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SILVIA CRUZ PEIXOTO
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ESCOLA GAMER: Elementos dos Jogos digitais no processo de ensino/aprendizagem em artes visuais em Imperatriz-MA
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Data: 17/12/2020
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O presente artigo objetiva identificar e reconhecer os jogos digitais como facilitadores do processo de ensino/aprendizagem em artes visuais, de modo a possibilitar ao estudante o exercício da capacidade crítica e criativa através da consumação de experiências estéticas com jogos digitais na escola. A partir disso, surgem os principais problemas desta pesquisa: quais as possibilidades e como aplicá-las no contexto da sala de aula através da disciplina Arte? Para responder a esta pergunta, buscou-se um diálogo entre a arte, a educação e a ludicidade, pautado nos autores Dowbor (2008), Luckesi (2014) e Dewey (2010), e escolheu-se utilizar o método misto, que utiliza análise de dados qualitativos e quantitativos no processo da pesquisa. A pesquisa gerou a criação de três game-atividades aplicadas uma em cada ano do Ensino Médio em escolas públicas de Imperatriz-MA. As atividades utilizaram elementos dos jogos para mediar conteúdos significativos da história da arte e motivar os estudantes.
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CEILA GLAUCIA BARROSO DE MORAES
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ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTE: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO DE AUTORRETRATOS POR MEIO DA ARTE E SUAS EXPERIÊNCIAS
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Data: 09/12/2020
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O presente texto aborda o percurso de uma pesquisa em artes visuais, que se encontra em processo de desenvolvimento no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) da Universidade Federal do Pará. Esta pesquisa tem como principal objetivo: investigar os processos artísticos-pedagógicos por meio de uma hibridação de linguagens, utilizando as tecnologias digitais nos processos de criação para as representações de si mesmo. Para tanto, é problematizado o papel da Arte-Educação na compreensão e desdobramentos didáticos no ensino da arte contemporânea que aciono como referenciais, teóricos ancorados na abordagem triangular, cultura visual, territórios da arte & cultura: mediação cultual e cultura digital. A proposta de uma pesquisa de campo, os saberes de territórios distintos se mostrarão em situação de inter-relação, entre criação artística midiática e a troca de saberes. Nesse sentido pretende-se fazer uso da pesquisa aplicada qualitativa de caráter exploratório, como suporte será usado o campo epistemológico da fenomenologia da percepção. O estudo de caso será através de desenhos, intervenções, colagens, fotografias, fotomontagem e experiência da performance com desdobramento em vídeo. O lócus da pesquisa é a Escola Estadual Deusolina Salles Farias, na cidade de Macapá/AP. Os interlocutores envolvidos são 16 alunos do Ensino Fundamental II – 7º ano, turno da manhã, os dados foram produzidos através da observação, entrevistas individuais, sala de aula invertida e a realização de Laboratórios de Criação com uso de diferentes materialidades e das tecnologias digitais. Os desdobramentos que a pesquisa vem propondo trazem como resultados parciais as narrativas visuais em uma poética singular, contribuindo assim, para a produção de dados significativos que colocam aspectos objetivos e subjetivos da prática escolar cotidiana.
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LUIZ GUSTAVO CORDOVIL CORREA DOS SANTOS
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ESTRADA DE FERRO BELÉM-BRAGANÇA: ARTE E PATRIMÔNIO NA VISÃO DOS DISCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. JOSÉ JOÃO DE MELO- CASTANHAL (PA).
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Orientador : ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
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Data: 30/11/2020
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Esta pesquisa é o resultado do meu aprimoramento profissional desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Artes ProfArtes-UFPA/UDESC. Com 20 anos de experiência educacional na rede pública, senti a necessidade de desenvolver novas propostas na minha prática escolar, em vista disso busquei o conhecimento ofertado em um curso de mestrado. Esta investigação tem como objeto de estudo o ensino de Arte e o Patrimônio cultural na Educação Básica e como objetivo principal propor uma abordagem teórica metodológica no Ensino de Arte, a partir de ação educativa, realizada no período de junho de 2018 a dezembro de 2019. na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José João de Melo localizada no município de Castanhal-PA, onde faço parte da equipe de professores, lecionando a Disciplina Arte. Para elaboração dessa dissertação elegeu-se como principais referências teóricas Barbosa (2012), Argan (2005), Freire (1987), Halbwachs (2017) e Siqueira (2019). A investigação está baseada nos princípios da pesquisa - ação, tendo como referente Thiollent (1986). São os interlocutores desta pesquisa: alunos dos anos finais da educação básica, adolescentes de 13 a 16 anos, num total de 32 alunos e antigos moradores que participaram por intermédio de um questionário, com questão subjetivas e aplicado pelos discentes este recurso, destacamos destes 04 pessoas/questionários, por atender os requisitos do estudo. O referente patrimonial como mote do estudo, além de outros “lugares de memórias” consistiu em uma edificação, que é uma réplica em tamanho reduzido da extinta estação da Estrada de Ferro Belém-Bragança, incluso um vagão do trem. Essa escolha surgiu da estreita relação da comunidade com esse patrimônio, em especial o corpo discente da Escola Dr. João de Melo. O resultado da pesquisa levou à criação de uma história em quadrinhos, elaborada a partir da visão dos alunos após e durante a ação educativa em Arte realizada sobre aquele bem cultural. Os desenhos de minha autoria foram realizados a partir desse diálogo com os discentes. Destaca-se, ainda, que o objeto de estudo serviu como recurso pedagógico para o estudo do contexto de um fragmento da história de Castanhal e da memória da ferrovia Belém-Bragança. Dessa forma, nessa intermediação entre os alunos e os discentes, entre Arte/História da Arte e Patrimônio Cultural local, entre leitura da imagem da cidade e a contextualização, pretende-se estar contribuindo para a formação de Alunos críticos e inovadores e a criação de um recurso pedagógico, um HQ com essa percepção dos discentes sobre Arte e Patrimônio Cultural - Estrada de Ferro Belém-Bragança.
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JALVA FARIAS TELES
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CARNAVAL DAS ÁGUAS:
EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS, ESTÉTICAS E CULTURAIS NO CAMPO DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS
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Data: 27/11/2020
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Este artigo objetivou realizar um inventário sobre o processo criativo da confecção de máscaras realizadas pelos discentes da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório em Cametá. Destacou-se como referência no estudo o movimento cultural centenário “Carnaval das Águas”, que é uma festa tradicional realizada na zona ribeirinha no município de Cametá, no Estado do Pará. A partir dessa manifestação popular local foi problematizada a contextualização da cultura local, inserindo-a no ambiente escolar, por meio da análise dos processos criativos aplicados pelos artistas na técnica de produção das máscaras com papel machê, sendo essa produção artística relacionada à prática metodológica da docência no Ensino da Arte com três discentes da sala de AEE. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa-ação, que se caracteriza do tipo exploratório, de natureza qualitativa, com delineamento de instrumentos para a coleta de dados qualitativos, entrevista semiestruturada e o uso de diário de bordo. A questão central da pesquisa baseou-se na produção artística/estética/cultural nas aulas de Artes Visuais, enfatizando a temática da cultura popular local e suas marcas da identidade de um povo ribeirinho, assim como, objetivou preservá-la a partir da construção de uma relação do movimento cultural “Carnaval das Águas” com a Escola, e o currículo em Arte do Ensino Básico. A pesquisa-ação acompanhou o processo criativo no contexto de ensino-aprendizagem voltando-se para as linguagens artísticas das Artes Visuais na sala de AEE, o que proporcionou como resultado o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao processo criativo de três discentes com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento, assim como os avanços na discussão sobre o Ensino da Arte em espaços educacionais relacionando-o ao contexto cultural local.
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SAULO SANTOS TAVARES
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JOGOS TEATRAIS E INCLUSÃO SOCIOEDUCATIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM SÃO JOÃO DE PIRABAS/PA
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Data: 27/11/2020
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A investigação pauta-se na visão de Educação Especial na perspectiva da inclusão. Tem como objetivo a construção de jogos teatrais baseados, principalmente, nos estudos da Professora-Pesquisadora-Artista Olga Reverbel adaptados para alunos com deficiência intelectual, que possibilite o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, afetivas e motoras no município de São João de Pirabas/PA. Desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação, esse tipo de pesquisa deu respaldo para a proposição de um conjunto de jogos teatrais adaptados para pessoas com deficiência intelectual, levando em conta o desenvolvimento individual e coletivo desses sujeitos nas dimensões socioeducativas. A investigação tem como referenciais basilares os estudos teatrais de Reverbel (1979, 1989 e 1996), Koudela (2006), Spolin (2010) e na área da Educação Especial/DI os estudos de Carvalho (2010), Souza (2014) e Coelho (2019). A investigação foi realizada com 10 (dez) alunos do Centro de Atendimento Especializado (CAEE), do município de São João de Pirabas/PA. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: diário de campo, resumo de reuniões de aprendizagem e prontuários de atendimento do CAEE. O estudo mostrou que os jogos teatrais podem ser um recurso metodológico que promove a integração, o desenvolvimento e ou a melhora da coordenação motora, dos sentidos, aproximação entre escola e família, em meio a outras possibilidades que contribua para o seu desenvolvimento integral, o que pode colaborar para a transformação social do estudante do CAEE. Deste modo, o material foi organizado, por meio de uma cartilha educativa, com um conjunto de jogos teatrais adaptados para alunos com deficiência intelectual.
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DENISE RÉGIA SILVA DO NASCIMENTO
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A MÚSICA COMO RECURSO FACILITADOR DA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO
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Data: 27/10/2020
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O presente artigo propõe mostrar a importância da música na inclusão escolar de crianças autistas. Para tal, foi feito um levantamento bibliográfico, seguido de uma pesquisa teórica, com dados coletados a partir de obras que já existem sobre o assunto. Destacam-se os estudos de diversos autores, que concordam entre si, no sentido de que a música influi diretamente no metabolismo humano, e por isso, procurou-se aplicá-la de forma terapêutica, nas enfermidades. O texto traz informações sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas principais características, como a música facilita a aprendizagem e, ainda, as diferenças entre Educação Musical e Musicoterapia. A expectativa desta pesquisadora é levar o leitor à uma reflexão, seguida de conscientização, de que a música pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida de crianças autistas, por ser uma atividade que entrelaça a fala, a linguagem, a interação social e trabalha com a funcionalidade do comportamento, através de aspectos psicomotores.
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WALTER DA SILVA ALMEIDA
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GROOVES DO PARÁ: Transcrições, adaptações e variações para a bateria dos ritmos Carimbó, Samba de Cacete e Lundu Marajoara.
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Data: 03/10/2020
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Neste artigo, objetivou-se descrever o percurso que norteou a criação de um produto didático com informações contextualizadas sobre o processo de transcrições, adaptações e variações para a bateria de levadas oriundas de grupos ativos do Carimbó de Vigia, do Samba de Cacete de Cametá e do Lundu Marajoara de Soure, visando contribuir prioritariamente para com a formação de alunos de bateria no Curso Técnico em Instrumento Musical da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Para a elaboração do artigo e do produto, elegeu-se como principais referências Matos (2004), Barsalini (2009,2014), Monteiro (2015), Monteiro (2016) Ferreira (2016) e Palmeira (2017). A pesquisa desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa e, como ferramentas metodológicas, apropriou-se de revisão bibliográfica, pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas, registros em áudio e em vídeo, laboratórios experimentais − presenciais e on-line − e, laboratório de gravação presencial, que deram suporte aos resultados alcançados e descritos, a saber: transcrições, adaptações e variações acompanhadas de análises musicológicas das levadas e dos grooves investigados que deram origem ao produto intitulado: “Grooves do Pará e-book”
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MARCELO CASTRO
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o voo dos meninos-pássaros
Experiência Cênica com adolescentes do sistema socioeducativo
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Orientador : IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
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Data: 29/09/2020
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Esta pesquisa desenvolvida na Unidade de Atendimento Socioeducativo de Benevides-PA teve como objetivo investigar e analisar o processo criativo da performance “O Ninho”, a fim de compreender a importância do teatro no processo de ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Apresentando uma descrição e análise de todo o processo criativo, desde a realização dos laboratórios de treinamento psicofísico, a criação, os ensaios e a apresentação para a família num dia de visita. Durante o percurso do trabalho o estímulo de competências e habilidades foi desenvolvido a partir de atividades como: preparação do corpo para a cena; vivências de práticas de ator, tais como preparação vocal, corporal, improvisação e construção de personagem; através de jogos teatrais, buscando proporcionar uma experiência coletiva prazerosa de modo que os adolescentes fossemenvolvidos pela prática teatral, despertando o vínculo e o afeto entre eles.Aproblemática investigativa que norteia esta pesquisa diz respeito a seguinte questão: de que maneira a linguagem do teatro, mais especificamente o uso dos jogos teatrais propicia estados de compreensão de si e sobre si junto aos sujeitos envolvidos no campo de investigação desta pesquisa? Em que medida os jogos teatrais através do contato com o Teatro do Oprimido, trabalhados com esses meninos e adolescentes também permitem reflexõespara além, ou em diálogo com as dimensões subjetivas desses sujeitos, ou seja, para dimensões macro da vida social?Jovem e violência é uma problemática muito grave, estamos perdendo os nossos jovens para o crime, de acordo com pesquisas da UNICEF, em cada sete minutos, em algum lugar do mundo, uma criança ou adolescente é morto pela violência. Agência da ONU aponta que o Brasil é o sétimo país que mais mata jovem. Para ilustra essa situação é apresentado um painel com dados e estatísticas, trazendo informações relativas a diversos aspectos. A investigação etnográfica foi desenvolvida por nove meses na unidade, acompanhando quinze socioeducandos. Ao fim dos laboratórios foi possível perceber que o Teatro funcionou como uma forte estratégia de educação não formal, sendo uma importante prática educativa de transformação social, em razão do seu caráter democrático e emancipatório, dessa forma desenvolvendo posturas, habilidades, discussões e reflexões capazes de fortalecer o processo de ressocialização
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NUBYENE MAIRA LOBATO CARDOSO
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O TEATRO NA AMAZÔNIA MARAJOARA NO VAI E VEM DA MARÉ: PROCESSO CRIATIVO COM OS ALUNOS DA ESCOLA PAULO AFONSO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PORTEL-PÁ
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Data: 18/09/2020
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O teatro adentra na escola com um olhar diferenciado passando não apenas a “servir” as datas cívicas, mais contemplando o aluno em sua especificidade. Este estudo teve como objetivo geral: Mediar a aprendizagem teatral por meio de um processo criativo na sala de aula, através de oficinas com jogos dramáticos, teatrais, tradicionais e de improviso, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa seguiu trabalhando a montagem de um espetáculo, tendo como base as histórias oralmente contadas, e por fim Produzindo um fichário para professores como produto final deste trabalho. A pesquisa interliga com as minhas vivências em viagens sobre a baía da Villa do Conde no trajeto Portel-Belém, 16h de distância, no estado do Pará, na Ilha do Marajó, daí a inspiração do título “O Teatro na Amazônia Marajoara no vai e vem da maré: Processo Criativo com os alunos da escola Paulo Afonso do ensino fundamental em Portel-Pá”. Os interlocutores são alunos da rede municipal da escola Paulo Afonso com idade entre 10 no máximo 14 anos totalizando 25 alunos na turma. Utilizei como instrumentos de pesquisa as técnicas teatrais. Os autores que embasaram este processo são: Dowbor (2008); Spolin (2008, 2010, 2011); Reverbel (1993, 1979); Charone (2011); Gil (2002); e Andrade (2013, 2019). A partir da problemática encontrada na escola referente as barreiras que impedem o ensino do teatro no cotidiano da sala de aula. Para o alcance dos objetivos, utilizei os procedimentos metodológicos da pesquisa-ação, através de uma abordagem qualitativa. Por fim o estudo apresenta em seus resultados mudanças positivas nos comportamentos dos alunos no ambiente escolar, além de propiciar oportunidade criadora de manifestar seus anseios e expectativas diante do mundo que os cerca, notou-se também as dificuldades de um professor para trabalhar com o teatro, sendo este um dos motivos pelos quais seja pouco utilizado na escola.
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MÁRCIA OLIVEIRA COSTA
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O Brincar no cordão de Pássaro: uma experiência de teatro popular do Pará com alunos do Ensino Fundamental na Escola Antônia Tavares, no município de Soure, na Amazônia marajoara
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Data: 14/09/2020
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Este artigo consiste em compreender, através da participação e do registro, como aconteceu o processo de criação do Cordão de Pássaro Guará do Marajó, a partir de experiências vivenciadas como professora de Artes/Teatro e atriz/brincante na turma do Ensino Fundamental da Professora/Guardiã desse teatro popular, na Escola Antônia Tavares, no Município de Soure, no Arquipélago do Marajó, no estado do Pará, no primeiro semestre de 2019, possibilitando a elaboração do Caderno de Direção Teatral “O Brincar no Cordão de Pássaro”. Os aportes teóricos contemplam CHARONE (2008), que tem os grupos de pássaros como escolas de formação de brincantes; LOUREIRO (2015), que define os cordões de pássaros como uma síntese da poética do imaginário da Cultura Amazônica; MOURA (1997), o qual aborda um Teatro que o povo cria; REFKALESFSKY (2001), com destaque à função dramática do figurino nesse teatro, e SALLES (1994), para quem isso constitui uma espécie de resistência do caboclo e uma forma de reação da sua cultura indígena e negra, ante à imposição do modelo europeu na região Amazônica. A pesquisa alicerçou-se em registros dos relatos das pessoas que ainda hoje fazem o Teatro dos Pássaros no Marajó e que têm guardado, na memória, o nascimento dessa manifestação, repassada pelos ancestrais através da oralidade, e traz, como metodologia, a etnometodologia, de ROD WATSON (2015), que estuda os métodos culturais usados pelas pessoas comuns, para fazer sentido dos contextos específicos de seu mundo e para converter esses sentidos em ações e interações sociais. O desenvolvimento de atividades no processo de ensino-aprendizagem, e criação em artes, voltadas ao processo criativo de montagem de um espetáculo de cordão de pássaros, uma das vertentes do teatro popular do estado do Pará, torna-se possível a partir de uma proposta peculiar onde se tem a possibilidade de participar de várias experiências que englobam toda uma forma de expressão da história, do imaginário e da cultura amazônica marajoara.
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ADELBERT RODRIGUES DE SANTANA CARNEIRO
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SONGBOOK DA AMAZÔNIA – Vital Lima.
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Data: 27/07/2020
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Elaborar um livro de partituras de cunho didático no formato lead sheet, do compositor, músico e interprete Vital Lima, registrando sua biografia, letras cifradas e discografia, a ser aplicado no curso técnico profissionalizante - Formação de Instrumentistas e Canto Popular, da Escola de Música da Universidade Federal do Pará foi o objetivo desta pesquisa. Para a elaboração do material foram considerados os estudos de Green (2001), Chediak (1990) e Lima (2015), a análise de alguns livros no formato Songbook, e ainda reflexões a partir de entrevistas de campo realizadas com alunos e professores da EMUFPA. Songbook da Amazônia – Vital Lima propõe preencher uma lacuna ainda existente sobre repertório musical com temáticas amazônicas para uso em sala de aula e em meios profissionais.
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FABRICIO PINHEIRO DA CRUZ
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“ALEATORIANDO” EM SALA DE AULA: PROCESSOS CRIATIVOS À LUZ DA MÚSICA ALEATÓRIA NA EDUCAÇÃO MUSICAL
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Data: 04/07/2020
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PINHEIRO DA CRUZ, Fabrício. “Aleatoriando” em Sala de Aula: Processos criativos à luz da música aleatória na educação musical. 2019. xxx fls. Artigo (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Artes, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
O presente artigo relata as experiências desenvolvidas em sala de aula com alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental com foco na criação musical, especificamente na utilização da Música Aleatória como base metodológica de ensino-aprendizagem, através de pesquisas sonoras, ensaios e práticas com a flauta doce na Colégio Tenente Rêgo Barros - CTRB (Belém-PA). A metodologia, fora dividida em três etapas principais, as quais denominei Laboratórios I, II, e III. No Laboratório I, realizamos uma atividade de pesquisa sonora individual com os alunos das turmas de 6º ano, os quais tiveram liberdade para escolher o ambiente em que desenvolveriam tal pesquisa, com o objetivo de alargar a percepção através dos sons que nos rodeiam, registrando-os. A partir da fase de registro individual dos sons, os alunos passaram a reproduzi-los da melhor maneira possível através da própria voz, instrumento formal ou informal, com o objetivo de realizar improvisações livres utilizando esses sons aleatoriamente e buscando por novas sonoridades. Após, em Laboratório II, apresentamos aos alunos a técnica composicional denominada “Música Aleatória” além de obras de grandes compositores contemporâneos, como forma de demonstrar aos alunos as diversas possibilidades de organização sonora, bem como apresentar aos alunos sugestões de registros voltados para a flauta doce, buscando dar opções de como representar e registrar cada nota, até chegar em uma composição. E, finalmente, em Laboratório III, terceira e última etapa desta pesquisa, buscou-se orientar cada equipe até a criação de uma composição completa, utilizando-se a técnica Aleatória como base de criação, além de adotar a flauta doce como instrumento de apoio e execução. Importante mencionar que foi dado aos alunos total liberdade para que se utilizassem de quaisquer outros instrumentos musicais, incluindo teclado e voz, de acordo com a preferência de cada um. Foram abordados alguns dos fundamentos da criação musical, técnicas composicionais contemporâneas, educação musical e criatividade, mais especificamente a Música Aleatória, assim como autores dentro do âmbito da criação musical e educação, dentre eles: Schafer, Swanwick, Howard, França dentre outros. A referida pesquisa buscou estimular a criação musical dentro da sala de aula, por meio da Música Aleatória, bem como a criação coletiva como forma de interação entre os envolvidos. Portanto, o resultado esperado ao final da presente pesquisa, era exatamente que as turmas apresentassem um conjunto de peças originais para flauta doce, desenvolvidas em sala de aula à luz da técnica composicional “Aleatória”, bem como compreendessem e desenvolvessem maior sensibilidade e consciência estética a partir da prática criativa, ensaios e apresentações. A coleta de dados ocorrera essencialmente durante todos os processos de criação sugeridos e desenvolvidos em sala de aula, através de registros sonoros, imagens e vídeo das experiências realizadas nos Laboratórios I, II e III, conforme especificado acima. Como resultado desta pesquisa, através das transcrições das peças desenvolvidas foi elaborado um E-Book com as composições desenvolvidas pelos alunos, sendo disponibilizado para download gratuito no site de domínio deste pesquisador.
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HUDSON TRINDADE DE SOUSA
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CORAL E ORQUESTRA: Um estudo sobre os Projetos de Extensão do IFPA – Campus Paragominas.
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Data: 03/06/2020
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O Campus Paragominas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, é uma Instituição pública que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do País e da Região. A prática musical no IFPA - Campus Paragominas vem acontecendo com a efetivação de dois Projetos de Extensão - Coral e Orquestra, que vêm ajudando a formar coristas e músicos de banda (orquestra), com formação básica, a fim de que a partir de suas práticas musicais possam ingressar em coros, bandas militares, orquestras/bandas sinfônicas, cursos técnicos e nos cursos de nível superior que trabalham a linguagem musical. Elaborar o material didático Coletânea de Arranjos Musicais para Coral e Orquestra do IFPA – Campus Paragominas foi o objetivo principal desta pesquisa de Mestrado Profissional em Artes UFPA/UDESC. A pesquisa é qualitativa, um estudo de caso, visto que pretendemos explicitar e aprofundar ideias acerca do nosso objeto de estudo. O ponto de partida foi a revisão bibliográfica de pesquisas realizadas sobre a extensão universitária (SILVA, 1996), o ensino coletivo de instrumentos musicais (OLIVEIRA, 1998; CRUVINEL, 2004; ALMEIDA, 2004; BARBOSA, 1996) e sobre arranjos/composição (GUEST, 1996; ALMADA, 2000; DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA, 1994; DICIONÁRIO DE MÚSICA DA ZAHAR, 1985). Foi realizado ainda um levantamento documental da legislação em relação à extensão. A Coletânea de Arranjos Musicais para Coral e Orquestra do IFPA – Campus Paragominas é composta de 10 (dez) arranjos musicais, em formato de partitura completa (grade do maestro/regente) e está dividida em duas partes: arranjos para orquestra; arranjos para coral e orquestra. O critério de escolha para a produção dos arranjos musicais foi considerando os objetivos da Instituição no que diz respeito às programações científicas e culturais desenvolvidas ao longo do ano de 2019, a qual tiveram apresentações culturais do Coral e da Orquestra. Os arranjos musicais possuem características próprias por se tratar de arranjos compostos que consideram a diversificação da formação do grupo instrumental e vocal, o grau de conhecimentos técnicos musicais dos instrumentistas e coristas e a rotatividade dos componentes que participam dos projetos em apreço.
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RONICLEI BATISTA VIEIRA
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MUSICALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO ENSINO MÉDIO: O ENSINO DA MÚSICA NA EEEM ÁLVARO ADOLFO DA SILVEIRA NA CIDADE DE SANTARÉM - PARÁ
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Data: 18/05/2020
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Face às dificuldades que os jovens apresentam para se relacionar, ao distanciamento social e aos problemas de aprendizagem, esta pesquisa visa buscar soluções para empecilhos que promovem a desarmonia social, acadêmica e familiar a partir das potencialidades da música no âmbito escolar. Através da música, que é peça fundamental nesta investigação de cunho qualitativo por meio de estudo de caso, foram utilizados como instrumentos: questionários, pesquisas documentais, registros fotográficos, dentre outros, onde se buscou avultar os benefícios de transformação social, bem como inclusão, doravante a prática musical com um grupo de 40 alunos de primeiro ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Álvaro Adolfo da Silveira, uma escola pública, na cidade de Santarém, Pará. Como apoio bibliográfico, citamos, entre outros autores, GRANJA (2006) e BASTIAN (2009), por abordarem tópicos caros ligados à nossa pesquisa. Na nossa metodologia, levamos em consideração o universo do aluno, suas habilidades e limitações, suas predileções e tendências em relação à música, para que possam, com ludicidade e prazer, se sentir motivados não só quanto ao aprendizado artístico, mas, também, na sua formação cidadã, interagindo com a sociedade. Consideramos a música como um excelente instrumento de formação do conhecimento, e a partir da sua prática, procurou estimular o senso crítico e criativo dos educandos, moldando-os para a vida. O trabalho prioriza uma educação musical que desenvolva a autonomia do aluno a partir de sua cultura musical.
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STÉFANE CRISTINE LUZ FREIRE SILVA
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A MÚSICA QUE ME TOCA: UM MERGULHO NO PROCESSO CRIATIVO DOS ESTUDANTES DO IFPA CAMPUS CAMETÁ
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Data: 16/05/2020
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O amplo acesso às tecnologias da informação ocasionou inúmeras mudanças, iniciando um novo processo adaptativo ao ambiente escolar. Uma das dificuldades dos docentes é manter os estudantes motivados a participar e aprender em suas aulas. Percebendo o gosto musical dos jovens como uma permanente fonte de pesquisa para os professores e considerando o panorama educacional atual, bem como o desenvolvimento tecnológico crescente, consideramos ser necessário repensar constantemente as práticas educativas empregadas em sala de aula. Objetivamos, pois, nesta pesquisa mediar a aprendizagem musical por meio da prática do Canto Coral, através de repertório representativo do cotidiano dos estudantes e investigar se haverá melhorias no desenvolvimento do ensino e aprendizagem em Música. A pesquisa foi desenvolvida através das metodologias de estudo de caso e pesquisa-ação, compreendendo a importância de professores e estudantes como pesquisadores, bem como o processo de reflexão durante todo o ciclo investigativo na busca por melhorias. Após a elaboração do alicerce metodológico e referencial teórico, realizamos o Projeto de Intervenção intitulado “A música que me toca: um mergulho no processo criativo dos estudantes do IFPA Campus Cametá”, com estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPA Campus Cametá, produzindo com o estudo a performance musical de duas obras escolhidas. A prática pedagógica realizada neste trabalho apresenta o conhecimento ancorado na afetividade e na alegria, em conformidade a proposta do estimado educador Paulo Freire, pois acreditamos que assim é possível propiciar aprendizagem significativa.
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