Banca de QUALIFICAÇÃO: SAULO SANTOS TAVARES

DISCENTE: SAULO SANTOS TAVARES
DATA: 24/01/2020
LOCAL: PPGARTES

JOGOS TEATRAIS EM OLGA REVERBEL: Inclusão de alunos com deficiência intelectual no nordeste Paraense

Jogos teatrais, deficiência intelectual, Olga Reverbel, teatro na escola.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Interpretação Teatral

O estudo aborda os jogos teatrais desenvolvidos a partir dos estudos da Professora-Pesquisadora-Artista Olga Reverbel. As pesquisas de Reverbel focam no Teatro Educação, modalidade na qual é precursora, no estado do Rio Grande do Sul, realizadas entre os anos de 1940-1990, com alunos do ensino primário, hoje Ensino Fundamental.  Embora seus estudos não estejam voltados especificamente a Educação Especial, nesta investigação, serve de base para criação de possibilidades de jogos teatrais para alunos com deficiência, sobretudo aqueles com deficiência intelectual no nordeste paraense. A investigação pauta-se na visão de Educação Especial na perspectiva da inclusão. Tem como objetivo a construção de jogos teatrais adaptados para alunos com deficiência intelectual que possibilite o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas no município de São João de Pirabas/PA. Desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação, esse tipo de pesquisa deu respaldo para a proposição de um conjunto de jogos teatrais adaptados para pessoas com deficiência intelectual, levando em conta o desenvolvimento individual e coletivo desses sujeitos nas dimensões socioeducativas. A investigação tem como referenciais basilares os estudos de Reverbel (1989), Koudela (2001), Spolin (2007). O estudo foi realizado com 07 (sete) alunos do Centro de Atendimento Especializado (CAEE), do município de São João de Pirabas/PA. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: diário de campo, resumo de reuniões de aprendizagem. O estudo mostrou que os jogos teatrais podem ser um recurso metodológico que promove a integração, o desenvolvimento e ou a melhora da coordenação motora, dos sentidos, aproximação entre escola e família, em meio a outras possibilidade que contribua para o seu desenvolvimento integral, o que pode contribuir para a transformação social do estudante do CAEE. Deste modo, o material foi organizado, por meio de uma cartilha educativa, com um conjunto de jogos teatrais adaptados para alunos com deficiência intelectual, pautados nos referenciais teórico-metodológicos de Olga Reverbel.

Presidente - 2646030 - SIMEI SANTOS ANDRADE
Interno - 2145486 - JOSE DENIS DE OLIVEIRA BEZERRA
Externo ao Programa - 2263777 - MARIA ANA AZEVEDO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 10/01/2020 13:47