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Banca de DEFESA: HELDER CORREA LUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELDER CORREA LUZ
DATA: 03/05/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do IFCH
TÍTULO:

O cuidado de si e dos outros no processo de subjetivação de um  docente do ensino publico em Belém-Pa: um ensaio sobre a vida como obra de arte


PALAVRAS-CHAVES:

Subjetividade. Precarização do Trabalho. Resistência. Desejo. Singularidade. Educação e Docência.


PÁGINAS: 214
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Esta pesquisa visou cartografar os processos e os modos de subjetivação de um trabalhador docente da rede pública estadual da educação básica do município de Belém, a partir das práticas de gestão precarizantes presentes no contexto neoliberal que aí atuam. Dessa forma, é importante pensar algumas questões, quais sejam: Como o Capitalismo Mundial Integrado (CMI), sob a insígnia da globalização e do neoliberalismo, opera na “captura”, na “negação” e/ou na “despotencialização” dos processos de subjetivação dos docentes? Como se dão as relações de saber-poder no âmbito da escola? E, como se operam as estratégias de resistência utilizadas pelos professores, no sentido de tentar criar novos modos de existências ante às forças que os subjetivam? Dessa forma, esta tese é relevante porque permite problematizar as nuances dos processos de subjetivação de docentes, visando contribuir e intervir no cuidado integral quanto à saúde e ao bem-estar de professores e professoras. A partir dessa premissa, esta pesquisa lança luz sobre os paradoxos e as controvérsias de um ambiente permeado por lutas e resistências, que questionam como o trabalho precarizado vem se consumando como forma hegemônica na vida em sociedade. Com efeito, optamos por analisar os campos de tensão permanentes entre prazer e sofrimento no trabalho, sem perder o foco dos processos capitalísticos que tentam precarizar e minha vida, liberdade e a resistência como trabalhador da educação pública, na micro-história de
caráter autobiográfico. Esta pesquisa está ancorada nas pistas cartográficas e arqueogenealógicas presentes em conversações com Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault, onde busca-se acompanhar histórica e criticamente os agenciamentos políticos, os atravessamentos dos discursos institucionais, os processos diagramáticos e analisar os paradoxos, bem como seguir as redes de controvérsias de modo documental e etnográfico, lançando mão, inclusive, dos hipomnémata, ou seja, a técnica de escrita de si como arte de viver. Desse modo, defendemos a tese de que a precarização imposta pelo CMI é um mecanismo capaz de “sequestrar” a subjetividade do trabalhador docente, de forma que este se molde e se submeta às forças
constituídas que dominam os modos de organização do trabalho, onde há utilização de tecnologias, formas de controle e jogos de poder, que geram a intensificação desta precarização, o assujeitamento e a modelização do processo de produção de subjetividade, porém, há enfrentamentos e resistências na docência face às tentativas de precarização realizadas. Ao final desta pesquisa, pretendeu-se responder aos seguintes questionamentos: É possível produzir novas tecnologias, técnicas e práticas de “cuidado de si” no mundo atual? É possível produzir uma vida livre em termos de agonística? Como resultado, é possível afirmar que há uma luta permanente entre a vida como obra de arte, uma vida digna, potente, criativa, numa época em tudo tende à homogeneização e à autofagia de todas as formas de existência, ao aprisionamento do ser, ao assujeitamento a um modelo de viver empreendedor e assujeitado, apesar das inúmeras realidades de dor e sofrimento experimentadas no processo de precarização do trabalho docente na rede pública de ensino, na atualidade. Desse modo, conclui-se, assinalando que é possível reinventar-se.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Interno - 3082318 - ERIC CAMPOS ALVARENGA
Interno - 2618136 - FERNANDA CRISTINE DOS SANTOS BENGIO
Interno - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Externo à Instituição - BRUNO JAY MERCES DE LIMA
Externo à Instituição - FLÁVIO LUIZ DE CASTRO FREITAS
Notícia cadastrada em: 25/04/2023 13:30
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