Banca de QUALIFICAÇÃO: WÂNIA SUELY SANTOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WÂNIA SUELY SANTOS DA SILVA
DATA: 06/08/2019
LOCAL: sala de videoconferência do CTIC

O ANALÍTICO E O INSTITUCIONAL NA SUPERVISÃO EM CLÍNICA DA UNIVERSIDADE: DOS IMPASSES ÀS POSSIBILIDADES

clínica psicanalítica, Universidade, psicanálise em extensão.

ÁREA: Psicologia

Este trabalho tem o objetivo de investigar como o supervisor de estágio em clínica psicanalítica pode sustentar condições para um trabalho com estagiários do curso de psicologia, sem a presença de um dos tripés de formação, que é a análise pessoal. Para atingir esse objetivo, conta-se com a experiência da supervisora em clínica da Universidade Federal do Maranhão, que inclui relatórios, material clínico registrado, e o suporte teórico de Freud, Lacan e autores contemporâneos que se ocupam da transmissão da Psicanálise na Academia. Situá-la, nesse contexto, garantindo seu rigor ético e conceitual passou a ser um grande desafio, que só pode avançar buscando referências na noção de psicanálise em extensão e nos operadores discursivos formulados por Lacan. Para análise dos dados, o rigor está relacionado à fidelidade aos princípios que norteiam a prática analítica.

Interno - 327007 - ERNANI PINHEIRO CHAVES
Externo à Instituição - LEÔNIA CAVALCANTE TEIXEIRA
Interno - 602.784.550-34 - MÁRCIO MARIATH BELLOC - UFRGS
Presidente - 3153020 - ROSEANE FREITAS NICOLAU