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Banca de DEFESA: BRUNA DE ALMEIDA CRUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA DE ALMEIDA CRUZ
DATA: 21/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório IFCH
TÍTULO:

LUGARES DO CUIDADO: UMA CARTOGRAFIA DA SAÚDE MENTAL NO IFPA


PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia educacional; saúde mental; instituto federal.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A presença de profissionais de psicologia nos institutos federais suscita desafios quanto à direção do nosso fazer e aos compromissos assumidos nessa atuação. Os institutos federais nascem como política pública que inaugura uma nova institucionalidade na educação profissional, mirando uma educação pública capaz de gerar transformações na sociedade. Assim, o cuidado em saúde mental adentra o espaço educacional em meio a um campo disputa histórica no sentido da consolidação desse projeto educacional. Esta pesquisa teve como objetivo cartografar as práticas agenciadas por profissionais de psicologia no IFPA, que é meu campo de trabalho, no que se refere à saúde mental, a partir de uma pesquisa que lança mão de operadores da análise institucional, tais como análise de implicação, análise de demanda e encomenda, bem como faz uso de discussões sobre composição técnica do trabalho em saúde e ethos de ocupação da psicologia. A entrada em campo parte da minha atuação como psicóloga do IFPA Campus Belém e também como membro do Programa de Educação Socioemocional (PES), grupo de trabalho em atividade no IFPA desde 2020 composto por psicólogos/as da
instituição, com colaboração multicampi. Nas análises, discuto os processos estudados a partir de três segmentos: conversações entre políticas públicas de saúde e de educação; produção da demanda e fluxos de trabalho em saúde mental no IFPA; ethos e projetos de produção “psi” no contexto da educação profissional. Pelas análises, afirmo que a entrada da psicologia no instituto federal é um fator intensivo de articulação entre a saúde e a educação, operando nele malhas de controle, tanto quanto promovendo potências de vida, ambas vocações dessa política pública no contexto da biopolítica, em que há poder sobre a vida, e da biopotência, pois há potência da vida resistindo aos fascismos e controles, procurando brecha para existir. Proponho que os lugares do cuidado no contexto educacional sejam pensados em sua contradição e potência de síncope, uma vez que operamos em meio a um campo de forças e as posições que ocupamos, ainda que sejam amarradas às malhas hegemônicas normalizadoras, podem produzir fissuras, deslocamentos, passagens para a manifestação dessa potência de vida pulsante na concretude da escola pública.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1410136 - ADRIANE RAQUEL SANTANA DE LIMA
Interno - 876.309.823-72 - FAUSTON NEGREIROS - UnB
Interno - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Interno - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Presidente - 2519133 - MARIA LUCIA CHAVES LIMA
Externo à Instituição - ROSSANA CARLA RAMEH DE ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 05/09/2022 15:57
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