HABILIDADES SOCIAIS NA ESCOLA E NA VIDA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Habilidades Sociais. Escola. Crianças. Adolescentes. Subjetividade. Cartografia.
Considera-se a escola, para além do pedagógico, um território privilegiado para o
desenvolvimento de novas possiblidades e práticas. Nesta pesquisa, buscou-se
compreender as habilidades sociais como criação de novas subjetividades que
acontecem no cruzamento das linhas das histórias de vida a partir do contexto
escolar.
Apresentam-se aspectos da infância e juventude, sua relação com a família, com a
escola e com a comunidade. Contextualiza-se sobre os processos de ensino, as
implicações do trabalho docente no repertório social dos estudantes e estratégias de
potencialização do repertório de habilidades sociais das crianças e adolescentes. O
objetivo geral delineado foi compreender o contexto escolar brasileiro
contemporâneo para a promoção das habilidades sociais das crianças e
adolescentes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, do tipo pesquisa-
intervenção, sustentada nas ideias de Félix Guattari, Gilles Deleuze e Fernando
González-Rey, para tessitura dos pressupostos fundamentais epistemológicos e
metodológicos. O presente estudo conta ainda com a apresentação de uma
proposta, pesquisa-intervenção, “Sou habilidoso para produzir minha inserção no
mundo”, que consiste em um caminho com possibilidades de invenções e
reinvenções entre os participantes, a partir de cada sessão da proposta. Nesse
contexto, esta dissertação faz viagens, conexões a vários destinos, em que cada
participante tem um mapa, que, juntos, formam um grande atlas, que permite
produzir mudanças no próprio contexto ou criar novos territórios a serem explorados
e habitados. É um convite, uma abertura para o “outrar-se”