Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA

2024
Descrição
  • ADNALDO OLDAIR SOUZA
  • Música na Amazônia: arranjos vocais de obras de Waldemar Henrique no processo de Ensino-Aprendizagem na E.M.E.F. Dr. Benedito Maia em Ananindeua-PA

  • Orientador : SIMEI DE AMORIM SANTOS ANDRADE
  • Data: 25/03/2024
  • Mostrar Resumo
  • O estudo que hora apresentamos está centrado na área de conhecimento da música e teve como objetivo de analisar de que forma a música do compositor paraense Waldemar Henrique pode ser utilizada na escola pública preservando a cultura amazônica na educação básica por meio da criação de arranjos vocais não complexos para coro infantojuvenil. Os colaboradores da pesquisa são alunos do 8º Ano-A/B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Benedito Maia, do município de Ananindeua-PA. O estudo desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa com foco na pesquisação, tendo como instrumentos de pesquisa a observação, diário de bordo, oficinas práticas e teóricas em música, prática de canto coral, prática musical percussiva, sonoplástica e criação musical coletiva através dos arranjos. O referencial teórico está pautado nos estudos de Waldemar Henrique (2005), Antonio Tavernad (1986), Vicente Salles (2007), Paes Loureiro (1995, 2015), Sebastião Godinho (1989) entre outros que colaboraram na compreensão do objeto de pesquisa. Nos resultados preliminares deste estudo foram aplicadas duas oficinas de prática de ritmo e de canto coral aos alunos. Nelas foram trabalhadas os ritmos e melodias das composições: Foi boto, Sinhá! e Matintaperera. As primeiras conclusões do estudo mostram boa percepção rítmico-melódica e auditiva dos alunos como também maior participação dos mesmos em conhecer a cultura musical popular através das composições de Waldemar Henrique.

     

     

     

  • ALECANDRO SANTANA GONCALVES
  • TEATRO DO OPRIMIDO NA AMAZÔNIA MARAJOARA:

    REFLEXÕES ACERCA DO TO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EMEF ALCIDES MONTEIRO EM PORTEL-PA


  • Orientador : SIMEI DE AMORIM SANTOS ANDRADE
  • Data: 25/03/2024
  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa analisou o Teatro do Oprimido – TO na Amazônia Marajoara como uma ferramenta política no processo ensino-aprendizagem no contexto escolar e buscou compreender como ele é assimilado pelos alunos da EMEF Alcides Monteiro, no município de Portel na região do Arquipélago do Marajó-Pa. O estudo foi desenvolvido por meio das técnicas Teatro Fórum e Teatro Jornal do TO de Augusto Boal, estabelecendo uma relação com o cotidiano dos alunos a partir das questões sociais trazidas de suas vivências e apresentadas nas discussões em sala de aula no decorrer da disciplina Arte. A pesquisa está pautada nas linhas de pensamentos do Teatro do Oprimido do dramaturgo brasileiro Augusto Boal (2008, 2010,1991) e também na Pedagogia do Oprimido do grande educador Paulo Freire (1921, 1983, 1986, 1987, 2011), fazendo assim, uma correlação entre os princípios que embasam o pensamento destes dois teóricos e as problemáticas vividas pelos alunos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação desenvolvida com 20 alunos da turma 9º ano (A) da EMEF Alcides Monteiro.  Os instrumentos de pesquisa foram: atividade de pesquisa em grupo, oficinas baseadas nos jogos teatrais do Augusto Boal e entrevistas em grupo.  Ressalto que a pesquisa ainda está em andamento, no entanto, conclusões apontam que os alunos não conheciam o Teatro do Oprimido e suas metodologias; o primeiro contato com as técnicas causou neles estranheza, receios, medo e vergonha, alguns não participaram das atividades, outros deram pouca importância e muitos outros se interessaram pela temática. Assim, foi observado que a turma ficou dividida, à princípio, no entanto, à medida que as atividades foram acontecendo os alunos perceberam que os assuntos que permeiam as atividades eram aqueles trazidos por eles no início do ano letivo e posteriormente nas conversas informais durante o convívio no ambiente escolar.

     

     

  • BENILSON DE BARROS AMARO
  • MÚSICA E POESIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : JOEL CARDOSO DA SILVA
  • Data: 15/03/2024
  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa, “Processo de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes”, nasce impulsionada por uma pesquisa de campo de caráter qualitativa elencada na mediação do professor no ambiente escolar. Visa examinar a contribuição que a música e a poesia podem proporcionar no processo de ensino e aprendizagem da escrita e da leitura no segundo ano do ensino fundamental I da escola Olavo Novaes. Discorremos sobre práticas lúdicas. Como suporte bibliográfico, apoiamo-nos, entre outros, em autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire, Pondé, Brito, Borges, Durkheim, Hegel, Karl Marx. Estamos, como docentes, compromissados com a educação básica, com propostas que priorizem, através da arte, a alfabetização e o letramento. Partimos, à priori, da realidade dos discentes, valorizando práticas que pertençam ao mundo das crianças, como, por exemplo, as brincadeiras, as canções. Vemos, na música e na poesia, recursos artísticos e lúdicos enriquecedores que podem nos auxiliar de forma significativa no desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Assim, nós nos propusemos a musicalizar poemas compostos a partir da vivência dos educandos do segundo ano do nível fundamental I, momento em que eles percebem a importância de suas experiências, contribuindo para a compreensão e analise do contesto social. O locus de aplicação do projeto é a Escola Olavo Novaes. Para a efetivação da pesquisa, foram selecionados 25 discentes. Entre os procedimentos adotados constam a roda de conversa, proposição de questionários, confecção de brinquedos, construção dos poemas e a musicalização de alguns poemas apresentados no trabalho com a finalidade artística de alfabetização e letramento.

  • CAROLINE DE FATIMA DA MOTA Y DOMINGUEZ
  • O MUNDO MÁGICO DOS PEQUENOS SERES: UMA JORNADA PELA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

     

  • Orientador : IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
  • Data: 29/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • Este texto dissertativo intitulado O MUNDO MÁGICO DOS PEQUENOS SERES: UMA JORNADA PELA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, tem como campo investigativo a Escola de Educação Básica Profª. Maridalva Pantoja e objetiva investigar a contação de história como ato performático e formativo. A pesquisa visa contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas e artísticas no ambiente escolar, a partir da compreensão da importância da narrativa, oralidade, memória e performance como conceitos importantes à composição de estratégias eficazes no ato de comunicar e transmitir informações em sala de aula. A escolha deste objeto de pesquisa tem como ponto de partida meu trabalho como professora de arte na educação básica. A problemática deste estudo está assentada na investigação sobre como a contação de história contribui na etapa da educação infantil, atuando de maneira eficaz nos diferentes aspectos do desenvolvimento; e sobre como tramar estratégias pedagógicas de ensino e de aprendizagem em arte, mais especificamente o teatro, para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. O método de investigação utilizado na execução da pesquisa é o etnográfico e aciona os procedimentos e técnicas de investigação defendidos pelo antropólogo Clifford Geertz (2008). O aporte teórico encontra sustentação na compreensão da voz como ato performático de Paul Zunthor(1993), na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (2022), na abordagem transdisciplinar da pedagogia da autonomia de Paulo Freire (2013) e no pensamento de Piaget (1972) sobre educação. Na abordagem de BAKHTIN (1988), sobre gênero do discurso. E de Walter Benjamin(1987) sobre narrativas

  • ARLAN DE SOUZA PORTILHO
  • EXTRA, EXTRA! BRIGA NO CÉU: NARRATIVAS MÍTICAS DE SANTO ANTONIO E SÃO BENEDITO

  • Data: 28/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação investiga as narrativas míticas e populares sobre São Benedito de Gurupá. Parte de uma dimensão macro e, adentrando em sua particularidade é que sou levado com os alunos do 7.º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cantinho do Meu Saber, situada nesta mesma cidade a discorrer sobre o título: EXTRA, EXTRA! BRIGA NO CÉU: NARRATIVAS MÍTICAS DE SANTO ANTONIO E SÃO BENEDITO. A investigação desperta em mim um profundo relacionamento e interação que assim descrevo como um estado de afeto à qual se sugere que sejam estimulados nos alunos. Para isso, falar das narrativas míticas e populares é possibilitar que a memória esteja presente na relação com o passado e futuro. Nesse sentido, se faz necessário a utilização de autores como BOSI (1997) que refletirá sobre a categoria memória; LE GOFF (1990) que considera a memória como instrumento de criação humana; CANCLINI (1997) descreve que as hibridações nos levam a reverberar que hoje todas as culturas são de fronteiras, onde todas as artes se desenvolvem em relação com outras artes, ganhando a comunicação e conhecimento; GEERTZ (1978) se dedica a realizar uma análise antropológica das dimensões culturais da política, da religião e dos costumes sociais; LOUREIRO (2015) que discorre sobre as narrativas míticas e populares na Amazônia; MAUÉS (1995) quando este analisa o catolicismo popular e o controle eclesiástico. Assim, a pesquisa contou com as coletas das narrativas míticas acerca de São Benedito e traduzidas pelos alunos para a escrita de uma Dramaturgia. Com tudo, os dados foram analisados reflexivamente com o apoio de bibliografia especializada, assim como, após a reflexão das narrativas constatou-se que o tema aguçou interesse, participação e criatividade nos alunos.

  • CAMILA SOUZA TEIXEIRA
  • AUTISMÚSICA:

    Propostas de Atividades Musicais Ativas Inclusivas

  • Data: 23/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho consiste em uma pesquisa fundamentada na abordagem qualitativa e quantitativa a respeito de como as atividades musicais ativas podem auxiliar e incluir crianças autistas na sala de aula. A pesquisadora objetiva aplicar propostas de atividades musicais ativas inclusivas para o ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este objetivo se desdobra em três, quais sejam: (a)Identificar como ocorre a manifestação artística desses indivíduos na interação com a musicalização; (b) Descrever como a música ativa auxiliou a inclusão e a aprendizagem musical; (c) Produzir um mini book de atividades musicais adaptadas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tendo no referencial teórico John Dewey (2010), Mateiro et. al (2011), Violeta Gainza (1988), Viviane Louro (2021), Valéria Asnis e Nassim Elias (2019), que deu suporte com seus estudos anteriores sobre educação, educação inclusiva, artes e música para essa pesquisa. Para o alcance dos objetivos propostos, adotou-se a Abordagem Qualitativa, Pesquisa Bibliográfica e o método é a Pesquisa-ação. A Abordagem Qualitativa é a participação ativa da pesquisadora para estudar as necessidades de mudança no processo de ensino e aprendizagem que diz respeito a aula de Arte/Música e a inclusão, e na organização adequada dos meios para modificar as situações consideradas insatisfatórias e quanto a quantitativa, para avaliar o quanto os alunos conseguiram absorver dos conteúdos. A Bibliográfica se dá por meio de leitura de Teses, Dissertações, Publicações e livros que abordam sobre o tema em estudo ou produções similares ao assunto em investigação. O método é a Pesquisa-ação, que possibilitará à pesquisadora intervir dentro das atividades em sala de aula, onde os participantes estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. O protocolo pedagógico musical contou com (07) sete aulas, para averiguação do aprendizado musical, será utilizada a Avaliação Auditiva de Sequências Sonoro-Musicais (AASSM), o que é baseado por Pacheco (2009) e Viviane Louro (2021). Esse teste será aplicado antes e depois do protocolo.O produto dessa pesquisa será um e-book composto por (05) cinco atividades experimentadas e adaptadas durante o estudo. Os participantes são seis crianças com TEA, com idades de 6 a 8 anos. O local da pesquisa será a Escola Estadual de Ensino Fundamental Mario Carneiro, Localizada no bairro da Sacramenta.

  • ALCIR NASCIMENTO DA COSTA
  • REPERTÓRIO DE PRÁTICAS ARTÍSTICO/MUSICAIS PARA O ENSINO DE MÚSICA NO ENSINO MÉDIO 

  • Data: 24/01/2024
  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação na linha de pesquisa, “Processos de ensino, aprendizagem e criação em Artes”, emerge da necessidade do desenvolvimento de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa pautada na intervenção do professor em sala de aula, em que examina as possíveis articulações entre ambiência sociocultural e aprendizagem musical dos alunos, no intuito de verificar como esses alunos no Ensino Médio de tempo integral aprendem o conteúdo de música na 1ª Série, e, como podem construir seu aprendizado partindo de suas vivências musicais, (algo concreto/palpável) e com um contato mais amplo (com culturas musicais distintas) estimulado pelo professor. O referencial teórico se ampara nas proposições teóricas de Dewey e nas assertivas metodológicas de Swanwick e Schafer O objetivo do pesquisador é construir um repertório de práticas artístico/musicais, que agregue especialmente os conteúdos de música às vivências culturais dos alunos no Ensino Médio. Os objetivos específicos são: a) Proposição de procedimentos metodológicos mais relevantes na apropriação das artes (linguagem musical); b) Experimentar práticas artísticas/musicais na interação com os alunos da 1.ª Série do Ensino Médio; c)Produzir uma cartilha com um repertório de práticas musicais para o ensino de Artes/Música a partir do ambiente sociocultural dos alunos. A metodologia empregada será pesquisa de campo participativa. Os participantes da pesquisa serão: O próprio pesquisador - professor de Arte/música e os alunos matriculados na primeira série do Ensino Médio integral, de uma escola pública da rede Estadual de Ensino na cidade de Belém. Resguardados todos os aspectos éticos a pesquisa foi aprovada no comitê de ética e está registrada sob o número (CAAE 71063523.4.0000.0018). Os dados foram obtidos por intermédio de entrevista, pela aplicação de um questionário aos estudantes antes e após as intervenções e foram analisados qualitativamente nos apontando melhora relevante no engajamento, na motivação e no aprendizado musical dos participantes, sendo uma alternativa eficaz para a abordagem de educação musical no atendimento de alunos do Ensino Médio. Embora nosso local de intervenção oferecesse um espaço específico para o trabalho musical com instrumentos musicais e equipamentos de som, sabemos que essa não é a realidade das escolas públicas de educação básica, sendo a falta de estrutura física e pedagógica adequada a educação musical um desafio para professores e alunos no processo de construção do conhecimento em discurso musical, contudo com maior engajamento e busca por qualificação é possível que o professor de Arte/música promova um aprendizado musical satisfatório e nesse sentido a pesquisa abre caminho para a verticalização de minha formação no doutoramento com uma proposta de pesquisa voltada para a formação de professores em educação musical tendo como base a articulação entre as modalidades de conhecimento musical, as vivências musicais dos estudantes e a aplicação do repertório de práticas artístico/musical para orientar professores de Arte/música ao atendimento de estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

  • PATRÍCIA GARCIA RIBEIRO
  • A Preferência Musical nas Aulas de Arte - Reflexões sobre os Gostos dos Estudantes e suas Aplicações no Conteúdo da Disciplina

  • Data: 22/01/2024
  • Mostrar Resumo
  • Como docente de artes numa escola de ensino fundamental da rede pública na cidade de Ananindeua - PA, sempre me indaguei se seria possível desenvolver atividades musicais em sala de aula que oportunizassem a inserção das preferências musicais presentes em classe, de modo que os estudantes percebessem suas referências de vida sendo utilizadas nas aulas de artes de maneira significativa e, assim, se interessassem pela disciplina. Portanto, este trabalho apresenta uma reflexão sobre as predileções musicais de alguns de meus estudantes. A partir disso e por meio de ações práticas, pretende-se incluir nos conteúdos da disciplina as vivências musicais que os alunos trazem consigo, para que eles/elas sintam-se mais envolvidos no processo de aprendizagem e passem a ter um olhar mais crítico perante o ambiente escolar, a comunidade e a relação de suas preferências musicais com a educação musical escolar.

