Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA SERAFIM DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATÁLIA SERAFIM DA SILVA
DATA: 29/08/2023

As Relações entre Saúde Mental e Evasão de Estudantes de Graduação em uma Universidade Pública no Brasil

Evasão. Saúde mental. Ensino superior. Determinação social da saúde

ÁREA: Psicologia

O fenômeno da evasão universitária apresenta-se como de grande relevância para os estudos de educação no Brasil, uma vez que os níveis de desistência em cursos de graduação são muito altos no país. Muitos são os possíveis fatores que têm relação com a evasão universitária. Dentre eles, pode-se elencar o sofrimento mental dos estudantes, que tem despertado cada vez mais o interesse de pesquisadores. Esta tese tem como temática principal a análise dos possíveis condicionantes sociais (determinações sociais) da evasão em estudantes de graduação presencial do campus Guamá (Belém) na Universidade Federal do Pará (UFPA), evadidos de 2018 (inclusive) a 2022, com ênfase em aspectos relacionados a questões de saúde mental. Parte-se do pressuposto de que as condições sociais em que vivem os estudantes (as determinações sociais) têm papel muito importante na permanência ou evasão destes em seus cursos, com enfoque especial aos impactos da saúde mental neste processo. Este estudo se propõe a identificar e analisar a evasão em discentes de graduação de cursos presenciais da UFPA do campus Guamá (Belém) e os fatores sociais (com foco na saúde mental) que podem ter interferência neste processo. A hipótese desta pesquisa é que os fatores de saúde mental dos estudantes impactam consideravelmente a vida acadêmica, levando os estudantes com maior sofrimento mental a maiores dificuldades de se manterem em seus cursos e na instituição, aumentando, com isso, os riscos de evasão. O trabalho pretende responder às seguintes perguntas: (1) quais são as possíveis situações e/ou condições de vida (determinações sociais da saúde) que podem estar mais presentes em estudantes de graduação da UFPA evadidos nos últimos 5 anos? (2) quais as relações entre evasão e fatores de saúde mental dos estudantes da UFPA evadidos nos últimos 5 anos?

Interno - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Interno - 2519133 - MARIA LUCIA CHAVES LIMA
Presidente - 1796306 - PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Externo à Instituição - THIAGO MARQUES LEÃO