Banca de DEFESA: LUIZ ANTONIO SANTOS DE SOUSA

DISCENTE: LUIZ ANTONIO SANTOS DE SOUSA
DATA: 20/05/2019
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGP

DO CONFLITO AO SENTIDO: DIÁLOGOS ENTRE A LOGOTERAPIA E A TEORIA E PRÁTICA DA MEDIAÇÃO

Conflito. Mediação. Sentido. Logoterapia.

ÁREA: Psicologia

O objetivo do trabalho é compreender o diálogo entre a Mediação a partir do aporte teórico da Logoterapia. O trabalho se caracteriza por uma metodologia de abordagem fenomenológica, descritiva, exploratória a partir da análise de obras basilares da Mediação, assim como, da Logoterapia, desenvolvida por Viktor Frankl e que  compreende a pessoa humana como uma totalidade ontológica em que a dimensão noética revela a unicidade e totalidade,  abarcando tanto a dimensão psicológica quanto a dimensão física, desvelando assim  a dimensão humana, incondicional sede da liberdade e responsabilidade. Destacam-se a relevância da boa capacitação, sistematização, profissionalização do Mediador à sua atuação, a possibilidade do diálogo entre a Logoterapia e a Mediação. Ambas visam autodistanciar, autotranscender e deslocar o foco do sintoma, da dor, sofrimento ou aspectos negativos para o encontro com os aspectos saudáveis, positivos e humanos: a dimensão noética, possibilitando assim, a busca do sentido (“solução” ou “resolução de conflito”), desenvolvendo deste modo a voluntariedade, a responsabilidade e autonomia (protagonismo) das pessoas envolvidas. É sugerido também a relevância da produção de mais pesquisas para tratar a Psicologia Jurídica (especialmente da Mediação) a partir do aporte teórico e prático da Logoterapia, tendo em vista a carência de material na literatura científica e a relevância destes saberes.

Interno - 1153159 - ADELMA DO SOCORRO GONCALVES PIMENTEL
Presidente - 1256459 - AIRLE MIRANDA DE SOUZA
Interno - 2353907 - CEZAR LUIS SEIBT
Externo à Instituição - JOSE GUILHERME DE OLIVEIRA CASTRO