  • MÁRCIO ROBERTO GONÇALVES SIQUEIRA
  • A Canção como Recurso Transdiciplinar

  • Data: 22/01/2024
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho tem como objetivo ressaltar o uso da canção como ferramenta pedagógica. Trata-se de uma experiência transdisciplinar, ainda em andamento, com alunos dos Ciclos I e II, realizada na Escola Municipal Theodor Badotti, localizada no bairro do Tenoné, em Belém do Pará. A partir da abordagem de variados temas históricos, sociais e culturais, textos são produzidos pelos alunos e posteriormente são transformados em canções. O registro dessa produção é realizado em aplicativos, que simulam estúdios de gravação, e disponibilizado nas aulas de diversas disciplinas para ajudar no processo de ensino e aprendizagem. Ao final, espera-se averiguar um desempenho significativo dos alunos que têm a canção como parte do processo pedagógico, uma vez que ela facilita a ação transdisciplinar e criativa, e possibilita um maior envolvimento dos alunos no debate de assuntos como bullying, ecologia e cultura da paz, entre outros.

2023
Descrição
  • ANDRÉ NASCIMENTO TEIXEIRA
  • MUITAS ESCOLAS NUMA SÓ TRILHA SONORA:  PEQUENOS COMPOSITORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA USANDO TECNOLOGIA DIGITAL PARA CRIAR

  • Data: 30/11/2023
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho consiste na criação de trilha sonora para um filme curta metragem fundamentado nos motivadores relatos e experiências do imaginário de seus participantes. Nele descrevemos o processo de coleta das produções musicais que os pequenos criadores desenvolveram com a ferramenta virtual Chrome Music Lab: as interações comportamentais, lúdicas e faladas, bem como a metodologia de produção da trilha sonora no sistema Android com o app de edição de vídeo InShot. Além da criatividade autônoma dos envolvidos, fez-se uso de múltiplas linguagens artísticas. Entre elas: o desenho, a cênica, a música e a tecnologia digital. O local que abrigou a pesquisa conta com frequentadores da faixa etária de 4 a 14 anos, de variadas escolas da rede pública e privada, sendo neurotípicos e neuroatípicos, significando um público-alvo abrangente. 

  • SOSTENES DIAS SIQUEIRA
  •  

    O ESTUDO GUIADO DA PERFORMANCE ATRAVÉS DE STREAMING: a adaptação da música paraense como referência de estudo para trompistas

  • Data: 30/11/2023
  • Mostrar Resumo
  • RESUMO: RESUMO: Esta pesquisa tem como finalidade viabilizar obras de compositores paraenses, integrando-as ao repertório da trompa, como um Estudo Guiado. Além disso, discute a influência do modelo eurocêntrico na formação dos músicos instrumentistas paraenses. É baseado na dialética de Hegel, utilizando como referência os pensamentos de Bourdieu e Kodály. Nesse sentido, a pesquisa propôs o uso dessas de obras paraenses adaptadas para a trompa, fomentado a prática e o estudo da música brasileira na formação artístico profissional do trompista no Brasil. Dentro desse contexto, argumenta e analisa sobre as TICs e ferramentas utilizadas na educação musical. No mundo cada vez mais digital, como resultado esta pesquisa gerou os seguintes produtos: um estudo guiado e performance (álbum nas plataformas de streaming de áudio) e livro digital (e-book).

  • LOURDILENY BISPO MACIEL
  • intitulada  EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL ATRAVÉS DO CANTO CORAL

  • Data: 17/11/2023
  • Mostrar Resumo
  •  

    Este trabalho visa investigar o repertório musical pesquisado e formado pelos alunos de uma turma de 1° ano do Ensino Médio integral, do turno da manhã, na EEEMI Benvinda de Araújo Pontes, no município de Abaetetuba, região do Baixo Tocantins, no estado do Pará, cuja finalidade é utilizá-lo como ponto de partida para a prática musical nas aulas de Arte. Objetivamos, ainda, além de apresentar sugestões artístico-musicais, identificar o repertório musical que é ouvido pelos alunos; analisar esse repertório sob perspectiva musical. A pesquisa, de caráter qualitativo, considera os resultados de um trabalho de campo, centrado em uma pesquisa-ação. Os pressupostos teóricos pautaram-se, principalmente, nos estudos de SCHAFER (1991), FISCHER (1987) e FERREIRA (2008). Como resultados da pesquisa, vislumbramos uma prática musical significativa para os alunos.

  • CLECIO NERY SILVA
  • ENSINO DE MÚSICA NA EJAI:

    percursos artísticos e memorialistas

  • Data: 13/10/2023
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho acompanha e registra o percurso memorialístico da minha trajetória docente, atuando no EJAI. O locus do nosso trabalho aconteceu na Escola Municipal do Ensino Fundamental Prof. Gabriel Lage da Silva, situada no Conjunto Residencial Parque União, no bairro do Tapana, em Belém do Pará. Esta é uma instituição, vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Ensino - SEMEC- que, atualmente, atende a comunidade em quatro turnos: manhã; intermediário; tarde e noite, neste, com alunos da modalidade EJAI (Ensino de Jovens, Adultos e Idosos). Pressupomos que a reflexão sobre a nossa trajetória de vida e acadêmica possa nos auxiliar em relação à nossa prática docente, como professores de Arte e, aqui, especificamente, como docentes da área de música. Para nos auxiliar bibliograficamente, valemo-nos dos estudos teóricos, de: Delmary Vasconcelos de Abreu; Maria da Conceição Passeggi, António Nóvoa, Keit Swanwick, Roberta Aline Sbrana, Paulo Freire, Maria Trench de Oliveira Fonterrada, Maura Penna entre outros.

     

  • ELSAMAR SILVA DOS SANTOS EMERIQUE
  •  

    MEMÓRIAS DA VELHA JACUNDÁ: A CIDADE SUBMERSA NAS CORES DO AÇAÍ.

  • Data: 23/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa de mestrado teve como objetivo desenvolver experiências
    artísticas e estéticas com o açaí a partir da história da Velha Jacundá, hoje
    submersa no lago reservatório da Usina Hiderlétrica de Tucuruí. Neste trabalho,
    buscamos compreender a história da cidade e todos os fatores que a cerca. A priori
    desenvolver um experimento artístico/estético de pinturas em telas com açaí
    baseadas nas fotografias antigas em preto e branco assegurando que parte dessa
    memória adormecida não se perca, garantindo assim que os moradores antigos
    revivam o passado, enxerguem o açaí não somente como gastronômico, mas como
    parte dessa memória, como elemento estético e, ainda contribuir para que a
    educação cultural alcance a nova geração. A fundamentação teórica está
    estruturada nos conceitos da memória coletiva histórica e da cidade, enquanto obra
    de arte, também nos conceitos filosóficos no que diz respeito ao conhecimento, a
    existência, aos valores morais e estéticos. Mostra a importância do trabalho coletivo
    quando este toma como ponto de partida um objeto do cotidiano dos envolvidos no
    processo de criação dentro do ensino de arte e das possíveis relações construídas
    com a cultura. Quanto aos meios, a pesquisa-ação baseou-se nos estudos
    exploratórios da pesquisa bibliográfica e fontes vivas. Um dos principais métodos de
    pesquisa foi a história oral onde foi coletado relatos de ex-moradores da Velha
    Jacundá, dos alunos envolvidos no processo de construção do trabalho, como
    também os meus relatos de experiências. O acervo imagético é composto por ---
    imagens referentes à história da antiga cidade de Jacundá, e que foram muito
    importantes no processo de produção da pesquisa, como também a exposição de
    arte das pinturas, as quais foram [re] desenhadas e coloridas com o açaí buscando
    atender em nuances as fases do passado da cidade submersa, já que as fotografias
    quase todas são em preto e branco. Essas imagens expostas para o público
    jacundaense despertam curiosidade, preservam momentos e espaços da cidade,
    provocam e trazem de volta a história através da arte e mediando a transmissão de
    valores culturais para as gerações futuras. O ensino/aprendizagem se torna potente
    no cenário de transformações que vive a educação e os processos de escolarização
    na contemporaneidade.

  • MURILO CARVALHO RODRIGUES
  • O plano das bicicletas douradas: uma ação artística, educativa e socioambiental na Ilha de Cotijuba

  • Data: 21/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa se inicia nas aulas Arte para alunos do ensino fundamental maior na Unidade Pedagógica Faveira, localizada na ilha de Cotijuba (Belém-PA), vinculada à fundação Escola Bosque Centro de referência em educação ambiental professor Eidorfe Moreira. A partir da problemática do uso deliberado de motocicletas nas ilhas, a abordagem da relação do ensino de artes com educação ambiental transcende o ambiente escolar em forma de um sistema público de bicicletas compartilhadas denominado Plano das Bicicletas Douradas, em alusão ao significado de Cotijuba que significa Trilha Dourada em Tupi Guarani. O projeto construído a partir da parceria entre pesquisador, associação de ciclistas, organização comunitária e comunidade escolar surge como projeto pedagógico, assumi um caráter artístico nas ruas e toma uma proporção socioambiental na comunidade.

  • CIBELLE JEMIMA ALMEIDA DONZA
  • ENSAIO DE ORQUESTRA: UMA PLATAFORMA AUXILIAR PARA A FORMAÇÃO DE REGENTES

  • Data: 28/07/2023
  • Mostrar Resumo
  • O principal objetivo desta pesquisa foi o de desenvolver um material didático complementar para estudantes e profissionais de regência, com foco no aprimoramento de técnicas e estratégias de ensaio. Como resultado, foi criado um website que oferece uma variedade de recursos. Esses recursos incluem análises de vídeos de ensaios de orquestras em diferentes contextos, conduzidos por diversos maestros; uma bibliografia anotada com 50 fontes relevantes sobre o tema; partituras do repertório musical utilizado nos ensaios; e um meio de contato para interação entre os interessados. O objetivo central da plataforma é aprofundar a compreensão das estratégias adotadas pelos regentes observados, na preparação de programas musicais diversos e, ao mesmo tempo, avaliar a resposta das orquestras a essas abordagens. Os procedimentos metodológicos foram embasados em uma abordagem qualitativa através de estudo de caso. A revisão bibliográfica abrangeu uma ampla gama de textos acadêmicos, como livros, artigos, periódicos e dissertações, focados não apenas no tema específico, mas, também, em tópicos relacionados como liderança, psicologia organizacional, educação musical, ensaios de bandas e corais, dentre outros, com destaque para os estudos de Gruson (2000), Montemayor e Silvey (2019), Biasutti (2013) e Boia, e Boal-Palheiros (2017), que contribuíram para fundamentar as abordagens adotadas. A plataforma visa enriquecer o conhecimento e promover a troca de experiências entre estudantes e profissionais de regência, minimizando uma lacuna ainda existente no aprendizado de técnicas de ensaio de orquestras sinfônicas na formação de regentes.

  • NATANY RODRIGUES DA SILVA
  • MARIA E OUTRAS MARIAS: O DESENHO NO CONTEXTO DO PROJETO "POETAS EM FLOR" E SUA ARTICULAÇÃO COM O ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS.

  • Data: 29/05/2023
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho analisa o desenho no contexto do projeto Poetas em Flor e sua articulação com o ensino/aprendizagem em Artes Visuais a partir da escuta de histórias de mulheres que trazem em sua identidade o nome Maria. Este estudo foi desenvolvido em uma perspectiva interdisciplinar entre Artes Visuais e Língua Portuguesa, com estudantes do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes II, localizada no município de Parauapebas, no Pará. Nesse percurso, foram realizadas aulas-oficinas para o desenvolvimento de práticas de desenho que respeitam as experiências e saberes de mulheres que trazem Maria em seu nome. Este trabalho tem por objetivo, analisar as imagens resultantes de processos distintos, sendo esses, a escuta atenta, a observação de fisionomias, a prática do desenho e a escrita de poesia, que ligados pelas vivências das mulheres convidadas a participarem do projeto Poetas em Flor revelam novas possibilidades de aprendizagem em Artes Visuais. Os procedimentos metodológicos adotados para este estudo valeram-se da pesquisa-ação realizada na própria escola e de revisão bibliográfica. Para tanto, têm-se, como base, os apontamentos de Ivani Fazenda (2008 e 2015) sobre o ensino interdisciplinar. Edith Derdyk (2020), Rosa Iavelberg (2003), Suca Mattos Mazzamati (2013), Leda Maria de Barros Guimarães (1996) e Carlos Arouca (2012), para tratar sobre a definição e a função do ensino/aprendizagem do desenho como linguagem entre outros que venham esclarecer a proposta de trabalho apresentado neste estudo.

