Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE RIBEIRO CORRÊA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLE RIBEIRO CORRÊA
DATA: 01/02/2023
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGP E GOOGLE MEET

PRODUÇÃO DA DIFERENÇA NAS PRÁTICAS CURRÍCULARES DA ESCOLA JUDICIAL DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARÁ – RESISTÊNCIAS AOS PRECONCEITOS E ESTIGMAS

Currículo; Diferença; Genealogia; História; Poder Judiciário

ÁREA: Psicologia

Esta tese afirma a produção da diferença nas práticas da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará, operando resistências aos preconceitos, estigmas, discriminações negativas e rotulações no cotidiano da formação efetuada pela mesma. O objeto é o currículo que articula um diagrama de forças múltiplas que visam interferir nos modos de materializar o trabalho de operadores do Direito, magistrados e equips multidisciplinares no Poder Judiciário. Pergunta-se em que medida a formação materializa saberes, poderes e produzem subjetividades que rompem com cristalizações históricas de dominações, opressões e governamentalidades das condutas jurídicas moralistas, higienistas, sexistas, classistas, etaristas, racistas e de violência de gênero? A metodologia é histórica, documental e genealógica na relação de Michel Foucault com a História Nova, analisando o currículo dos cursos oferecidos pela Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará. Desde a criação da Escola e do Conselho Nacional de Justiça, há tentativas de transformar o contexto jurídico, que teve uma história marcada pela relação ordem e lei fortemente sustentada em valores liberais, morais, hierarquizantes e enviesados por preconceitos e discriminações negativas, inclusive, com seletividade penal, patologizações, judicializações, criminalizações intensivas e medicalizações regulares.

Externo à Instituição - ESTELA SCHEINVAR
Presidente - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Interno - 1525297 - KÁROL VEIGA CABRAL
Interno - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR