Banca de DEFESA: CRISTIANE MACHADO CORRÊA FERREIRA

DISCENTE: CRISTIANE MACHADO CORRÊA FERREIRA
DATA: 02/07/2018
LOCAL: Macapá/AP

Revoada em cores: processos de criação e expressão simbólica da realidade vivida nas aulas de Artes Visuais.

Cor. Ensino de Arte. Lata Artística. Processo Criativo. Vivências Artísticas.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
ESPECIALIDADE: Pintura

Este artigo vem apresentar um percurso de pesquisa, que procurou indagar sobre os sentidos produzidos pela mediação de um artefato estético nas aulas de artes visuais, constituído em uma pesquisa participante em arte. Ela teve a intenção de produzir dados em campo para a produção do artefato intitulado: Lata artística. Nesse cenário reflexivo, como professora/pesquisadora, imprimi na Lata artística as referências do convívio em sala de aula, inventando espaços de aprendizados. As percepções e reflexões desse processo investigativo ocorreram entre os anos de 2016 e 2017, na Escola Estadual Augusto Antunes na cidade de Santana/AP, que resultou em um produto artístico-pedagógico, além do artefato mencionado, um livro composto por algumas obras de arte produzidas pelos alunos-participantes da pesquisa. Deste modo, dialogo com autores como Richter (2014), Rey (2002), Aslan e Iavelberg (2006), Ostrower (1990), Dewey (2010), Certeau (1998), Geertz (1997) e Wne Flick na busca dos caminhos teórico-metodológicos, baseados na perspectiva qualitativa delimitada pelo uso da pesquisa participante e do entrelaçamento com a pesquisa em arte. Assim, apresento esses momentos em quatro interfaces de aprendizados, para, finalmente, compreender como e sob quais circunstâncias os sentidos pedagógicos impactam o processo criativo de produção de um produto estético, mediando aprendizados e sentidos sensíveis sobre o conteúdo: cores nas aulas de artes visuais. A partir dos resultados, reflete-se acerca da ação pedagógica de professores de artes visuais na perspectiva de uma docência criadora que se inspira na pesquisa em arte, nutrindo a imaginação de alunos e professores pela sensorialidades da vida cultural e educativa vivida nas salas de aula.

Presidente - 2145486 - JOSE DENIS DE OLIVEIRA BEZERRA
Interno - 1221358 - OLINDA MARGARET CHARONE
Externo à Instituição - SILVIA CARLA MARQUES COSTA
Notícia cadastrada em: 14/06/2018 13:57