Banca de DEFESA: JOSÉ DE ARIMATÉIA RODRIGUES REIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ DE ARIMATÉIA RODRIGUES REIS
DATA: 30/11/2021
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/ptn-iswv-hju

Estratégias de sobrevivência e movimentos de vida: práticas de redução de danos e autocuidado no discurso de pessoas que usam drogas em situação de rua em Belém/PA.

Uso de drogas, Situação de rua, Redução de danos, Autocuidado, Psicologia social.

ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo

Nesta pesquisa, buscou-se analisar os discursos de pessoas que usavam drogas em situação de rua na cidade de Belém/PA, nas suas práticas cotidianas de sobrevivência realizadas nos espaços urbanos por onde circulavam, em relação à utilização das estratégias de redução de danos e autocuidado nas ruas, e em possíveis interfaces com as políticas públicas na procura por ações governamentais, ou ainda buscando novas possibilidades de vida na complexidade da cidade, verificando quais formas particulares de produção de movimentos de vida são possíveis no uso de drogas a partir dos contextos da situação de rua. Para tal, fez-se antes uma discussão de algumas das relações entre o modelo de sociedade contemporânea e possíveis influências associadas à ocorrência dos fenômenos do consumo de substâncias psicoativas e das situações de rua, frequentemente aproximados entre si na literatura especializada, e creditados à vulnerabilidade social, à marginalização ou a estigmas sociais diversos, aliados ainda a práticas proibicionistas e diferentes formas de governamentalidade. Discutiu-se também sobre quais práticas de resistência seriam possíveis às estratégias de dominação e controle das produções de subjetividade e da sobrevivência nos cenário urbanos, aos potentes e poderosos discursos vigentes, aos muitos estigmas existentes e às políticas geradoras de desigualdades largamente adotadas. Travou-se, por outro lado, o debate sobre as políticas públicas vigentes, incluindo as políticas de drogas e da população em situação de rua, bem como acerca da estratégia de redução de danos em suas características e sobre o seu surgimento entre nós e em outros países, além das possibilidades de autocuidado nas ruas pelas pessoas que utilizam substâncias, através dos seus modos de circulação na cidade, nas modalidades próprias de sobrevivência engendradas e/ou nas formas particulares de produzir movimentos de vida. A pesquisa se fundamentou no método de análise das práticas discursivas, e na escolha do campo- tema pessoas que usam drogas em situação de rua, em que se pretendeu contribuir para ampliar o escopo da psicologia social acerca do estudo de temas atuais relevantes, procurando situar as complexas e contraditórias relações entre o uso de drogas, a redução de danos, a política de drogas brasileira, e as políticas públicas de cidadania e garantia de direitos, tais como de pessoas em situação de rua. Constatou-se no estudo que as pessoas que faziam uso de drogas e viviam nas ruas de Belém/PA possuíam estratégias peculiares de sobrevivência e de relação com os espaços urbanos e os cenários de uso da cidade, às vezes mostrando expressiva capacidade de autocuidado consigo mesmas, até chegando a praticar estratégias de redução de danos de forma espontânea ou intuitiva nas ruas. Apareceram, ainda, certas interfaces com as políticas públicas, principalmente de saúde e assistência social, na procura e/ou no encontro eventual com algumas modalidades de tratamento de doenças, assim como do cuidado pela redução de danos ao uso de substâncias, mesmo durante o uso problemático, e em circunstâncias sociais muito adversas, quando em meio às narrativas de extrema privação de direitos nas ruas da cidade, mas também de enfrentamento das vulnerabilidades, como possíveis resultados de opções de vida ou escolhas próprias, surgiram nos relatos dos participantes circunstâncias relacionadas a uma espécie de exaustão atingida nas diferentes trajetórias pessoais que os levaram ao uso de drogas nas ruas, a desejos frequentes de sair da condição na qual se encontravam, culminando em movimentos de mudanças de vida por parte de alguma das pessoas entrevistadas, comumente após longos anos fazendo uso de substâncias, e permanência significativa em situação de rua.

Interno - 327481 - ANA CLEIDE GUEDES MOREIRA
Interno - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Externo à Instituição - JACQUELINE ISAAC MACHADO BRIGAGÃO
Externo à Instituição - MARIA CRISTINA GONÇALVES VICENTIN