Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTAL REBOUÇAS CARVALHO BRAGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTAL REBOUÇAS CARVALHO BRAGA
DATA: 26/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

QUANDO TROPEÇOS NA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM DÃO NOTÍCIAS DE ENTRAVES NA CONSTITUIÇÃO PSÍQUICA: a importância do diálogo interdisciplinar entre fonoaudiologia clínica e psicanálise


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem infantil; Atraso de fala; Transtorno de linguagem; Interdisciplinaridade; Constituição psíquica.


PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Em consonância com a literatura recente, a clínica com pequenas crianças tem demonstrado que o fonoaudiólogo muitas vezes é o primeiro profissional a ser consultado quando os pais observam um sinal bastante evidente: a não emergência da fala. Desse modo, o presente estudo pretende refletir sobre a clínica interdisciplinar com crianças a partir de uma prática fonoaudiológica atravessada pelos pressupostos teóricos da Psicanálise. Um breve panorama da Fonoaudiologia enquanto ciência que, entre muitas possibilidades de diálogos teóricos, encontra campo fértil na interface entre Linguística e Psicanálise é apresentado. A partir de tal referencial teórico, três histórias clínicas são construídas com base nos registros do acompanhamento fonoaudiológico de três crianças atendidas em consultório particular e que apresentavam as seguintes hipóteses diagnósticas: atraso de aquisição de linguagem; transtorno de linguagem e dificuldades de interação social. Com base numa pesquisa documental dos prontuários e da produção clínica dos referidos pacientes, foram feitos apontamentos fundamentados nos indicadores que compõem o instrumento de Acompanhamento Psicanalítico de crianças em Escolas, Grupos e Instituições - APEGI, visando sustentar o encaminhamento para atendimento psicanalítico, como tratamento auxiliar à terapia fonoaudiológica. Compreendendo que a não emergência da fala pode estar associada a entraves psíquicos, o uso do instrumento APEGI pelo fonoaudiólogo, quando “algo não vai bem”, pode auxiliá-lo a recolher material clínico que facilite a comunicação entre os profissionais envolvidos, o que por sua vez potencializa os resultados de ambos trabalhos. Uma entrevista com uma psicanalista experiente na clínica interdisciplinar é por fim apresentada, com vistas a demonstrar as repercussões que a terapia fonoaudiológica pode ter no tratamento com crianças que enfretam desafios psíquicos manifestos no sintoma de atraso da aquisição da fala e da linguagem. Nesse sentido, ressalta-se que a articulação entre Fonoaudiologia e Psicanálise potencializa os recursos que a criança já tem ao invés de supervalorizar suas dificuldades, patologizando-as.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA PAULA RAMOS DE SOUZA
Presidente - 3118391 - IZABELLA PAIVA MONTEIRO DE BARROS
Interno - 3153020 - ROSEANE FREITAS NICOLAU
Notícia cadastrada em: 04/02/2021 14:46
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1