Horror e veneração no mundo moderno: um estudo teórico acerca da noção de tabu em Theodor W. Adorno.
Psicanálise; Adorno, Theodor; Tabus; Educação; Sexualidade.
Esta pesquisa pretende debater alguns aspectos do recurso que Adorno faz à psicanálise, em especial à teoria freudiana, no tocante à permanência dos tabus nas sociedades modernas. Pois este recurso em geral implica ricas contribuições não apenas ao campo da teoria social, mas também à teoria psicanalítica e, evidentemente, às interseções entre ambas. Trata-se aqui, portanto, de uma pesquisa teórica cujo recorte recaiu sobre os textos derivados de duas conferências proferidas por Adorno na década de 1960, Tabus acerca do magistério e Tabus sexuais e direito hoje. Para realizá-la, apoiamo-nos, de um lado, na leitura estrutural dos textos selecionados e, de outro, na circunscrição histórica de suas ideias e autores. Enfatizamos nesse recorte a especificidade do manuseio da categoria tabu, que será comparado às abordagens freudianas clássicas deste conceito - como se sabe, intimamente vinculado à sua concepção de cultura como renúncia pulsional, isto é, como coerção do potencial perverso-polimorfo originário e característico da sexualidade humana. Veremos nesse empreendimento como a psicanálise pode figurar simultaneamente como instrumento analítico e como produto de seu momento histórico – leia-se: como objeto de crítica. Chamamos a atenção também para o papel assumido por ela nesta face da obra de Adorno, a palavra falada, na qual se delineia mais nitidamente os elementos de uma prática pautada em uma educação emancipadora.