Banca de DEFESA: CYNTIA SANTOS ROLIM

DISCENTE: CYNTIA SANTOS ROLIM
DATA: 06/10/2023
LOCAL: Híbrida

ENTRE O SILÊNCIO DAS ÁGUAS: PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL NO CONTEXTO AMAZÔNICO MARAJOARA

violência sexual; infância e juventude; arquegenealogia; região amazônica; Marajó/PA.

ÁREA: Psicologia

A violência sexual que assola a realidade brasileira de inúmeras crianças e adolescentes tem chamado, cada vez mais, a atenção da sociedade e do poder público, sobretudo nas últimas duas décadas, considerando-a enquanto um fenômeno multicausal, multifatorial e multidimensional e de uma grave problemática de violação dos direitos e dignidade humana. Diante da alta incidência de manifestação desse tipo de violência no contexto amazônico, propõe-se traçar uma pesquisa a partir da realidade do território norte do Brasil, em especial, na região do Marajó do estado do Pará. Objetiva-se enquanto centralidade problematizar as práticas de enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil no contexto amazônico, a partir do Relatório da CPI da Pedofilia no estado do Pará; assim como analisar como se dão as práticas intersetoriais diante do enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil no Pará; interrogar o funcionamento da rede socioassistencial de garantia de direitos no enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil; e refletir sobre o compromisso ético, social e político da Psicologia no enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil no contexto amazônico. Como fio condutor para esta investigação, problematizam-se tais práticas a partir da leitura analítico-crítica do Relatório da CPI da Pedofilia realizada no estado Pará entre os anos de 2008 a 2010, que apuram as denúncias acerca dos crimes sexuais praticados contra esse público no estado em tela. Adotando como referencial teórico-metodológico a perspectiva arquegenealógica foucaultiana, que nos propõe refletir sobre as estruturas, práticas e conceitos importantes acerca da produção subjetividades, dos saberes e poderes, assim apropriando-se da análise de documentos específicos para a construção de um percurso investigativo. Como resultados, é possível apontar que a CPI trouxe à tona elementos relevantes do dispositivo em rede de proteção marajoara diante da violência infanto-juvenil, sobretudo, a partir da articulação do parlamento estadual paraense com as pastorais, o sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes, universidades e movimentos sociais que atuam no enfrentamento às práticas de violência que atingem esse segmento da sociedade amazônida.

Presidente - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Externo à Instituição - IOLETE RIBEIRO DA SILVA
Interno - 1525297 - KÁROL VEIGA CABRAL
Interno - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR