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Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN MOTA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENAN MOTA SILVA
DATA: 18/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Hibrido
TÍTULO:

(Des)colonialidades como dispositivos de subjetivação no percurso da atuação profissional docente na Educação Infantil.


PALAVRAS-CHAVES:

Docência; Educação Infantil; Maternal; Jardim de Infância; Assistencialismo.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O contexto educacional brasileiro é atravessado por investigações direcionadas aos diferentes agentes que o compõem. Por conta dessa herança histórico-cultural, a docência tem sido focada na ideia de cuidado e proteção social, em uma vertente ligada à noção de maternal, jardinagem e visão de cuidado assistencialista, apesar da Lei das Diretrizes e Bases da Educação, de 1996 prever que se trata de um direito social e fundamental à educação. Diante de tal realidade, pergunta-se quais são os paradoxos presentes entre ideário de uma política pública de educação e as perspectivas assistencialistas de maternal e jardinagem ligadas às concepções histórico-culturais de primeira infância e docência deste período de desenvolvimento. A docência no campo da Educação Infantil tem sido considerada um dispositivo de governo da infância vinculado à dimensão de maternidade no maternal e de cuidar de crianças pequenas como jardim de infância e, portanto, de cuidado assistencial como ação de jardinagem, cuidado de crianças como plantas a serem regadas. Assim, o objetivo geral desta tese de doutorado é: descrever e analisar as práticas de saber, de poder e subjetivação que efetuam a maternagem e a jardinagem na educação infantil e as resistências a estas na docência. Entre os objetivos específicos, postulam-se: a) descrever e analisar as práticas que se configuram como maternal na educação infantil na docência e b) descrever e analisar as práticas que se configuram como jardinagem assistencial na educação infantil na docência. Esta pesquisa justifica-se no preenchimento da lacuna epistemológica e no avanço da literatura científica no que tange as compreensões da subjetivação em Foucault, o que implica novas aberturas para a apreensão das subjetividades do público-alvo e também a originalidade da pesquisa em Psicologia Social. Algumas problematizações impulsionam meus estudos como, por exemplo, de que modo a compreensão da subjetivação pode servir para novos alcances de compreensão da realidade da educação infantil pautada no maternal e na jardinagem que violam direitos das criança a partir da docência compreendida como cuidado de plantas e maternidade como modelo privado-familiar de docência na Educação Infantil? O marco teórico da pesquisa se apoiará em contribuições teóricas para abordar as subjetividades na docência, especificamente nos anos iniciais da educação básica em interlocução com a Psicologia Social. Será realizada também uma abordagem histórica da gênese da docência no magistério no Brasil para situar o(a) leitor(a) na amplitude do assunto. Na metodologia, trabalha-se com a arquegenealogia e a História Cultural por meio de uma pesquisa documental e histórico-cultural. Por fim, justifica-se a relevância também em função da Educação Infantil ser marcada pelo assisntecialismo e por ser um contexto laboral atravessado por estigmas a respeito dos modelos de infância e de educação ainda na atualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARTHUR ELIAS SILVA SANTOS
Interno - 2618136 - FERNANDA CRISTINE DOS SANTOS BENGIO
Presidente - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Externo à Instituição - IGOR DO CARMO SANTOS
Externo à Instituição - IOLETE RIBEIRO DA SILVA
Externo à Instituição - MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA
Interno - 1796306 - PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 15:29
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