Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIO BRUNO BARRA VALENTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIO BRUNO BARRA VALENTE
DATA: 20/05/2022
LOCAL: Videoconferência

PANDEMIA BRASILEIRA DE COVID-19: TESTEMUNHOS DE FILHOS ADULTOS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS COM AS MORTES E COM OS LUTOS POR SEUS PAIS E SUAS MÃES

Psicologia; Luto; Morte; Pandemia; COVID-19; Testemunho.

ÁREA: Psicologia

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como pandemia a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a COVID-19. Ao mesmo tempo, muitos líderes nacionais consideraram a posição da OMS como alarmista e prejudicial a economia. Dois anos depois daquele dia, a pandemia permanece impondo mudanças radicais nos modos de viver e de morrer que fizeram as sociedades e as existências singulares se desconstruírem. Ademaiss, os conhecimentos produzidos sobre seus impactos sociais, culturais, sanitários, econômicos e políticos ainda são temporários e alteráveis à luz do futuro, em especial, quando se trata dos processos de luto e da saúde mental. No momento, pelo mundo, temos milhões de infectados e de mortos. Essa situação, em parte, é consequência direta da escolha política feita por diversos chefes de Estado. No Brasil, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, atuou efusivamente para promover entre a população tanto a negação da pandemia quanto um tratamento medicamentoso ineficaz contra a COVID-19, além de outras ações questionáveis. Atualmente, no país, são mais de 26 milhões de infectados e mais de 634 mil mortos e incontáveis perdas simbólicas, as quais continuam sendo minimizadas pela União e por parte da população. Perdas, percebidas assim, significam lutos não autorizados nem reconhecidos e aceitos publicamente dada as controvérsias e desinformações envolvidas. O objetivo desta pesquisa consiste, então, em investigar as experiências de filhos adultos com as mortes por COVID-19 de suas mães ou seus pais e com os lutos delas decorrentes durante a pandemia brasileira. Para tal, serão realizadas entrevistas com cinco filhos adultos, sendo suas narrativas tomadas como testemunhos da pandemia brasileira. Sabe-se que a narrativa e o contexto da morte perda são aspectos relevantes para avaliar seu impacto na pessoa, sendo ainda partes fundamentais do próprio processo de reorganização da vida, o qual passa pelo reconhecimento e pela legitimação da perda irreparável e do sofrimento sentido, especialmente, quando infligido por crimes de Estado. A relevância da pesquisa, mais geral, está em possibilitar que homens e/ou mulheres possam falar como foi viverem a morte de seus parentes na crise sanitária e política brasileira; e, mais específica, em compreender como vivenciam seus processos de enlutamento, uma vez que o desenvolvimento adequado e necessário de intervenções psicoterapêuticas sobre luto, precisa acontecer a partir da escuta dos enlutados da pandemia brasileira, a qual se revelou menos um problema viral e mais um problema político.

Presidente - 2353907 - CEZAR LUIS SEIBT
Externo à Instituição - LUCIA MARQUES STENZEL
Externo à Instituição - LUCIVALDO DA SILVA ARAÚJO
Interno - 2519133 - MARIA LUCIA CHAVES LIMA