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Banca de DEFESA: NUBYENE MAIRA LOBATO CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NUBYENE MAIRA LOBATO CARDOSO
DATA: 18/09/2020
HORA: 15:00
LOCAL: PPGARTES
TÍTULO:

O TEATRO NA AMAZÔNIA MARAJOARA
NO VAI E VEM DA MARÉ:
PROCESSO CRIATIVO COM OS ALUNOS DA ESCOLA PAULO AFONSO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PORTEL-PÁ 


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos Teatrais. Processo Criativo. Ensino-Aprendizagem Amazônia- Marajoara-Portel/Pá. 


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Direção Teatral
RESUMO:

O teatro adentra na escola com um olhar diferenciado passando não apenas a “servir” as datas cívicas, mais contemplando o aluno em sua especificidade. Este estudo teve como objetivo geral: Mediar a aprendizagem teatral por meio de um processo criativo na sala de aula, através de oficinas com jogos dramáticos, teatrais, tradicionais e de improviso, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa seguiu trabalhando a montagem de um espetáculo, tendo como base as histórias oralmente contadas, e por fim Produzindo um fichário para professores como produto final deste trabalho. A pesquisa interliga com as minhas vivências em viagens sobre a baía da Villa do Conde no trajeto Portel-Belém, 16h de distância, no estado do Pará, na Ilha do Marajó, daí a inspiração do título O Teatro na Amazônia Marajoara no vai e vem da maré: Processo Criativo com os alunos da escola Paulo Afonso do ensino fundamental em Portel-Pá”. Os interlocutores são alunos da rede municipal da escola Paulo Afonso com idade entre 10 no máximo 14 anos totalizando 25 alunos na turma. Utilizei como instrumentos de pesquisa as técnicas teatrais. Os autores que embasaram este processo são: Dowbor (2008); Spolin (2008, 2010, 2011); Reverbel (1993, 1979); Charone (2011); Gil (2002); e Andrade (2013, 2019). A partir da problemática encontrada na escola referente as barreiras que impedem o ensino do teatro no cotidiano da sala de aula. Para o alcance dos objetivos, utilizei os procedimentos metodológicos da pesquisa-ação, através de uma abordagem qualitativa. Por fim o estudo apresenta em seus resultados mudanças positivas nos comportamentos dos alunos no ambiente escolar, além de propiciar oportunidade criadora de manifestar seus anseios e expectativas diante do mundo que os cerca, notou-se também as dificuldades de um professor para trabalhar com o teatro, sendo este um dos motivos pelos quais seja pouco utilizado na escola. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1221358 - OLINDA MARGARET CHARONE
Interno - 2646030 - SIMEI SANTOS ANDRADE
Externo ao Programa - 2418755 - INES ANTONIA SANTOS RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 11/09/2020 15:17
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