo florestal de impacto reduzido. O estudo será realizado na propriedade “Fazenda Uberlândia” que possui extensão de 135 mil hectares e está localizada na microrregião do Baixo Tocantins, no nordeste do estado do Pará. Esta microrregião encontra-se em uma zona intermediária da Amazônia Central e Amazônia Oriental com vegetação de floresta equatorial densa. Serão utilizadas parcelas permanentes de 50 x 50 metros dentro de cada tratamento, onde serão medidas e contabilizadas todas as árvores e arvoretas com DAP (Diâmetro Altura do Peito (1,3 metros)) a partir de 5 centímetros de diâmetro. Serão coletadas amostras de solos das áreas de acordo com a topografia e realizadas análises físicas, química e matéria orgânica. Das espécies coletadas serão preparadas (Exsicatas) e identificadas com o apoio de especialistas do Museu Paraense Emílio Goeldi. Os dados serão analisados estatisticamente utilizando um DCA. Esperamos que exista diferença entre a riqueza e a abundância na composição florística em áreas com diferentes níveis de extração madeireira de modo que em locais mais alterados tenham menos riqueza e abundancia que aqueles com menor grau de alteração antrópica.

  • ANDRESSA SASHA QUEVEDO ALVES OLIVEIRA
  • Ecomorfologia de anuros da família Bufonidae, Gray 1825 e suas relações

  • Data: 29/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • Anfíbios anuros desempenham um importante papel dentro dos ecossistemas, servindo de alimentos para diversas espécies, atuando no controle populacional diferentes taxa.São ainda bons indicadores de qualidade ambiental, no entanto, a falta de conhecimento sobre suas relações ecológicas e evolutivas, tem dificultado a tomada de decisões sobre estratégias de conservação e manejo destegrupo. Nesse sentido, o estudo da ecomorfologia é de elevada importância para a compreensão de como esses organismos interagem com o meio, e como sua morfologia corporal está relacionada com seu modo de vida.Os indivíduos da família Bufonidae apresentam hábitos terrestres ou semi-arborícolas, e sendo grandeparte das espécies noturnos.Na contramão do “anfíbio padrão”, apresentam a pele rugosa, seca e glandular, com a maioria das espécies exibindo pernas mais curtas e deslocamento desajeitado.No Brasil, encontram-se cerca oito gêneros e 85 espécies, distribuídas na serrapilheira Amazônica, às terras áridas da Caatinga, desde as florestas nebulares do Monte Roraima e Campos Rupestres da Mata Atlântica, ao nível no mar, alimentando-se de pequenos crustáceos. Esta grande diversidade de hábitos e hábitats demonstra uma longa e complexa linhagem evolutiva, apesar de uma morfologia aparentemente conservativa. Assim, o objetivo neste trabalho é verificar se a morfologiadosBufonidae brasileiros corresponde à ecologia e micro-hábitats explorados, biomas e regiões, ou aos agrupamentos taxonômicos atuais. Os animais utilizados são provenientes de coleções zoológicas, e serão mensurados em cerca de 30 medidas, convertidas em aproximadamente 20 índices morfológicos. Análises realizadas com índices morfológicos permitem a comparação entre as espécies independente de diferenças de tamanho. Por exemplo, o “Índice de compressão da cabeça” é o valor do comprimento lateral total da cabeça dividido pela sua altura. Para analisarmos os índices morfométricos, serárealizada uma análisede agrupamento (PCA), e uma análise de correlação (CCA) que irá comparar a matriz morfométrica com a matriz ecológica e verificar quais relações existem entre tais matrizes. Estes resultados possibilitarão identificar pistas sobre padrões de distribuição morfológica e ecológica ao longo das espécies e gêneros, e a identificação de histórias evolutivas dentre os Bufonidae.

  • SAMANTHA RIBEIRO DA SILVA
  •  

    USO E COMÉRCIO DE PASSERIFORMES EM ABAETETUBA, PARÁ-BRASIL


  • Data: 21/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • O conhecimento etnoecológico e as práticas de manejo de criadores de Passeriformes podem indicar os possíveis impactos sobre as populações silvestres, e auxiliar nos planos de conservação dessas aves. Esta pesquisa caracterizou o conhecimento etno-ornintológico de criadores de Passeriformes, que capturam e manejam as espécies silvestres em Abaetetuba, Pará, Brasil. Para isso, foram realizadas entrevistas informais, semiestruturadas e observação participante, nas quais pesquisou-se: 1) as espécies utilizadas, valor de uso (VU), valores econômicos, e possíveis influenciadores de preços; 2) descrição do manejo em cativeiro; 3) relato dos conhecimentos ecológicos locais sobre as espécies; 4) identificação da rede de comércio e rota de distribuição; 5) influência de aspectos sócio-econômicos e culturais entre os criadores. A família Thraupidae foi a mais representativa entre as 23 espécies utilizadas no comércio, com predominância de espécies do gênero Sporophila. Sporophila angolensis foi a espécie com maior VU e preço mais elevado (US$ 5.400,00). Características, como o canto e a territorialidade (preseiro), podem ser utilizadas como preditores nos preços. Estas informações podem ser utilizadas como critérios em ações conservacionistas para a escolha de espécies prioritárias. Este estudo constatou tal fato para S. maximiliani, S. angolenses e S. maximus. Os Passeriformes são obtidos de captura na natureza, reprodução em cativeiro ou comércio irregular. São caçados em Abaetetuba, assim como em outros municípios do Pará (Mojú, Tailândia, Acará, Concórdia do Pará, Goianésia, Jacundá, Marabá). As técnicas de captura utilizadas são: 1-gaiola com tampo; 2- gaiola com rede; 3- visgo; 4-preseiro. A rede comercial de aves em Abaetetuba-PA, apresenta cinco grupos bem definidos: 1-caçador; 2-vendedor local; 3-criador local; 4-reprodutor; 5-vendedor externo. Muito embora o perfil social pouco influencie nas diferenças entre as categorias de passarinheiros, os aspectos culturais e econômicos são relevantes na composição das diferentes categorias. Os animais são comercializados em Abaetetuba, em outras cidades do Pará (Belém, Mojú, Igarapé Miri, Cametá, arquipélago do Marajó), no Amapá, e nos países de fronteira (Guiana Francesa e Guiana). Na rota internacional, os valores de venda podem alcançar US$ 5.400,00. Desta forma, constatou-se a existência de uma rede comercial de Passeriformes em Abaetetuba-PA, que alcançam locais além da região imediata do município. Para mitigar os efeitos negativos desta atividade, sugere-se a gestão ambiental aplicada às espécies, que envolva o quadro social local. Além disso, estratégias a longo prazo devem ser almejadas, por exemplo, a implantação de parques ecológicos e práticas de observação de pássaros, oferecer alternativas de participação aos passarinheiros (guias destes locais), com incentivos financeiros a estes.

  • BRENDA STEFANY DOS SANTOS BRAGA
  • DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO E ORGANOGÊNESE DAS GÔNADAS DE Kinosternon scorpioides (Linnaeus, 1766) (Chelonia: Kinosternidae)

  • Data: 21/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • O Kinosternon scorpioides, muçuã, é bastante consumido no norte do Brasil, principalmente na Ilha do Marajó. Este animal écaçado há décadas, e não existem estudos in situ, nesta região,que indiquem o seu tamanho populacional. Pesquisas ex situ indicam que esta espécie apresenta grande aptidão zootécnica, porém existem empecilhos que dificultam a criação destes animais em cativeiro, como a carência de estudos a respeito da sua biologia reprodutiva. Assim, o intuito deste trabalho é estudar o desenvolvimento embriológico macroscópico de K. scorpioides, e caracterizar morfologicamente a organogênese das suas gônadas. O trabalho está sendorealizado no Campus Experimental Emerson Salimos - CEMES/BAGAM/Embrapa (Salvaterra, Pará, Brasil). Os ovos estão sendo incubados a uma temperatura de 30°C e 80% de umidade. Sendocoletados três ovos fertilizados, para cada fase de desenvolvimento, a partir do 15° dia de incubação. Nos embriões com mais de 35 diasestão sendo coletadas seis amostras. Esses embriõesterão o seu sistema reprodutor dissecado, e as gônadas fixadas em solução de Bouin e Karnovsky. Posteriormente, as amostras serãoprocessadaspara microscopia óptica e eletrônica de transmissão. Será realizada a morfometria do comprimento, largura da carapaça, plastrãodos embriões, e aplicada a elas uma Correlação de Spearman, seguida de uma Análise de Componentes Principais (PCA), a partir de então será realizada uma Regressão Simples, afim de que se determine a função do crescimento dos embriões. Os resultados fornecerão subsídios para o melhor conhecimento sobre o manejo reprodutivo e poderão ser utilizados em estudos futuros a respeito da incubação, eclosão e determinação sexual desta espécie.

  • WILLIAM GERARDO MONTERO FLORES
  • DINÁMICA DE UN BOSQUE MANEJADO EN LA UNIDAD DE MANEJO FORESTAL (UMF) UBERLÁNDIA, PORTEL, PARÁ

  • Data: 07/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • El 59% del territorio de Brasil representa el 12% de la cobertura forestal mundial, cobertura que contribuye al mantenimiento de la biodiversidad, ciclo hidrológico y almacenamiento del carbono mundial. Al mismo tiempo alberga una riqueza florística confirmada de 46.097 de plantas vasculares, las cuales muchas de estas, son aprovechadas forestalmente como productos maderables y no maderables. Sim embargo el aprovechamiento de muchos de estos productos se ha venido realizado de una forma no sustentable, generando degradación forestal, perdida de la biodiversidad y la cobertura. Requiriéndose de una planificación de la producción forestal,  que considere los ciclos de aprovechamiento, la resiliencia del bosque, que permita maximizar sus beneficios económicos, sociales y ambientales sin comprometer la biodiversidad. Esto puede lograrse a través del estudio del crecimiento, reclutamiento y mortalidad del bosque, proceso conocido como dinámica forestal. Pudiendo así, observar los cambios sufridos en la estructura y composición del bosque, producto de la acción humana. El conocimiento de la dinámica del bosque permite adoptar mejores prácticas de los planes de manejo forestal, que permitan la producción forestal y la conservación del recurso. Por esto el objetivo del estudio es “Evaluar la dinámica forestal de la unidad de producción anual número diez (UPA 10), en la Unidad de Manejo Forestal (UMF) Uberlandia, Portel, Para.

  • JHONNES LUCIANO BRITO DOS SANTOS
  • Transposição de peixes: Uma análise cienciométrica sobre utilização no mundo e perspectivas futuras no Brasil.

