Banca de DEFESA: NATÁLIA SERAFIM DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATÁLIA SERAFIM DA SILVA
DATA: 23/02/2024
LOCAL: Sala virtual do Google Meet

As Relações entre Saúde Mental e Evasão de Estudantes de Graduação em uma Universidade Pública no Brasil

evasão; permanência estudantil; saúde mental.

ÁREA: Psicologia

O fenômeno da evasão universitária apresenta-se como de grande relevância para os estudos de educação no Brasil, uma vez que os níveis de desistência em cursos de graduação são muito altos no país. Muitos são os possíveis fatores que têm relação com a evasão universitária. Dentre eles, pode-se elencar o sofrimento mental dos estudantes, que tem despertado cada vez mais o interesse de pesquisadores. Esta tese tem como temática principal a análise da relação entre saúde mental e evasão em estudantes de graduação presencial do campus Aterrado da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Volta Redonda/RJ. A análise do fenômeno da evasão não pode ser feita a partir de uma concepção individualizante dos estudantes, uma vez que se deve ter como pano de fundo diversos fatores sociais, organizacionais e políticos. Este trabalho buscou investigar os motivos que poderiam levar os estudantes à evasão e os fatores promotores da permanência estudantil, relacionando-a com os fatores de saúde mental que podem ter impacto na decisão de abandonar o curso. Para tanto, 196 estudantes preencheram um formulário com questões sociodemográficas, perguntas do Self Reporting Questionnaire (SRQ-20) (MARI; WILLIAMS, 1986) e da Escala de Motivos para a Evasão no Ensino Superior. (AMBIEL, 2015) A hipótese desta pesquisa foi de que os fatores de saúde mental dos estudantes impactam consideravelmente a vida acadêmica, levando os estudantes com maior sofrimento mental a maiores dificuldades de se manterem em seus cursos e na instituição, aumentando, com isso, os riscos de evasão. A hipótese foi confirmada, uma vez que os estudantes com maior sofrimento mental, que apresentaram resultado positivo para sintomas de morbidade psíquica, apresentaram também elevado risco de evasão em comparação com os demais estudantes, sem presença de sintomas morbidade psíquica. Para os primeiros, o risco de evasão alto ou muito alto foi de 23,97%, enquanto para os segundos o risco foi de 5,1%, ou seja, os estudantes em sofrimento apresentaram um risco quase cinco vezes maior de evasão do que os demais.

Interno - 327481 - ANA CLEIDE GUEDES MOREIRA
Interno - 1101176 - CRISTIANE BREMENKAMP CRUZ
Interno - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Interno - 672.088.786-68 - JACQUELINE ISAAC MACHADO BRIGAGÃO - USP