Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELE TORRES DOS SANTOS DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELE TORRES DOS SANTOS DE MELO
DATA: 27/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 2 DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO DE ANTROPOLOGIA - PPGA
TÍTULO:

PROFISSIONAIS DE SAÚDE E ATUAÇÃO EM HIV/AIDS: O OLHAR DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO, EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO PARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

 Saúde Mental no Trabalho; Psicodinâmica do Trabalho; Profissionais de Saúde; HIV/Aids.


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O surgimento da epidemia de HIV/Aids, no Brasil, foi marcado por grande mobilização social nos grandes centros urbanos do país, desde o primeiro caso da doença em 1982. Os profissionais da saúde precisaram concentrar esforços para seu enfrentamento. Afetados pelo drama dos pacientes, recebiam apoio psicológico vindo do Hospital Emílio Ribas, primeiro hospital com um Centro de AIDS, tornando-se referência na área de infectologia, até os dias atuais (MENDONÇA; ALVES; CAMPOS, 2010). Assim, esta pesquisa tem como objetivos analisar a organização do trabalho de profissionais de saúde atuando com pacientes de HIV/Aids, em um hospital de referência, no Pará; identificar as possíveis vivências de prazer e sofrimento psíquico neste trabalho; investigar os mecanismos de defesa individuais e estratégias defensivas coletivas adotadas por estes profissionais, no enfrentamento à realidade existente. A metodologia adotada será de cunho exploratório e pesquisa qualitativa, utilizando-se o referencial teórico-metodológico da Psicodinâmica do Trabalho. Os instrumentos de análise serão de entrevista semiestrutura, com utilização das técnicas de entrevistas individuais e coletivas. A pesquisa será submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos, vinculado do Programa de Pós-graduação em Psicologia, da Universidade Federal do Pará, em atendimento à Resolução CNA 196/1996. Para a análise dos dados, utilizar-se-á a técnica de Análise dos Núcleos de Sentido (ANS), adaptada da técnica de conteúdo categorial desenvolvida por Bardin (1977). Esta pesquisa contribuirá com saberes e reflexões atuais em saúde pública coletiva, no que concerne à saúde mental dos trabalhadores atuando em HIV/Aids, possibilitando pensar em ações futuras, que possam promover uma melhoria dos serviços de atendimento e assistência às pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA), no Brasil e mais especificamente, no estado do Pará.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 327481 - ANA CLEIDE GUEDES MOREIRA
Externo à Instituição - KÁROL VEIGA CABRAL
Externo à Instituição - LAURA SOARES MARTINS NOGUEIRA
Presidente - 2153023 - PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 18/06/2019 11:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1