  • Data: 07/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • A construção de barragens para o aproveitamento hidrelétrico causa efeitos negativos nos ambientes, como a perda de habitat, fragmentação e interrupção do fluxo e continuidade de rios, que afeta diretamente os peixes. Para minimizar os impactos foram criados sistemas de transposição de peixes (STP), cujo objetivo é minimizar o efeito da fragmentação e descontinuidade de rios, mantendo assim a conectividade do rio e proporcionando a manutenção de rotas migratórias para reprodução, forrageio e refúgio. Esses sistemas existem a aproximadamente 300 anos em diversos designs ao redor do mundo. A proposta desse trabalho é avaliar o estado do conhecimento sobre sistema de transposição de peixes nos últimos 100 anos, suas perspectivas e utilização no Brasil e no mundo, identificando as espécies brasileiras que usam o sistema e possíveis características que facilitam ou impeçam o uso. Assim, podemos ter um conhecimento sobre a dinâmica comportamental dos peixes e suas relações com os diferentes tipos do sistema. Além disso, buscamos propor medidas que sejam eficazes para futuras construções de passagens de peixes, permitindo melhor aproveitamento nas avaliações de eficiência de passagem. Para isso, realizaremos buscas bibliográfica usando as palavras-chaves; peixe, represa, passagem para peixes, passagem, escada, canal lateral, migração, salmonídeos, potamódromos, diádromos, telemetria, hidrelétrica, barragem com passagem múltiplas, passagem ascendente, passagem descendente em português, inglês e francês. Os bancos de dados utilizados serão Web of Science, Scielo, Portal Capes e Google acadêmico. Pretendemos com essa pesquisa identificar qual o primeiro sistema criado na literatura e o tempo de latência até a chegada ao Brasil, quantificando o máximo de trabalhos possíveis, especializando os dados por continente e observando a relevância desses dados para as implantações futuras no Brasil. Buscamos também identificar quais são os padrões históricos sobre o tema, identificando se a tendência mundial é a mesma observada no Brasil e contribuindo substancialmente para futuras políticas de gestão e tomada de decisões a respeito do tema abordado.

  • LIRIANN CHRISLEY NASCIMENTO DA SILVA
  • Avaliação das populações naturais de Hypancistrus zebra (Siluriformes, Loricariidae) após a implementação da UHE de Belo Monte, Xingu, Brasil

  • Data: 02/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • O rio Xingu é um rio de águas claras que tem uma variedade de peixes endêmicos, onde se inclui a espécie Hypancistrus zebra. Conhecido popularmente como acari zebra, essa espécie apresenta sua distribuição registrada apenas no trecho da Volta Grande do rio Xingu. Espécies que habitam esse trecho dependem das corredeiras e condições naturais do Xingu, recentemente afetados com a implantação da UHE. Não se sabe como as populações de H. zebra se portaram após o enchimento e as consequências futuras para a espécie. Espécie rara, com populações pequenas, baixa taxa de fecundidade e afetada pela sua alta exploração pode ser mais vulnerável a extinção. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo avaliar o estado atual das populações de H. zebra após as alterações ambientais advindas da implementação da UHE de Belo Monte. Para isso, será feito um levantamento de todos os trechos de ocorrência da espécie antes do enchimento da UHE de Belo Monte e com base neste levantamento serão realizadas expedições para revisitar os locais de ocorrência da espécie no período de estiagem (julho a novembro). Em cada local de ocorrência serão efetuados mergulhos com auxílio de câmeras GoPro para registrar presença e ausência da espécie. Novos pontos de ocorrência confirmada da espécie serão plotados em um mapa utilizando-se o software Quantum GIS (QGIS). Apoiado as expedições, em cada local de ocorrência será gravada a profundidade e a temperatura com auxílio de um computador de mergulho, a velocidade da água será mensurada com um fluxômetro, substrato da área caracterizado e serão medidos o pH, condutividade elétrica, turbidez e oxigênio dissolvido da água com uma sonda multiparâmetros (HANNA©). Para testar a ocorrência dos indivíduos com as variáveis abióticas, serão utilizadas as análises estatísticas Análise de Componentes Principais (PCA) e Regressão Logística. E para identificar o tamanho de população mínima viável (PMV) para espécie, estimar a viabilidade das populações e prever a sobrevivência da espécie será feito modelos através da análise de Viabilidade Populacional (AVP) utilizado o pacote de simulação computacional VORTEX versão 10.2.5. Para alimentar os modelos será coleta informações de literaturas brancas e cinzentas, uso dos dados existentes do Laboratório de Aquicultura de Peixes Ornamentais do Xingu (LAQUAX)
    e aplicação de questionários para aquaristas e pescadores. Diante disso, espera-se que este trabalho venha informar a atual situação da H. zebra e o futuro das populações diante das alterações ocorrentes com a implantação do UHE. Também que possa cooperar nas tomadas de decisões e o fortalecimento de estratégias de conservação da espécie.

2018
Descrição
  • ALINE PATRICIA SILVA DA LUZ
  • CARACTERIZAÇÃO DOS HÁBITATS AQUÁTICOS DA VOLTA GRANDE DO XINGU

  • Data: 30/10/2018
  • Mostrar Resumo
  • O Rio Xingu drena áreas do Escudo Brasileiro antes de adentrar nas terras baixas da Amazônia e desaguar no rio Amazonas. A área conhecida como Volta Grande do Xingu abrange a porção final (jusante) do Rio Xingu no Escudo Brasileiro e destaca-se por ter sido o local da instalação da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Belo Monte. A Volta Grande do Xingu possui configuração geomorfológica única, caracterizada por uma série de amplas corredeiras e canais múltiplos. Tanto no canal principal, como nas regiões marginais, apresenta diversos tipos de substratos rochosos intercalados a ilhas com vegetação de igapó e bancos de cascalho ou areia. Isto proporciona grande disponibilidade de ambientes aquáticos e de alagamento, com ictiofauna diversa, incluindo espécies endêmicas, tais como o Hypancistrus zebra. A perda de substrato rochoso e mudanças físico-químicas impostas pela alteração do regime hidrológico devido à UHE Belo Monte colocam em risco a conservação de espécies endêmicas da Volta Grande do Xingu. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi caracterizar os ambientes aquáticos da Volta Grande do Xingu, com destaque para os tipos de substrato fluvial e variáveis físico-químicas da coluna d´água no trecho sob influência da UHE Belo Monte. Neste trabalho, foram identificados quatro grandes ambientes aquáticos, os quais abrangem dez sub-ambientes. Os grandes ambientes incluem a ria, os canais sobre leito rochoso, os lagos e canal secundário (igarapé). Os sub-ambientes descritos são canal de substrato lamoso, praias, canal de substrato arenoso, canal de substrato de cascalho (“gorgulho”) e conglomerado de seixos cimentados por óxidos e hidróxidos de ferro (“mocororô”), canal com banco de areia sobre pavimento rochoso, poço em canal, pedral, lago de ilha, lago de planície de inundação marginal e poça sobre pedral. Em relação à coluna d’água, notou-se variação das características físico-químicas médias entre o período seco (nível d'água baixo) e o chuvoso (nível d'água alto). No período de cheia, o pH apresentou média de 6,5, com valor máximo de 7,0 e mínimo de 5,7, enquanto que na seca a média foi de 5,2, com valor máximo de 6,8 e mínimo de 5,0. Interpretou-se que o maior tempo de residência da matéria orgânica na coluna d'água durante o período de seca tenha contribuído para reduzir o pH, decorrente da liberação de ácidos orgânicos da decomposição da matéria orgânica. Os valores médios de turbidez foram de 20,4 uT e de 2,7 uT, respectivamente na cheia e na seca. O aumento da turbidez no período chuvoso ocorre devido à entrada de sedimentos por erosão de solos e das margens. Assim, notou-se condições físico-químicas contrastantes entre os
    2
    períodos de seca e cheia, as quais são importantes para a manutenção dos ecossistemas aquáticos. O tipo de substrato de habitats aquáticos pode influenciar a distribuição das espécies aquáticas da Volta Grande do Xingu. Os ambientes aquáticos descritos neste estudo podem ter um papel importante na distribuição de peixes especialistas em substratos rochosos.

  • TAMYRIS PEGADO DE SOUZA E SILVA
  • PRIMEIRA EVIDÊNCIA DE INGESTÃO DE MICROPLÁSTICOS POR PEIXES DO ESTUÁRIO DO RIO AMAZONAS
    Orientador:

  • Data: 24/08/2018
  • Mostrar Resumo
  • Os detritos plásticos compõem de 60 a 80% dos detritos marinhos. A presença do material plástico no ambiente é visto como uma ameaça, uma vez que pode gerar casos de emaranhamento e ingestão pela fauna aquática. O objetivo do trabalho foi analisar a presença de itens microplásticos (< 5 mm) no trato gastrointestinal de espécies de peixes do estuário do rio Amazonas. Os peixes analisados fazem parte da fauna acompanhante do arrasto industrial do camarão. No laboratório os peixes foram identificados até o menor nível taxonômico, pesados e tiveram o comprimento total e padrão medidos. Posteriormente os peixes foram dissecados para a retirada do trato gastrointestinal, que foi medido e pesado antes e após a extração do conteúdo. Os conteúdos foram retirados e armazenados em potes com álcool 70% até o momento da análise no estéreomicroscópio. Os itens alimentares foram identificados através de inspeção visual, separados, classificados e quantificados. Posteriormente os itens classificados como microplástico foram submetidos a uma análise física chamada Attenuated Total Reflectance – Fourier Transform Infrared (ATR-FTIR) para a confirmação de que eram plásticos e identificação dos polímeros que os compunham e então foram fotografados e medidos. No total, 228 partículas de microplástico foram encontradas no trato gastrointestinal de 26 indivíduos que pertenciam a 14 espécies, ou seja, 30% dos indivíduos analisados. Os itens microplásticos foram categorizados como pellets (97.4%), tecidos (1.3%), fios (0.9%) e fragmentos (0.4%) que variaram em tamanho entre 0.38 a 4.16 mm. Houve uma correlação positiva entre o comprimento padrão dos peixes e o número de partículas microplásticas encontradas no trato gastrointestinal. Os principais polímeros identificados pelo ATR-FTIR foram poliamida, rayon (um polímero semi-sintético) e polietileno. Esses resultados fornecem a primeira evidência de contaminação por microplástico na biota pertencente ao estuário amazônico e a costa Norte do Brasil.

  • ANTONIO WESLEY BARROS CACADOR
  • DROSOPHILIDAE (DIPTERA) E EUGLOSSINI (HYMENOPTERA, APIDAE) COMO FERRAMENTAS DE MONITORAMENTO AMBIENTAL

  • Data: 14/08/2018
  • Mostrar Resumo
  • As florestas tropicais estão desaparecendo rapidamente, e com ela grande parte da biodiversidade deste ecossistema. A remoção da cobertura florestal deve-se às atividades humanas, incluindo agricultura, extração madeireira, expansão urbana, mineração, construção de rodovias e usinas hidroelétricas. A remoção parcial, total ou fragmentação florestal contribui para a diminuição da biodiversidade através da reestruturação das comunidades (e.g. extinção, substituição de espécies nativas por exóticas) a um novo equilíbrio biológico. Entretanto, ainda sabemos pouco sobre a relação entre a diversidade, composição e estruturação das comunidades e suas relações com o desmatamento e degradação dos habitats. Vários organismos têm sido considerados como indicadores biológicos de integridade ambiental. Estes bioindicadores respondem às alterações através de variações na abundância, riqueza, diversidade, composição, fisiologia ou morfologia e essas variações podem ser usadas para caracterizar, monitorar e/ou avaliar a integridade do ambiente. Avaliamos a relação entre a abundância de dois grupos de invertebrados alados, Drosophilidae e Euglosssini, com variáveis relacionadas à perturbação ambiental em fragmentos de floresta ombrófila aberta a fim de investigar o papel deles como bioindicadores da integridade ambiental de remanescentes florestais. Drosophila malerkotliana, Scaptodrosophila latifasceaeformis, Zaprionus indianus e uma forma não identificada de Rhinoleucophenga associaram-se às variáveis indicadoras de menor cobertura florestal, enquanto D. willistoni, D. paulistorum, D. prosaltans, D. equinoxialis e D. subsaltans associaram-se às variáveis relacionadas à maior cobertura florestal. Entre as Euglossini, as espécies de Euglossa (incluindo o subgênero glossura) e Exaerete associaram-se às variáveis indicadoras de floresta preservada, enquanto as espécies do gênero Eulaema associaram-se às variáveis indicadoras de áreas degradadas. Essas associações podem indicar que mudanças no nível de degradação ambiental poderiam causar mudanças significativas na composição das comunidades destes grupos neste tipo florestal. Ainda, algumas espécies e/ou agrupamentos de espécies podem ser usadas como indicadores robustos da integridade ambiental em paisagens fragmentadas de floresta ombrófila aberta amazônica. O agrupamento de espécies exóticas (excluindo D. malerkotliana) e as espécies S. latifasceaeformis e Z. indianus (Drosophilidae), assim como o gênero Eulaema, a espécie Eul. nigrita e o agrupamento formado por Eul. nigrita + Eul. Cingulata (Euglossini) podem ser utilizados como indicadores de áreas degradadas. Entre os indicadores de áreas preservadas, destacam-se D. Sturtevanti (Drosophilidae) e as espécies do subgênero Glossura (gênero Euglossa), Eug. imperialis e Eul. Intersecta (Euglossini).

  • DIANINI CAMPOS DA MOTA
  • RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON AOS EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS (ElNiño e LaNiña) E AO AUMENTO DE TEMPERATURA EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICAL

  • Data: 09/08/2018
  • Mostrar Resumo
  • As mudanças climáticas representam uma ameaça à biodiversidade em sistemas de água doce e deverão afetar desde a escala de indivíduos até ao nível de ecossistema. Em ecossistemas tropicais os efeitos das mudanças climáticas sobre as comunidades aquáticas ainda são pouco compreendidos. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos das mudanças climáticas na comunidade zooplanctônica do Alto rio Paraná, uma Planície de inundação fortemente influenciada pelos eventos extremos (ElNiño e LaNiña) e que sofreu aumento na temperatura da água nos últimos 15 anos. Os impactos das futuras mudanças climáticas sobre a Biodiversidade ainda são incertos, porém este estudo mostra que maiores mudanças afetarão os diversos aspectos da diversidade zooplanctônica em sistemas aquáticos tropicais.

  • LUANA FERREIRA DE JESUS
  • SEDIMENTOLOGIA E GEOMORFOLOGIA DAS PRAIAS DE NIDIFICAÇÃO DE QUELÔNIOS NO REFUGIO DA VIDA SILVETRE TABULEIRO DO EMBAUBAL, BAIXO RIO XINGU

  • Data: 30/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • Características geomorfológicas e granulométricas das praias do refúgio da vida silvestre REVIS Tabuleiro do Embaubal, no baixo rio Xingu compõem fatores determinantes para a reprodução de quelônios aquáticos do gênero Podocnemis. As características granulométricas influenciam, por exemplo, a temperatura dos ninhos do gênero Podocnemis, cujos indivíduos apresentam determinação sexual dependente de temperatura de incubação dos ovos. Já a morfologia das praias influencia os tipos de micro-hábitats, tais como os locais adequados para desova, pois a espécie Podocnemis expansa necessita de espessura mínima de areia de cerca 50 cm acima do nível freático para construção das câmaras de desova.
    Efeitos negativos no micro-hábitat reprodutivo dos quelônios podem ocorrer na REVIS devido à construção e operação da Usina Hidrelétrica de Energia UHE Belo Monte, visto a interferência das barragens na dinâmica sedimentar das praias do REVIS. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi realizar a caracterização geomorfológica e granulométrica de praias do REVIS e de setores a montante no rio Xingu para entender os processos formadores das praias e avaliar o modo como a implantação da UHE Belo Monte poderá afetar as praias de desova de P. expansa.
    Este estudo envolveu praias situadas entre o baixo rio Iriri e a porção jusante do REVIS. A morfologia das praias foi caracterizada por fotografias aéreas e levantamentos de campo. Amostras de sedimentos foram coletadas em 25 praias e em três perfis transversais ao leito do rio Xingu para análise em granulômetro a laser.
    Nota-se que a morfologia das praias do REVIS é fortemente condicionada pela ação de correntes geradas por ondas associadas aos ventos de nordeste. As correntes geradas por onda transportam sedimentos no sentido montante, contrário à corrente fluvial, e promovem a formação de zona de remanso na porção jusante das praias. Esta morfologia única proporciona micro-hábitat protegido para as populações de quelônios. Sob aporte positivo de sedimentos, a ação de ondas também pode favorecer o alteamento natural das praias e promover maior disponibilidade de zonas de desova de P. expansa.
    2
    Resultados granulométricos apontaram que as praias (0-30 cm de profundidade) da área de estudo são dominadas por areia média a grossa (250-1000 μm) e apresentam tendência de diminuição da granulação para o topo, com maior concentração de areia grossa a muito grossa (1000-2000 μm) na parte inferior (30 cm de profundidade) e aumento da proporção de areia média a grossa (250-1000 μm) na superfície. Observa-se que as praias a montante da barragem Pimental apresentam areias mais grossas (diâmetro médio = 420 μm; desvio padrão = 644 μm) que as praias do REVIS (diâmetro médio = 370 μm; desvio padrão = 660 μm). As areias em transporte no canal do rio Xingu a, jusante da UHE Belo Monte apresentam maior proporção de areia fina (diâmetro médio = 235 μm; desvio padrão = 584 μm). Isto sugere que as areias passam por segregação granulométrica significativa ao serem transportadas do fundo do canal para as praias do REVIS.
    Com o funcionamento da UHE Belo Monte, as barragens atuarão como barreira para o transporte de areias provenientes de montante, favorecendo o transporte de sedimentos mais finos ao longo do canal do rio Xingu. Esta mudança poderá afetar as características das câmaras de desova e a disponibilidade de zonas adequadas para nidificação. A redução da granulação da areia pode favorecer o aumento da umidade devido à menor permeabilidade da areia mais fina. Esta condição pode implicar redução da temperatura do sedimento e impactar a razão sexual da população de quelônios do REVIS. A diminuição do aporte de areia ao REVIS causado pelas barragens da UHE Belo Monte pode ainda induzir a erosão das praias pela ação de ondas e reduzir a disponibilidade de hábitats para nidificação de P. expansa.

  • DAMIRES SANCHES PEREIRA
  • DELIMITAÇÃO MOLECULAR DE ESPÉCIES DE ARRAIAS (MYLIOBATIFORMES: POTAMOTRYGONIDAE) DO RIO XINGU

  • Data: 30/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • A família Potamotrygonidae possui espécies de importância ornamental e de grande valor no comercio exterior, tornando-se um dos peixes mais caros utilizados em aquariofília. Apesar da ampla distribuição geográfica de Potamotrygon motoro, P. orbignyi e Paratrygon aiereba, existem muitas espécies endêmicas de uma única bacia, como Potamotrygon leopoldi, com distribuição restrita à bacia do rio Xingu e seus afluentes. Área de constante interferencia antrópica e complexidade de espécies presentes, é de extrema importância a utilização de ferramentas moleculares para uma melhor identificação dessas espécies, fazendo com que assim seja possível entender a variação morfológica existente nas mesmas. Além disso, as demais espécies da família, que ocorrem no rio Xingu, têm mostrado problemas diante da ampla distribuição geográfica e tendência à subestruturação populacional. Muitas dessas espécies são complexos de espécies ou espécies crípticas, o que dificulta o entendimento sobre a real diversidade neste táxon, tornado pertinente a utilização de ferramentas moleculares para uma caracterização precisa e eficiente a fim de gerar informações capazes de auxiliar programas de manejo e conservação para arraias de água doce. Portanto, neste estudo foram abordados três métodos de delimitação de espécies (GMYC, ABGD, PTP) em duas regiões mitocondriais (Cyt b e COI Barcode) em um grupo de cinco espécies de arraias de água doce (Potamotrygon motoro, P. orbignyi, P. scobina, P. leopoldi e Paratrygon aiereba), com amostragens distribuídas em 22 áreas de coleta ao longo da bacia do Xingu, sendo 20 áreas ao longo do rio principal e uma em cada tributário, rio Iriri e Rio Bacajá. Nossos resultados demonstram compartilhamento de haplótipos e associação a distribuição geográfica dessas espécies, com replicação de coloração do dorso em diferentes ramos das árvores de agrupamento de vizinhos, máxima verossimilhança e inferência bayesiana, indicando um possível caso de hibridização entre P. motoro-P. orbignyi-P. scobina no rio Xingu. A comparação entre o DNA mitocondrial Cyt b e COI mostrou que a região Barcode é mais adequada do que Cyt b, sendo eficiente em discriminar espécimes as suas respectivas espécies e também indicando especiação em Paratrygon. O método GMYC utilizando sequencias de COI, mostrou ser mais sensível que os outros métodos, separando as espécies em seus respectivos grupos.

