Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ GUSTAVO CORDOVIL CORREA DOS SANTOS

DISCENTE: LUIZ GUSTAVO CORDOVIL CORREA DOS SANTOS
DATA: 29/01/2020
LOCAL: PPGARTES

ANTIGA ESTRADA DE FERRO BELÉM-BRAGANÇA: ARTE E PATRIMÔNIO NA ESCOLA DR. JOSÉ JOÃO DE MELO- CASTANHAL (PA).

Arte/Educação. Memórias. Patrimônio Urbano. Castanhal-Pa. Estrada de Ferro Belém-Bragança.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística

Pesquisa que está sendo realizada na educação Básica que consiste em uma ação educativa tendo como referente para o processo de ensino/aprendizagem em Arte a extinta estação da estrada de ferro Belém-Bragança, hoje espaço cultural da cidade, por meio desta pesquisa ação com os discentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José João de Melo venho propondo uma ação educativa, que busca alcançar o conteúdo mais significativo para os discentes e que versem sobre a relação da Arte e do Patrimônio Urbano da cidade de Castanhal. Esta pesquisa no primeiro momento versa pelo método qualitativo descritivo, tratando-se de uma abordagem histórica, aplicam as técnicas como entrevistas gravadas e escritas, levantamentos de dados e pesquisa bibliográfica que inclui o estudo de caso. Para esta ação educativa, venho realizando o levantamento dos fatos mais importantes das histórias do lugar, inclusive com entrevistas de pessoas que foram contemporâneas a época da ferrovia, associadas a aplicação da “proposta triangular” como metodologia de ensino/aprendizagem em Arte. Neste sentido, acredito estar contribuindo com os estudos na área de Arte/Educação revitalizando a Cultura material e imaterial dos lugares de memórias das antigas estações de trens da rota da extinta estação de ferro Belém-Bragança. Propondo, dentro do possível, aulas teórico-práticas em locais não convencionais que despertem cada vez mais o interesse do(a) aluno(a) da rede pública de ensino da Educação Básica por sua cidade e as artes materializadas na arquitetura histórica ou nos registros de tempos e espaços de outrora que permanecem no espaço urbano. Para esta ação propõem-se também a criação uma revista em quadrinhos e um portfólio sobre a extinta estação que possam ser utilizados como recurso pedagógicos.

Presidente - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Externo ao Programa - 3045148 - MARISA DE OLIVEIRA MOKARZEL
Externo ao Programa - 2646030 - SIMEI SANTOS ANDRADE
Notícia cadastrada em: 08/01/2020 13:33