Banca de DEFESA: STÉFANE CRISTINE LUZ FREIRE SILVA

DISCENTE: STÉFANE CRISTINE LUZ FREIRE SILVA
DATA: 27/03/2020
LOCAL: PPGARTES

A MÚSICA QUE ME TOCA: UM MERGULHO NO PROCESSO CRIATIVO DOS ESTUDANTES DO IFPA CAMPUS CAMETÁ

Educação musical no Ensino Médio. Artes. Canto Coral. Aprendizagem significativa.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: História da Arte

O amplo acesso às tecnologias da informação ocasionou inúmeras mudanças, iniciando um novo processo adaptativo ao ambiente escolar. Uma das dificuldades dos docentes é manter os estudantes motivados a participar e aprender em suas aulas. Percebendo o gosto musical dos jovens como uma permanente fonte de pesquisa para os professores e considerando o panorama educacional atual, bem como o desenvolvimento tecnológico crescente, consideramos ser necessário repensar constantemente as práticas educativas empregadas em sala de aula. Objetivamos, pois, nesta pesquisa mediar a aprendizagem musical por meio da prática do Canto Coral, através de repertório representativo do cotidiano dos estudantes e investigar se haverá melhorias no desenvolvimento do ensino e aprendizagem em Música. A pesquisa foi desenvolvida através das metodologias de estudo de caso e pesquisa-ação, compreendendo a importância de professores e estudantes como pesquisadores, bem como o processo de reflexão durante todo o ciclo investigativo na busca por melhorias. Após a elaboração do alicerce metodológico e referencial teórico, realizamos o Projeto de Intervenção intitulado “A música que me toca: um mergulho no processo criativo dos estudantes do IFPA Campus Cametá”, com estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPA Campus Cametá, produzindo com o estudo a performance musical de duas obras escolhidas. A prática pedagógica realizada neste trabalho apresenta o conhecimento ancorado na afetividade e na alegria, em conformidade a proposta do estimado educador Paulo Freire, pois acreditamos que assim é possível propiciar aprendizagem significativa.

Presidente - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Interno - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Externo ao Programa - 1168602 - ROSANE NASCIMENTO DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 16/03/2020 15:10