  • SILNARA CARMO BENTO
  • USO DE CAIXAS-NINHO PELA FAUNA DE VERTEBRADOS EM RELAÇÃO ÀS VARIÁVEIS AMBIENTAIS EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA AMAZÔNICA EM ALTAMIRA-PA

  • Data: 27/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • A floresta Amazônica é considerada um dos maiores remanescentes de floresta tropical do mundo, mas a exploração acentuada dos recursos naturais na Amazônia tem ocasionado a perda crescente da biodiversidade. Estes impactos têm atingido de forma preocupante a fauna que depende de cavidades naturais presentes em árvores, vivas ou mortas, como locais para nidificação, abrigo ou forrageio. Visando compensar a perda da complexidade ambiental, o uso de caixas-ninho vem sendo utilizada com sucesso, em especial em florestas de regiões temperadas, para diferentes grupos de vertebrados, desde aves a mamíferos. Para a região neotropical, faz-se necessário avaliar a eficiência desta intervenção ambiental através da experimentação e observação quanto ao uso destas caixas-ninho em relação às variáveis ambientais, sendo nosso objetivo desenvolver estas observações em um fragmento de floresta amazônica no Pará. Para o estudo foram utilizadas 30 caixas-ninho de madeira, distribuídas ao longo de um módulo de pesquisa RAPELD localizado em um fragmento florestal na região do médio Xingu, em Altamira. Foram instaladas 8 caixas no transecto um, e 16 no transecto dois, somadas a 6 ao longo de um igarapé. Foram instaladas quatro caixas por parcela, duas no início e duas no final, uma com altura média de 1,5 m, e outra com 5 m em relação ao solo; as caixas instaladas ao longo do igarapé foram fixadas com altura intercalada (1,5 e 5 m) e distância de 50 m uma da outra. Foram mensuradas as variáveis ambientais e espaciais: abertura do dossel, distância da borda, densidade e média do DAP das árvores do entorno, distância do igarapé e altitude. Para verificar a relação entre as variáveis e os locais de instalação das caixas-ninho utilizou-se Análise de Componentes Principais (PCA), também utilizada para relacionar a ocorrência das espécies de aves, anfíbios e répteis, em relação aos locais de amostragens. Sete caixas foram ocupadas por vertebrados, todas com a finalidade de abrigo. Destas, quatro foram mamíferos (Didelphidae e Rodentia), dois répteis (Thecadatilus rapicauda) e um anfíbio (Osteocephalus taurinus). A amostragem abrangeu toda a área de estudo, através da distribuição heterogênea das cavidades artificiais, houve pouca variação entre as variáveis e as caixas-ninho (PCA - 39,50% de explicação dos eixos). Não houve correlação significativa, mas uma tendência de uso quanto aos T. rapicauda ocuparem caixas associadas com as variáveis distância do igarapé e altitude, e mamíferos com a variável cobertura vegetal. Diferentes de outros estudos brasileiros houve baixa ocupação das caixas-ninho, e nossos resultados não foram substanciais para determinar a utilização de caixas-ninho para enriquecimento ambiental em fragmentos ambientais perturbados na Amazônia.

  • ALYSSON ANTONIO DA COSTA LEITE
  • VARIABILIDADE DA COMUNIDADE DE ROTIFERA EM UM TRECHO SOB INFLUÊNCIA DE UM RESERVATÓRIO NA BACIA TOCANTINS-ARAGUAIA

  • Data: 18/05/2018
  • Mostrar Resumo
  • Devido ao rápido ciclo de vida e adaptação, o zooplâncton é usado como indicador de mudanças ambientais. A comunidade de rotíferos foi descrita e comparada em diferentes compartimentos fluviais conduzidos pelo represamento do Tocantins-Araguaia, Amazônia Brasileira, após a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí, há 40 anos. Para investigar a variabilidade temporal e espacial, coletamos o zooplâncton com rede de plâncton de 68 μm em um total de 16 estações a montante, no lago e a jusante da usina durante um ciclo hidrológico (trimestralmente em 2015). Foram obtidas variáveis físico-químicas e ambientais, como temperatura, pH, concentração de Oxigênio Dissolvido, de clorofila-a e índice de estado trófico, entre outras. A biomassa foi estimada durante as estações chuvosa (março) e seca (setembro). Foram encontradas 85 espécies pertencentes a 31 gêneros. Não houve diferença da biomassa entre os compartimentos, somente entre os períodos chuvoso e seco (p = 0,001) e houve diferenças da densidade (org. m-3) entre os períodos e compartimentos (p = 0,001) e na relação período vs compartimento (p = 0,008). Análises multivariadas demonstraram que a variabilidade da comunidade está relacionada a variação temporal, com menor influência da variação espacial, embora espécies indicadoras como Brachionus gessneri, Hexarthra intermedia e Keratella americana foram detectadas no compartimento montante e Asplanchna priodonta, Ptygura libera e Stephanoceros sp.2 no compartimento lago.

  • BRENDA KAROLINA GOMES ALMEIDA
  • ÁCAROS MESOSTIGMATAS ECTOPARASITAS DE MORCEGOS NA AMAZÔNIA ORIENTAL BRASILEIRA

  • Data: 02/05/2018
  • Mostrar Resumo
  • O conhecimento sobre a acarofauna é exíguo-devido principalmente a dificuldade de acesso ao bioma e à falta de especialistas no grupo. Os ácaros que parasitam a superfície externa dos corpos de hospedeiros da ordem Chiroptera compreendem quatro ordens. Para descrever o padrão de interações entre os ácaros ectoparasitas de morcegos, a ordem de ácaros mesostigmata foi o grupo-modelo. Neste grupo incluem famílias e gêneros de ácaros parasitas exclusivamente de morcegos, ou mesmo os que parasitam outros vertebrados. Realizamos coletas em 14 localidades, cada uma delas visitada pelo menos duas vezes. Caracterizamos a assembleia de ácaros mesostigmatas e os seus hospedeiros quanto a abundância e riqueza de espécies. Visualizamos e analisamos as interações entre Ácaro-Morcego em redes bipartidas usando métricas a nível de rede e de espécies. Obtivemos o registro de novas interações e novas espécies foram reconhecidas. A rede Ácaro-Morcego apresenta uma alta modularidade. A espécie de morcego Carollia perspicillata foi uma importante espécie-chave para as interações registradas, esteve conectando módulos e com ligações dentro do próprio módulo. Constatamos uma alta relação de EXCLUSIVIDADE entre uma espécie de ácaro e uma espécie de morcegos na rede. Estes resultados são um importante alerta para a conservação desses organismos e seus ambientes. Visto que a região de estudo se encontra em constante exploração dos recursos naturais causando alterações abruptas da paisagem. Tais interações são pouco conhecidas. Numa escala evolutiva estas espécies teriam pouco tempo para adaptar-se e deixariam de existir.

  • LEANDRA ROSE PALHETA DA SILVA
  • O efeito da urbanização sobre a comunidade de morcegos e moscas hipobosídeas (Nycteribiidae e Strebilidae) na Amazônia brasileira

  • Data: 28/02/2018
  • Mostrar Resumo
  • Dípteros parasitas de morcegos são organismos hematófagos, pertencentes ás famílias Streblidae, cinco subfamílias, 32 géneros e 227 espécies e Nycteribiidae, três subfamílias (Nycteribiinae, Cyclopodiinae e Archinycteribiinae), ambas as famílias possuem ampla distribuição geográfica sendo que no Brasil existem registros de 68 espécies da família Streblidae e 24 espécies de da família Nycteribiidae. A infestação de ectoparasitas, em morcegos, esta relacionada a fatores como o tamanho da área de distribuição, a formação de colônias, tamanho corporal e tipo de ambiente em que ele se encontra. A importância do entendimento dos processos ecológicos está ligada a compreensão das interações entre as espécies, tanto na escala temporal quanto espacial, consequentemente para guiar medidas de conservação das espécies, habitat e ambientes. Deste modo os nossos objetivos são: Identificar se a modificação dos ambientes naturais através da urbanização altera as comunidades de Díptera e Quiróptera. Para isso foram realizadas coletas em cinco municípios do estado do Para, Altamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Bragança e Nova Timboteua, considerando 11 pontos amostrais, seis em ambientes urbanos e cinco em ambientes rurais. Com 42 noites de coleta (25 em área urbana e 17 área rural) e 63.000 m .h de esforço amostral (37.500 m .h área urbana e 25.500 m .h rural) foram capturados 514 indivíduos de 30 espécies de morcegos, distribuídas em seis famílias. Com o estudo, observamos que as comunidades, tanto de díptera quanto de morcegos, apresentaram variação entre os ambientes urbanos e rurais, sendo este estudo o primeiro a avaliar o efeito de ações antrópicas sobre a estrutura da comunidade de dípteras e que a variação observada na comunidade de dípteras e um reflexo da variação observada na de morcegos, uma vez que as comunidades são correlacionadas em 68%. Em relação à variação da abundância entre os ambientes, observamos que a área urbana possui maior abundância de díptera e menor abundância de morcegos, quando comparados com as áreas rurais, apesar da riqueza de espécies serem maior nos ambientes rurais, indicando que a variação da composição é em decorrência da perda de espécies nas áreas urbanas, com a composição das espécies urbanas sendo determinada por poucas, porem abundantes, espécies e que os espécimes urbanos possuem maiores taxas de infestação, corroborando assim com o esperado pela literatura, de que os ambientes degradados contribuem para o aumento das taxas de parasitismo.

  • VICTOR SACCARDI
  • DIVERSIDADE DE MAMÍFEROS E AVES CINEGÉTICAS NA TERRA DO MEIO

  • Data: 28/02/2018
  • Mostrar Resumo
  • Estudos sobre a abundância das espécies são fundamentais para entender os padrões estruturais e as respostas das comunidades frente as perturbações, seja de longo prazo, pelas mudanças climáticas, ou de curto e médio prazo, pela caça e desmatamento. Milhões de pessoas nas florestas tropicais dependem da fauna para garantir sua ingestão de proteína e assegurar sua segurança alimentar. A Terra do Meio situa-se no centro-sul do Pará, bacia hidrográfica do médio rio Xingu, composta por um conjunto de áreas protegidas que recebem grande pressão de desmatamento, onde habitam populações tradicionais indígenas e ribeirinhas. Com o objetivo de descrever a diversidade de mamíferos de médio e grande porte e de aves cinegéticas de três Unidades de Conservação, foram percorridos 835 km em nove transectos. Também foram feitas comparações entre as áreas, averiguando os impactos da caça, e propostas recomendações para o monitoramento da biodiversidade. Pelo método Distance Sampling foram obtidas estimativas populacionais das espécies. Também foram coletados dados indiretos e instaladas armadilhas fotográficas. Foram registradas 47 espécies. Os resultados sugerem que a caça não afeta drasticamente as populações silvestres na área, podendo indicar que atualmente a caça tende a ser sustentável na região. Este estudo reforça a importância de extensas áreas para a manutenção de populações viáveis e da sustentabilidade da caça nessas regiões. Este estudo apresenta estimativas de densidade nessas áreas, sendo que ele traz as primeiras informações sobre a diversidade de mamíferos e aves cinegéticas da Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio.

  • KLEITON RABELO DE ARAUJO
  • Emissão de dióxido de carbono (CO2) pela usina hidrelétrica (UHE) de Belo Monte, rio Xingu (PA), Amazônia

  • Data: 23/02/2018
  • Mostrar Resumo
  • Com a implantação de um reservatório hidrelétrico a dinâmica do rio é alterada, em especial sua hidrologia, reduzindo a vazão à jusante. O represamento de rios pode aumentar a concentração de carbono orgânico dissolvido a montante por meio de retenção de matéria orgânica, aumentando a produção de dióxido de carbono (CO2). Já nos primeiros anos após o represamento, as emissões são elevadas, estabilizando-se com o passar dos anos devido à decomposição da matéria orgânica. Muitos fatores controlam o fluxo de CO2 e podem afetar as taxas de emissão através do rio a nível espacial e temporal, tais como geomorfologia do canal, latitude, temperatura, estrutura da comunidade microbiana, entrada de matéria orgânica, turbulência da água, cisalhamento do vento e vegetação pré-represamento. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a variação espacial e temporal de CO2 tanto nos reservatórios da Usina Hidrelétrica de Belo Monte como o padrão de emissão do rio Xingu após seu represamento. A amostragem foi realizada durante os períodos amazônicos de seca e cheia durante os anos de 2016 e 2017. Assim, foram mensurados os fluxos de CO2, a concentração de CO2 na água e variáveis físico-químicas. Na seca, o fluxo diminuiu registrando fluxos negativos no canal principal, embora as áreas inundadas tenham uma emissão e concentração de CO2 similar ao período de cheia. A baixa precipitação durante o período de estiagem afetou as emissões, já que o canal principal deve receber menos entradas de matéria orgânica. Já as áreas inundadas ainda apresentam vegetação em decomposição como fonte de carbono. As emissões em 2016 apresentaram padrão semelhante a 2017, sem flutuações muito discrepantes entre esses anos. A turbulência teve um papel intrínseco na variação de emissões durante a cheia, juntamente com a atividade autotrófica e (ou) heterotrófica. A jusante da barragem de Belo Monte, foi registrado um fluxo elevado durante cheia o que pode indicar um hot spot de emissão durante esta estação. Os resultados deste trabalho irão propiciar um melhor entendimento dos impactos gerados por usinas hidrelétricas a fio d’água em rios de água clara, além uma visão dos efeitos causados no balanço local de carbono.

2017
Descrição
  • MAYSA REIS PAIVA
  • DIVERSIDADE DE USO DA FLORA POR AGRICULTORES FAMILIARES NO PROJETO DE ASSENTAMENTO ASSURINI, ALTAMIRA, PARÁ

  • Data: 28/04/2017
  • Mostrar Resumo
  • Projetos de assentamento são áreas de novas unidades de produção agrícola que visam o reordenamento do uso da terra. Nos assentamentos, o uso de recursos vegetais representa importante alternativa para melhoria na qualidade de vida, seja na geração de renda ou para o autoconsumo das famílias. O presente estudo visa investigar o conhecimento na população do projeto de assentamento Assurini, sobre as espécies vegetais da região, seus respectivos usos, assim como as partes vegetais mais utilizadas e os principais locais de coleta. Para a obtenção dos dados, procedeu-se a observação participante, aplicação de entrevistas semiestruturadas para obtenção de informações do perfil sócio econômico do entrevistado e conhecimentos etnobotânicos. Também foram realizadas turnês guiadas para coleta botânica. Foram calculados os índices de diversidade de Shannon na base 10 (H’), de equitabilidade de Pielou (J’), Riqueza (RQZ), o valor de uso (VU), o valor de uso para parte utilizada da planta (VPP) e processada a análise de componentes principais (PCA). Foram entrevistados 25 moradores, todos agricultores familiares, sendo 15 homes e 10 mulheres. Foram registradas 183 espécies úteis sendo 75 provenientes dos quintais, 62 das áreas de capoeira, 41 das áreas de mata e 5 das roças. As famílias Fabaceae, Arecaceae, Rutaceae e Lamiaceae obtiveram maior número de citações. As categorias de uso da vegetação foram identificadas em dez tipos: medicinal, alimentício, madeireiro, combustível (lenha e carvão), artesanal, recreativo, místico ou religioso, produção de artefatos (para caça, pesca ou domésticos), cosmético e forrageiro. As categorias de uso mais representativas foram medicinal (42,8%), alimentício (30,6%), madeireiro (15,4%) e combustível (6,6%). Os valores dos índices de Shannon (1,85) e Pielou (0,82) foram altos sugerindo que os entrevistados conhecem uma grande parcela da diversidade local de plantas. A média do valor de uso (0,21) foi baixa. Apresentaram maior valor de uso as espécies Bertholletia excelsa (1,24), Handroanthus impetiginosus (1,20), Vouacapoua americana (1,08), Euterpe oleracea (1,00), Citrus sinenses (1,00) e Mangifera indica (1,00). As partes vegetais mais utilizadas são folhas, frutos, caule e casca do caule. E. oleracea apresentou maior aproveitamento com indicação de uso para seis partes: casca do estipe, estipe, folhas, frutos, sementes e raízes. O índice de riqueza variou entre 0,08 a 0,37. Os valores médios do índice de riqueza foram similares entre homens (RQZ=0,18) e mulheres (RQZ=0,17). A análise de componentes principais evidencia conformidade em relação ao conhecimento sobre plantas entre os entrevistados. Os resultados demonstram que, entre os entrevistados, é amplo o conhecimento das plantas disponíveis localmente, sejam nativas ou exóticas.

  • GLEIDSON PHILLIPPE SILVA FIGUEIREDO
  • ESTUDO DA MORFOLOGIA ENCEFÁLICA DE Bryconops melanurus (BLOCK, 1794), COM UMA ANÁLISE ESTEREOLÓGICA DA ESTRUTURA INTERNA DO tectum opticum.

  • Data: 13/04/2017
  • Mostrar Resumo
  • O encéfalo de teleósteos tem sido objeto de abordagens que buscam descrever essa
    4 diversidade ainda pouco investigada e encontrar, por exemplo, novas fontes de
    5 caracteres filogenéticos. Contudo, essas descrições ainda são raras na literatura
    6 ictiológica atual. Este trabalho se propôs em descrever a morfologia encefálica
    7 de Bryconops melanurus com ênfase na arquitetura interna do Tectum opticum com
    8 base também em dados estereológicos através do método do Fracionador óptico que
    9 gera estimativas imparciais do número de células segundo critérios de amostragem
    10 aleatória e sistemática. Foi observado que com relação a topografia e a morfologia
    11 geral, o encéfalo estudado é condizente com o modelo generalizado para Characiformes,
    12 porém este também apresentou regiões morfologicamente diferentes, sendo
    13 marcadamente distinto por apresentar: habenula visível, bulbus olfactorius séssil e
    14 semi-fusionados, eminentia granularis com sulco vertical inconspícuo. O tectum
    15 opticum apresentou uma arquitetura interna laminar que recuperou seis camadas
    16 distinguíveis pela coloração de Nissl, elas se estendem no sentido dorso-caudal,
    17 apresentado-se sobrepostas horizontalmente uma em relação a outra. Este foi o padrão
    18 observado nos demais teleósteos e, por conseguinte, em outros vertebrados com dados
    19 disponíveis na literatura. A análise estereológica de cinco camadas nas quais as células
    20 neurais são distinguíveis no tectum opticum não detectou diferenças significativas no
    21 volume e número total de células (neurônios+glia) entre os hemisférios, o que confirma
    22 a simetria desta região, sendo o número de glias muito maior que o de neurônios.

  • RENAN LEAO REIS
  • O ENCÉFALO DE Potamorrhaphis guianensis JARDINE, 1843 (ATHERINOMORPHA: BELONIFORMES: BELONIDAE): NEUROANATOMIA E ENSAIOS ESTEREOLÓGICOS DO TECTUM OPTICUM

  • Data: 13/04/2017
  • Mostrar Resumo
  • A proposta do presente estudo é descrever a neuroanatomia básica do encéfalo e
    explorar no âmbito estereológico o tectum opticum de um Belonidae Neotropical tendo
    como modelo de estudo a espécie Potamorrhaphis guianensis. Foram mensurados doze
    caracteres morfométricos das subdivisões do encéfalo para estudos da morfologia
    externa e para estudos estereológicos foram feitos cortes histológicos, montadas lâminas
    e corados com cresil-violeta. O tectum opticum compreende a maior estrutura do
    encéfalo seguido do corpus cerebelli, os centros somatossensoriais são pouco
    desenvolvidos e o corpus cerebelli é estendido em sentido rostro-caudal. Em P.
    guianensis o tectum opticum é compostos em seis camadas: (Stratum marginale,
    Stratum opticum , Stratum fibrosum et griseum superficiale , Stratum griseum centrale ,
    Stratum album centrale e Stratum periventriculare, todas as camadas não apresentaram
    diferenças de volume e número de células neurais entre os hemisférios direito e
    esquerdo. O Stratum periventriculare corresponde a camada com maior número de
    células e densidade por mm3, em contraste o Stratum opticum apresenta menor número
    de células. O Stratum griseum centrale corresponde a camada com maior volume e o
    Stratum opticum e Stratum album centrale com menores volumes, respectivamente.
    Nossos dados sugerem que os tamanhos relativos do tectum opticum, eminentia
    granularis e corpus cerebelli, podem estar associados a habilidade de P. guianensis em
    detectar objetos ágeis de fontes alóctones e autóctones, coordenação motora durante o
    nado e agilidade na captura de presas e fugas de predadores internos e externos. Este é
    um dos primeiros esforços em descrever a anatomia externa do encéfalo de um
    Belonidae Neotropical e um dos primeiros em descrever de forma sistêmica, as camadas
    do tectum opticum de um teleósteo com base em estereologia. A continuação de estudo
    com tais abordagens é de grande importância para estudos em biologia comparada,
    evolução anatômica do encéfalo, e discussão com estudos sobre comportamento,ecologia, aspectos funcionais e filogenéticos entre os Teleósteos.

