Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA OLIVEIRA COSTA

DISCENTE: MÁRCIA OLIVEIRA COSTA
DATA: 17/02/2020
LOCAL: PPGARTES

Cordão de Pássaro Guará: uma experiência de teatro popular do Pará na Escola Antônia Tavares no município de Soure na Amazônia Marajoara

Cordões de Pássaros; Processo de Criação; Experiência; Espetáculo.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Direção Teatral

Este artigo consiste em descrever a participação e o registro das experiências vivenciadas como professora de Artes/Teatro e como brincante do Cordão de Pássaro Guará do Marajó com os alunos do Ensino Fundamental da Escola Antônia Tavares, no Município de Soure, na ilha de Marajó no estado do Pará no primeiro semestre de 2019. Proporcionando a criação de um produto intitulado “Revoada Marajoara” protótipo em construção do Caderno de Teatro dos Pássaros e CD. Os aportes teóricos em CHARONE (2008), que tem os grupos de pássaros como escolas de formação de brincantes, LOUREIRO (2015), que definem os cordões de pássaros, como uma síntese da poética do imaginário da Cultura Amazônica, MOURA (1997), em um Teatro que o povo cria, REFKALESFSKY (2001), com a função dramática do figurino nesse teatro, e SALLES (1994) é uma espécie de resistência do caboclo e demonstração de reação da resistência da cultura indígena e negra ante a imposição do modelo europeu imposto a região Amazônica. Registramos os relatos das pessoas que ainda hoje fazem o Teatro dos Pássaros aqui no Marajó e que têm registrado na memória o nascimento dessa manifestação, repassada pelos ancestrais através da oralidade, visto que esta pesquisa traz como metodologia a etnometodologia ROD WATSON (2015), que estuda os métodos culturais, usados pelas pessoas comuns, para fazer sentido dos contextos específicos de seu mundo, e para converter esses sentidos em ações e interações sociais.

Presidente - 1221358 - OLINDA MARGARET CHARONE
Interno - 2646030 - SIMEI SANTOS ANDRADE
Externo ao Programa - 022.829.332-49 - MARGARET MOURA REFKALEFSKY - UQR
Notícia cadastrada em: 05/02/2020 17:33