Banca de QUALIFICAÇÃO: DORIVALDO PANTOJA BORGES JUNIOR

DISCENTE: DORIVALDO PANTOJA BORGES JUNIOR
DATA: 06/09/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

A transferência na hospitalização por HIV/aids: possíveis implicações em sua manifestação e em seu manejo

Transferência; Psicanálise no hospital; Entrevistas preliminares; HIV/aids.

ÁREA: Psicologia

A transferência é um dos quatro conceitos fundamentais da psicanálise, presente desde os textos pré-psicanalíticos freudianos. Em escritos posteriores, entre os textos da técnica psicanalítica, a transferência é apresentada como a repetição de clichês infantis que são o motor da análise e a via pela qual as resistências emergem em oposição ao tratamento analítico. No ensino lacaniano, o conceito de transferência passa por desdobramentos teóricos, principalmente no que diz respeito à sua relação com o suposto saber e o desejo do analista como operador clínico de seu manejo. Diante disso, a presente proposta de dissertação de mestrado parte da premissa já presente na literatura acadêmica psicanalítica de que o que viabiliza o psicanalisar no hospital é a transferência. O objetivo, então, do trabalho será investigar possíveis implicações na manifestação e no manejo da transferência no contexto de hospitalização por HIV/aids, levando em consideração as particularidades sócio-históricas dessa clínica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa clínica em psicanálise, fruto de atendimentos psicanalíticos que já estão sendo realizados na enfermaria de Doenças Infecto Parasitárias do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), em Belém do Pará, dos quais serão escolhidos dois casos para ilustrar e discutir sobre a temática em questão. Por se tratarem de atendimentos realizados em uma instituição de saúde, os atravessamentos institucionais se fazem presente, contudo, aposta-se na possibilidade de que, mediante o manejo da transferência, o sujeito escutado, mesmo que em contexto de hospitalização, possa questionar a sua relação com o seu mal- estar. Isso pode promover a abertura à produção de algum saber sobre isso, mesmo que em um contexto diferente da análise clássica propriamente dita, já que esse momento de trabalho psíquico corresponde a um período anterior à entrada em análise, se tratando das entrevistas preliminares em psicanálise.

Presidente - 2381469 - BRENO FERREIRA PENA
Interno - 2618255 - HEVELLYN CIELY DA SILVA CORREA
Externo à Instituição - LEÔNIA CAVALCANTE TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 18/08/2023 14:51