  • KEILA XAVIER MAGALHAES
  • DELIMITAÇÃO DE ESPÉCIES DE Baryancistrus RAPP PY-DANIEL, 1989 (SILURIFORMES: LORICARIIDAE) DO RIO XINGU E FILOGEOGRAFIA DE Baryancistrus xanthellus RAPP PY-DANIEL, ZUANON E OLIVEIRA, 2011

  • Data: 07/04/2017
  • Mostrar Resumo
  • A diversidade de padrões de coloração em Baryancistrus varia de acordo com a sua localidade, fazendo com que uma mesma espécie apresente vários morfotipos reconhecidos com códigos-L no comércio de peixes ornamentais. Baryancistrus xanthellus, conhecida popularmente como acari-amarelinho possui grande importância no comércio de peixes ornamentais. Entretanto, ao longo de sua distribuição é possível observar diferentes padrões de pigmentação amarela em formato de pontos, distribuídos ao longo do corpo dos indivíduos, levantando suspeitas em relação à taxonomia da espécie. Apesar da importância comercial desta espécie, pouco se sabe sobre a genética de populações de B. xanthellus, devido à escassez de trabalhos. Os objetivos do presente estudo foram delimitar as espécies do gênero Baryancistrus que ocorrem na bacia do rio Xingu através da utilização de sequências de um fragmento do gene mitocondrial Cytocromo b e utilizar marcadores mitocondriais e nucleares para realizar inferências sobre a diversidade genética, estrutura populacional e história demográfica da espécie B. xanthellus. Nossos resultados demonstraram a existência de sete Unidades Taxonômicas Operacionais Molecular (Molecular Operational Taxonomic Unit, MOTU) de Baryancistrus para esta bacia, sendo que a suposta espécie nova Baryancistrus sp. “verde”, na verdade, trata-se de uma variação de coloração da espécie conhecida como B. xanthellus, ressaltando a importância da taxonomia integrativa combinando informações baseadas em identificação morfológica com dados moleculares. Os resultados das análises populacionais revelaram a existência de cinco haplogrupos de B. xanthellus distribuídas ao longo do rio, padrão que pode estar relacionado a possíveis variações fisiográficas do rio Xingu resultantes de mudanças hidrológicas ocorridas na Amazônia durante o Quaternário tardio.

  • MARIA DAYANNE LIMA DE LUCENA
  • A PESCA DE PEIXES ORNAMENTAIS EM DUAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA (PARÁ, BRASIL)

  • Data: 05/04/2017
  • Mostrar Resumo
  • Dentre as categorias de pesca na Amazônia, a pesca ornamental se caracteriza como uma atividade artesanal voltada para a manutenção de peixes vivos. No rio Xingu, os peixes da família Loricariidae são distribuídos em 60 espécies, pertencentes a 26 gêneros. Apesar da importância que essas espécies possuem para o mercado ornamental, algumas delas se encontram ameaçadas devido a perda de ambientes de pesca na região de Altamira, decorrente do barramento do rio Xingu, a qual pode influenciar a migração da pesca de peixes ornamentais para áreas a montante da barragem, como as áreas das reservas extrativistas (Resex) rio Xingu e rio Iriri. A quantidade de informações que existem sobre a biologia, ecologia e diversidade das espécies ornamentais, além de características da pesca nas áreas de estudo, é bastante escassa. Com isso, o objetivo desta pesquisa é inventariar as espécies de peixes com potencial ornamental nas Reservas extrativistas rio Xingu e rio Iriri, além de, compreender o processo de exploração das espécies por meio do conhecimento dos pescadores de peixes ornamentais dessas áreas. Foram coletadas 38 espécies de Loricariidae nessas reservas por meio de mergulho com compressor de ar e mergulho livre (apnéia). A composição de espécies variou conforme o método de coleta, períodos sazonais e drenagens das Resex. O método de captura de peixes por apnéia apresentou maior riqueza de espécies (df=36; p= 0,004). O período de seca apresentou maior variação na composição de espécies (F= 10,5; p= 0,001). As áreas de estudo apresentaram alta diversidade de espécies de peixes em ambientes de corredeiras, podendo, assim, ser uma possível alternativa para fortalecer o mercado ornamental local. Além de oferecer outra fonte de renda para os moradores dessas reservas. Quanto à característica da pesca ornamental nas áreas de estudo, as 25 entrevistas semi-estruturadas feitas com pescadores mostraram que a pesca ornamental depois da criação das reservas, deixou de ser a principal fonte de renda para a maioria das famílias. Entretanto, esses entrevistados mantém o conhecimento acerca dos apetrechos de pesca e do manejo em viveiros das espécies ornamentais. A retomada desta atividade é um anseio dos moradores, que acreditam que essa ocupação pode descentralizar os esforços da pesca comercial. O presente estudo mostrou o quanto as áreas de reservas podem ser importantes para a manutenção da biodiversidade dos peixes de corredeiras do Xingu. Além de apontar que o conhecimento dos pescadores é de fundamental importância para acessar informações sobre a pesca ornamental.

  • JANIO DA SILVA CARNEIRO
  • DIVERSIDADE E ABUNDÂNCIA DE ENDOPARASITOS EM ESPÉCIES DE PEIXES DOS GÊNEROS Myloplus e Tometes (Cichlidae: Serrasalmidae), NA VOLTA GRANDE DO RIO XINGU, ESTADO DO PARÁ, BRASIL

  • Data: 30/03/2017
  • Mostrar Resumo
  • Estudos com parasitos em populações de peixes podem ser utilizados como indicadores da qualidade da água e de alterações ambientais. O presente estudo tem por objetivo identificar e quantificar endoparasitos dos peixes Tometes ancylorhynchus (15 ind.), Tometes kranponhah (15 ind.), Myloplus rubripinnis (16 ind.) e Myloplus schomburgkii (14 ind.) na Volta Grande do Rio Xingu, bem como, analisar a relação parasito-hospedeiro quanto aos efeitos da comunidade parasitária, na condição relativa de saúde dos hospedeiros. É esperado que a abundância e diversidade de parasitos tragam prejuízos à saúde dos peixes, mais especificamente ao fator de condição relativo (Kn). Com os dados dos parasitos calculamos a prevalência, abundância e índice de diversidade e o fator de condição relativo dos peixes. Em cada hospedeiro ocorreram pelo menos três espécies de endoparasitos, totalizando seis espécies, sendo três pertencentes ao filo Nematoda, Myleusnema sp., Procamallanus (Spirocamallanus) sp. e Rondonia rondoni e três pertencentes ao filo Platyhelminthes, classe Trematoda, subclasse Digenea, família Cladorchiidae. Nosso estudo é o primeiro a registrar a presença do Nematoda da ordem, Procamallanus (Spirocamallanus) sp. em Tometes kranponhah e Tometes ancylorhynchus. Por outro lado, o Nematoda Rondonia rondoni, foi a espécie mais frequente, com abundância de 830,16 indivíduos (830,16±229,05) por peixe, representando um percentual de 96,55% do total endoparasitos. A espécie de parasita menos abundante foi o Procamallanus (Spirocamallanus) sp., com três indivíduos. Encontramos uma correlação significativamente positiva entre a diversidade de parasitos e o fator de condição relativo dos peixes (p<0,05), sugerindo que a diversidade parasitária influencia a relação peso-comprimento. Verificamos também que o parasito com maior abundância e prevalência (Rondonia rondoni) não influenciou significativamente o fator de condição dos peixes, e que existem diferenças significativas na composição de espécies de parasitos entre os gêneros de hospedeiros Tometes e Myloplus.

  • GEUSIVAM BARBOSA SOARES
  • DACTILOGIRÍDEOS (PLATYHELMINTHES, MONOGENOIDEA) PARASITOS
    DAS BRÂNQUIAS DE HASSAR GABIRU BIRINDELLI, FAYAL ET WOSIACKI,
    2011 E HASSAR ORESTIS (STEINDACHNER, 1875) (SILURIFORMES,
    DORADIDAE) DA BACIA DO RIO XINGÚ, PARÁ, BRASIL

  • Data: 29/03/2017
  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação foi elaborada no formato de artigo, separada em dois capítulos, conforme formatação proposta pelo do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira (instrução normativa 01/2016). No Capítulo I é apresentada uma breve contextualização sobre as características do rio Xingú e os problemas ambientais que este ambiente vem sofrendo pela ação antrópica, principalmente referente à comunidade íctica. Um enfoque é dado à diversidade de espécies de peixes do Gênero Hassar (Siluriformes, Doradidae) e seus parasitas metazoários, destacando os platelmintos parasitas da Classe Monogenoidea (Platyhelminthes, Cercomeromorpha). Em seguida, são apresentados os objetivos e metodologia geral utilizada para a obtenção dos resultados que culminou com a elaboração de um artigo, que será submetido para a publicação. Já o Capítulo II, trata do reconhecimento da diversidade de monogenóideos parasitos de peixes doradídeos do rio Xingú e rios adjacentes. Quatro novas espécies de monogenóideos até então desconhecidas da comunidade científica são descritas para Hassar gabiru e H. orestis. Cosmetocleithrum bifurcum Mendoza-Franco, Mendoza-Palmero et Scholz, 2016 descrito para as brânquias H. orestis da Amazônia Peruana é reportada pela primeira vez para águas brasileiras e para um novo hospedeiro, H. gabiru. O gênero Vancleaveus Kritsky, Thatcher et Boeger, 1986 é aqui emendado, assim como, uma chave dicotômica para as espécies de monogenóideos parasitas de doradídeos é apresentada. Finalmente, no presente estudo, a distribuição parasito/hospedeiro sugere que não somente componentes associados à coevolução (i.e., coespeciação) seriam responsáveis pelos padrões observados, mas também componentes biológicos, ecológicos e biogeográficos poderiam influenciar a distribuição destes parasitos em seus respectivos hospedeiros.

