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Banca de DEFESA: EVELYN TARCILDA ALMEIDA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVELYN TARCILDA ALMEIDA FERREIRA
DATA: 22/06/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Governamentalidade das práticas de educação inclusiva na unidade de educação especializada Profa Yolanda Martins e Silva


PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia Social, Escolar e Educacional. Governamentalidade da Educação Especial Inclusiva. Deficiência Intelectual. Patologização e Desmedicalização.


PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Esta tese teve como objetivo problematizar a governamentalidade das práticas em contextos pedagógicos, em uma escola pública de Belém, denominada Unidade de Educação Especializada Professora Yolanda Martins e Silva, notabilizada no atendimento de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual.  O objeto da pesquisa foram práticas pedagógicas para uma educação inclusiva em seus paradoxos de medicalização e resistências às capturas biomédicas, sendo que se tornou relevante examinar como operam as tecnologias de poder-saber que amparam as práticas realizadas em uma escola inclusiva específica enquanto forma de pensar os modos de existências que nela acontecem. Buscou-se discorrer como se deu o governo das condutas, por quais dispositivos se tutelam as subjetividades, como forjam-se práticas de cuidado de si realizadas enquanto (re)existência desmedicalizante a uma possível patologização da vida; e, por fim, descreveu-se como comparecem as contribuições da psicologia escolar e educacional a esse contexto pedagógico em correlação de forças. Como aporte metodológico, a pesquisa manejou com ferramentas da arqueogenealogia de Michel Foucault, adotando como uma ferramenta para a produção de dados em arquivos, entrevistas no formato de roda de conversa com perguntas semi-estruturadas com os coordenadores pedagógicos, professores, pais, mães e responsáveis da comunidade escolar e, ainda, analisou-se alguns documentos do estabelecimento em que a pesquisa se deu. A fundamentação teórica apropriou-se dos conceitos como biopoder, biopolítica, disciplina, relações de poder-saber, governamentalidade, análise de implicação, capacitismo, educação especial inclusiva, etc. Examinaram-se que as práticas de saber, de poder e de subjetivação operam em contextos psicopedagógicos voltados para pessoas classificadas com deficiência intelectual. A tese proposta nesse estudo é que o governo das condutas de estudantes considerados deficientes intelectuais operam por um Complexo Tutelar articulando caridade, filantropia, assistencialismo, medicalização higienista patologizantes, porém, há resistências desmedicalizadoras no plano do cotidiano da escola pública de Belém, notabilizada no atendimento de crianças, jovens e adultos simultaneamente como artes de governamentalidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Interno - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Interno - 2519133 - MARIA LUCIA CHAVES LIMA
Interno - 1796306 - PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Externo ao Programa - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Externo à Instituição - MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 09/06/2021 09:13
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