Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABETH DO SOCORRO MORAES GUEDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZABETH DO SOCORRO MORAES GUEDES
DATA: 08/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO:

RESTOU (IN)FRUTÍFERO: Reflexões psicanalíticas sobre o não-todo dizer de crianças no Depoimento Especial do Judiciário Amapaense.


PALAVRAS-CHAVES:

Psicanálise com crianças; Depoimento Especial; Abuso sexual; Resto; Objeto a.


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A partir da interlocução entre psicanalise e direito suscitada através da práxis psicanalítica na área sociojurídica, a pesquisa em tela propõe uma investigação sobre o lugar que crianças envolvidas em crimes sexuais ocupam no discurso do Poder Judiciário Amapaense, quando seus depoimentos figuram como enigmas que precisam ser decifrados pelos atores sociais que compõe a cena jurídica. Diante desse contexto, levantou-se a hipótese de que, ao se deparar com as manifestações do inconsciente, com a presença da fantasia que atua conforme sua conveniência e com os restos que se apresentam entre os ditos e não ditos das supostas vítimas, com o que fica fora de cena, ou seja, do que não pode ser capturado pelo aparato tecnológico institucional; os juízes compreendem que não foi possível alcançar a verdade dos fatos e tendem a descartar o relato da e a criança. Dessa forma, os casos passam a ser reconhecidos e grafados sob a rubrica “restou infrutífero”, entre aspas por se tratar de um significante importante, o qual assumiu o lugar do tema dessa dissertação. Do resto desprezado pelo Estado, a partir da escuta de crianças enquanto sujeito de direitos, surge uma demanda para o psicanalista, a qual se propõe escutar o sujeito do desejo. Para desenvolver a pesquisa, propõe-se realizar um percurso teórico amparado em recortes das obras de Sigmund Freud e Jacques Lacan, com a contribuição de autores contemporâneos das áreas do Direito e da Psicanálise. Posteriormente, serão apresentados “fragmentos de casos”, a partir da escuta psicanalítica de crianças, de forma que o singular possa ser explorado e, assim, permita a articulação com entre teoria e prática.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2618255 - HEVELLYN CIELY DA SILVA CORREA
Externo à Instituição - JACQUELINE DE OLIVEIRA MOREIRA
Presidente - 3153020 - ROSEANE FREITAS NICOLAU
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 12:23
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1