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Banca de DEFESA: CIRO CESAR DA SILVA LOPES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CIRO CESAR DA SILVA LOPES
DATA: 01/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência Google Meet: https://meet.google.com/hcj-hkzb-ier
TÍTULO:

EU SOU “É DO PARÁ”: PSICOLOGIA DAS MASSAS E ANÁLISE DE UM PROGRAMA TELEVISIVO


PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia das massas; Narcisismo; Identificação; Televisão; É do Pará.


PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

As narrativas dos meios de comunicação são, muitas vezes, apresentadas como a
única realidade daquilo que está sendo noticiado, o que costuma contribuir bastante
para formar a percepção da audiência acerca de um determinado assunto. É
levando isso em conta que o presente trabalho objetiva analisar como tal processo
apresenta-se em uma produção local cujo tema gira em torno do Pará e/ou de um
projeto identitário pautado na ideia de um “ser paraense”, visando compreender os
mecanismos que operam na correspondência entre mídia e audiência, ou melhor, de
como os conteúdos midiáticos tocam a dimensão inconsciente dos espectadores.
Para tanto, adotou como objeto privilegiado de estudo, o programa regional intitulado
É do Pará, apresentado pela TV Liberal, filiada à Rede Globo de Televisão. Em
termos metodológicos, a pesquisa dividiu-se em dois momentos complementares:
uma etapa empírica e outra voltada a estudos de natureza teórica. No caso da
primeira, esta se deu a partir de um acompanhamento regular do programa, bem
como da posterior seleção de episódios que estavam disponíveis no site G1 Pará.
Assim, ao considerar os limites da presente pesquisa, foram separados somente os
15 episódios do segundo semestre de 2019 que traziam o programa na íntegra.
Estes foram sistematicamente apreciados e descritos, isto é, transformados em
texto. Em seguida, foi realizada a análise dos dados segundo o que preconiza o
método psicanalítico freudiano. Destarte, escuta e transferência foram os
instrumentos principais para o tratamento das descrições, que resultou na
elaboração do texto metapsicológico do terceiro capítulo. Esse procedimento teve o
suporte da fundamentação dos estudos teóricos à luz de elementos da
psicossociologia freudiana apresentada no livro Psicologia das massas e análise do
Eu, movimento esse voltado para uma tentativa de compreensão de como as
matérias atingem as massas engendradas pelo programa. Essa segunda etapa foi
complementada por uma revisão bibliográfica em outros trabalhos de Freud, tais
como: Introdução ao narcisismo, Luto e melancolia e O Eu e o Id, dos quais foram
retiradas ferramentas teóricas como as noções de “narcisismo”, “identificação” e
“ideal do Eu”. Sendo assim, ressalta-se que a audiência do É do Pará é mobilizada
por um “tecnonarcisismo”, pois procura no programa um ideal de si, o qual foi
constituído pela relação com as figuras parentais. Com isso, as idealizações do
programa ocupam o papel paternal de “líder” das massas que engendram. Nesse
sentido, questiona-se o interesse econômico e político no exclusivismo de uma
identidade midiática ideológica, de um “Eu sou” imaginário, que estabelece um
padrão do que seria ou não “ser paraense” para os componentes de suas massas.
Em termos conclusivos, o “interditar a si” definido por tal padrão parece produzir um
mal-estar que sempre retorna na autocobrança de estar ou não enquadrado no
checklist midiático. Ou ainda na inquietação do conviver com esse outro “estranho
familiar”, o desejante “não paraense”. A despeito de qualquer exclusivismo, nem
todos os paraenses fazem parte das massas do É do Pará, pois nem mesmo são
seus telespectadores e não têm suas vidas assentadas em sua ideologia.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 327007 - ERNANI PINHEIRO CHAVES
Externo ao Programa - 2185069 - FABIO FONSECA DE CASTRO
Presidente - 1549198 - MAURICIO RODRIGUES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 25/09/2020 10:10
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