     

  • EVANA CELESTE CARVALHO DE ALMEIDA
  • "ENCRUZILHADAS NA SOCIOEDUCAÇÃO: atravessamentos no ensino das Artes Visuais para adolescentes privadas de liberdade".

  • Data: 26/05/2023
  • Mostrar Resumo
  • Esta escrita dissertativa discute a profusão dos processos criativos em Artes Visuais de alunas adolescentes privadas de liberdade em dois espaços educativos essencialmente femininos: o Centro Feminino de Internação Provisória (CEFIP) e o Centro Socioeducativo Feminino (CESEF), ambos no Município de Ananindeua-PA, região metropolitana de Belém. Como principais objetivos, a pesquisa buscou contribuir para o letramento visual das participantes, na intenção de fortalecer e ressignificar as vivências das alunas por meio das Artes Visuais, alicerçada em uma educação que dê sentido à existência de cada uma delas e que contribua na construção de um projeto de vida com possibilidades de autoconhecimento crítico e pertencimento às identidades forjadas pelo sistema que encarcera corpos. Focando em experimentações artísticas visuais, baseadas na aprendizagem por projetos – Letramento Visual e Existências Negras construídos para dar suporte metodológico à pesquisa. O debate dissertativo concentra-se na criatividade atravessada pela pedagogia das encruzilhadas de Luiz Rufino (2019), usada como solo epistemológico para maior parte das análises. Outros autores foram necessários para fortalecer o debate, a exemplo de John Dewey (2010), Foucault (2006) e Paulo Freire (1987, 1996), que dispõem de pesquisas na experiência em arte e na autonomia crítica e criativa das alunas, tão importantes para este feito assim como a criatividade de caráter autobiográfico referida na escrita de si mesmo. Os resultados demonstraram que o ensino das Artes Visuais têm impacto significativo na construção do conhecimento de mundo, para o retorno da vida fora da privação de liberdade, assim como na potencialização de saberes apresentados nestes ambientes que ao se abrirem para fora destes criam possibilidades de aprendizagens.

  • MARIA MARTA JARDIM SOUSA
  •  

    Historiografia e memórias em dança: dramaturgia do corpo

  • Data: 18/04/2023
  • Mostrar Resumo
  •  

    A presente pesquisa desenvolve em forma de projeto intitulado, Historiografia e memórias em dança: dramaturgia do corpo, processos criativos em dança apoiados nas histórias e memórias de alunas do Curso Técnico em Dança na Escola das Artes São Lucas na cidade de Castanhal/PA. As aulas se baseiam em experiências sensoriais e sinestésicas, percepção do corpo a partir do sujeito, desconstrução gestual e (re) criação de movimentos, utilizando técnicas de Educação Somática, Improviso e Bricolagem; as práticas intercruzam saberes entre o que é de conhecimento das alunas, como seu repertório motor; a cultura local que destaca experiências singulares expressas nas conversas compartilhadas e na narrativa corporal que materializa sentimentos, emoções e visão de mundo, assim como o diálogo com áreas diretamente ligadas a montagem do espetáculo apresentado, como artes visuais e música. Observo aspectos da dança na escola, contextualizando o tema com a realidade de nosso município; abordo a professora mediadora dos processos, numa prática dialógica e motivadora de experiências diversificadas e significativas; e a formação do artista da dança em nosso espaço educativo. A pesquisa conversa com autores que trazem contribuições relevantes ao processo como Isabel Marques, Débora Bolsanello, Luiz Rufino e Cecília Salles. A partir das técnicas utilizadas nos processos, montamos o espetáculo com a atuação das alunas em solos e conjunto num cenário contemporâneo.

     

    Palavras-chave: Dramaturgia, corpo, dança, escola, processos.

  • ROMEU DO CARMO AMORIM DA SILVA JUNIOR
  • LADRÕES DE MARABAIXO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO MUSICAL: ensino-aprendizagem de cultura popular da Amazônia no Curso Técnico em Publicidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP/Campus Santana.

  • Data: 17/04/2023
  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa teve por objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem de criação musical de ladrões de Marabaixo no Curso Técnico em Publicidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá/ IFAP – Campus Santana. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva qualitativa com foco na pesquisa-ação embasado em Thiollent (1986) possibilitando o envolvimento de modo cooperativo e participativo dos alunos de nível médio na forma integrada do curso de Publicidade do IFAP, uma turma com 31 colaboradores que participaram da investigação. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: observação, entrevista e questionário que contribuíram para a compreensão do objeto de estudo – a criação musical dos ladrões de Marabaixo. O referencial teórico da pesquisa está centrado nos estudos de Videira (2020), Sales (1971), Pereira (1989) e Loureiro (2007) que discutem questões concernentes às culturas populares da Amazônia, com destaque para a cultura do Marabaixo. Bastian (2009), Souza (2008) e Penna (2015) se voltam para a pesquisa em Educação Musical no contexto escolar. As pesquisas de Fleury (2009), Geertz (2017) e Hall (2005, 2016) dão base para a compreensão da cultura numa perspectiva sociológica e da identidade cultural, e outros. O pesquisador evidencia o que se discute na Educação Profissional e Tecnológica: sua função social de não apenas formar um profissional para o mercado de trabalho, mas um ser humano que compreende a sua história, suas culturas, o contexto social que está inserido, e ainda com habilidade de interagir com a sociedade em ideias, no meio ambiente e de forma política, reinventando sua história e de sua comunidade na perspectiva de pertencimento de suas culturas. Como produto do estudo o pesquisador apresenta um E-book contendo os procedimentos metodológicos e a produção dos estudantes em sala de aula sobre os Ladrões de Marabaixo, consistindo em partitura das composições e desenhos utilizando a técnica artística computacional e técnica de desenho e pintura a mão livre que irão ilustrar o livro digital.

     

     

     

  • RUBENS RAFAEL SANTA BRIGIDA
  • GAROTA INSPIRAÇÃO: CORPOS ENCRUZILHADOS NO ENSINO DE ARTE

  • Data: 13/02/2023
  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação discorre sobre os processos artísticos, de fomento ao autoamor, decoloniais e antirracistas desenvolvidos por meio do “Garota Inspiração”, concurso artístico-cultural criado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Drummond de Andrade, com discentes negras e afroindígenas da rede municipal de ensino de Parauapebas/PA. O objetivo é identificar possíveis contribuições do referido projeto no encorajamento do autoamor e no fortalecimento identitário das discentes da rede municipal de educação que participaram dessas intervenções. Para isso, utilizamos de algumas das teorias contemporâneas fundamentadas principalmente nos pensamentos dos seguintes teóricos: Gomes (2020), Nogueira (2021), Xavier (2020), Xavier (2021), que perpassam pelas temáticas que formam o cerne do projeto, uma vez que constatamos, em nossa prática cotidiana como professor de arte na escola pública, que existe racismo estrutural presente em nossa sociedade, logo, também, na escola, afetando a autoestima de nossas discentes, interferindo no olhar positivo quanto à estética e identidade. Utilizamos uma abordagem qualitativa, tendo como foco a pesquisa narrativa e etnográfica. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa de campo, grupos focais, questionário com perguntas mistas, entrevistas, fotografias e vídeos. Os resultados obtidos demonstram com satisfação a eficiência de intervenções pedagógicas artísticas antirracistas e de autoamor com o público-alvo, destacando nesse percurso a produção da Revista Inspiração Teen, um dos produtos desse projeto, evidenciando a relevância da arte associada ao ativismo nas práticas pedagógicas e na formação cidadã na escola.

  • MÔNICA LORENA DE SOUSA MOREIRA
  • AS INTERFACES DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ARTE NO ENSINO MÉDIO: PODCAST BOCA NO MUNDO

  • Data: 07/02/2023
  • Mostrar Resumo
  • O artigo fundamenta-se no uso do Podcast como recurso educativo de criação e fruição, por meio de processos criativos em arte.  A pesquisa desenvolvida com estudantes do 1º ano do Ensino Médio regular, matriculados em uma escola pública de ensino médio, em Belém-Pa. Trata-se de uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo exploratório descritivo. Além de compreender as definições sobre Podcast, delimitou-se o conceito pedagógico dele. Também são abordados os conceitos de Ciberespaço, Cultura Digital, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e Tecnologias de Informação, Comunicação e Expressão (TICE). Ao contribuir para a formação de sujeitos mais reflexivos e críticos, capazes de atuar em seus contextos sociais e culturais como protagonistas, em superação aos papéis limitantes de meros consumidores de arte, esta pesquisa busca refletir sobre como a arte, enquanto área de conhecimento, pode utilizar-se do podcast para instigar os estudantes no Ensino Médio a realizarem associações entre suas percepções de mundo, suas capacidades criativas, suas emoções, suas sensibilidades e subjetividades, e assim, produzir arte de forma livre e autônoma.

  • ARLINDO ALVES DE AGUIAR JUNIOR
  • O RAP NA SOCIOEDUCAÇÃO: Reflexões e vivências musicais com estudantes da
    UASE 1 em Ananindeua.

  • Data: 31/01/2023
  • Mostrar Resumo
  • RESUMO


    O presente trabalho busca investigar como a prática do rap pode proporcionar reflexões aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade. A investigação busca compreender como as experiências artísticas musicais vivenciadas no processo de composição, interpretação e fruição deste gênero musical podem despertar reflexões e estados de consciência deste adolescente privado de liberdade visando o seu processo de ressocialização. A escrita dissertativa aqui apresentada traz o enfoque qualitativo e como método o etnográfico pois visa observar as práticas culturais deste grupo de adolescentes, partindo de suas vivências com o gênero rap e proporcionando outros níveis de experiências com o gênero em questão como: Composições coletivas, rodas de conversas, dinâmicas teatrais e a gravação de suas composições. A jornada empreendida neste trabalho foi desenvolvida sobre o prisma da pedagogia da presença de Antônio Carlos da Costa (2006), que destaca o professor/ pesquisador como aquele que proporciona o espaço do diálogo e da reflexão com base na necessidade deste aluno privado de liberdade. Enquanto metodologia acionamos as oficinas de rap e psicodrama proposta por Fratello (2009), que foca o processo de interação sócio afetivas entre os jovens na construção de narrativas que impulsionam o processo composicional do rap e a força deste na práxis pedagógica sobre os temas família, violência, juventude, recomeço, arte e liberdade. 


  • MILTON JOSE ATHAYDE MONTE
  • SOLFEJO E LEITURA DO PERÍODO BARROCO Avaliando o método de Montéclair - Princípios da Música (1736)

  • Data: 26/01/2023
  • Mostrar Resumo
  • RESUMO

    Esta investigação tem como objeto de pesquisa o método Princípios de Música dividido em quatro partes (1736) de autoria do instrumentista, compositor e pedagogo francês Michel Pignolet de Montéclair (1667-1737), em especial os dois primeiros capítulos. A meta deste trabalho é traduzir e analisar esses capítulos para o português e disponibilizar essa tradução para consulta dos alunos da Escola de Música da UFPA e comunidade de artistas e pesquisadores interessados na execução historicamente informada (HIP1 ) da música do período. A relevância deste trabalho está em fornecer tradução para o português dos capítulos de solfejo e ritmo, que serão de grande utilidade para os estudantes de música e também os intérpretes da música barroca deste país, coroando um percurso que se iniciou no Grupo de Música Antiga da FCG2 , há trinta anos; informações que foram colhidas ao longo desse percurso de maneira pontual, com as informações sendo lentamente obtidas. Os autores com os quais vamos dialogar nesta investigação são os seguintes: N. Harnoncourt, R. Donington, E. Green, D. Tunley, J. Dewey, P. Barbier, C. Keffer, Palacios Quiroz, M. P. de Montéclair e verbetes do The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Essa bibliografia contém textos sobre a vida musical do autor, historiografia do período e sobre a execução historicamente informada da música antiga3 . Iniciamos com a tradução dos trechos selecionados, seguimos com a aplicação do material com os alunos e, utilizando a metodologia da pesquisa-ação com os dados coletados por meio de relatórios diários das intervenções em dez encontros, analisamos os resultados de forma qualitativa.

  • LYGIA NAZARE MARCELO CASSIANO BEZERRA
  • ESCOLA, CULTURA, ARTE E EDUCAÇÃO

    A POETURA COMO UM TRAJETO ARTÍSTICO

  • Data: 26/01/2023
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem por fins olhar os passos da Poetura como metodologia ativa de aprendizagem do projeto Minhas Palavras, no cotidiano da sala de aula na Escola Edda de Sousa Gonçalves, no município de Soure, no Arquipélago de Marajó. E tem como objetivo analisar as vozes poéticas e identificar o conteúdo implicado na construção do poema que surge dos processos criativos em sala de aula. A literatura é mais um campo de conhecimento relevante na formação do sujeito, é uma via que o leva a ser protagonista não só na leitura, mas na  escrita literária, valorizando suas opiniões, reflexões, saberes e experiências expressadas poeticamente, de forma autoral. As análises das produções poéticas feitas pelos alunos participantes do projeto Minhas Palavras serão ponderadas através do que o eu lírico desvela, dos conteúdo expressos, das vozes alçadas, da subjetividade que o aluno-poeta expressa o mundo exterior que se converte em vivência interior. O que se quer investigar é se há marcas culturais locais que permeiam o imaginário, as memórias, as vivencias como: crenças, moral, comportamentos, símbolos, costumes, narrativas, linguagens, entre outras presentes nos registros poéticos. Portanto, nesta dissertação, a Poetura será a estrada por onde o aluno caminhará, mas que para se viajar por ela é necessário adquirir bagagem cultural, artística, histórica e linguística, que se alcança através da leitura, interpretação, do contato com o texto literário, desaguando na arte da criação de textos literários autorais, despertando, dessa forma, o talento artístico para a produção poética.

     

     

    PALAVRAS CHAVE: Literatura, Arte, Cultura e identidade.

  • URUBATAN FERREIRA DE CASTRO
  • Criação Musical Coletiva. O desenvolvimento de variações musicais com base nos “Cantos de Caçador” do Povo Parkatêjê

  • Data: 10/01/2023
  • Mostrar Resumo
  • RESUMO

    Esta pesquisa trata da técnica composicional de Criação Musical Coletiva: composição de variações musicais com base nos Cantos de Caçador do Povo Parkatêjê, desenvolvida com alunos do Colégio Tenente Rego Barros, situado na cidade de Belém do Pará, com o intuito de possibilitar aos alunos experiências em educação musical fundamentada no desenvolvimento da criatividade. É um processo que parte da prática para a teoria, da teoria para a reflexão, do experimentar para criar e do criar para teorizar, oportunizando ao discente do nível fundamental o direito de participar do ensino da composição coletiva, ressaltando as diferenças e semelhanças entre composição, arranjo e adaptação musical. A pesquisa é qualitativa, sendo um estudo de caso, tendo tomado como ponto de partida a revisão bibliográfica de pesquisas realizadas sobre composição musical coletiva. A partir do estudo do gênero e forma musical Tema com Variações, foi proposto aos alunos o uso de cantos indígenas de tradição oral do Povo Parkatêjê como tema de suas composições. Como produto final foi produzido um compêndio com 14 obras autorais, gravadas em vídeo, das composições feitas pelos alunos, cujo material poderá ser utilizado de forma didática como repertório musical para outras turmas

  • LUIS GUSTAVO RODRIGUES SALDANHA
  • MÚSICA MIDIÁTICA: Propostas para o ensino e aprendizagem da flauta doce na educação básica.

  • Data: 10/01/2023
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta novas perspectivas para o ensino de música e de flauta doce na educação básica, tendo como base as músicas midiáticas que, no viés da pesquisa, são aquelas ligadas à cadeia musical midiática em que os aspectos comerciais são os melhores evidenciados, e cujo ponto de partida é o esforço para atingir o maior número de ouvintes. Esta música desenvolve-se através da divulgação via cinema, rádio, TV, Computador, smartphones, por exemplos. Partindo da minha experiência como professor, esta pesquisa fundamenta o material didático, elaborado e utilizado por mim, baseado na vivência musical dos meus alunos no seu cotidiano. O referido material didático apresenta atividades com os fundamentos teóricos e práticos da música, se apoiando nessa escuta voluntária ou involuntária dos alunos no seu cotidiano, e, se apropriando deste arcabouço musical adquirido de maneira intuitiva, para facilitar a compreensão de aspectos complexos da teoria e da prática musical. Esta pesquisa teve como suporte a investigação qualitativa para aprofundar, sistematizar e credibilizar o seu estudo no âmbito da metodologia de investigação a partir de diferentes fontes. Segundo Rodriguez (2009 apud MEIRINHOS E OSÓRIO, 2010, p.50) “a expressão investigação qualitativa tem sido usada como designação geral para todas as formas de investigação que se baseiam principalmente na utilização de dados qualitativos, incluindo a etnomusicologia, a investigação naturalista, os estudos de caso, a metodologia de histórias de vida, as aproximações bibliográficas e a investigação Narrativa”.

2022
Descrição
  • WEILLER ADRIANA DA SILVA PESSOA
  • “APRENDA FAZER, FAZENDO”: Um Estudo do Sistema de Ensino de Música do Maestro Manoel Nery Filho.

  • Data: 17/12/2022
  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa realizou um estudo do Sistema de Ensino Coletivo elaborado pelo Maestro Manoel Nery Filho, voltado à formação musical de alunos para integrar a Banda de Música da Escola Técnica Federal do Pará-ETEF-PA. Esse sistema intitulado Aprenda fazer, fazendo, foi compilado a partir de fragmentos, fac-símiles, fontes orais e pesquisa bibliográfica gerando um registro de 45 arranjos didáticos sendo 22 completos e 23 incompletos mantendo-se assim a fidelidade do acervo encontrado e produzido pelo Maestro. A formação original da referida banda era composta, pelos naipes de: Saxofone Alto, Saxofone Tenor e Trompete. Este material gerou o produto da pesquisa a partir da análise e transcrição para o programa MuseScore dos arranjos encontrados no acervo da Banda de música do IFPA Campus Belém. Compõe a estrutura deste trabalho entrevistas semiestruturadas de egressos frutos desse sistema de ensino, um levantamento biográfico sobre o Maestro Nery Filho, e sua trajetória no campo da educação musical buscando averiguar possíveis influências pedagógicas e metodológicas. A abordagem pedagógica foi realizada a partir de Villa Lobos, Kodaly e José Coelho de Almeida, com o objetivo de encontrar a contemporaneidade de influências do sistema pesquisado em harmonia com a história do ensino coletivo de instrumentos de sopro no Brasil.

  • DIEGO DO NASCIMENTO MIGLIO
  • BENEVIDES EM QUADRINHOS:

    LÍNGUA, HISTÓRIA, CULTURA, ARTE & LIBERDADE

  • Data: 24/09/2022
  • Mostrar Resumo
  • O projeto desenvolvido na Escola François Begot imergiu as turmas 6º Anos A e B por meio da sensibilização do olhar em ambientes artísticos, poéticos, imaginativos, lúdicos. Brougère (1998a) conceitua “cultura lúdica infantil” como um conjunto de estruturas que definem a atividade lúdica para a criança e a partir das quais se constitui o jogo. Superstições e crendices foram trabalhadas em audiovisual e em cores e texturas. O produto pretendido era uma história em quadrinhos – HQ. As tirinhas iniciam esse percurso norteadas por processos linguísticos, como a coerência e a intertextualidade (KOCH e TRAVAGLIA, 1990); o último ponto, segundo Kristeva (2005) é um mosaico de citações, um ponto de convergência de textos que interagem por meio de referências diretas ou indiretas. Poema e poesia, ciberpoema – que ancora suas bases no movimento concretista dos irmãos Campos; Santaella (apud DIAS & TIBÚRCIO, 2017) versa sobre a ênfase devida a seu caráter multissemiótico, híbrido e impuro, que possibilita acessar outros signos (textos, sons, imagens) – e artes plásticas se integram ao projeto.  Somam-se a todo o caminho poético as obras Uma Professora Muito Maluquinha e O Pequeno Príncipe em suas versões originais e audiovisuais. Para bem desenvolver um projeto que requer produção textual constantemente, leitura é requisito, que Kleiman (1999) pontua ser um processo interativo. Retomando as HQ propriamente, Santos e Santos Neto (2015) (in SANTOS NETO e SILVA, 2015) descrevem uma sintaxe própria dos quadrinhos, na qual todos os elementos possuem função expressiva na narrativa. E sobre sua utilização em sala de aula destacam as expressões artística, poética e filosófica. Como personagem central: Benevides, o Berço da Liberdade.

2020
Descrição
  • SILVIA CRUZ PEIXOTO
  • ESCOLA GAMER: Elementos dos Jogos digitais no processo de ensino/aprendizagem em artes visuais em Imperatriz-MA

  • Data: 17/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • O presente artigo objetiva identificar e reconhecer os jogos digitais como facilitadores do processo de ensino/aprendizagem em artes visuais, de modo a possibilitar ao estudante o exercício da capacidade crítica e criativa através da consumação de experiências estéticas com jogos digitais na escola. A partir disso, surgem os principais problemas desta pesquisa: quais as possibilidades e como aplicá-las no contexto da sala de aula através da disciplina Arte? Para responder a esta pergunta, buscou-se um diálogo entre a arte, a educação e a ludicidade, pautado nos autores Dowbor (2008), Luckesi (2014) e Dewey (2010), e escolheu-se utilizar o método misto, que utiliza análise de dados qualitativos e quantitativos no processo da pesquisa. A pesquisa gerou a criação de três game-atividades aplicadas uma em cada ano do Ensino Médio em escolas públicas de Imperatriz-MA. As atividades utilizaram elementos dos jogos para mediar conteúdos significativos da história da arte e motivar os estudantes.

  • CEILA GLAUCIA BARROSO DE MORAES
  • ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTE: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO DE AUTORRETRATOS POR MEIO DA ARTE E SUAS EXPERIÊNCIAS

  • Data: 09/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • O presente texto aborda o percurso de uma pesquisa em artes visuais, que se encontra em processo de desenvolvimento no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) da Universidade Federal do Pará. Esta pesquisa tem como principal objetivo: investigar os processos artísticos-pedagógicos por meio de uma hibridação de linguagens, utilizando as tecnologias digitais nos processos de criação para as representações de si mesmo. Para tanto, é problematizado o papel da Arte-Educação na compreensão e desdobramentos didáticos no ensino da arte contemporânea que aciono como referenciais, teóricos ancorados na abordagem triangular, cultura visual, territórios da arte & cultura: mediação cultual e cultura digital. A proposta de uma pesquisa de campo, os saberes de territórios distintos se mostrarão em situação de inter-relação, entre criação artística midiática e a troca de saberes. Nesse sentido pretende-se fazer uso da pesquisa aplicada qualitativa de caráter exploratório, como suporte será usado o campo epistemológico da fenomenologia da percepção. O estudo de caso será através de desenhos, intervenções, colagens, fotografias, fotomontagem e experiência da performance com desdobramento em vídeo. O lócus da pesquisa é a Escola Estadual Deusolina Salles Farias, na cidade de Macapá/AP. Os interlocutores envolvidos são 16 alunos do Ensino Fundamental II – 7º ano, turno da manhã, os dados foram produzidos através da observação, entrevistas individuais, sala de aula invertida e a realização de Laboratórios de Criação com uso de diferentes materialidades e das tecnologias digitais. Os desdobramentos que a pesquisa vem propondo trazem como resultados parciais as narrativas visuais em uma poética singular, contribuindo assim, para a produção de dados significativos que colocam aspectos objetivos e subjetivos da prática escolar cotidiana.

  • LUIZ GUSTAVO CORDOVIL CORREA DOS SANTOS
  • ESTRADA DE FERRO BELÉM-BRAGANÇA: ARTE E PATRIMÔNIO NA VISÃO DOS DISCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. JOSÉ JOÃO DE MELO- CASTANHAL (PA).

  • Orientador : ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
  • Data: 30/11/2020
  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa é o resultado do meu aprimoramento profissional desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Artes ProfArtes-UFPA/UDESC. Com 20 anos de experiência educacional na rede pública, senti a necessidade de desenvolver novas propostas na minha prática escolar, em vista disso busquei o conhecimento ofertado em um curso de mestrado. Esta investigação tem como objeto de estudo o ensino de Arte e o Patrimônio cultural na Educação Básica e como objetivo principal propor uma abordagem teórica metodológica no Ensino de Arte, a partir de ação educativa, realizada no período de junho de 2018 a dezembro de 2019. na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José João de Melo localizada no município de Castanhal-PA, onde faço parte da equipe de professores, lecionando a Disciplina Arte. Para elaboração dessa dissertação elegeu-se como principais referências teóricas Barbosa (2012), Argan (2005), Freire (1987), Halbwachs (2017) e Siqueira (2019). A investigação está baseada nos princípios da pesquisa - ação, tendo como referente Thiollent (1986). São os interlocutores desta pesquisa: alunos dos anos finais da educação básica, adolescentes de 13 a 16 anos, num total de 32 alunos e antigos moradores que participaram por intermédio de um questionário, com questão subjetivas e aplicado pelos discentes este recurso, destacamos destes 04 pessoas/questionários, por atender os requisitos do estudo. O referente patrimonial como mote do estudo, além de outros “lugares de memórias” consistiu em uma edificação, que é uma réplica em tamanho reduzido da extinta estação da Estrada de Ferro Belém-Bragança, incluso um vagão do trem. Essa escolha surgiu da estreita relação da comunidade com esse patrimônio, em especial o corpo discente da Escola Dr. João de Melo. O resultado da pesquisa levou à criação de uma história em quadrinhos, elaborada a partir da visão dos alunos após e durante a ação educativa em Arte realizada sobre aquele bem cultural. Os desenhos de minha autoria foram realizados a partir desse diálogo com os discentes. Destaca-se, ainda, que o objeto de estudo serviu como recurso pedagógico para o estudo do contexto de um fragmento da história de Castanhal e da memória da ferrovia Belém-Bragança. Dessa forma, nessa intermediação entre os alunos e os discentes, entre Arte/História da Arte e Patrimônio Cultural local, entre leitura da imagem da cidade e a contextualização, pretende-se estar contribuindo para a formação de Alunos críticos e inovadores e a criação de um recurso pedagógico, um HQ com essa percepção dos discentes sobre Arte e Patrimônio Cultural - Estrada de Ferro Belém-Bragança.

  • JALVA FARIAS TELES
  •  

    CARNAVAL DAS ÁGUAS:

    EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS, ESTÉTICAS E CULTURAIS NO CAMPO DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS

  • Data: 27/11/2020
  • Mostrar Resumo
  • Este artigo objetivou realizar um inventário sobre o processo criativo da confecção de máscaras realizadas pelos discentes da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório em Cametá. Destacou-se como referência no estudo o movimento cultural centenário “Carnaval das Águas”, que é uma festa tradicional realizada na zona ribeirinha no município de Cametá, no Estado do Pará. A partir dessa manifestação popular local foi problematizada a contextualização da cultura local, inserindo-a no ambiente escolar, por meio da análise dos processos criativos aplicados pelos artistas na técnica de produção das máscaras com papel machê, sendo essa produção artística relacionada à prática metodológica da docência no Ensino da Arte com três discentes da sala de AEE. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa-ação, que se caracteriza do tipo exploratório, de natureza qualitativa, com delineamento de instrumentos para a coleta de dados qualitativos, entrevista semiestruturada e o uso de diário de bordo. A questão central da pesquisa baseou-se na produção artística/estética/cultural nas aulas de Artes Visuais, enfatizando a temática da cultura popular local e suas marcas da identidade de um povo ribeirinho, assim como, objetivou preservá-la a partir da construção de uma relação do movimento cultural “Carnaval das Águas” com a Escola, e o currículo em Arte do Ensino Básico. A pesquisa-ação acompanhou o processo criativo no contexto de ensino-aprendizagem voltando-se para as linguagens artísticas das Artes Visuais na sala de AEE, o que proporcionou como resultado o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao processo criativo de três discentes com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento, assim como os avanços na discussão sobre o Ensino da Arte em espaços educacionais relacionando-o ao contexto cultural local.

  • SAULO SANTOS TAVARES
  •  

    JOGOS TEATRAIS E INCLUSÃO SOCIOEDUCATIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM SÃO JOÃO DE PIRABAS/PA

  • Data: 27/11/2020
  • Mostrar Resumo
  • A investigação pauta-se na visão de Educação Especial na perspectiva da inclusão. Tem como objetivo a construção de jogos teatrais baseados, principalmente, nos estudos da Professora-Pesquisadora-Artista Olga Reverbel adaptados para alunos com deficiência intelectual, que possibilite o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, afetivas e motoras no município de São João de Pirabas/PA. Desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação, esse tipo de pesquisa deu respaldo para a proposição de um conjunto de jogos teatrais adaptados para pessoas com deficiência intelectual, levando em conta o desenvolvimento individual e coletivo desses sujeitos nas dimensões socioeducativas. A investigação tem como referenciais basilares os estudos teatrais de Reverbel (1979, 1989 e 1996), Koudela (2006), Spolin (2010) e na área da Educação Especial/DI os estudos de Carvalho (2010), Souza (2014) e Coelho (2019). A investigação foi realizada com 10 (dez) alunos do Centro de Atendimento Especializado (CAEE), do município de São João de Pirabas/PA. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: diário de campo, resumo de reuniões de aprendizagem e prontuários de atendimento do CAEE. O estudo mostrou que os jogos teatrais podem ser um recurso metodológico que promove a integração, o desenvolvimento e ou a melhora da coordenação motora, dos sentidos, aproximação entre escola e família, em meio a outras possibilidades que contribua para o seu desenvolvimento integral, o que pode colaborar para a transformação social do estudante do CAEE. Deste modo, o material foi organizado, por meio de uma cartilha educativa, com um conjunto de jogos teatrais adaptados para alunos com deficiência intelectual.

  • DENISE RÉGIA SILVA DO NASCIMENTO
  • A MÚSICA COMO RECURSO FACILITADOR DA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO

  • Data: 27/10/2020
  • Mostrar Resumo
  • O presente artigo propõe mostrar a importância da música na inclusão escolar de crianças autistas. Para tal, foi feito um levantamento bibliográfico, seguido de uma pesquisa teórica, com dados coletados a partir de obras que já existem sobre o assunto. Destacam-se os estudos de diversos autores, que concordam entre si, no sentido de que a música influi diretamente no metabolismo humano, e por isso, procurou-se aplicá-la de forma terapêutica, nas enfermidades. O texto traz informações sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas principais características, como a música facilita a aprendizagem e, ainda, as diferenças entre Educação Musical e Musicoterapia. A expectativa desta pesquisadora é levar o leitor à uma reflexão, seguida de conscientização, de que a música pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida de crianças autistas, por ser uma atividade que entrelaça a fala, a linguagem, a interação social e trabalha com a funcionalidade do comportamento, através de aspectos psicomotores.

  • WALTER DA SILVA ALMEIDA
  • GROOVES DO PARÁ: Transcrições, adaptações e variações para a bateria dos ritmos Carimbó, Samba de Cacete e Lundu Marajoara.

  • Data: 03/10/2020
  • Mostrar Resumo
  • Neste artigo, objetivou-se descrever o percurso que norteou a criação de um produto didático com informações contextualizadas sobre o processo de transcrições, adaptações e variações para a bateria de levadas oriundas de grupos ativos do Carimbó de Vigia, do Samba de Cacete de Cametá e do Lundu Marajoara de Soure, visando contribuir prioritariamente para com a formação de alunos de bateria no Curso Técnico em Instrumento Musical da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Para a elaboração do artigo e do produto, elegeu-se como principais referências Matos (2004), Barsalini (2009,2014), Monteiro (2015), Monteiro (2016) Ferreira (2016) e Palmeira (2017). A pesquisa desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa e, como ferramentas metodológicas, apropriou-se de revisão bibliográfica, pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas, registros em áudio e em vídeo, laboratórios experimentais − presenciais e on-line − e, laboratório de gravação presencial, que deram suporte aos resultados alcançados e descritos, a saber: transcrições, adaptações e variações acompanhadas de análises musicológicas das levadas e dos grooves investigados que deram origem ao produto intitulado: “Grooves do Pará e-book” 

  • MARCELO CASTRO
  •  

    o voo dos meninos-pássaros

    Experiência Cênica com adolescentes do sistema socioeducativo

  • Orientador : IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
  • Data: 29/09/2020
  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa desenvolvida na Unidade de Atendimento Socioeducativo de Benevides-PA teve como objetivo investigar e analisar o processo criativo da performance “O Ninho”, a fim de compreender a importância do teatro no processo de ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Apresentando uma descrição e análise de todo o processo criativo, desde a realização dos laboratórios de treinamento psicofísico, a criação, os ensaios e a apresentação para a família num dia de visita. Durante o percurso do trabalho o estímulo de competências e habilidades foi desenvolvido a partir de atividades como: preparação do corpo para a cena; vivências de práticas de ator, tais como preparação vocal, corporal, improvisação e construção de personagem; através de jogos teatrais, buscando proporcionar uma experiência coletiva prazerosa de modo que os adolescentes fossemenvolvidos pela prática teatral, despertando o vínculo e o afeto entre eles.Aproblemática investigativa que norteia esta pesquisa diz respeito a seguinte questão: de que maneira a linguagem do teatro, mais especificamente o uso dos jogos teatrais propicia estados de compreensão de si e sobre si junto aos sujeitos envolvidos no campo de investigação desta pesquisa?  Em que medida os jogos teatrais através do contato com o Teatro do Oprimido, trabalhados com esses meninos e adolescentes também permitem reflexõespara além, ou em diálogo com as dimensões subjetivas desses sujeitos, ou seja, para dimensões macro da vida social?Jovem e violência é uma problemática muito grave, estamos perdendo os nossos jovens para o crime, de acordo com pesquisas da UNICEF, em cada sete minutos, em algum lugar do mundo, uma criança ou adolescente é morto pela violência. Agência da ONU aponta que o Brasil é o sétimo país que mais mata jovem. Para ilustra essa situação é apresentado um painel com dados e estatísticas, trazendo informações relativas a diversos aspectos. A investigação etnográfica foi desenvolvida por nove meses na unidade, acompanhando quinze socioeducandos. Ao fim dos laboratórios foi possível perceber que o Teatro funcionou como uma forte estratégia de educação não formal, sendo uma importante prática educativa de transformação social, em razão do seu caráter democrático e emancipatório, dessa forma desenvolvendo posturas, habilidades, discussões e reflexões capazes de fortalecer o processo de ressocialização

  • NUBYENE MAIRA LOBATO CARDOSO
  • O TEATRO NA AMAZÔNIA MARAJOARA
    NO VAI E VEM DA MARÉ:
    PROCESSO CRIATIVO COM OS ALUNOS DA ESCOLA PAULO AFONSO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PORTEL-PÁ 

  • Data: 18/09/2020
  • Mostrar Resumo
  • O teatro adentra na escola com um olhar diferenciado passando não apenas a “servir” as datas cívicas, mais contemplando o aluno em sua especificidade. Este estudo teve como objetivo geral: Mediar a aprendizagem teatral por meio de um processo criativo na sala de aula, através de oficinas com jogos dramáticos, teatrais, tradicionais e de improviso, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa seguiu trabalhando a montagem de um espetáculo, tendo como base as histórias oralmente contadas, e por fim Produzindo um fichário para professores como produto final deste trabalho. A pesquisa interliga com as minhas vivências em viagens sobre a baía da Villa do Conde no trajeto Portel-Belém, 16h de distância, no estado do Pará, na Ilha do Marajó, daí a inspiração do título O Teatro na Amazônia Marajoara no vai e vem da maré: Processo Criativo com os alunos da escola Paulo Afonso do ensino fundamental em Portel-Pá”. Os interlocutores são alunos da rede municipal da escola Paulo Afonso com idade entre 10 no máximo 14 anos totalizando 25 alunos na turma. Utilizei como instrumentos de pesquisa as técnicas teatrais. Os autores que embasaram este processo são: Dowbor (2008); Spolin (2008, 2010, 2011); Reverbel (1993, 1979); Charone (2011); Gil (2002); e Andrade (2013, 2019). A partir da problemática encontrada na escola referente as barreiras que impedem o ensino do teatro no cotidiano da sala de aula. Para o alcance dos objetivos, utilizei os procedimentos metodológicos da pesquisa-ação, através de uma abordagem qualitativa. Por fim o estudo apresenta em seus resultados mudanças positivas nos comportamentos dos alunos no ambiente escolar, além de propiciar oportunidade criadora de manifestar seus anseios e expectativas diante do mundo que os cerca, notou-se também as dificuldades de um professor para trabalhar com o teatro, sendo este um dos motivos pelos quais seja pouco utilizado na escola. 

  • MÁRCIA OLIVEIRA COSTA
  • O Brincar no cordão de Pássaro: uma experiência de teatro popular do Pará com alunos do Ensino Fundamental na Escola Antônia Tavares, no município de Soure, na Amazônia marajoara 

  • Data: 14/09/2020
  • Mostrar Resumo
  • Este artigo consiste em compreender, através da participação e do registro, como aconteceu o processo de criação do Cordão de Pássaro Guará do Marajó, a partir de experiências vivenciadas como professora de Artes/Teatro e atriz/brincante na turma do Ensino Fundamental da Professora/Guardiã desse teatro popular, na Escola Antônia Tavares, no Município de Soure, no Arquipélago do Marajó, no estado do Pará, no primeiro semestre de 2019, possibilitando a elaboração do Caderno de Direção Teatral “O Brincar no Cordão de Pássaro”. Os aportes teóricos contemplam CHARONE (2008), que tem os grupos de pássaros como escolas de formação de brincantes; LOUREIRO (2015), que define os cordões de pássaros como uma síntese da poética do imaginário da Cultura Amazônica; MOURA (1997), o qual aborda um Teatro que o povo cria; REFKALESFSKY (2001), com destaque à função dramática do figurino nesse teatro, e SALLES (1994), para quem isso constitui uma espécie de resistência do caboclo e uma forma de reação da sua cultura indígena e negra, ante à imposição do modelo europeu na região Amazônica. A pesquisa alicerçou-se em registros dos relatos das pessoas que ainda hoje fazem o Teatro dos Pássaros no Marajó e que têm guardado, na memória, o nascimento dessa manifestação, repassada pelos ancestrais através da oralidade, e traz, como metodologia, a etnometodologia, de ROD WATSON (2015), que estuda os métodos culturais usados pelas pessoas comuns, para fazer sentido dos contextos específicos de seu mundo e para converter esses sentidos em ações e interações sociais. O desenvolvimento de atividades no processo de ensino-aprendizagem, e criação em artes, voltadas ao processo criativo de montagem de um espetáculo de cordão de pássaros, uma das vertentes do teatro popular do estado do Pará, torna-se possível a partir de uma proposta peculiar onde se tem a possibilidade de participar de várias experiências que englobam toda uma forma de expressão da história, do imaginário e da cultura amazônica marajoara. 

  • ADELBERT RODRIGUES DE SANTANA CARNEIRO
  • SONGBOOK DA AMAZÔNIA – Vital Lima.

  • Data: 27/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • Elaborar um livro de partituras de cunho didático no formato lead sheet, do compositor, músico e interprete Vital Lima, registrando sua biografia, letras cifradas e discografia, a ser aplicado no curso técnico profissionalizante - Formação de Instrumentistas e Canto Popular, da Escola de Música da Universidade Federal do Pará foi o objetivo desta pesquisa. Para a elaboração do material foram considerados os estudos de Green (2001), Chediak (1990) e Lima (2015), a análise de alguns livros no formato Songbook, e ainda reflexões a partir de entrevistas de campo realizadas com alunos e professores da EMUFPA. Songbook da Amazônia – Vital Lima propõe preencher uma lacuna ainda existente sobre repertório musical com temáticas amazônicas para uso em sala de aula e em meios profissionais.

  • FABRICIO PINHEIRO DA CRUZ
  • “ALEATORIANDO” EM SALA DE AULA: PROCESSOS CRIATIVOS À LUZ DA MÚSICA ALEATÓRIA NA EDUCAÇÃO MUSICAL 

  • Data: 04/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • PINHEIRO DA CRUZ, Fabrício. “Aleatoriando” em Sala de Aula: Processos criativos à luz da música aleatória na educação musical. 2019. xxx fls. Artigo (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Artes, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

     

    O presente artigo relata as experiências desenvolvidas em sala de aula com alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental com foco na criação musical, especificamente na utilização da Música Aleatória como base metodológica de ensino-aprendizagem, através de pesquisas sonoras, ensaios e práticas com a flauta doce na Colégio Tenente Rêgo Barros - CTRB (Belém-PA). A metodologia, fora dividida em três etapas principais, as quais denominei Laboratórios I, II, e III. No Laboratório I, realizamos uma atividade de pesquisa sonora individual com os alunos das turmas de 6º ano, os quais tiveram liberdade para escolher o ambiente em que desenvolveriam tal pesquisa, com o objetivo de alargar a percepção através dos sons que nos rodeiam, registrando-os. A partir da fase de registro individual dos sons, os alunos passaram a reproduzi-los da melhor maneira possível através da própria voz, instrumento formal ou informal, com o objetivo de realizar improvisações livres utilizando esses sons aleatoriamente e buscando por novas sonoridades. Após, em Laboratório II, apresentamos aos alunos a técnica composicional denominada “Música Aleatória” além de obras de grandes compositores contemporâneos, como forma de demonstrar aos alunos as diversas possibilidades de organização sonora, bem como apresentar aos alunos sugestões de registros voltados para a flauta doce, buscando dar opções de como representar e registrar cada nota, até chegar em uma composição. E, finalmente, em Laboratório III, terceira e última etapa desta pesquisa, buscou-se orientar cada equipe até a criação de uma composição completa, utilizando-se a técnica Aleatória como base de criação, além de adotar a flauta doce como instrumento de apoio e execução. Importante mencionar que foi dado aos alunos total liberdade para que se utilizassem de quaisquer outros instrumentos musicais, incluindo teclado e voz, de acordo com a preferência de cada um. Foram abordados alguns dos fundamentos da criação musical, técnicas composicionais contemporâneas, educação musical e criatividade, mais especificamente a Música Aleatória, assim como autores dentro do âmbito da criação musical e educação, dentre eles: Schafer, Swanwick, Howard, França dentre outros. A referida pesquisa buscou estimular a criação musical dentro da sala de aula, por meio da Música Aleatória, bem como a criação coletiva como forma de interação entre os envolvidos. Portanto, o resultado esperado ao final da presente pesquisa, era exatamente que as turmas apresentassem um conjunto de peças originais para flauta doce, desenvolvidas em sala de aula à luz da técnica composicional “Aleatória”, bem como compreendessem e desenvolvessem maior sensibilidade e consciência estética a partir da prática criativa, ensaios e apresentações. A coleta de dados ocorrera essencialmente durante todos os processos de criação sugeridos e desenvolvidos em sala de aula, através de registros sonoros, imagens e vídeo das experiências realizadas nos Laboratórios I, II e III, conforme especificado acima. Como resultado desta pesquisa, através das transcrições das peças desenvolvidas foi elaborado um E-Book com as composições desenvolvidas pelos alunos, sendo disponibilizado para download gratuito no site de domínio deste pesquisador.

     

  • HUDSON TRINDADE DE SOUSA
  • CORAL E ORQUESTRA: Um estudo sobre os Projetos de Extensão do IFPA – Campus Paragominas.

  • Data: 03/06/2020
  • Mostrar Resumo
  • O Campus Paragominas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, é uma Instituição pública que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do País e da Região. A prática musical no IFPA - Campus Paragominas vem acontecendo com a efetivação de dois Projetos de Extensão - Coral e Orquestra, que vêm ajudando a formar coristas e músicos de banda (orquestra), com formação básica, a fim de que a partir de suas práticas musicais possam ingressar em coros, bandas militares, orquestras/bandas sinfônicas, cursos técnicos e nos cursos de nível superior que trabalham a linguagem musical. Elaborar o material didático Coletânea de Arranjos Musicais para Coral e Orquestra do IFPA – Campus Paragominas foi o objetivo principal desta pesquisa de Mestrado Profissional em Artes UFPA/UDESC. A pesquisa é qualitativa, um estudo de caso, visto que pretendemos explicitar e aprofundar ideias acerca do nosso objeto de estudo. O ponto de partida foi a revisão bibliográfica de pesquisas realizadas sobre a extensão universitária (SILVA, 1996), o ensino coletivo de instrumentos musicais (OLIVEIRA, 1998; CRUVINEL, 2004; ALMEIDA, 2004; BARBOSA, 1996) e sobre arranjos/composição (GUEST, 1996; ALMADA, 2000; DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA, 1994; DICIONÁRIO DE MÚSICA DA ZAHAR, 1985). Foi realizado ainda um levantamento documental da legislação em relação à extensão. A Coletânea de Arranjos Musicais para Coral e Orquestra do IFPA – Campus Paragominas é composta de 10 (dez) arranjos musicais, em formato de partitura completa (grade do maestro/regente) e está dividida em duas partes: arranjos para orquestra; arranjos para coral e orquestra. O critério de escolha para a produção dos arranjos musicais foi considerando os objetivos da Instituição no que diz respeito às programações científicas e culturais desenvolvidas ao longo do ano de 2019, a qual tiveram apresentações culturais do Coral e da Orquestra. Os arranjos musicais possuem características próprias por se tratar de arranjos compostos que consideram a diversificação da formação do grupo instrumental e vocal, o grau de conhecimentos técnicos musicais dos instrumentistas e coristas e a rotatividade dos componentes que participam dos projetos em apreço.

  • RONICLEI BATISTA VIEIRA
  • MUSICALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO ENSINO MÉDIO: O ENSINO DA MÚSICA NA EEEM ÁLVARO ADOLFO DA SILVEIRA NA CIDADE DE SANTARÉM - PARÁ

  • Data: 18/05/2020
  • Mostrar Resumo
  • Face às dificuldades que os jovens apresentam para se relacionar, ao distanciamento social e aos problemas de aprendizagem, esta pesquisa visa buscar soluções para empecilhos que promovem a desarmonia social, acadêmica e familiar a partir das potencialidades da música no âmbito escolar. Através da música, que é peça fundamental nesta investigação de cunho qualitativo por meio de estudo de caso, foram utilizados como instrumentos: questionários, pesquisas documentais, registros fotográficos, dentre outros, onde se buscou avultar os benefícios de transformação social, bem como inclusão, doravante a prática musical com um grupo de 40 alunos de primeiro ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Álvaro Adolfo da Silveira, uma escola pública, na cidade de Santarém, Pará. Como apoio bibliográfico, citamos, entre outros autores, GRANJA (2006) e BASTIAN (2009), por abordarem tópicos caros ligados à nossa pesquisa. Na nossa metodologia, levamos em consideração o universo do aluno, suas habilidades e limitações, suas predileções e tendências em relação à música, para que possam, com ludicidade e prazer, se sentir motivados não só quanto ao aprendizado artístico, mas, também, na sua formação cidadã, interagindo com a sociedade. Consideramos a música como um excelente instrumento de formação do conhecimento, e a partir da sua prática, procurou estimular o senso crítico e criativo dos educandos, moldando-os para a vida. O trabalho prioriza uma educação musical que desenvolva a autonomia do aluno a partir de sua cultura musical.

  • STÉFANE CRISTINE LUZ FREIRE SILVA
  • A MÚSICA QUE ME TOCA: UM MERGULHO NO PROCESSO CRIATIVO DOS ESTUDANTES DO IFPA CAMPUS CAMETÁ

  • Data: 16/05/2020
  • Mostrar Resumo
  • O amplo acesso às tecnologias da informação ocasionou inúmeras mudanças, iniciando um novo processo adaptativo ao ambiente escolar. Uma das dificuldades dos docentes é manter os estudantes motivados a participar e aprender em suas aulas. Percebendo o gosto musical dos jovens como uma permanente fonte de pesquisa para os professores e considerando o panorama educacional atual, bem como o desenvolvimento tecnológico crescente, consideramos ser necessário repensar constantemente as práticas educativas empregadas em sala de aula. Objetivamos, pois, nesta pesquisa mediar a aprendizagem musical por meio da prática do Canto Coral, através de repertório representativo do cotidiano dos estudantes e investigar se haverá melhorias no desenvolvimento do ensino e aprendizagem em Música. A pesquisa foi desenvolvida através das metodologias de estudo de caso e pesquisa-ação, compreendendo a importância de professores e estudantes como pesquisadores, bem como o processo de reflexão durante todo o ciclo investigativo na busca por melhorias. Após a elaboração do alicerce metodológico e referencial teórico, realizamos o Projeto de Intervenção intitulado “A música que me toca: um mergulho no processo criativo dos estudantes do IFPA Campus Cametá”, com estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPA Campus Cametá, produzindo com o estudo a performance musical de duas obras escolhidas. A prática pedagógica realizada neste trabalho apresenta o conhecimento ancorado na afetividade e na alegria, em conformidade a proposta do estimado educador Paulo Freire, pois acreditamos que assim é possível propiciar aprendizagem significativa.

2018
Descrição
  • VINICIUS DE ARAÚJO PACHECO
  • Cartas dos Tesouros: Uma Trajetória Visual de Identificação Patrimonial para o encontro com o saber na Belém Insular.

  • Data: 24/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • Este artigo discorre sobre uma experiência técnica singular de um fazer cartográfico orientado pelos preceitos da museologia social aliado a arte visual sob a coordenação de um Ecomuseu. Como resultado inicial dessa trajetória experimental, ela apresenta os Biomapas compreendidos pela proposta como inventários visuais representativos do patrimônio em museus de território. Por meio da Pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Artes – UDESC/UFPA o presente estudo propõe seu desdobramento metodológico experimental à sala de aula, apresentando-se como “programa” pedagógico voltado a pesquisa-ação participativa de identificação e registro patrimonial dos espaços de vivência de alunos moradores da região insular de Belém. Como contribuição a essa nova trajetória, ele apresenta O “Jogo das 12 Cartas do Tesouro” (material didático) e o “Baú das 12 Cartas” (cartas e recursos instrumentais para a coleta de informações e captura de imagens). Ambos pensados e elaborados segundo a metodologia experimental desenvolvida. Como produtos de pesquisa à construção do saber insular eles se complementam constituindo-se em um modelo pedagógico instrumentalizado podendo ser aplicado em turmas do ensino médio de escolas da região insular de Belém em parceria com as comunidades envolvidas (moradores da região).

  • JORGE FERNANDO LOBATO SARGES
  • MINHA CASA É UM MUSEU: a arte local e a cultura popular na educação básica do município de Abaetetuba-Pa.

  • Data: 24/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa nasce a partir de experiências vividas nas aulas de Artes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irmã Stella Maria na cidade de Abaetetuba-PA, com turmas do ensino fundamental (de 6º ao 8ºano). Tem como objetivo propor um ensino de Arte no ambiente escolar a partir do diálogo entre conteúdo curricular e a produção artística local, reconhecendo os artistas de Abaetetuba e sua produção. Desse modo discorre sobre a importância da apropriação da arte local pelo professor, bem como do conhecimento gerado pela mesma e seu potencial de colaboração para o ensino de Arte, e da necessidade do professor (re)conhecer a produção artística de sua cidade e, junto com os alunos, levar ao conhecimento da comunidade, para fins de reconhecimento e valorização da arte local. Para isso utilizamos como estratégia de identificação, uma placa com a inscrição Minha casa é um museu, na casa dos artistas da cidade, como forma de criar pontos de referências para professores, estudantes e para pessoas que visitam a cidade. Criamos ainda, a partir do mapa da cidade, o mapa das artes com a localização de cada ponto identificado o qual poderá servir como material didático para professores e alunos.

  • ALDAIR JOSE BATISTA DE SOUZA
  • SÍMBOLOS GRÁFICOS DA FLORESTA: A CERÂMICA MARAJOARA NAS APRENDIZAGENS VISUAIS

  • Data: 24/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • O presente artigo apresenta uma abordagem pedagógica para o tema a Arte Marajoara no ensino das Artes Visuais. Esta proposta fundamenta-se no estudo da cultura arqueológica marajoara no ambiente escolar. O objetivo deste ensaio é apresentar estratégias de ensino e aprendizagem em Artes Visuais, fazendo uso da Arte Marajoara na sala de aula, para ser utilizado com a intermediação do professor. Este trabalho revela a sintonia entre as áreas de pesquisa Arte, Arqueologia e História preocupadas em partilhar o conhecimento cultural com a sociedade na tentativa de desconstruir a imagem estereotipada do indígena, ainda bastante vigente no meio escolar. Ademais, poderá ser um instrumento auxiliar para as escolas na demonstração metodológica de que os acervos dos museus são importantes documentos reveladores de informações e, portanto, um valioso e útil patrimônio para a sociedade.

  • JORGE LUIS TORRES DE AZEVEDO
  • “QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO... DE LUZ”. A luz na Cena da Sala de Aula da Escola Pública.

  • Data: 11/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo tem por objetivo investigar formas de iluminação cênica fora do espaço convencional do teatro, e desenvolver ações pedagógicas no espaço do ensino formal, salas de aulas das escolas públicas do Pará, voltadas para o entendimento da iluminação cênica por parte de professores e alunos. A pesquisa buscou experimentar formas de iluminar a cena com dispositivos iluminantes que possam ser encontrados em supermercados e lojas, tais como: fósforos, isqueiros, velas, lanternas, brinquedos luminosos e todo e qualquer objeto que emita luz e que possa ser manipulado pelo atuante. Para isto, além das teorias e técnicas de iluminação cênica, buscamos estabelecer um diálogo com as técnicas de contação de histórias de Cléo Busatto (2012, 2013) que, em um primeiro momento, auxiliaram o aluno em seu primeiro contato com a narração; e com os ensinamentos de manipulação de objetos de Ana Maria Amaral (2007), entrecruzados com o conceito de “conversão semiótica” de Paes Loureiro (2007), que ajudaram a utilizar e manipular os objetos/luz. Esta pesquisa se desenvolveu através de oficinas ministradas aos professores de artes das escolas públicas e resultou na elaboração de um livro de exercícios, para melhor entendimento da iluminação cênica em sala de aula.

  • ANA PAULA GAIA RUIVO
  • Iniciação à Teoria Musical e Musicografia Braille para educandos com cegueira.

  • Data: 10/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa de que trata este artigo surgiu de inquietação sobre o fato de haver ou não livros adaptados de iniciação à teoria musical para cegos. Daí emergiu o seguinte questionamento: como elaborar um livro de iniciação à Teoria Musical e Musicografia Braille para cegos, isto é, que conteúdos e atividades seriam mais apropriados para alunos com deficiência visual (cegos), visto que a teoria musical tem sido desenvolvida ora por meio de conceitos musicais abstratos, ora por meio de atividades práticas próprias para videntes? Diante dessa pergunta e daquela inquietação, resolvi planejar uma oficina de iniciação à teoria musical para cegos, partindo da vivência musical do próprio aluno para chegar ao conceito/teoria, não descartando a teoria tradicional, pois é a base elementar do processo histórico da teoria musical. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em elaborar um livro de iniciação à Teoria Musical e Musicografia Braille para cegos. Os objetivos específicos compreenderam: refletir sobre ensino da música para alunos cegos; experienciar conteúdos e atividades de teoria musical para cegos; analisar a compreensão musical dos alunos cegos a partir dos conteúdos e das atividades desenvolvidas; elaborar obra didática com o registro da experiência realizada. Esta pesquisa tem como metodologia a Pesquisa-Ação, que de acordo com Thiollent (2011) consiste numa pesquisa social com o foco na resolução de um problema coletivo, em que pesquisador e participantes estão numa estreita relação em busca de novos conhecimentos e informações que contribuam para a transformação da situação vigente. Por meio desta pesquisa pretende-se contribuir com o ensino da música ao aluno cego, partindo dos conceitos musicais teóricos por meio de atividades práticas que estejam mais próximas possíveis de sua realidade como pessoa que possui uma limitação, neste caso a deficiência visual, reforçando os conceitos como uma base sólida para o aprendizado da Musicografia braille. 

