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Banca de DEFESA: LUIS MARCELO CHIESA FRANCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIS MARCELO CHIESA FRANCO
DATA: 06/02/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

SENTIDOS ATRIBUÍDOS À EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR PROFESSORAS/ES DOS ANOS INICIAIS E FINAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO PIAUI: INTERLOCUCÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR CRÍTICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Financeira; Vulnerabilidade Social; Psicologia Escolar Crítica. 


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A presente dissertação refere-se a uma pesquisa fundamentada nos pressupostos da Psicologia Escolar e da Educação Financeira escolar, ambas a partir de suas perspectivas críticas acerca da relação sujeito, sociedade e experiência escolar. A escola pública segue sendo para a população das classes populares, em situação de vulnerabilidade, a única possibilidade de acesso ao conhecimento historicamente produzido pela sociedade, e o faz por meio das disciplinas produzidas e oportunizadas pelo currículo escolar. Assim, as ações curriculares podem se produzir a favor de todos ou estar a serviço de uma camada específica da população, como tem se organizado ao longo de sua história atendendo a interesses das elites sociais. No que diz respeito à Educação Financeira, enquanto os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) ignoram a Educação Financeira, garantindo apenas a presença da Matemática Financeira, ainda com viés empreendedorista, neoliberal e elitista, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) amplia o espaço da primeira no currículo, propõe um trabalho centrado na realidade do estudante e na comunidade escolar, tratando de problemas sociais e ambientais, estimulando o emprego de tecnologias digitais, o desenvolvimento do pensamento crítico e, por conseguinte, emergem possibilidades de desenvolver ações pedagógicas de transformação social e emancipação. Objetivou-se investigar os sentidos atribuídos à Educação Financeira, como dispositivo político-curricular transformador em escolas em situação de vulnerabilidade social, por professoras/es da rede pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa a qual contou com a participação de 21 professoras/es do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do estado do Piauí, com vínculo profissional ativo em escolas de localidades em vulnerabilidade social. Os dados foram coletados de forma virtual e individual, por meio de dois instrumentos que se complementam: i) questionário sociodemográfico e de caracterização profissional; ii) roteiros de entrevistas semiestruturadas, versando sobre os eixos temáticos relacionados à Educação Financeira, vulnerabilidade social e papel da escola. Os dados do questionário sociodemográfico foram submetidos a estatísticas descritivas por meio do software IBM SPSS 25.0 enquanto os dados das entrevistas foram analisados por meio do software IRaMuTeQ versão 0.7 alpha 2, e posteriormente interpretados a partir dos pressupostos da Psicologia Escolar Crítica. Para tanto, construiu-se dois estudos a partir dos dados analisados. O primeiro, o qual realizou-se a análise de Nuvem de Palavras e o segundo em que se utilizou da análise de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), ambas com suporte do programa IRaMuTeQ. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRENO DE OLIVEIRA FERREIRA
Presidente - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Interno - 004.929.082-73 - RAFAELE HABIB SOUZA AQUIME - UFPA
Externo à Instituição - VALBER LUIZ FARIAS SAMPAIO
Notícia cadastrada em: 23/01/2024 11:46
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