Banca de DEFESA: GABRIELA DI PAULA DIAS RIBEIRO

DISCENTE: GABRIELA DI PAULA DIAS RIBEIRO
DATA: 27/06/2019
LOCAL: SALA 2 DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO DE ANTROPOLOGIA - PPGA

A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: sentidos atribuídos por psicólogas egressas

Residência Multiprofissional em Saúde. Formação da Psicóloga. Educação Permanente. Ensino-Serviço.

ÁREA: Psicologia

Esta pesquisa teve como objetivos: analisar os sentidos atribuídos por psicólogas egressas acerca de suas experiências em programas de residência multiprofissional em saúde na cidade de Belém do Pará; investigar de que forma a inserção da psicóloga (o) em um programa de residência multiprofissional em saúde a qualifica para atuar na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde; analisar de que modo ocorreu a relação da psicóloga (o) residente com uma equipe multiprofissional em saúde e como essa experiência pode relacionar-se com a sua formação e atuação na saúde. A metodologia escolhida constituiu-se a partir de uma abordagem qualitativa, que permitiu a pesquisadora adentrar a realidade individual da pessoa e acessar o modo como ela significa a sua vivência e analisar os sentidos dados à residência multiprofissional em saúde. Para atingir os objetivos deste estudo o método foi o clínico-qualitativo. O instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada com psicólogas (os) egressas (os) concluintes de residências multiprofissionais em Saúde, situadas na cidade de Belém-PA. A análise dos dados coletados ocorreu a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin, a qual se propõe a encontrar e interpretar os sentidos presentes no discurso do entrevistado. Os resultados encontrados discorrem acerca do significado de ser residente multiprofissional e o papel que este exerce nos serviços de saúde; outro ponto relevante apresentado é a respeito da contribuição de um programa de residência multiprofissional para a atuação da psicóloga, considerando que esta vivência traz impactos e transformações para as intervenções psicológicas, assim como amplia o seu campo de atuação e a clínica da profissional de psicologia. Ademais, a residência multiprofissional é vivenciada como um fomento para práticas multiprofissionais, interprofissionais e, muitas vezes, transdisciplinares, a despeito dos desafios encontrados pelas psicólogas. A escuta e o conhecimento dos atos vividos e não somente das diretrizes que regem os programas de residência multiprofissional tornam possível aprimorar as práticas de cuidado, de gestão e de ensino, as quais um programa de residência propõe-se, bem como a reflexão crítica acerca da contribuição da psicóloga (o) no campo da saúde.

Externo à Instituição - ERIC CAMPOS ALVARENGA
Interno - 2519133 - MARIA LUCIA CHAVES LIMA
Interno - 602.784.550-34 - MÁRCIO MARIATH BELLOC - UFRGS
Presidente - 2153023 - PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA