Banca de DEFESA: ALDAIR JOSE BATISTA DE SOUZA

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística

O presente artigo apresenta uma abordagem pedagógica para o tema a Arte Marajoara no ensino das Artes Visuais. Esta proposta fundamenta-se no estudo da cultura arqueológica marajoara no ambiente escolar. O objetivo deste ensaio é apresentar estratégias de ensino e aprendizagem em Artes Visuais, fazendo uso da Arte Marajoara na sala de aula, para ser utilizado com a intermediação do professor. Este trabalho revela a sintonia entre as áreas de pesquisa Arte, Arqueologia e História preocupadas em partilhar o conhecimento cultural com a sociedade na tentativa de desconstruir a imagem estereotipada do indígena, ainda bastante vigente no meio escolar. Ademais, poderá ser um instrumento auxiliar para as escolas na demonstração metodológica de que os acervos dos museus são importantes documentos reveladores de informações e, portanto, um valioso e útil patrimônio para a sociedade.

Presidente - 327911 - JOSE AFONSO MEDEIROS SOUZA
Interno - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Externo ao Programa - 3045148 - MARISA DE OLIVEIRA MOKARZEL
Notícia cadastrada em: 14/06/2018 13:57