Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA PONCIANO OLIVEIRA

A EXPERIÊNCIA DO LUTO EM CRIANÇAS ÓRFÃS PELA PANDEMIA DA COVID-19

Morte;Luto;Criança;Psicanálise;Pandemia

ÁREA: Psicologia

No contexto atual da Covid-19, falar sobre luto e morte adquire repercussões ainda maiores, no que concerne aos intensos efeitos psicológicos, do que comumente já se costuma ter. Com o advindo da pandemia e o quantitativo assustador de mortes, principalmente em adultos e idosos, revelou-se a urgência de se pensar em luto coletivo. Esse contexto se torna ainda mais crítico no campo da saúde mental das crianças, que têm experimentado perdas repentinas em várias áreas da vida quando são seus pais os acometidos e mortos pelo novo coronavírus. Em virtude disso, os tempos pós pandêmicos escancaram a situação de orfandade, já que milhares de crianças e adolescentes perderam mães, pais, responsáveis legais e/ou outros parentes, e muitas delas passaram a viver em situação de grande vulnerabilidade, seja sem apoio financeiro, social ou psicológico, uma situação que deve ser considerada como uma questão de emergência de saúde pública. A morte de familiares de maneira abrupta, como pode ocorrer devido à Covid-19, por seu caráter potencialmente traumático, pode gerar inúmeros desafios para as crianças. Partindo de tal pressuposto, o problema de pesquisa desse projeto surge em decorrência da vivência atual dos impactos deixados pela quantidade de mortes por Covid-19 no Brasil e, consequentemente, da quantidade de crianças enlutadas que ficaram órfãs pela perda de um ou ambos os pais. A partir deste cenário, surge o problema que este projeto se propõe a investigar: como se dá a expressão do luto (fantasias e sentimentos) em crianças órfãs pela pandemia de Covid-19? Este passa a ser o principal objetivo desta pesquisa qualitativa, exploratória, longitudinal, caracterizada como estudo de casos múltiplos, por meio de método clínico-qualitativo com enfoque psicanalítico. O estudo atenderá a todos os requisitos éticos estabelecidos nas resoluções que regulamentam a pesquisa que envolve seres humanos. Comporão a amostra crianças, com idade entre 7 e 10 anos, que passaram por situação envolvendo a morte de seus pais/genitores em decorrência da Covid -19. A coleta de dados será realizada no Serviço Escola de Psicologia da Universidade de Gurupi (TO), onde serão realizados encontros com o responsável para uma entrevista individual semiestruturada. Com a criança será utilizada a entrevista lúdica, a técnica do desenho livre e a aplicação do Teste das Fábulas. Finalizada esta etapa, serão realizadas as transcrições das entrevistas, seguidas de análise dos resultados de acordo com a abordagem teórica da psicanálise no concernente à análise do discurso. Para o material decorrente da aplicação do Teste das Fábulas serão seguidas as recomendações do manual. Por fim, o material de cada caso será integrado e comparado entre si. Ao final do processo, serão realizadas as entrevistas devolutivas com distribuição de uma pequena cartilha cos principais resultados do trabalho como forma de benefício aos participantes (tanto com as crianças e seus respectivos responsáveis como com a instituição onde se realizará a pesquisa). Pretende-se deixar para essas famílias, a marca de uma escuta delicada e atenta, para o meio científico um material que possa colaborar com os estudos que já estão em andamento e, também, promover novas perguntas, e para o campo social, espera-se contribuir com sugestões para incrementar as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes em um mundo pós-pandêmico.

Externo à Instituição - GLAUCIA MITSUKO ATAKA DA ROCHA
Presidente - 3118391 - IZABELLA PAIVA MONTEIRO DE BARROS
Interno - 2490657 - JANARI DA SILVA PEDROSO
Notícia cadastrada em: 31/10/2022 15:52