Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA DOS SANTOS PAIVA

DISCENTE: ERIKA DOS SANTOS PAIVA
DATA: 02/06/2023
LOCAL: Sala de Aula do PPGP

ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO PRIMORDIAL E LAÇO EDUCADORA-CRIANÇA: aproximações e distanciamentos entre
educação e psicanálise.

1. Relação professora- aluno 2. Psicanálise 3. Ensino Fundamental.

ÁREA: Psicologia

Este projeto de pesquisa caminhará na interface entre os campos da educação e da psicanálise ressaltando as especificidades do laço educadora – criança. Tem como objetivo discutir, a partir da perspectiva psicanalítica, o seguinte questionamento “faz diferença o processo de alfabetização que leva em conta além das competências pedagógicas e didáticas, também a subjetividade da criança?”. Como objetivos específicos propõem-se: discutir as especificidades do laço educadora- criança nos casos em que existam entraves no processo de alfabetização e, analisar aspectos referentes ao laço educadora-criança a partir do instrumento APEGI (Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições). A pesquisa será realizada por meio de estudo exploratório de abordagem qualitativa, caracterizada pelo estudo de múltiplos casos, com o auxílio do método clínico- qualitativo. A amostra será composta por três pares de educadoras-crianças, devendo as crianças estarem em livre demanda aos atendimentos no Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC) e, também, cursando qualquer série acima do primeiro ano do Ensino Fundamental, mas com histórico de entraves no processo de alfabetização. Como instrumentos de coleta de dados será utilizado o roteiro APEGI (Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições) e também a entrevista semiestruturada. Para preservar o sigilo e a privacidade dos participantes da pesquisa será necessário seguir todos os requisitos éticos estabelecidos no comitê de Ética em Pesquisa (CEP), de acordo com a Resolução no 466/12 e a Resolução no 510/16. Finalizada esta etapa, deve-se apresentar o projeto ao Casmuc, como parte integrante do projeto de pesquisa “O lugar da mulher na função materna: torções entre o feminino e o materno no cuidado da criança” para a obtenção da autorização para o início da coleta de dados, a saber, a seleção dos participantes da pesquisa a partir dos critérios de inclusão e exclusão e apresentação dos documentos necessários para a oficialização do aceite. Ao final do processo, com as entrevistas realizadas- baseadas no instrumento APEGI, será realizada a análise de dados à luz da teoria psicanalítica a qual resultará na construção e discussão dos casos.

Presidente - 3118391 - IZABELLA PAIVA MONTEIRO DE BARROS
Notícia cadastrada em: 12/05/2023 15:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1