Banca de DEFESA: VINICIUS DE ARAÚJO PACHECO

DISCENTE: VINICIUS DE ARAÚJO PACHECO
DATA: 24/07/2018
LOCAL: PPGARTES

Cartas dos Tesouros: Uma Trajetória Visual de Identificação Patrimonial para o encontro com o saber na Belém Insular.

Carta. Trajetória. Identificação. Patrimônio

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística

Este artigo discorre sobre uma experiência técnica singular de um fazer cartográfico orientado pelos preceitos da museologia social aliado a arte visual sob a coordenação de um Ecomuseu. Como resultado inicial dessa trajetória experimental, ela apresenta os Biomapas compreendidos pela proposta como inventários visuais representativos do patrimônio em museus de território. Por meio da Pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Artes – UDESC/UFPA o presente estudo propõe seu desdobramento metodológico experimental à sala de aula, apresentando-se como “programa” pedagógico voltado a pesquisa-ação participativa de identificação e registro patrimonial dos espaços de vivência de alunos moradores da região insular de Belém. Como contribuição a essa nova trajetória, ele apresenta O “Jogo das 12 Cartas do Tesouro” (material didático) e o “Baú das 12 Cartas” (cartas e recursos instrumentais para a coleta de informações e captura de imagens). Ambos pensados e elaborados segundo a metodologia experimental desenvolvida. Como produtos de pesquisa à construção do saber insular eles se complementam constituindo-se em um modelo pedagógico instrumentalizado podendo ser aplicado em turmas do ensino médio de escolas da região insular de Belém em parceria com as comunidades envolvidas (moradores da região).

Presidente - 327911 - JOSE AFONSO MEDEIROS SOUZA
Interno - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Externo ao Programa - 3045148 - MARISA DE OLIVEIRA MOKARZEL
Notícia cadastrada em: 14/06/2018 13:57