Banca de DEFESA: WÂNIA SUELY SANTOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WÂNIA SUELY SANTOS DA SILVA
DATA: 16/07/2021
LOCAL: Videoconferência via google meet

A Supervisão de estágio como possibilidade de transmissão da psicanálise em uma clínica-escola.

Supervisão, Psicanálise, Universidade e clínica-escola.

ÁREA: Psicologia

Este estudo tem como objetivo investigar de que modo a supervisão de estágio em clínica da universidade pode operar como uma forma de transmissão da Psicanálise. Erguemos a hipótese de que é possível algum efeito de transmissão dependendo da posição do supervisor no manejo da relação transferencial estabelecida com o supervisionando. Na direção escolhida, entendemos que a supervisão de estágio na universidade deve ser considerada uma prática extensiva da Psicanálise, estando em causa o desejo do supervisor/analista Percorremos os fundamentos da clínica psicanalítica a partir de Freud e Lacan, alicerçando os operadores da prática intensiva a fim de poder estendê-los a uma prática extensiva. A definição de Psicanálise em intensão e extensão são propostas lacanianas que objetivam pensar a ampliação da prática analítica para as instituições e o mundo. A supervisão será o centro do nosso interesse no tocante ao seu lugar na formação de psicólogos, ressaltando os impasses e questões implicadas concernente à clínica psicanalítica no espaço da universidade. Isto posto, optamos como recurso metodológico por trazer recortes de um caso clínico em supervisão, em que fica demonstrado o modo de operar do supervisor e as incidências desse trabalho sobre a estagiária. Realizamos uma discussão regida pelos fundamentos da Psicanálise e recorremos às balizas oferecidas pelos quatro discursos formalizados por Lacan: O Discurso do Mestre, da Histérica, do Analista e do Universitário. Tentamos com isso, identificar o que pôde ser mantido enquanto axial à prática analítica naquele espaço, além de interrogar as regências discursivas. Por fim, consideramos que podemos ter efeitos pontuais de transmissão da Psicanálise na universidade, demostrando com nossa prática, o argumento que erguemos.

Presidente - 3153020 - ROSEANE FREITAS NICOLAU
Interno - 2381469 - BRENO FERREIRA PENA
Interno - 327007 - ERNANI PINHEIRO CHAVES
Interno - 602.784.550-34 - MÁRCIO MARIATH BELLOC - UFRGS