Banca de DEFESA: LUCAS FADUL DE AGUIAR

DISCENTE: LUCAS FADUL DE AGUIAR
DATA: 14/02/2020
LOCAL: auditório Vivaldo de Oliveira Reis Filho - NTPC

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM INTENÇÃO DE EVADIR: INVESTIGAÇÃO À PARTIR DA ADAPTABILIDADE DE CARREIRA

adaptabilidade de carreira; evasão universitária; comprometimento de carreira; entrincheiramento de carreira.

ÁREA: Psicologia

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre adaptabilidade de carreira e intenção de evadir do ensino superior. Para tanto, utilizou-se de uma estratégia de pesquisa mista concomitante, dividida em três estudos: dois de cunho quantitativo e um qualitativo. Os dois primeiros valeram-se de uma amostra não-paramétrica de 239 participantes e foram testados modelos de mediação com as variáveis comprometimento e entrincheiramento de carreira, respectivamente; valeram-se estatísticas descritivas, correlações de Pearson e da regressão linear. Observou-se que o comprometimento mediou totalmente a relação entre adaptabilidade e intenção de evadir, enquanto o entrincheiramento apresentou correlação com o terceiro constructo, mas não com o segundo. O fator identidade do comprometimento apareceu como prevalente para explicar o resultado da mediação total; no que tange ao processo adaptativo, levanta-se a hipótese que se sentir entrincheirado parece ocorrer de forma independente a quem está mais ou menos adaptado, com ou sem cogitação pelo abandono. Os dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir do software IRAMUTEQ, com 20 participantes. As informações obtidas permitiram lançar pistas sobre a relação que cada recurso de adaptabilidade tem sobre o outro, com alunos universitários; especialmente o controle e a preocupação pareceram determinar parcialmente a curiosidade e a confiança desses estudantes, quando indagados sobre suas intenções pela evasão. A triangulação dos três estudos lança algumas hipóteses futuras sobre o peso do comprometimento na discussão das dimensões de adaptabilidade. Conclui-se com discussões acerca e pesquisas futuras focarem em comportamentos específicos que possam influenciar a evasão, a dificuldade de operacionalizar o entrincheiramento e mais pesquisas de carreiras que envolvam o público LGBT.

Externo ao Programa - 1007951 - ALINE BECKMANN DE CASTRO MENEZES
Externo à Instituição - ANA CRISTINA GARCIA DIAS
Presidente - 2490657 - JANARI DA SILVA PEDROSO
Interno - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR