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Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA BRASIL DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA BRASIL DE ARAÚJO
DATA: 15/10/2019
HORA: 17:00
LOCAL: Sala de aula do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGP
TÍTULO:

DE UM DIAGNÓSTICO PRECOCE À APOSTA NO FALASSER: O TRABALHO
ANALÍTICO COM AS ESTEREOTIPIAS


PALAVRAS-CHAVES:

autismo; estereotipias, psicanálise


PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Esta pesquisa parte de alguns questionamentos decorrentes da prática clínica com
crianças diagnosticadas com autismo, especificamente no que se refere a relação das
estereotipias com a constituição do sujeito. Segundo a psiquiatria e algumas práticas
terapêuticas, as estereotipias são compreendidas como movimentos repetitivos que não
apresentam uma função de comunicação, sendo indicado em muitos casos intervenções
que visam a retirada destes gestos. Contudo, a psicanálise ao partir por um viés oposto a
esse, questiona qual a problemática que uma criança revela em sua estereotipia, de que
forma um determinado gesto que se repete pode vir a ser enlaçado em uma lógica
simbólica. Nesta perspectiva, propomos como o objetivo deste trabalho investigar se as
estereotipias podem ser pensadas como a repetição do primeiro significante (S1), que
por não ter sido alçado enquanto traço unário, reincidiria enquanto significante real
sobre o corpo do sujeito. E para sustentarmos esta discussão, utilizamos o método de
pesquisa em psicanálise, especificamente o relato de caso clínico. A partir de teóricos
clássicos como Freud e Lacan, assim como os contemporâneos, delineamos esta
pesquisa apresentando inicialmente o aumento no número de diagnósticos de autismo
nos últimos anos, questionando os impactos que um diagnóstico precoce pode
apresentar a constituição do sujeito. Em um segundo momento, articulamos de que
forma se daria o encontro do autista com a linguagem, ressaltando os possíveis impasses
que algumas crianças apresentam nesse tempo primário da constituição. E por fim,
abordamos o trabalho analítico nesta clínica, destacando sobre a função do analista na
aposta das estereotipias. Consideramos relevante discutir este tema tendo em vista que
as articulações e questionamentos produzidos a partir desta pesquisa possam contribuir
na atuação dos profissionais que trabalham com crianças que apresentam algum impasse
em sua constituição.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3118391 - IZABELLA PAIVA MONTEIRO DE BARROS
Externo à Instituição - LUCIANO DA FONSECA ELIA
Presidente - 3153020 - ROSEANE FREITAS NICOLAU
Notícia cadastrada em: 11/10/2019 11:11
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