  • ANTÔNIO PÁDUA SALES COSTA
  • Baú de Pã: propostas de atividades mediadoras assistivas para educação musical inclusiva de pessoas com Síndrome de Down


  • Data: 10/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • O objetivo principal desta pesquisa de mestrado profissional, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará/UFPA, visa a criação e promoção de propostas práticas mediadoras assistivas no campo da educação musical e inclusão para o ensino e aprendizagem de alunos com a Síndrome de Down (SD). De forma especifica, pretende-se compreender como ocorre a manifestação artística do aluno SD na interação com os instrumentos disponíveis e elaborar um meio de estimulação do aprendizado musical com instrumentos percussivos alternativos para alunos de salas especiais e refletir sobre as possíveis concepções de ensino e aprendizagem do aluno SD em uma ação mediada. Investigando autores como - LOURO (2006, 2012, 2016) e PEDERIVA (2013), sobre Síndrome de Down: ALVES (2000), STRAY-GUNDERSEN (2007), BRÉSCIA (2011), PIMENTEL (2012) e LIMA (2016), sobre inclusão e sobre acessibilidade escolar.  De caráter descritivo e abordagem qualitativa, esta pesquisa se utiliza da modalidade pesquisa-ação. Os dados obtidos de modo observacional e participativo tem o intuito de responder a questão de ser possível desenvolver e estimular o ensino da música para o aluno SD partindo dos nortes de suas experiências, interesses e autonomia. O “Baú de Pã” se encontra como o produto final desta pesquisa em andamento, um instrumento musical adaptado em sua estrutura e que reúne em seu interior uma variedade de instrumentos musicais como segmentos para a estimulação e formação de bases rítmico-sonoras no auxilio da externalização e formação de aprendizagens musicais para o desenvolvimento artístico na escola e para a vida de alunos com SD, procurando propiciar a aceleração do ensino da música para a atenção de todos.

     

  • EDINA LUCIA CORREIA AZEVEDO
  • DESCORTINANDO O BRINCAR”

    O EXPERIMENTO DO TEATRO COM AS PROFESSORAS DA EMEF TOMÁZ DE AQUINO DE OLIVEIRA NETO EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ- PA

  • Data: 10/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • O presente artigo parte de um processo de experimentação com a linguagem teatral desenvolvida a partir dos jogos teatrais, tendo como sujeito professoras que desenvolvem sua praxe pedagógica na escola municipal de ensino fundamental Tomaz de Aquino de Oliveira Neto localizada no município de São Miguel do Guamá-Pa. Para tanto, as oficinas teatrais foram os elementos que encadearam cinco encontros durante o mês de fevereiro no ano de 2017 com um coletivo de 12 professoras com faixa etária de 38 a 42 anos pertencente ao quadro efetivo de servidores municipais. Assim, com o ato de se permitir fomos construindo uma maneira peculiar de conhecimento e ação ao nos envolvermos com os jogos teatrais descobrindo atividade do brincar como um viés de possibilidades de descontração, espontaneidade e alegria ao exalar um clima favorável a alteração de comportamentos brincantes que envolvia as professoras e ao mesmo tempo evocava reminiscências  brincadas no coletivo e em mim enquanto pesquisadora e jogadora do grupo de professoras. 

     

     

  • LUCIANE DA COSTA ARAUJO
  • A DRAMATURGIA DA VOZ EM UMA ESCOLA RADIOFÔNICA: performances mediatizadas pelo Sistema Educativo Radiofônico de Bragança-PA (SERB)

  • Data: 10/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • Este artigo apresenta um tipo de performance mediatizada pelo rádio na EEEFM Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB) que representa a última escola radiofônica no Brasil,  cujo cenário educativo é composto por aulas via rádio e tutoria aos alunos. Nesse processo educativo à distância (EAD), o principal instrumento utilizado pelos professores tem sido a voz, num contexto tradicional de ensino em que os professores/locutores ministram suas aulas e os alunos/ouvintes as escutam e seguem as orientações recebidas. Essa realidade impossibilitava que o ensino de Artes fosse experimentado pelo corpo inteiro e não apenas ouvido pelo rádio, por isso construíram-se experiências artísticas por meio da voz, intituladas performances mediatizadas, segundo Paul Zumthor, para que os alunos compreendessem a abordagem teórica a partir de uma vivência prática. Essas performances são produzidas pelos próprios alunos e demais integrantes da comunidade escolar, além destas, há também a remediatização de outras performances durante as aulas de Artes por meio de vídeos, documentários, entrevistas, músicas etc. que são selecionadas de acordo com o tema gerador da aula de Artes e estruturada a partir de uma programação com vinhetas que delimitam o tempo de cada etapa da aula, como ocorre com os programas de rádio. O objetivo é construir uma linguagem cênica, educativa e artística que valorize outras vozes, além da voz do professor de Artes, contemplando elementos linguísticos e comunicativos específicas do rádio enquanto ambiente educativo. 

  • RORIMA DIANA OLIVEIRA ESTEVES
  • Teatro em Redes: uma experiência teatral com educadores do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental na E. B. E. F. João gomes - Santa Luzia do Pará

  • Data: 06/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo investiga a prática de uma educadora teatral atravessada pelas mídias digitais, propondo a inserção da linguagem teatral no metier de ensinar dos educadores, consequentemente, dos educados das turmas de 3º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Gomes – Santa Luzia do Pará, por meio da aplicação das proposições póetico-didáticas que orientam todo o trabalho. Busco construir coletivamente uma pedagogia teatral subsidiada pelas minhas memórias de criança, fazendo paralelo com as vivências dos alunos que fazem parte do estudo, visando intervir na educação global do envolvidos nesse fazer, dando voz aos sujeitos da pesquisa, entendendo sua importância enquanto sujeitos críticos, criativos e imaginativos. Trabalho nesse estudo com autores como Edgard Morin, Paulo Freire, Flávio Desgranges, Sônia Rangel, Cecília Salles, Ryngaerd, Boal, Spolin dentre outros que constroem o mote teórico da pesquisa, buscando saberes significativos para a formação de seres pensantes. Operei com a metodologia da pesquisa-ação, por estar emersa no seio desta escola, uma vez que não é possível separar a pesquisadora da professora-coordenadora pedagógica, assim sendo, é um projeto de intervenção, em busca de saberes que possibilitem essas crianças, sonhar com um mundo melhor e uma vida mais digna.
     
     
  • ALBERTO VALTER VINAGRE MENDES
  • “Passagem insólita”: uma experiência de criação em ensino de artes cênicas na escola Cristo Trabalhador em Abaetetuba

  • Data: 06/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • Este artigo descreve o percurso de uma criação artística em Artes Cênicas, mais especificamente de performance em dança e teatro, contextualizando esta ação e refletindo sobre seu impacto na escola de Ensino Médio Cristo Trabalhador, em Abaetetuba, Pará. O estudo desenvolvido tem como base um processo criativo em ensino das artes, mais especificamente nas Artes Cênicas, fundamentado no conceito de performance, segundo Schechner (2005, 2006, 2012) e Dawsey (2005). As origens desta proposta vêm de minhas inquietações como artista-professor-pesquisador acerca das possibilidades de criação de um produto artístico utilizando a linguagem da dança e do teatro para dar corpo a um trabalho performático no qual se questiona a figura do autor isolado e a ideia de autoria como propriedade para se propor uma criação compartilhada com os alunos, noção oriunda de Setenta (2008). Destaco como objetivo geral: Investigar formas de conceber um ensino-aprendizagem a partir de uma poética coletiva voltada para a cena, e no entrelaçamento de referências do artista-professor com a experiência dos alunos em seu contexto. Para tanto, foram experimentadas em laboratório formas de improvisação em dança-teatro, utilizando-se textos poéticos de mitos gregos, exercícios de consciência corporal, composição coreográfica e as experiências dos alunos oriundas das danças urbanas. A pesquisa revelou caminhos para uma metodologia de ensino em Artes Cênicas, destacando o efeito imediato diante de um público, sua recepção enquanto trabalho artístico, associado aos significados atribuídos a essa performance e um segundo aspecto que envolve os desdobramentos dessa performance em novos produtos. Abordo questões para reflexão acerca do papel e da identidade do professor-artista-pesquisador, propondo um olhar questionador acerca das demandas do ensino das artes na escola de ensino médio e as vicissitudes que acompanham o deslocamento da experiência criadora fundada no artista singular para um coletivo formado por alunos adolescentes, situando a escola como lugar de possibilidades de vivências em artes.

     

  • ALINE MACIEL BARBOSA BARATA
  • CORPO, LUZ, IMANÊNCIAS:

    Espetacularidade e Espiritualidade na Poética do Auto da Paixão de Cristo nas Ruas de Santo Antônio do Tauá- PA.

  • Data: 06/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • Espetáculo Teatral de Rua que nasce dentro da escola Major Cornélio Peixoto em 2006 e que ganha às ruas em 2012 com a ânsia de transbordamento da arte. Esta pesquisa vislumbra perceber o outro como um só corpo. Um corpo, analisado aqui não pelo viés funcional e biológico, mas um corpo metafórico que é formado a partir da união de vários corpos humanos e espirituais e que através de uma narrativa oral e uma dramaturgia de luz caminhante juntam-se e dão origem a este objeto intitulado Corpo Luz. Essa luz também é um elemento simbólico e metafórico importantíssimo para o projeto, pois é ela, a Iluminação caminhantequem tece toda a trama e cria novas possibilidades de compreender os diálogos entre o Corpo Caminhante e o Corpo Luz. Falo de um Corpo metafórico, que se forma a partir do momento em que há um encontro entre os atores da Paixão com a comunidade, com os vendedores ambulantes, com os transeuntes e juntos percorrem o itinerário do espetáculo da Paixão, com suas subjetividades, suas especificidades, suas espiritualidades, suas crenças, seus trajetos, suas histórias, suas matrizes culturais e estéticas e que, ao caminhar, formam assim um só corpo.           

  • MARIA PINHO GEMAQUE
  • LIVRO DE ARTISTA: PROCESSO DE CRIAÇÃO EM PERFORMANCE E POÉTICAS VISUAIS EM UMA ESCOLA AMAPAENSE

  • Data: 03/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • A logica da pesquisa desenvolvida intercambia vivencias dentro do espaço escolar nas aulas de arte com processos de criação, intervenção artística/educativa desenvolvida na Escola Estadual Raimunda Virgolino, Macapá/AP/Brasil. Trata-se de um trabalho coletivo que envolveu estudantes do Ensino Médio, professoras de Arte e artistas amapaenses. Procurou compreender os enlaces dos processos de criação  em arte por meio de ações em  performances de alunos e professores. O estudo possui caráter qualitativo por entender as relações entre os indivíduos, e por isso de intenção etnográfica, inspirado pela metodologia a/r/tográfica. Esse processo metodológico engendra saberes entre a atividade do professor/artista que investiga e constrói significados sobre a sua prática a partir de experiências artísticas e educativas. Foi produzido um material que se atem a desvelar o processo de criação imerso na pesquisa:  um livro de artista contendo quatro conversas interativas, um CD do filme “Viagens Poéticas” e imagens dos processos que se desaguam em mesas de cafés, encontro com teóricos e com as cidades que estão atravessadas nestas conversas pesquisantes. Os fins –e- afins inacabados da investigação consiste em aproximação e diálogos horizontalizados entre alunos e professor, diluir fronteiras entre saberes e fazeres do conhecimento em educação em arte, apropriações percepções artísticas e estéticas em torno da vida dentro do  ambiente escolar.

  • CRISTIANE MACHADO CORRÊA FERREIRA
  • Revoada em cores: processos de criação e expressão simbólica da realidade vivida nas aulas de Artes Visuais.

     


  • Data: 02/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • Este artigo vem apresentar um percurso de pesquisa, que procurou indagar sobre os sentidos produzidos pela mediação de um artefato estético nas aulas de artes visuais, constituído em uma pesquisa participante em arte. Ela teve a intenção de produzir dados em campo para a produção do artefato intitulado: Lata artística. Nesse cenário reflexivo, como professora/pesquisadora, imprimi na Lata artística as referências do convívio em sala de aula, inventando espaços de aprendizados. As percepções e reflexões desse processo investigativo ocorreram entre os anos de 2016 e 2017, na Escola Estadual Augusto Antunes na cidade de Santana/AP, que resultou em um produto artístico-pedagógico, além do artefato mencionado, um livro composto por algumas obras de arte produzidas pelos alunos-participantes da pesquisa. Deste modo, dialogo com autores como Richter (2014), Rey (2002), Aslan e Iavelberg (2006), Ostrower (1990), Dewey (2010), Certeau (1998), Geertz (1997) e Wne Flick na busca dos caminhos teórico-metodológicos, baseados na perspectiva qualitativa delimitada pelo uso da pesquisa participante e do entrelaçamento com a pesquisa em arte. Assim, apresento esses momentos em quatro interfaces de aprendizados, para, finalmente, compreender como e sob quais circunstâncias os sentidos pedagógicos impactam o processo criativo de produção de um produto estético, mediando aprendizados e sentidos sensíveis sobre o conteúdo: cores nas aulas de artes visuais. A partir dos resultados, reflete-se acerca da ação pedagógica de professores de artes visuais na perspectiva de uma docência criadora que se inspira na pesquisa em arte, nutrindo a imaginação de alunos e professores pela sensorialidades da vida cultural e educativa vivida nas salas de aula.

2016
Descrição
  • BENEDITA DO SOCORRO BARBOSA GUIMARÃES DIAS
  • Artesania Educativa: uma experiência pedagógica com imagens de obras de arte na Escola Estadual São Vicente de Paulo em Belém

  • Data: 27/10/2016
  • Mostrar Resumo
  • Artesania Educativa: uma experiência pedagógica com imagens de obras de arte na Escola Estadual São Vicente de Paulo em Belém. Descrição e análise do exercício de criação didático-pedagógica em sala de aula.

