Banca de QUALIFICAÇÃO: CIRO CESAR DA SILVA LOPES

DISCENTE: CIRO CESAR DA SILVA LOPES
DATA: 24/06/2019
LOCAL: SALA 14 DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA PPGSA

EU SOU “É DO PARÁ”: ANÁLISE DE UM FENÔMENO IDENTITÁRIO DE MASSA A PARTIR DE UM PROGRAMA DE TELEVISÃO

Programa regional de televisão. Fenômenos identitários. Psicologia das massas.

ÁREA: Psicologia

As narrativas dos meios de comunicação muitas vezes são colocadas como a realidade única daquilo que está sendo noticiado. De fato, isto pode contribuir para formar a percepção da população acerca de determinado assunto. Logo, nossa inquietação nos leva a questionar como isso se daria na programação local que tem como tema de suas produções a identidade paraense. Diante de uma diversidade de meios de comunicação que produzem conteúdos relacionados à regionalidade paraense, optamos por focar em apenas um tipo específico: a televisão, abordando, portanto, aspectos da programação por ela exibida. Porém, é bem verdade que, no limitado espaço de uma televisão, também seria inviável examinarmos tudo o que vem sendo produzido em termos televisivos acerca do “ser paraense”. Por isso, debruçar-nos-emos sobre uma atração específica: o programa regional de televisão intitulado “É do Pará”, apresentado pela TV Liberal. Na medida em que contestamos tal singularização, acreditamos ser necessário compreender os mecanismos que operam na correspondência entre o conteúdo divulgado pela mídia local e a massa - neste caso, entre o “ser paraense” propagado pelo programa de televisão “É do Pará” e seu público espectador. Assim, a partir da noção freudiana de “psicologia das massas”, a pesquisa objetiva analisar o “ser paraense” como projeto identitário promovido pelo citado programa, com o intuito de trazer novas percepções sobre esta problemática. Mais especificamente, visa compreender como as matérias apresentadas tocam a dimensão inconsciente daqueles que são a audiência do programa, ou seja, a massa de telespectadores. E, também, entender como essa massa específica reage aos ideais identitários que são exibidos pelo “É do Pará”. Em termos conclusivos, não pretendemos trazer “revelações” e/ou “descobertas” definitivas por intermédio de nossa pesquisa. Contudo, desejamos apresentar os resultados de uma experiência singular, a qual pretende contribuir para a produção acadêmica a partir das proposições da abordagem psicanalítica.

Interno - 2381469 - BRENO FERREIRA PENA
Interno - 327007 - ERNANI PINHEIRO CHAVES
Externo ao Programa - 2185069 - FABIO FONSECA DE CASTRO
Presidente - 1549198 - MAURICIO RODRIGUES DE SOUZA