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Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILANIR DE SOUSA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILANIR DE SOUSA CARVALHO
DATA: 15/12/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:
HISTORIOGRAFIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO PIAUÍ.

PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia Escolar e Educacional. Atuação do Psicólogo. Historiografia. Formação em Psicologia. Piauí.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

É importante entrar em contato com as memórias da psicologia escolar e educacional no estado do Piauí, e tecer e reconstruir uma história permeada por lacunas, com largos espaços de tempo, com uma significativa escassez de registros escritos e produções acerca dessa área de atuação, como assinalam estudos prévios sobre esse contexto histórico-cultural (Negreiros et al, 2021; Candeira, Carvalho & Negreiros, 2020). Assim, conhecer a historicidade da atuação profissional no contexto do estado do Piauí, pode subsidiar de forma significativa a inserção crítica em políticas públicas de educação, levando em conta as potencialidades e vulnerabilidades da região e as múltiplas demandas educacionais. O presente estudo investigou a historiografia da psicologia escolar e educacional piauiense, desde a atuação dos pioneiros da psicologia no estado, passando pelos primeiros cursos de graduação, que proporcionam a formação de psicólogos escolares, os primeiros serviços de psicologia na área da educação, chegando ao hoje, em como a psicologia escolar e educacional se desenvolve no estado. E, com isso, mediado pelo instrumental teórico-metodológico da ciência histórica e sob a ótica da Psicologia Escolar Crítica, fazendo uso do conhecimento histórico a fim de colaborar com ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. De modo a possibilitar a historiografia da psicologia escolar piauiense, principalmente com as discussões sobre a atuação do psicólogo escolar em interface com as políticas públicas educacionais, este estudo partirá da seguinte reflexão: como se construiu a história da psicologia escolar e educacional no Piauí? Como percursos metodológico entendemos que trata-se de uma pesquisa de um estudo de cunho qualitativo do tipo exploratório-descritivo, que utiliza a triangulação intramétodo com o emprego das técnicas metodológicas: pesquisa documental, grupo focal e entrevistas individuais em profundidade por meio da história oral temática. Como instrumento para coleta de dados foram utilizados: Questionário de dados sóciodemográficos e profissionais, fichas para identificação dos documentos historiográficos e roteiro de entrevistas semiestruturadas. Para análise, dividiu-se os dados coletados em capítulos, sendo o capítulo dois destinado a revelar o estudo sobre os sentidos atribuídos por profissionais da psicologia acerca dos trabalhos pioneiros que exerceram no estado; e o capítulo três (em construção) tem como objetivo analisar os projetos políticos pedagógicos dos cursos de psicologia que foram pioneiros; o capítulo quatro apresenta as análise dos dados coletados em entrevistas com os profissionais que atuaram nos primeiros serviços de psicologia. Conclui-se que ao longo dos anos a psicologia escolar e educacional no estado vem sendo construída por profissionais que exerceram e exercem suas atividades na formação de psicólogos, e aqueles que passaram por essa formação, perpetuam o legado amplificando o conhecimento e proporcionando a abertura de espaço para novos profissionais na área. É uma área fortemente marcada pelo desenvolvimento por meio do estudo e prática, próxima das políticas públicas que enfatizam a importância da descentralização geográfica dos serviços de
psicologia, com base em referências técnicas e nas produções científicas locais na área de psicologia escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 876.309.823-72 - FAUSTON NEGREIROS - UnB
Interno - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Interno - 3303580 - JOSE ALVES DE SOUZA FILHO
Interno - 1525297 - KÁROL VEIGA CABRAL
Externo à Instituição - SANDRA ELISA DE ASSIS FREIRA
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO GONÇALVES LEAL
Externo à Instituição - BRENO DE OLIVEIRA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 12:31
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