Banca de DEFESA: LETÍCIA MARLENE DOS SANTOS FIGUEIREDO

DISCENTE: LETÍCIA MARLENE DOS SANTOS FIGUEIREDO
DATA: 20/02/2024
LOCAL: Google Meet

GRÁVIDA, NÃO PODE MAIS JOGAR? Vivências da Maternidade em Atletas de Futebol.

Maternidade; Futebol de Mulheres; Fenomenologia Hermenêutica.

ÁREA: Psicologia

A maternidade é um fenômeno que pode se dar pelo gestar ou pela adoção. A gravidez, por sua vez, é uma vivência na qual se apresentam diversas transformações na vida da gestante, as quais podem ser de ordem social, física, psicológica; e na vida familiar, em qualquer forma de arranjo. De modo amplo, o futebol praticado por mulheres requer estudos sistemáticos, cerne desta pesquisa qualitativa desenvolvida no Mestrado em Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na Universidade Federal do Pará. O tema do estudo foi a vivência da maternidade por mulheres que jogam futebol em Belém, Pará, Norte do Brasil. Considerando que a relação de trabalho entre mulheres e os clubes de futebol se constitui desde seus primórdios de forma precária e limitada, contendo censuras, evidenciando críticas e ausência de uma política de apoio a maternidade, esta pesquisa objetiva compreender as vivências de mulheres jogadoras de futebol no contexto da maternidade. Trata-se de uma investigação de enfoque fenomenológico hermenêutico voltado para a focalização das percepções, narrativas, discursos e ideologias, na qual a análise dos dados se deu a partir da proposta metodológica para análise do texto/discurso baseada na hermenêutica de Paul Ricoeur proposta por Pimentel (2013) e atualizada por Diniz e Pimentel (2022). Os resultados e discussões desta investigação estão dispostos em 4 momentos, como em uma partida de futebol: escalação, 1o tempo, 2o tempo e prorrogação. A escalação descreveu os dados sociodemográficos e econômicos das interlocutoras, constituindo o seu perfil. O primeiro tempo discorre as vivências da gestação e da maternidade em interface com o exercício da profissão enquanto jogadora de futebol. O segundo tempo, apresenta aspectos relacionados à saúde mental das atletas mães e suas estratégias de enfrentamento. A prorrogação descreve os desafios enfrentados pelas jogadoras para conseguir conciliar a maternidade e a prática do esporte. Destacamos nos discursos textuais que as percepções apontam as mudanças corporais, o puerpério e a amamentação como vivências que intensificam os obstáculos encontrados no retorno aos gramados. Quanto às questões psicológicas, as jogadoras se perceberam transversas por ansiedade, sentimentos ambivalentes, exaustão, angústia, sem recorrerem a um profissional especializado. Recorrer a sua rede de apoio foi esta a principal estratégia de cuidado com a saúde mental destacada por elas. Concluímos que a realidade das jogadoras é precária quanto a questões de direitos trabalhistas, visto que nenhuma delas relatou possuir um contrato formal, mesmo disputando competições profissionais. No percurso da pesquisa percebemos que, para as colaboradoras entrevistadas, a maternidade não encerra as possibilidades de conciliação com prática esportiva profissional de maneira definitiva, contudo, como na criação histórica do futebol de mulheres, prosseguir com a carreira após a maternidade é permeado por muitos desafios e tensões. Uma ideologia identificada nos discursos textuais é que o futebol prossegue permeado pelo universo patriarcal. Por fim, destacamos a importância de escutar e favorecer a emissão das vozes de mulheres que são mães e profissionais, no contexto de suas vivências que, por vezes, são silenciadas.

Presidente - 1153159 - ADELMA DO SOCORRO GONCALVES PIMENTEL
Externo à Instituição - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO
Externo à Instituição - LUCELIA DE MORAES BRAGA BASSALO
Notícia cadastrada em: 02/02/2024 13:04