Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA SANTOS MARTINS

DISCENTE: ROSANA SANTOS MARTINS
DATA: 04/04/2024
LOCAL: Sala 01 - Prédio Novo

MEU FILHO (A) COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA ESCOLA: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS E MINHAS EXPECTATIVAS.

Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Escolar. Aprendizagem

ÁREA: Psicologia

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um Transtorno do neurodesenvolvimento que afeta de maneira precoce e crônica o desenvolvimento da comunicação verbal e não-verbal e a interação social, causando prejuízos no funcionamento global do indivíduo. O transtorno apresenta graus variados de severidade ou níveis de suporte, necessitando de cuidado multiprofissional e acompanhamento continuo, devido a necessidade de estratégias que estimulem suas habilidades e favoreçam sua autonomia. Dentre as diferentes intervenções que têm sido utilizadas, destaco a inserção precoce de crianças com TEA na educação formal, aliada as terapias e parceria da família. Compreendendo a importância que a convivência compartilhada oportuniza no desenvolvimento em diversos aspectos da vida, a partir da inclusão da criança com TEA na escola, este estudo tem como objetivo compreender os significados atribuídos pelos pais sobre a vida escolar e processo de aprendizagem de seus filhos com TEA. Como fundamentação teórica para esta pesquisa, será utilizado Viktor Frankl, que concede um arcabouço teórico que busca compreender as singularidades subjetivas a partir do sentido atribuído por cada indivíduo. Como estrutura metodológica para o alcance dos objetivos, delimitou-se como um estudo de abordagem qualitativa e de caráter exploratório com delineamento de estudo de casos múltiplos. O estudo seguirá todas as normas éticas de pesquisa com seres humanos e pretende apresentar, ao final, a dissertação evidenciando o olhar dos pais sobre a vida escolar do seu filho com TEA e todas as variáveis significativas atribuídas por eles.

Interno - 1256459 - AIRLE MIRANDA DE SOUZA
Externo à Instituição - DEBORA RIBEIRO DA SILVA CAMPOS FOLHA
Interno - 3303580 - JOSE ALVES DE SOUZA FILHO
Externo ao Programa - 1963907 - MARIANE SARMENTO DA SILVA GUIMARAES