  • JOÃO PAULO SANTOS DA FONSECA
  • o uso do podcast como ferramenta educacional para o professor de música


  • Data: 28/07/2016
  • Mostrar Resumo
  • O desenvolvimento dos recursos tecnológicos no mundo globalizado vem propiciando grandes mudanças nas formas de interação e comunicação das pessoas, transformando não apenas o comportamento individual, mas de todo o grupo social. De posse a essa conjuntura e o foco do uso da tecnologia do Podcast no contexto educacional, esse artigo  tem como finalidade a análise e a construção de um guia para o professor de música, demonstrando as possibilidades de uso na construção do conhecimento. Bem como identificar as vantagens de uso do Podcast para o professor e aluno; e minimizar os passos de construção e distribuição dessa ferramenta. De forma a cumprir com os objetivos, foi utilizado como método para coleta de informações, a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado  sobre o uso e recursos do Podcast, bem como na educação de uma forma geral e em especial para os conteúdos de música, assim como o estudo de caso. Assim, foi possível perceber a importância de construir os conteúdos musicais com o uso do Podcast como mais um meio de interagir as tecnologias digitais possibilitando que professores criem pontes para modificar suas formas de ensinar em um cenário que a educação precisa olhar com mais atenção.

  • NILSON CORREA DAMASCENO
  • VIAGEM NA IMAGEM:  um estudo sobre experiências de leituras de imagens/obras na EJA da Escola Estadual Dr. Justo Chermont.

  • Data: 05/07/2016
  • Mostrar Resumo
  • Este artigo é fruto de experiências vividas nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Justo Chermont através de práticas arte-educativas com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio. Tem como objetivo analisar experiências de leitura de imagens/obras nas aulas de Artes Visuais como um processo de ensino/aprendizagem que valorize a formação artística, estética e cidadã na Educação de Jovens e Adultos da referida escola, a partir das imagens/obras que compõem a maleta “viagem na imagem”. Deste modo, discorre sobre as diferentes categorias da imagem enfatizando suas interrelações, evidenciando suas funções primordiais, a saber, linguagem e conhecimento, e seus processos educativos e de subjetivação, passando inicialmente pelas reminiscências imagéticas de infância. Na esperança de reverberar em um processo pedagógico imagético, e analítico-interpretativo cooperativo. A discussão de leitura de imagens/obras ainda está sendo empreendida através das três temáticas propostas na maleta artístico-didática Viagem na imagem: Trabalho e Cidadania, Relações Étnico-Raciais e Patrimônio e Memória.

  • JAQUELINE CRISTINA SOUZA DA SILVA
  • DIÁRIOS DE RIO:

    O Auto da Barca Amazônica Embarca a Escola pelas Ruas da Cidade de Abaetetuba-Pará.

  • Data: 01/07/2016
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho é resultado das reflexões adquiridas durante o processo de construção de pensamento nas diferentes disciplinas do programa de Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES, fruto das experiências adquiridas no processo criativo de construção do espetáculo Auto da Barca Amazônica, realizado nos anos de 2007 a 2010, com os alunos do ensino fundamental e médio do Colégio São Francisco Xavier na cidade de Abaetetuba, Pará, a partir de elementos extraídos de saberes e oralidades recorrentes da cultura local e das linguagens das artes cênicas (teatro, dança, circo, cenografia, figurino, dramaturgia).Fundamentado na linha de pesquisa Processos de Ensino-Aprendizagem e Criação em Artes na área de Teatro, esses relatos escritos ao longo de oito anos em minhas viagens semanais sobre a Baia de Guajará no trajeto Belém-Abaetetuba -Belém, em diários (escolares ou de bordo) o que chamo de Diários de Rio, dialogam com a  minha realidade: a Amazônia, ou Amazônias, que por sua ampla diversidade cultural tem trazido questões sobre a inserção cultural-histórica-social dos alunos para dentro da sala de aula, utilizando essa realidade para estimular o processo crítico-criativo dos discentes.

  • MILENA CRISTINA RABELO DE ARAUJO
  • Novas tecnologias e educação musical na escola: jogando, brincando e aprendendo a partir de objetos de aprendizagem

  • Data: 27/06/2016
  • Mostrar Resumo
  •  

    Ao tratarmos sobre “Novas tecnologias e educação musical na escola: jogando, brincando e aprendendo a partir de objetos de aprendizagem.” nos reportamos à criação de um instrumento didático digital que vem possibilitar o uso do computador no ensino da música. Para tanto elencou-se  (Milena, devida o tempo verbal que será utilizado no artigo)como objetivo geral construir objeto de aprendizagem (OA) para uso da educação musical no ensino básico e como objetivos específicos desvelar os conceitos de objetos de aprendizagem e jogo, brincadeira e brinquedo  e  demonstrar as possibilidades oriundas a partir da criação/autoria de um material educativo digital para o ensino da música no ensino fundamental I. Tal proposição bem como definição de objetivos se deu mediante a inquietação pela busca por novas possibilidades do fazer pedagógico no âmbito escolar, haja vista que isto requer empreender conhecimentos e tecnologias em prol da construção dialética e atemporal do saber. Para elaboração do material são considerados Prensky (2012), Munhoz (2013), Souza Junior (2010) no entendimento do conceito e aplicação de Objeto de Aprendizagem, Kichimoto (2011) e Oliveira (20000 sobre o papel do brincar no processo  de aprendizagem e Penna (2014) Swanwck (2003) Bastian (2009) sobre música na escola.  Entende-se que o computador pode ser considerado um grande aliado do desenvolvimento cognitivo dos alunos, principalmente na medida em que possibilita o desenvolvimento de um trabalho que se adapta a distintos ritmos de aprendizagem e favorece a que o aluno aprenda com seus erros. Nesta perspectiva a busca pela construção de um Objeto de Aprendizagem (OA) para uso da educação musical no ensino básico visou contribuir com um material digital singular para uso e melhoria da prática educativa.seria melhor que essa frase final fosse com os resultados da pesquisa.

     

  • LOURDES MARIA CARRERA GUEDES
  • CARA CORPO COISAS: "A construção de uma poética do corpo cênico do aluno surdo".

  • Data: 23/06/2016
  • Mostrar Resumo
  • Este artigo apresenta um processo de investigação do ensino de teatro que teve como indutores os recursos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, realizado durante o Mestrado Profissional em Artes na Universidade Federal do Pará. Esta pesquisa foi realizada no Instituto Felipe Smaldone, resultando na construção de um material pedagógico sobre a poética do corpo cênico dos alunos surdos desta instituição, observando seus procedimentos provenientes de três espaços de vivência: a sala de aula, o cotidiano com a comunidade surda através da comunicação em Libras e na Companhia de Teatro Mãos Livres.  

  • LEANDRO MACHADO FERREIRA
  • Batuques da Marujada de Bragança-PA:

    recurso metodológico para a educação básica e técnica

     


  • Data: 23/06/2016
  • Mostrar Resumo
  • RESUMO: Traduzir os toques da Marujada de São Benedito, do município de Bragança-PA, para o instrumento bateria e para a percussão corporal, através de uma poética ancorada em experiências vividas com este instrumento e considerando as características timbrísticas do grupo instrumental da Marujada, desencadeando outro formato estético e sonoro para os toques, mas mantendo suas características principais, foram o objetivo principal desta pesquisa de mestrado profissional, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA. Os específicos foram: fornecer informações contextualizadas sobre esse contexto, desenvolver uma concepção contemporânea desses ritmos a partir da bateria, suscitar outras possibilidades rítmicas para a execução desses toques, e assim, instigar novos olhares para a música regional paraense. Para isso foram realizadas gravações de vídeos e áudios em campo com o grupo local responsável pelo acompanhamento das danças nas 216ª e 217ª edições da Marujada de Bragança, com o intuito de registrar as performances percussivas que subsidiam a pesquisa, revisão da bibliografia sobre o assunto e temas transversais, além de entrevistas e gravações com os integrantes do grupo. O DVD Batuques da Marujada de Bragança, constituído de um documentário introdutório sobre a manifestação, seguido de vídeo-aula, onde foram apresentados os instrumentos e as técnicas percussivas características dos toques da Marujada e adaptações para o instrumento bateria e percussão corporal como recurso metodológico para a educação básica e técnica foi o produto final desta pesquisa, e encontra-se de acordo com a legislação vigente sobre o ensino de arte/música na escola.

  • ISAC RODRIGUES DE ALMEIDA
  •  

    LIGANDO OS PONTOS: CAMINHOS PARA IMPROVISAÇÃO NO JAZZ EM DIÁLOGO COM A MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA.


  • Data: 22/06/2016
  • Mostrar Resumo
  • Instrumento didático com indicação de conteúdos e metodologias de estudo, a ser aplicado no Curso Técnico Profissionalizante - formação de instrumentistas de Big Band, da Escola de Música, da Universidade Federal do Pará. Para a elaboração do material são considerados os estudos de Green (2001), Gainza (1990), Monk (2012), Cooker (1989), Cortês (2012), a análise de alguns métodos de ensino de improvisação como Boyde (1993), Steinel (1995), Aebersold (1992), Collura (2008), bem como reflexões a partir de entrevistas de campo com músicos e professores.

  • MARIDETE DAIBES DA SILVA PIANI
  • CRIANÇAS QUE BRINCAM INVENTAM O TEATRO: "Uma pedagogia do tatear na Escola de Aplicação da UFPA".

  • Data: 17/06/2016
  • Mostrar Resumo
  • Este artigo dispõe sobre os caminhos pedagógicos e artísticos em teatro, energente nos processos de ensino aprendizagem nas séries iniciais da Educação Básica na Escola de Aplicação da EAUFPA. 

  • JOSE AILTON DE CARVALHO ARNAUD
  • CRIADORES DE NOVOS MUNDOS

    O teatro de grupo e sua pedagogia localizada em Terra Firme, Belém do Pará

  • Data: 10/06/2016
  • Mostrar Resumo
  • Neste artigo, trato de uma experiência de educação não-formal realizada no Projeto Teatro Ribalta, no bairro da Terra Firme, em Belém do Pará, que trabalha com crianças e adolescentes numa perspectiva da formação teatral, porém, indo mais além, e intervindo na educação global desses sujeitos sociais. Uma prática de teatro de grupo e projeto social que incentiva uma educação pela imaginação e invenção, com componentes próprios da pós-modernidade que apontam para uma educação diferente, onde meninos-heróis podem ser sonhadores, Criadores de Novos Mundos. O artigo é acompanhado de vídeo-poema-documentário.

  • RAQUEL DOS ANJOS VEIGA
  • DIMENSÃO INTERDISCIPLINAR NA PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Data: 10/06/2016
  • Mostrar Resumo
  • Este artigo trata de processos pedagógicos na atuação do professor de Artes no ensino da música na educação básica. Tem como objetivos refletir sobre a concepção interdisciplinar na Pedagogia de Projetos, abrangendo os valores da subjetividade humana imprescindíveis à formação de um sujeito aprendente; bem como fundamentar teórico-metodologicamente um livro para o professor de Artes, que consta como apêndice deste artigo. Nesse livro, são descritos passo a passo cinco experiências por mim desenvolvidas no processo ensino aprendizagem em música na disciplina Arte com alunos de uma escola estadual de educação básica, em Belém – PA. 

  • THAYNAH PATRICIA BORGES CONCEICAO
  • CRIANDO COM A FLAUTA DOCE: PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE MÚSICA.

  • Data: 10/06/2016
  • Mostrar Resumo
  • O objeto deste artigo consiste na flauta doce como ferramenta de desenvolvimento musical. Parto da pergunta: como atividades musicais com flauta doce podem constituir um processo de ensino e aprendizagem musical criativo e, assim, torná-la ferramenta de incremento do desenvolvimento musical dos alunos de uma turma de quinto ano do ensino fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará? Minha hipótese é de que práticas com a flauta doce podem proporcionar melhor desenvolvimento musical quando consistem em processo de ensino e aprendizagem que envolve ações metodológicas viabilizadoras da participação ativa e criativa dos alunos. Tracei como objetivo deste artigo: analisar atividades que por mim vêm sendo experimentadas no ensino da flauta doce com aquela turma, refletindo sobre os procedimentos por meio dos quais: 1- os conhecimentos em música são construídos com protagonismo criativo dos alunos e 2- tais atividades favorecem o incremento do desenvolvimento musical dos alunos daquela turma. A experiência foi realizada no espaço de sala de aula onde ministro os conteúdos musicais da disciplina Artes utilizando a flauta doce. No que se refere aos procedimentos técnicos metodológicos, trabalhei no âmbito da pesquisa-ação. A importância deste artigo (e do livro que o acompanha) está na contribuição que pretendo dar ao ensino da Música na disciplina Artes na Escola de Educação Básica. 

  • ANIBAL JOSE PACHA CORREIA
  • Pequenas histórias para pequenos grandes mundos de uma meninagem arteira.

  • Data: 29/03/2016
  • Mostrar Resumo
  • Esse artigo reflete a criação de produtos didáticos para o ensino do Teatro e Animação concebido a partir da experiência pedagógica do ensino do Teatro de Animação, no Curso Técnico em Ator na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará-ETDUFPA. Para essa realização, trazemos as experiências decorrentes das memórias do um menino, desenhadas e feito histórias a partir da ação processual desse pesquisador, para traçar subjetividades indicadoras aos procedimentos do que chamamos nessa pesquisa de meninagem arteira. Nesse dialogo estão presentes Bachelard, olhando a infância em devaneio e Cecília Salles, arrumando os riscados construídos pelo processo desse mergulho poético. Por esse caminho, o texto traz apontamentos como: estado de inquietude, o ser curioso, ação criadora, o trabalho com as incertezas, a experiência pelos sentidos, como indicações poetizantes, cartografadas por orientação de Deleuze e Guattari, como possibilidades de permanências da meninagem arteira no processo de criação na prática do ator-manipulador. 

  • BRUCE CARDOSO DE MACEDO
  • Entre tramas: A utilização do miriti na artesania da cena.

  • Data: 29/01/2016
  • Mostrar Resumo
  • Este artigo traz reflexões produzidas a partir da pesquisa de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes – UDESC/UFPA, que versa sobre o processo de criação a partir da utilização do miriti como material didático em sala de aula.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1