A Mulher e o Infamiliar no Cinema de David Lynch: um estudo psicanalítico do filme “Cidade dos Sonhos"
Cinema. Psicanálise. Infamiliar. Alteridade. David Lynch.
Cinema e psicanálise são contemporâneos em seu advento e representam formas de cultura bastante influentes no mundo moderno. Entre ambos existem diversas afinidades, sendo a de método uma das principais. Assim como um editor e um montador de filmes, o psicanalista revisa, pontua, titula a fala de seus pacientes, assim como, juntamente destes, realiza processos de construção e montagem. Neste trabalho o cinema foi escolhido como foco de estudo por representar um importante meio de subjetivação em nossa cultura moderna, assim como pelo fato de ser um detentor de importantes características e similaridades em relação à psicanálise, algo que possibilitará a pesquisa que se pretende fazer. A pesquisa em psicanálise advém da tradição freudiana de investigação e a psicanálise, por si só, já é uma pesquisa. Isto se dá pelo fato de que Freud, no processo de construção desta teoria, se viu levado a considerar a simultaneidade do tratamento e da investigação enquanto princípio metodológico. Objetivando empreender uma investigação que entrelace teoria psicanalítica e aspectos visualizados em uma peça cinematográfica, a referida dissertação de mestrado será pautada em uma pesquisa teórica e de análise do filme, na qual se utilizará, como meio de obtenção de dados, a revisão bibliográfica e a investigação de aspectos do filme no que tange ao tema proposto (história das personagens, construção visual de cenas, falas, montagem, etc.). Será utilizado o premiado filme "Cidade dos sonhos", escrito e dirigido pelo estado-unidense David Lynch e lançado em 2001.