Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WINTHNEY PAULA SOUZA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WINTHNEY PAULA SOUZA OLIVEIRA
DATA: 25/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/bnh-ooqa-whc
TÍTULO:

ATUAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE NO CENÁRIO COVID-19 E NAS HABILIDADES PARA A VIDA NOS ESTUDANTES: ESTUDO TRANSVERSAL


PALAVRAS-CHAVES:

Programa Saúde na Escola; COVID – 19; Habilidades para a vida.


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo investigar a atuação dos profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE) na educação permanente, na adaptação dos estudantes no retorno às aulas presenciais e no desenvolvimento de habilidades para a sua vida no período pós-pandemia. Trata-se de um estudo de campo, transversal descritivo, exploratório e de abordagem qualitativa. O estudo será realizado com profissionais que atuam no PSE, nas escolas da zona urbana do município de Caxias – MA.

Pretende-se entrevistar os profissionais com perguntas acerca de práticas no contexto escolar e ações do PSE e acerca do repertório de habilidades de vida, sociais, cultura de paz, cidadania e direitos humanos, questionário composto por dados sociodemográficos, como idade, profissão, tempo de atuação no PSE. Para que se possa realizar a identificação das ações educativas sobre COVID-19 e retorno às aulas presenciais, os profissionais participarão da entrevista e responderão a quatro perguntas sobre educação das crianças no tocante à prevenção e contenção do COVID- 19, atuação do PSE na readaptação das crianças, estratégias para partilha das vivências entre os alunos no período pandêmico, formação de grupos de autoajuda e estratégias de enfrentamento na pandemia.

A fim de identificar as estratégias dos profissionais para promoção e potencialização das habilidades sociais nos estudantes, propor-se-ão à equipe do PSE oito perguntas sobre promoção das habilidades sociais dos estudantes, ações e estratégias que permitam a expressão sobre as emoções no que diz respeito a reconhecer, lidar e controlar emoções, tolerar frustrações e expressão de emoções agradáveis e desagradáveis, civilidade, empatia, assertividade e tomada de decisão. Por fim, visando coletar informações sobre as práticas do PSE em Educação Permanente, os profissionais responderão a uma pergunta aberta na qual expressarão os principais problemas de saúde evidenciados nas escolas participantes, as resoluções e estratégias de enfrentamento dos problemas de saúde e as contribuições para transformação social e empoderamento dos participantes das ações do PSE. Esta questão terá seus resultados analisados e expressos por meio da análise de conteúdo. Após realização da avaliação do programa social, realizar-se-á uma intervenção institucional, por meio de 02 oficinas direcionadas aos profissionais que atuam no Programa Saúde na Escola, com o propósito de contextualizar teorias, metodologias, possibilidades práticas e orientações que promovam novas possibilidades de articulação dos trabalhos no PSE vinculados às necessidades e considerando a subjetividade das crianças e adolescentes beneficiárias.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1256459 - AIRLE MIRANDA DE SOUZA
Presidente - 411.449.450-20 - ALCINDO ANTÔNIO FERLA - UERGS
Externo à Instituição - ANA DEYVIS SANTOS ARAÚJO JESUÍNO
Interno - 1525297 - KÁROL VEIGA CABRAL
Notícia cadastrada em: 31/10/2022 15:48
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2