  • CINTHIA MAGALI MOREIRA HOFFMANN
  • Conhecimento etnoecológico sobre o peixe-boi da Amazônia, Trichechus inunguis Natterer, 1883 (Mammalia, Sirenia) na RESEX Verde Para Sempre, Porto de Moz, Pará, Brasil


  • Data: 20/02/2017
  • Mostrar Resumo
  • Há duas espécies de peixe-boi no Brasil, Trichechus manatus manatus, peixe-boi marinho e Trichechus inunguis, peixe-boi da Amazônia.O peixe-boi amazônico, maior mamífero aquático dulcícola da América do Sul, é encontrado nos principais rios da bacia amazônica. Por estar intrinsecamente relacionado a caça tradicional, compreende parte integrante da memória de um povo, que o usou durante muitos anos como fonte de subsistência. Atualmente, a espécie está em declínio e ainda há muito a estudar sobre ela, tornando-se necessário o entendimento sobre os seus aspectos biológicos e ecológicos. Bem como o uso da espécie pelas pessoas reconhecidas como os principais detentores do conhecimento ecológico local. Por ser um animal raramente observado, devido à dificuldade em seu avistamento, fez-se necessário estudá-lopor meio de entrevistas semi-diretivas. Durante os anos de 2015 e 2016, 31 moradores foram entrevistados. Observações sobre as características físicas, comportamentais, alimentação, e uso do peixe-boi, serviram de base para a percepção de que a caça e o consumo não são constantes na área de estudo.Tais resultados demonstram que esta espécie foi utilizada de forma sustentável por muitos anos. Contudo, desde a criação da Reserva Extrativista Verde Para Sempre, há o declínio da caça, porém, emalhamentos de filhotes ainda são casuais. Por outro lado, existem áreas possíveis para refúgio, com poucas ações antrópicas. Os resultados demonstram que são necessárias medidas de conscientização direcionadas aos pescadores no uso de redes de pesca.  Assim como programas de educação ambiental dentre outras medidas, para que a caça do peixe-boi amazônico seja mitigada na região.

  • SOLANGE HENCHEN TREVISAN
  • ECOFISIOLOGIA E ANATOMIA DO ACAPU (Vouacapoua americana Aubl.), AMAZÔNIA ORIENTAL

  • Data: 08/02/2017
  • Mostrar Resumo
  • A Amazônia vem passando por alterações ambientais que têm levado a uma série de alterações morfológicas e fisiológicas nas plantas. Portanto, o objetivo geral desse trabalho foi avaliar os aspectos ecofisiológicos e anatômicos dos estágios de muda, vara e arvoreta de Vouacapoua americana no município de Medicilândia, Pará, Brasil. A temperatura do ar mais elevada em 2,5°C, observada no período de estiagem, resultou em valores mais elevados de temperatura da folha e de déficit de pressão de vapor, além de valores mais baixos de umidade da folha, condutância estomática e transpiração. Ademais, foi observado que cada estágio de desenvolvimento de V. americana se comportou de determinada forma às variações ambientais, em que varas e arvoretas apresentaram respostas mais favoráveis às variações de temperatura e umidade do ar, estando mais bem adaptados ao meio em que vivem. Quanto às estruturas anatômicas, foi verificado que vara e arvoreta apresentaram nervura mais espessa que muda. Ademais, a arvoreta também apresentou maior espessura do limbo e do parênquima tendendo a paliçádico. Na epiderme foi possível observar que os estômatos ocorrem somente na face abaxial (folha hipoestomática), com frequência média de 719 estômatos por mm². A epiderme é unisseriada, com presença de papilas e tricomas. A região mediana do limbo apresentou uma camada de parênquima paliçádico, uma ou duas de parênquima esponjoso e uma de parênquima tendendo ao paliçádico (adjacente à face abaxial). Estruturas secretoras estão presentes em todo o limbo foliar. Na região da nervura central e do pecíolo foi observado que o xilema ocupa a parte central da nervura, apresentando formato de arco. O floema circunda todo o xilema e possui fibras esclerenquimáticas em sua periferia. Portanto, os resultados desse estudo indicam que no período de estiagem, as plantas apresentaram altos valores de temperatura da folha, DPV elevado e baixas taxas de transpiração e condutância estomática. Por outro lado, no período chuvoso, a umidade da folha e a condutância estomática foram mais elevadas. As variáveis ecofisiológicas apresentaram um padrão distinto ao logo do dia, com exceção da condutância estomática e da transpiração no período de estiagem, e da clorofila em ambos os períodos sazonais. Vara e arvoreta exibiram valores mais altos para condutância estomática e transpiração no período chuvoso. Quanto à anatomia foliar, V. americana apresentou dados condizentes com os citados para a subfamília Caesalpinioideae. Apenas as variáveis: espessura da nervura, do limbo e do parênquima tendendo a paliçádico, apresentaram diferenças significativas entre os estágios de desenvolvimento.

2016
Descrição
  • FABIOLA ANDRESSA MOREIRA SILVA
  • USOS TRADICIONAIS DA FLORA NATIVA NA RESEX RIOZINHO DO
    ANFRÍSIO, ALTAMIRA, PARÁ

  • Data: 14/10/2016
  • Mostrar Resumo
  • USOS TRADICIONAIS DA FLORA NATIVA NA RESEX RIOZINHO DO
    ANFRÍSIO, ALTAMIRA, PARÁ
    As RESEX são Unidades de Conservação que visam garantir o uso sustentável dos
    recursos naturais por populações tradicionais. O uso múltiplo dos recursos naturais é
    uma das estratégias de subsistência comum entre as populações que vivem na floresta.
    O presente estudo visa identificar as espécies vegetais úteis e seus usos na Reserva
    Extrativista Riozinho do Anfrísio, Altamira, Pará, localizada em um complexo de Áreas
    Protegidas, chamado de Terra do Meio. Foram visitadas 19 localidades. A coleta de
    informações se deu através da observação participante e da aplicação de formulários
    semiestruturados, onde foram obtidas informações sobre o perfil dos entrevistados, as
    espécies úteis, seus usos e percepções sobre a RESEX. Os Índices de Valor de
    Importância (IVs) e de Valor de Consenso de Uso (UCs) foram calculados para as
    análises qualitativas e para a quantitativa foi utilizado o Índice de Diversidade de
    Shannon-Wiener (H’). Identificaram-se 161 espécies botânicas, pertencentes a 53
    famílias. Fabaceae e Arecaceae foram as famílias com maior número de citações. As
    espécies Bertholletia excelsa Humb. & Bonpl., Attalea speciosa Mart., Carapa
    guianensis Aubl. e Euterpe precatoria Mart. apresentaram os maiores Índices de Valor
    de Importância. Bertholletia excelsa Humb. & Bonpl. apresentou os maiores valores de
    IVs=1 e UCs=2,1. As categorias de uso mais citadas foram alimentar, medicinal e
    comércio. O índice de diversidade de Shannon-Wiener foi de H’= 2,15, demonstrando
    uma alta diversidade de conhecimento das espécies. A fartura e a sensação de segurança
    foram apontadas como as maiores motivações para se viver na RESEX. Para os
    entrevistados a maior conquista com a criação da RESEX foi a garantia de posse da
    terra e o acesso à educação e saúde. A exploração ilegal de madeira foi apontada como a
    principal ameaça à sustentabilidade das atividades extrativistas na RESEX Riozinho do
    Anfrísio.

  • MATHEUS WATANABE GLINS
  • EVOLUÇÃO DA FORMA CORPORAL EM BAGRES DO GÊNERO PHREATOBIUS (SILURIFORMES:PIMELODOIDEA) NA AMAZÔNIA SUBTERRÂNEA

  • Data: 13/10/2016
  • Mostrar Resumo
  • O gênero Phreatobius possui três espécies formalmente descritas e quatro ainda não descritas distribuídas na bacia do rio Negro. Geralmente habitam o lençol freático, podendo ser encontrados ocasionalmente em poços escavados a mão ou no ambiente hiporreico, com distribuição ampla na bacia Amazônica. O gênero apresenta características de peixes hipógeos, além de suas características únicas, que levou a várias incertezas sobre sua alocação familiar e dentro do próprio gênero. Neste estudo focaremos em apenas quatro espécies, as três formalmente descritas (Phreatobius cisternarum, P. dracunculus e P. sanguijuela) e em uma potencial nova espécie,Phreatobius sp. “Viruá”. Utilizamos morfometria geométrica para analisar a variação na forma corporal nestas espécies. Foi observado que P. cisternarum, P. dracunculus e P. sanguijuela apresentam padrão corpóreo semelhante, havendo diferença apenas na ponta do focinho e na altura da cabeça. Enquanto que Phreatobiussp. “Viruá” apresentou um corpo mais comprimido dorso ventralmente que as demais espécies congêneres. Esta diferença pode estar relacionada ao habitat, uma vez que Phreatobiussp. “Viruá” habita zona hiporreica com espaços diminutos e irregulares na serapilheira,em contrastecom as demais espécies associadas ao freático, com condutos em forma de microcavernas. Além disso, observamos uma diferença entre o agrupamento formado por P. dracunculus e P. sanguijuela,em relação a P. cisternarum, relativaàs posições das nadadeiras dorsal, inserção da nadadeira pélvica e nadadeira anal.Phreatobius sp. “Viruá” se mostrou a espécie mais morfogeometricamente distinta das demais, além do corpo comprimido dorso ventralmente na região posterior do corpo, outras variações encontradas foram nas posições das nadadeiras dorsal, pélvica e anal. As espécies recém descritas P. dracunculus e P. sanguijuelaapresentaram semelhança morfológica em todos os landmarks testados.Desta forma, pudemos observar que existe diferenças geomorfometricas informativas para a taxonomiadas espécies de Phreatobius, bem como variação da forma corporal que podem estar relacionadas a fatores ecológicos e habitat. Além disso, mostrar a eficiência damorfometria geométrica como ferramenta para distinção de espécies de peixes subterrâneos.

  • ROBERTO PORTELLA DE ANDRADE
  • RELAÇÃO ENTRE ACESSIBILIDADE E ABUNDÂNCIA DE MAMÍFEROS DE MÉDIO E GRANDE PORTE NA TERRA DO MEIO, ALTAMIRA-PA, BRASIL

  • Data: 23/09/2016
  • Mostrar Resumo
  • A literatura indica que áreas de caça próximas a vilas e assentamentos na Amazônia são usadas mais frequentemente pelos caçadores do que áreas mais distantes, indicando uma depleção populacional das espécies caçadas correlacionada com a distância aos assentamentos. Baseados nessas informações, procuramos analisar os efeitos da acessibilidade sobre a abundância relativa das ordens e a biomassa das espécies de mamíferos de médio e grande porte ao norte da Estação Ecológica Terra do Meio e na Terra Indígena Cachoeira Seca, as quais são adjacentes, pertencem a diferentes categorias de proteção e estão localizadas no baixo Rio Iriri, na área conhecida como Terra do Meio, Pará, Brasil. Neste estudo utilizamos o método de transecção linear complementado com armadilhas fotográficas e registros complementares. A abundância relativa das espécies e ordens registradas nos transectos lineares foi expressa na forma de taxa de avistamentos/10 km percorridos. A biomassa adulta avistada (biomassa/5 km percorridos) das espécies, por área, foi obtida multiplicando o número de indivíduos adultos avistados a cada 5 km por seu peso corporal. O coeficiente de acessibilidade foi elaborado a partir do cálculo da média das proporções das distâncias dos rios navegáveis e estradas trafegáveis para o ponto central das trilhas percorridas, sendo utilizado o teste de correlação de Spearman para analisar os efeitos dessa acessibilidade sobre a abundância relativa das ordens e a biomassa das espécies avistadas nas áreas estudadas. Das 52 espécies indicadas na literatura para a região de estudo, 34 foram confirmadas (65,4%), sendo: 26 espécies por dois ou mais métodos. Na EETM, foram registradas 29 espécies pertencentes a 26 gêneros e 07 famílias. Já, para a TICS, registramos 31 espécies distribuídas em 29 gêneros de 07 famílias. Ao longo dos 240 km percorridos nas quatro trilhas, foram obtidos 269 registros de 19 espécies, com uma taxa de avistamentos de 11,21/10 km; resultado similar aos registrados em estudos regionais. A análise dos efeitos da acessibilidade sobre a abundância relativa das ordens e a biomassa adulta avistada nas áreas estudadas não apresentou diferença estatística significativa, o que pode estar indicando que a biota estudada precisa de grandes áreas para desenvolver suas atividades. Por outro lado, não foi detectada diferença entre as áreas preservadas, mais sim entre os transectos estudados, o que indica que a Terra Indígena Cachoeira Seca e a Estação Ecológica Terra do Meio correspondem a mesma unidade biogeográfica, mas com diferenças nas suas unidades de paisagem. A espécie com maior número de avistamentos pelo método de transecto linear e registros em armadilhas fotográficas foi Dasyprocta leporina (cutia). A análise de componentes principais (PCA) para os transectos indicou uma forte correlação da ordem Rodentia com a trilha EETM 2, considerada a mais preservada (menos acessível), enquanto que a ordem Primates teve associação positiva com a trilha TICS 2, classificada como a mais perturbada antropicamente. Concluímos então que as áreas estudadas possuem boas condições de conservação, entretanto, a manutenção de atividades de caça, exploração florestal e deflorestamento na terra indígena pode a levar, em médio prazo, a uma maior redução nas densidades de algumas populações e até a extinções locais, como já observado em outros estudos.

  • JOYCE ERNESTINA MONTEIRO BRAZ
  • Efeitos da oligotrofização sobre a estrutura de tamanho de microcrustáceos planctônicos

  • Data: 12/09/2016
  • Mostrar Resumo
  • 1.      A fim de contribuir para o entendimento das respostas do zooplâncton à redução da carga de nutrientes (oligotrofização)foi realizado um experimento durante 23 dias, utilizando mesocosmos preenchidos com água do rio Paraná.Inóculos de fitoplâncton e zooplâncton foram coletados nos ambientes da planície de inundação do alto rio Paraná e foram submetidosa combinações detratamentosde nutrientes e transparência.

    2.      Foi testado se a limitação de recurso e a transparência afetam a estrutura de tamanho da comunidade através de seus efeitossobre as interações de competição e predação. De acordo com a Hipótese da Eficiência de Tamanho (HTE), a oligotrofização deve diminuir a estrutura de tamanho das assembleias de microcrustáceos planctônicos.

    3.      Os resultados obtidos para o cenário oligotrófico indicaram a diminuição da estrutura de tamanho do zooplâncton,devido à limitação de recurso alimentar e de seu efeito na eliminação dos grupos mais competitivos.Adicionalmente, a transparência contribuiu para este padrão de resposta devido ao seu efeito no aumento da pressão de predação.

    4.      A resposta da estrutura de tamanho à pressão de predação suportou as predições da HTE, enquanto a eficiência competitiva do zooplâncton de grande porte foi determinada pela disponibilidade de recurso alimentar, o que gerou resultados contrários aos esperados.

    5.      Concluímos que a oligotrofização interfere nas relações de predação e competição, reduzindo tanto o tamanho quanto a abundância do zooplâncton. Além disso, a redução da carga de nutrientes gera implicações ecológicas diferentes das observadas em ambientes enriquecidos, de modo que as predições das interações bióticas assumidas para ambientes enriquecidos não podem ser integralmente aplicadas a sistemas oligotróficos.

  • ANA CAROLINA SILVA
  • EFEITO DA CORRENTEZA E TIPO DE SUBSTRATO NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE LORICARIIDAE (ACTINOPTERYGII, SILURIFORMES) NAS CORREDEIRAS DO RIO XINGU

  • Data: 03/08/2016
  • Mostrar Resumo
  • No presente estudo, foi avaliada a distribuição de Loricariidae em vários trechos do médio rio Xingu, com intuito de evidenciar associação deste grupo de peixes com os diversos tipos de substratos e velocidade da correnteza. Foram realizadas duas coletas no período de seca no mês de outubro dos anos de 2014 e 2015. Por meio da caracterização fisiogeográfica de cada local amostrado foram encontrados desde ambientes com substrato rochoso até ambientes com fundo arenoso ou composto por gorgulho e complexo de seixos (mocororô). As análises univaridas demonstraram que a abundância e riqueza entre os sítios amostrados não foi homogênea. As análises multivariadas, permitiram verificar que todas as variáveis preditivas mensuradas influenciaram significativamente (p= 0,0001) na composição da ictiofauna. As variáveis: mocororô, gorgulho, laje, velocidade da correnteza, blocos médios foram as mais influentes explicando 30% da variabilidade na estrutura da ictiofauna. A análise cluster e o mapa de calor indicando a contribuição em abundância das espécies mais representativas revelaram diferentes níveis de similaridades espacial entre os sítios de coleta.

  • SAMUEL SILVA DE CRISTO
  • COMÉRCIO E ETNOECOLOGIA DO MUÇUÃ (Kinosternon scorpioides, LINNAEUS, 1776) NO ARARI, ARQUÍPELAGO DO MARAJÓ, PARÁ

  • Data: 02/08/2016
  • Mostrar Resumo
  • Nesta pesquisa, investigamos as características socioeconômicas do comércio e a etnoecologia do muçuã (Kinosternon scorpioides) no Arquipélago do Marajó– Pará, Brasil. Entre abril/2015 e março/2016, foram realizadas entrevistas livres e semiestruturadas com aplicação de questionários, e observação participante, nos centros urbanos das cidades de: Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari. Pesquisou-se: a) o perfil socioeconômico dos comerciantes e de sua atividade; b) a procedência, forma, frequência de comercialização do muçuã; c) a demanda pela compra desses produtos; e d) o conhecimento ecológico local. A caça de muçuãs é realizada segundo os interlocutores através de coleta com a mão (100%), com a mão e a soca-soca (62%) e com a mão e queimadas (54%). Os animais são caçados tanto para o consumo próprio como para a comercialização nos centros urbanos. Os caçadores conhecem os aspectos empíricos da biologia da espécie em vida livre, tais como: o habitat, a ecologia trófica, e a reprodução, dentre outros. Inferimos que o comércio de K. scorpioides ainda encontra-se em forte atividade na região, e que as normativas legais não são suficientes para inibir essa prática que representa uma ameaça ao equilíbrio ecológico da espécie. São necessárias, a intervenção educativa e a agregação de valor econômico a espécie silvestre pela implantação de criatórios legalizados, engendrando o surgimento de novas tecnologias que visem o emprego, a renda familiar, a segurança alimentar e a conservação da população natural desta espécie.

  • NAYRA GLAIS PEREIRA TRINDADE
  • EFEITO DE DIFERENTES INTENSIDADES DE COLHEITA DE MADEIRA E DE ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS DO SOLO SOBRE A COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURA DE UMA FLORESTA OMBRÓFILA DENSA NA AMAZÔNIA ORIENTAL

  • Data: 13/07/2016
  • Mostrar Resumo
  • Este estudo teve como objetivo avaliar as alterações florísticas e estruturais de uma floresta ombrófila densa sob efeito de diferentes intensidades de corte seletivo de madeira, bem como, as possíveis correlações entre a composição florística e as condições edáficas e topográficas em uma área de manejo florestal. A pesquisa foi realizada no PDS Virola Jatobá, em Anapu, Pará, onde foram definidos cinco tratamentos, o primeiro se refere à área controle e os quatro restantes correspondem às áreas submetidas à exploração florestal, em diferentes períodos e intensidades. Em cada tratamento foram instaladas 10 parcelas de 10x50m, onde foram inventariados todos os indivíduos arbóreos com DAP ≥ 10cm. Para caracterização da composição florística e fitossociológica, utilizou-se: (i) diagrama de Whittaker, (ii) estimativa dos parâmetros de densidade, frequência, dominância e Índice de Valor de Importância (IVI), (iii) distribuição dos indivíduos por classe de diâmetro, e (iv) curva de espécie por área. Para verificar o efeito das diferentes intensidades de corte comparou-se o número de espécies, gêneros, famílias botânicas e indivíduos entre os tratamentos, por meio da Análise de Variância (ANOVA). Utilizando-se a Análise Multivariada Permutacional de Variância (PERMANOVA) para comparar a distribuição dos indivíduos dentre as classes de diâmetro. A diversidade e a uniformidade dos tratamentos foram analisadas por meio dos perfis de diversidade, e, a similaridade florística foi calculada através do índice de Jaccard. Para analisar o efeito das variáveis ambientais realizou-se a PERMANOVA, com base em uma matriz de similaridade Bray-Curtis, e a Análise de Redundância parcial (RDAp), utilizando-se o Programa VEGAN na Plataforma R, versão 3.1.2. Foram registrados 1.899 indivíduos (760 ind.ha-1), pertencentes a 127 espécies distribuídas em 92 gêneros e 37 famílias botânicas. Fabaceae, Lecythidaceae e Sapotaceae foram as famílias com maior número de indivíduos. Dos 1.899 indivíduos amostrados, 55,5% apresentaram DAP < 20cm. A espécie Licania impressa Prance apresentou o maior índice de valor de importância. Em todos os tratamentos, o grupo de indivíduos compostos por espécies secundárias tardias apresentou maior densidade. A área testemunha apresentou maior diversidade de espécies em relação a três, das quatro áreas submetidas à exploração de madeira. A similaridade florística entre as áreas apresentou valores do índice de Jaccard variando de 50 a 62%. A PERMANOVA indicou que a abundância das espécies foi influenciada somente pela intensidade de corte, não havendo influência significativa entre a declividade e a textura do solo. Na RDAp os dois primeiros eixos foram responsáveis por 21,53% na variação dos dados de abundância das espécies. Portanto, conclui-se que, de modo geral, a intensidade de corte adotada no PDS Virola Jatobá não foi tão intensa ao ponto de provocar grandes alterações florísticas e estruturais. Ademais, as variáveis físico-químicas do solo foram responsáveis por uma pequena parcela da variação na abundância das espécies da área de manejo.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1