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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLERY HENRIQUE BARROS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELLERY HENRIQUE BARROS DA SILVA
DATA: 01/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

HISTÓRIA DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO PIAUÍ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DAS ESCOLAS NORMAIS ÀS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia da Educação. Escolas Normais. Pedagogia. Formação de professores. História da Educação.

 


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A Psicologia da Educação trata-se de uma disciplina de fundamental importância para a formação da/o futura/o educador/a, abrangendo aspectos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. A tese tem como escopo compor a “HISTÓRIA DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO PIAUÍ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DAS ESCOLAS NORMAIS ÀS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA” na qual pretende realizar uma investigação acerca desta disciplina na formação de professores no Estao do Piauí. Assim, emerge como problema de pesquisa: de que maneira a disciplina Psicologia da Educação colaborou com a formação de professores, desde às primeiras Escolas Normais até os cursos de licenciatura em Pedagogia no Estado do Piauí?. Como objetivo geral deste trabalho investigar e analisar a disciplina Psicologia da Educação na formação de professores, desde às primeiras Escolas Normais até os cursos de licenciatura em Pedagogia no Estado do Piauí. Assim, emergiram os seguintes objetivos específicos: analisar como era abordada a interface Psicologia e Educação enquanto disciplina na formação de professores nas primeiras Escolas Normais do Piauí; averiguar como têm sido desenvolvidas as disciplinas que versam sobre psicologia escolar e educacional nos cursos pioneiros de graduação em Pedagogia no Piauí; verificar a atuação das(os) professoras(es) ao ministrar a disciplina Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura em Pedagogia. O referencial teórico será discutido na perspectiva dos seguintes teóricos: Pimenta (2013); Patto (2004); Vygotsky (2001); Saviani (2019); Aranha (1989) e em construtos científicos dos últimos 5 anos, encontrados em periódicos, revistas eletrônicas, dissertações, teses, entre outros. O método a utilizado é de abordagem qualitativa. Para a construção da pesquisa se constituirá um corpus documental composto por fontes historiográficas sobre o tema e depoimentos orais. Os instrumentos a
serem utilizados serão: fichas para identificação dos documentos historiográficos; questionário sociodemográfico; e roteiro de entrevistas semiestruturadas. Os dados estão sendo analisados a partir do Método Histórico-Cultural, baseada no materialismo histórico-dialético. A tese é de que a disciplina de Psicologia da Educação é significativa para compreender o processo de escolarização, sobretudo considerando aprendizagem, desenvolvimento e a prática de ensino. Visto que, durante algum tempo a escolarização esteve alicerçada a práticas de professores reducionista e individualizantes. Além disso, a disciplina pode contribuir para a formação inicial e permanente da/o licenciada/o, pois auxilia no desenvolvimento social e crítico da/o estudante e educador/a no ato de ensinar e aprender.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRENO DE OLIVEIRA FERREIRA
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO GONÇALVES LEAL
Presidente - 876.309.823-72 - FAUSTON NEGREIROS - UnB
Interno - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Interno - 3303580 - JOSE ALVES DE SOUZA FILHO
Externo à Instituição - JOSÉ ARIMATEA BARROS BEZERRA
Interno - 1525297 - KÁROL VEIGA CABRAL
Notícia cadastrada em: 14/11/2023 15:55
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