Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIO PINHEIRO DA CRUZ

DISCENTE: FABRICIO PINHEIRO DA CRUZ
DATA: 12/12/2019
LOCAL: PPGARTES

"Aleatoriando” em Sala de Aula: Processos criativos à luz da música aleatória na educação musical.

Palavras-chave: Criação musical. Composição. Improvisação. Educação musical. Música aleatória. Flauta doce.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Composição Musical

PINHEIRO DA CRUZ, Fabrício. “Aleatoriando” em Sala de Aula: Processos criativos à luz da música aleatória na educação musical. 2019. xxx fls. Artigo (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Artes, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

O presente artigo segue a relatar as experiências desenvolvidas em sala de aula com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II com a criação musical, especificamente na utilização da Música Aleatória como base metodológica de ensino-aprendizagem, através de pesquisas sonoras, ensaios e práticas com a flauta doce na Escola Tenente Rêgo Barros (Belém-PA).  Serão abordados alguns dos fundamentos da criação musical, técnicas composicionais contemporâneas, educação musical e criatividade, mais especificamente a Música Aleatória, assim como autores dentro do âmbito da criação musical e educação, como: Schafer, Swanwick, Howard, França e outros. Buscando estimular a criação musical dentro da sala de aula, através da Música Aleatória, bem como a criação coletiva como forma de interação entre os envolvidos e assim registrar e elaborar um E-Book, com composições originais desenvolvidas pelos grupos em sala de aula.

Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Externo ao Programa - 1168602 - ROSANE NASCIMENTO DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 10/12/2019 11:04